Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de Marta Vânia Rodrigues Lima -- 10/05/2003 - 19:38 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Árvore de costado de MARTA VÂNIA RODRIGUES LIMA (1), esposa de GUILHERME CARRANO

1- Marta Vânia Rodrigues Lima. N. a 15-DEZ-1956 em Aragarças (GO). C. a 30-JUL-1984, em Barra do Garças (MT), c. Guilherme Carrano, com informações e geração constantes do ensaio “Quinze Gerações da Família Carrano” (2).

PAIS:

2- José do Espírito Santo Lima. N. a 31-MAI-1924 em Porto Santo da Boa Vista (MA). C. a 07-JUL-1951, em Barra do Garças (MT) c. Alzira Rodrigues Machado, com quem teve os seguintes filhos: Marco Aurélio, Márcia Helena, Maria Heloísa e Marta Vânia Rodrigues Lima. Fal. a 13-NOV-1987, em Nova Xavantina (MT), tendo sido sepultado, no dia seguinte, em Barra do Garças.
3- Alzira Rodrigues Machado. N. a 12-NOV-1930 em Barra do Garças (MT).

AVÓS:

4- Silvano Gonçalves Lima. N. a 05-MAI-1891 em Marajá (CE). Com Almerinda Dolores Pinto teve os filhos: Maria Augusta Lima, José do Espírito Santo Lima, Martins Araújo Lima e Vera Maria Ramalho Lima.
5- Almerinda Dolores Pinto. N. a 25-OUT-1897. Fal. a 11-NOV-1971 em Brasília (DF).
6- Minervino Carlos Machado. N. a 14-OUT-1888 no Estado do Piauí. C. em primeiras núpcias c. Amância Rodrigues Moraes e em segundas núpcias c. Maria Raimunda Machado (nome de casada). Filhos do 1º matrimônio: Maria, Aldenora, Ariolina, Irene, Iolanda, Alzira, Maria José e Inês Rodrigues Machado. Fal. a 15-SET-1948 em Aragarças (GO), onde foi sepultado no dia seguinte.
7- Amância Rodrigues Moraes. N. em um dia 13 de maio, em torno de 1893, no Estado de Goiás. Fal. a 24-OUT-1979 em Trindade (GO).

Notas Explicativas:

1- Rodrigues é sobrenome patronímico português (o equivalente espanhol é Rodriguez), a exemplo de Marques, Lopes, Esteves e Gonçalves. Assim, o primeiro a utilizá-lo era alguém cujo pai se chamava Rodrigo. O sobrenome Lima foi adotado, inicialmente, por pessoas oriundas da região em torno do Rio Lima, no Reino da Galiza, tendo sido utilizado por descendentes de reis godos e suevos. Muitos membros desta família descendem de João Fernandes, o Bom, da terra de Lima, em Galiza, que participou, em 1212, da Batalha de Navas de Tolosa, recebendo, em função disso, armas de D. Pedro II, Rei de Aragão. O substantivo próprio Lima é oriundo da palavra 'limia' (que, no pré-romano, tinha o significado de esquecimento).

2- Os dados constantes deste ensaio foram extraídos de apontamentos de Guilherme Carrano, do 'Anuário Genealógico Latino' (Vol. I), do 'Dicionário Etimológico de Nomes e Sobrenomes', de Rosário Farâni Mansur Guérios, e do livro “Encontro com os Ancestrais”, de Pedro Wilson Carrano Albuquerque.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui