Usina de Letras
Usina de Letras
118 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ENÉAS ATHANÁZIO:UM SENHOR ESCRITOR -- 28/06/2003 - 15:29 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

ENÉAS ATHANÁZIO:UM SENHOR ESCRITOR


Filemon F. Martins



O Dr. José Enéas César Athanázio, nasceu em Campos Novos, Santa Catarina, no dia 28 de março de 1935. Poeta, Contista, Cronista, Biógrafo, Crítico literário, Pesquisador, Promotor de Justiça aposentado, autor de inúmeros livros, entre os quais: “O PEÃO NEGRO”, “3 DIMENSÕES DE LOBATO”, “O AZUL DA MONTANHA”, “GODOFREDO RANGEL – BIOGRAFIA”, “MEU CHÃO”, “TAPETE VERDE”, “FIGURAS E LUGARES”, “A PÁTINA DO TEMPO”, “O AMIGO ESCRITO”, “SÃO ROQUE DA VENTANIA – NOVELA,” “SILVIO MEIRA – Breves anotações sobre sua obra” e tantos outros.
Li “São Roque da Ventania,” “Vida Confinada” “Sílvio Meira” e o excelente “O Amigo Escrito”, além de alguns artigos esparsos do escritor Catarinense. Observa-se, no entanto, que nos seus livros há pouca ou quase nenhuma informação sobre o autor, o que é uma pena, porque esta prática dificultará o trabalho do pesquisador do futuro. Se hoje já é bastante difícil levantar dados, pesquisar, quando estes não estão presentes nos livros, imaginem no futuro. Em “São Roque da Ventania” o autor pinta com cores vivas a novela da própria vida, não uma novela televisiva, mas no sentido real, narrando de forma magistral o linguajar, os hábitos e costumes usados nas fazendas e no interior do Estado de Santa Catarina. Aliás, desde sua estréia, em 1973, com o livro “O Peão Negro”, que o escritor Enéas Athanázio, com seus contos regionais, vem se destacando com brilhantismo no panorama das letras de Santa Catarina e do Brasil. O escritor Benedicto Luz e Silva, certa ocasião, escreveu: “Note-se que a segurança de Enéas Athanázio, ao manipular seu material, manifesta-se claramente no equilíbrio que coloca em sua linguagem, onde dosa, de modo conveniente, uma prosa clássica com a inclusão adequada de expressões de uso regional.”
O crítico literário Fernando Tokarski, do jornal “Transparência,” da Universidade do Contestado, Canoinhas, afirma: “ Em textos breves, o mais importante escritor regionalista catarinense repete com “Fiapos de Vida” o êxito de seus livros anteriores. Textos enxutos, caracterizados pela linguagem rural, compõem esta obra de fácil e agradável leitura. São mais de quarenta breves histórias retratando a vida campeira e os enlevos forenses.”
Competente e talentoso, o Dr. Enéas Athanázio vai construindo, aos poucos, uma obra fabulosa e, sobretudo, fazendo justiça, como é o caso do livro “O Amigo Escrito” em que o autor descreve um pouco da vida e obra do grande escritor mineiro JOSE GODOFREDO DE MOURA RANGEL, autor de “VIDA OCIOSA” e “FALANGE GLORIOSA”, entre outros, recordando, inclusive, suas andanças em São Paulo, quando jovem e estudante de Direito foi nomeado e trabalhou como Escrivão de uma sub-delegacia no Posto Policial do Brás, mais precisamente na Avenida Celso Garcia, tendo se transferido, posteriormente, para o novo Posto Policial do Belenzinho e residido na rua 21 de Abril, no nostálgico bairro do Brás, onde “dormia, escrevia e lia incessantemente,” conforme Enéas Athanázio, citando Edgard Cavalheiro “Monteiro Lobato – Vida e Obra.”
O livro é interessantíssimo e traz preciosas informações sobre o escritor mineiro, aborda a correspondência com Monteiro Lobato, o trabalho assoberbado do Juiz em conflito com o talento literário. Faz uma rápida análise das obras de Godofredo Rangel, resgatando a memória do escritor.
O Dicionarista Mário Ribeiro Martins, no livro DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS, faz referência ao livro “FAZER O PIAUI-CRÔNICAS DO MEU NORTE”, onde Enéas Athanázio no capítulo “Veredas do Tocantins” faz uma análise criteriosa do livro de contos “VEREDÃO,” do escritor tocantinense Moura Lima.
Atualizado, politizado e culto, o escritor catarinense foi um crítico ferrenho do governo de Fernando Henrique Cardoso. Hoje, não sei, mas pelo rumo que tomou o governo do Partido dos Trabalhadores, creio, Enéas Athanázio continua sendo um crítico “sem papas na língua”.
Seus trabalhos literários estão publicados em vários jornais, revistas e antologias do Brasil e exterior, como, por exemplo: ANTOLOGIA DEL’SECCHI, de Roberto de Castro Del’Secchi, NOSSA MENSAGEM, do saudoso Aparício Fernandes, 1977 – página 117, LITERATURA – Revista do Escritor Brasileiro, nº 10, páginas 32 a 34 - junho de 1996.
Presente no “DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS”, página 842, do sociólogo Mário Ribeiro Martins, Procurador de Justiça aposentado. É verbete da ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho Botelho, edição revista e atualizada em 2001.


 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui