Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de Mariana Moulin -- 01/05/2003 - 16:22 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Árvore de costado de Mariana Moulin, esposa de Maurício Carrano Albuquerque (1)

1- Mariana Moulin (ou Mariana Zapelli Moulin). N. em Mesquita (RJ) em 20-JUL-1943. C. no Rio de Janeiro (RJ), em 5-MAR-1966, com Maurício Carrano Albuquerque (2) ,com geração e ouras informações no ensaio “Quinze Gerações da Família Carrano”.

OS PAIS:

2- Paulo Moulin. Fal. no Rio de Janeiro (RJ). Com Etelvina Zapelli teve os filhos Nelson Fernandes Moulin, Paulo Sérgio Moulin e Mariana Moulin.
3- Etelvina Zapelli. Fal. no Rio de Janeiro (RJ) em 21-ABR-1993.

OS AVÓS:

4- Frederico Moulin. C. c. Mariana Lima, com quem teve os filhos: Frederico Moulin Filho, Jorge Moulin, Rodolfo de Lima Moulin (citado na pág. 243 do livro 'Nobiliarquia Fluminense', do Conselheiro Antônio Joaquim de Macedo Soares), Paulo e Olga Moulin.
5- Mariana Lima.
6- Horácio Zapelli. C. c. Isaura Moreira. Pais de: Américo, Leonor e Etelvina Zapelli.
7- Isaura Moreira.

Notas Explicativas:

1- O apelido italiano Zapelli tem sua origem na palavra latina 'zappa', que significa enxada, acompanhada do sufixo 'elli' (um dos diminutivos de maior uso na Itália). Inicialmente, deve ter sido utilizado por fabricante e vendedor de enxadas ou por agricultor que usava a ferramenta no cultivo dos campos. Já o sobrenome Moulin vem da palavra francesa 'moulin', que significa moinho. O primeiro a usá-la como apelido provavelmente trabalhava em um moinho ou era oriundo de algum lugar onde se encontrava um engenho da espécie. O livro 'Registro de Estrangeiros: 1823 - 1830', de Guilherme Auler, publicado pelo Arquivo Nacional, registra a chegada ao Brasil de dois franceses com o sobrenome Moulin na segunda década do Século XIX: um negociante francês (com a mulher, um filho e uma órfã) em 16-FEV-1827 e Carlos Moulin em 6-JUL-1829, sendo possível que um deles fosse ancestral de Frederico Moulin.

2- Fontes: apontamentos de Mariana Moulin e os livros: 'Dicionário dos Sobrenomes Italianos', de Ciro Mioranza; “Encontro com os Ancestrais”, de Pedro Wilson Carrano Albuquerque, 'Nobiliarquia Fluminense', de Antônio Joaquim de Macedo Soares, e 'Registro de Estrangeiros - 1823 - 1830', de Guilherme Auler.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui