Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de Jorge Martins de Oliveira Horta -- 01/05/2003 - 14:26 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Árvore de costado de JORGE MARTINS DE OLIVEIRA HORTA (1), padrasto de MÁRIO GOUVEIA, esposo de ANTONIETA CARRANO (v. ensaio “Quinze Gerações da Família Carrano”)

1- Jorge Martins de Oliveira Horta. N. em torno de 1871 em Ouro Preto (MG). Era dentista, tendo residido em Carandaí (MG) e Conceição da Boa Vista (MG). Citado na página 313 do livro 'Família Horta' (edição definitiva), de Rubens d Almada Horta Porto(2). C. a 01-JUN-1903, em Conceição da Boa Vista, Recreio (MG), c. Eliza Carolina Pinto(3), sogra de Antonieta Carrano(4).

PAIS:

2- Olímpio Martins de Oliveira. N. em Sabará (MG). Fotógrafo. C. c. Ana Júlia de Oliveira Horta. Pais de: Maria Flora Horta, Jorge Martins de Oliveira Horta, Luísa Horta, Lincoln e Constantino Martins de Oliveira Horta. Fal. em Chapéu d Uvas, atual Paula Lima (MG).
3- Ana Júlia Horta Macedo (chamada de 'Donana'). Nome de casada: Ana Júlia de Oliveira Horta. N. em um dia 12 de março. Fal. em 1917 em S. João del Rei (MG).

OS AVÓS:

6- Manoel Correia de Macedo. C. c. a viúva Ana Rodrigues Horta, com quem teve os seguintes filhos: Manoel, José e Ana Júlia Horta Macedo.
7- Ana Rodrigues Horta. N. no Estado de Minas Gerais. Citada na pág. 373 do quarto volume do 'Genealogia Paulistana', de Silva Leme. Casou-se duas vezes: a primeira c. o Major Manoel de Freitas Pacheco e a segunda c. Manoel Correia de Macedo. Filhos oriundos do primeiro casamento: Luísa e Paula Virgínia de Freitas Pacheco.

OS BISAVÓS:

14- José Caetano Rodrigues Horta. C. c. Bárbara Eufrosina Rolim de Moura. Pais de: Angélica, Águeda, Bárbara, Maria Ana, José Caetano, Maria, Florisbela Umbelina, Inácia, Rita (I), Francisca e Ana Rodrigues Horta, Caetano Alves Rodrigues Horta, Mariana, Antônia, Caetano, Antônio Caetano e Rita Rodrigues Horta (II).
15- Bárbara Eufrosina Rolim de Moura. Bat. em 22-DEZ-1773 em São Gonçalo do Sapucaí (MG). Fal. em NOV-1852 em Sabará (MG).

OS TRISAVÓS:

28- Coronel José Caetano Rodrigues Horta. Fidalgo da Casa Real. De seu casamento c. sua prima Inácia de Arruda Pires, celebrado em Minas Gerais, originaram-se os seguintes filhos: Ana Francisca Joaquina de Oliveira Horta, Monsenhor Caetano Alves Rodrigues Horta, Maria Rodrigues Horta, José Caetano Rodrigues Horta, Francisco de Paula Rodrigues Horta, Antônia, Mariana e Inácia Rodrigues Horta e Francisca Constança Rodrigues Horta.
29- Inácia de Arruda Pires.
30- José Antônio Rolim de Moura. C. em 1744.
31- Maria Barbosa de Lima. N. em torno de 1828. Fal. em 24-JUL-1818 em Pouso Alegre (MG).

OS TETRAVÓS:

56- Coronel Caetano Alves Rodrigues (ou Caetano Rodrigues Álvares d Horta). N. em Lisboa ou Setúbal, Portugal. C. em 1716, com procuração do noivo passada a Gaspar de Araújo, c. Francisca Paes de Oliveira, com quem teve, pelo menos, o filho José Caetano Rodrigues Horta. Em 1733 e 1734 andou explorando o oeste mineiro, principalmente para abertura de estrada de tropa para Goiás. Em 1739 foi contratado pelo Governador de Minas, Martinho de Mendonça, para concluir a estrada de Pitangui até Vila Boa, por ser considerado abalizado sertanista, tendo executado o empreendimento.
57- Francisca Paes de Oliveira.
58- Coronel Maximiano de Oliveira Leite. Guarda-Mor das Minas do Carmo. Fidalgo da Casa Real. C. por procuração, em 1722, c. Inácia Pires de Arruda, com quem teve os filhos: Ana Inácia de Oliveira, Maria Inácia Paes de Oliveira, Mariana Pires de Oliveira, Inácia de Arruda Pires, Juliana Francisca de Oliveira, Doutor Francisco Paes de Oliveira e o Desembargador José Pires Monteiro de Oliveira.
59- Inácia Pires de Arruda.
60- José de Moura Ribeiro.
61- Maria Paes de Almeida.
62- Francisco Barbosa de Lima.
63- Maria Pires de Barros.

OS PENTAVÓS:

112- José Álvares D Horta. N. em Lisboa, Portugal. Fidalgo.
113- Maria Rodrigues. N. em Lisboa, Portugal.
114- Francisco Paes de Oliveira Horta. Foi casado c. Mariana Paes Leme. Pais de: Antônia Paes de Queiroz, Guarda-Mor Maximiano de Oliveira Leite, Maria Garcia, Bárbara Paes de Queiroz, Escolástica de Oliveira Paes, Francisca e Bento Paes de Oliveira e Capitão Francisco Paes de Oliveira Horta. Genro de Fernão Dias Paes, o Governador das Esmeraldas, seguiu com o sogro, em 1674, para o Sertão dos Cataguases, à procura das riquezas do Sabarabuçu. Após a descoberta de ouro no local, ali minerou durante algum tempo, voltando a São Paulo (SP) após ter enriquecido. Residiu, posteriormente em Parnaíba (SP), onde fal. em 1701.
115- Mariana Paes Leme. N. por volta de 1663. Fal. em 1738 em Parnaíba (SP).
116- Francisco Paes de Oliveira Horta. V. nº 114.
117- Mariana Paes Leme. V. nº 115.
118- Francisco Pires Ribeiro (também mencionado com os nomes de Francisco Dias da Silva e Francisco Monteiro de Alvarenga). Paulista. Foi sertanista muito ativo. Sobrinho de Fernão Dias Paes, acompanhou o Governador das Esmeraldas na jornada da Sabarabuçu, desde a partida de São Paulo em 1674 até o falecimento do tio em 1680. Conta Pedro Taques que Francisco usou do ardil de fazer arder aguardente numa vasilha, na presença do cacique de uma tribo que queria escravizar, dizendo que aquilo era água e que faria o mesmo com todos os rios da região se a tribo não se rendesse, o que logo se concretizou em face do pavor que infundiu no chefe indígena (procedimento semelhante foi atribuído a Bartolomeu Bueno da Silva, o 'Anhangüera'). C. em 1681 em Parnaíba (SP) c. Maria de Arruda, com quem ateve os seguintes filhos: Padre José Pires Monteiro, Maria e Francisco Pires, João Pires Ribeiro e Inácia Pires de Arruda.
119- Maria de Arruda. N. em Parnaíba (SP).

OS HEXAVÓS:

228- Salvador de Oliveira d Horta. C. c. Antônia Paes de Queiroz. Pais de: Catarina de Oliveira, Capitão Salvador de Oliveira Paes, Maria de Abreu, Francisco Paes de Oliveira Horta, Estêvão Raposo, Isabel e Rafael de Oliveira. Fal. em 1669, com testamento.
229- Antônia Paes de Queiroz. N. na Ilha de S. Sebastião (SP). Casou-se duas vezes: a primeira c. Salvador de Oliveira d Horta e a segunda c. Mateus de Siqueira e Mendonça (fº de Antônio de Siqueira de Mendonça e de Ana Vidal; fal. em 1680 em São Paulo). Filhos oriundos do 2º casamento: Maria e Isabel Paes de Siqueira.
230- Fernão Dias Paes. Bandeirante que deixou largo renome na história da expansão geográfica brasileira, era conhecido como o 'Governador das Esmeraldas'. Do casamento c. Maria Garcia Betting originaram-se os seguintes filhos: Garcia Rodrigues Paes, Capitão-Mor Pedro Dias Leite, Custódia e Isabel Paes, Mariana Paes Leme, Catarina Dias Paes, Maria Leite e Lucrécia Leme da Silva. Faleceu às margens do Rio das Velhas, em 1681. V. mais notícias sobre Fernão Dias Paes na Nota Explicativa nº 11 do ensaio “Árvore de Costado de Rogério Ungarelli Borges”.
231- Maria Garcia Betting.
234- Fernão Dias Paes. V. nº 230.
235- Maria Garcia Betting. V. nº 231.
236- Bento Pires Ribeiro. Foi Capitão-Mor e fez muitas entradas no sertão, onde conquistou grande número de índios bárbaros que levou à pia batismal e colocou sob a sua administração. Era prestimoso cidadão de São Paulo (SP). C. c. Sebastiana Leite da Silva, com quem teve os seguintes filhos: Francisco e Bento Pires Ribeiro, Pascoal Leite da Silva, Inês Monteiro da Silva, Maria Leite Ribeiro, Salvador e José Pires. Faleceu em bandeira em 1669.
237- Sebastiana Leite da Silva. Fal. em 1670.
238- Francisco de Arruda e Sá. N. na Vila da Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores, Portugal. Ocupou os honrosos cargos da governança de Parnaíba (SP). C. em São Paulo (SP) c. Maria de Quadros. Pais de: Ana de Arruda Castanho, Maria de Arruda (I), Isabel de Arruda, Antônia de Arruda, Capitão Manoel do Rego Cabral, João de Macedo, José de Sá, Maria de Arruda (II) e Francisco de Arruda Sá. Fal. em 1684 em Parnaíba (SP).
239- Maria de Quadros. N. em São Paulo (SP).

OS HEPTAVÓS:

456- Rafael de Oliveira, o Velho. V. nº 3644 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
457- Catarina de Figueiredo d Horta. V. nº 3647 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
458- Capitão Gaspar Picam. N. em Santos (SP). Foi proprietário do Engenho da Praia do Barro, em São Sebastião (SP), onde recebeu sesmaria. Com Catarina de Oliveira Cotrim teve, pelo menos, os seguintes filhos: Paula de Oliveira, Estêvão Raposo Bocarro Sênior, Antônia Paes de Queiroz e o Capitão Diogo de Escobar Ortiz.
459- Catarina de Oliveira Cotrim.
460- Pedro Dias Paes Leme. V. nº 7406 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
461- Maria Leite. V. nº 7407 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
462- Garcia Rodrigues Velho. V. nº 1048 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
463- Maria Betting. V. nº 1049 do ensaio Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
476- Gonçalo Vaz Botelho. N. na Vila da Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores, Portugal. Com Ana de Arruda teve, pelo entre outros, os seguintes filhos: Nicolau da Costa de Arruda, Francisco de Arruda e Sá, André de Sampaio e Arruda e Sebastião de Arruda Botelho.
477- Ana de Arruda. N. na Vila da Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores, Portugal.
478- Bartolomeu de Quadros. N. em São Paulo (SP). Foi sertanista que, entre outras entradas, tomou parte na destruição de Vila Rica do Espírito Santo, no Guairá, em 1631 e 1632. C. em 1635 em São Paulo (SP) c. Isabel Bicudo de Mendonça, com quem teve nove filhos: Antônio, Bartolomeu, Bernardo e Maria de Quadros, Cecília Ribeiro, Isabel, Ana, Estefânia e Baltazar de Quadros. Fal. em 1649 em São Paulo (SP).
479- Isabel Bicudo de Mendonça. N. em São Paulo (SP).

OS OCTAVÓS:

913- Maria Gonçalves. V. nº 7289 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
914- Nuno Alves d Horta. V. nº 7294 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
915- Ana de Carvalho. V. nº 7295 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
916- Gaspar Fernandes Palha. N. em Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. Descendente de Rui Vaz de Almada, que recebeu do rei o apelido de Palha, juntamente com as armas.
917- Antônia Requeixo de Peralta.
918- Francisco de Escobar Ortiz. Oriundo da Capitania do Espírito Santo, foi o primeiro povoador da Ilha de São Sebastião (SP), onde obteve de Pedro Lopes de Sousa, Donatário da Capitania, cem léguas de terra para si e sua nobre geração. Foi proprietário de dois engenhos de açúcar, os primeiros que existiram na referida ilha, onde foi pessoa de grandes cabedais, com um navio de duas cobertas que navegava para Angola. Na Capitania do Espírito Santo deixou uma irmã chamada Antônia Escobar. Com sua esposa Inês de Oliveira Cotrim teve, pelo menos, a filha Catarina de Oliveira Cotrim. Fal. em São Sebastião (SP), com testamento, no ano de 1652.
919- Inês de Oliveira Cotrim. Fal. na Ilha de São Sebastião (SP) em 3-AGO-1675, com testamento.
920- Fernão Dias Paes. V. nº 14802 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
921- Lucrécia Leme. V. nº 14803 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
922- Pascoal Leite Furtado. V. nº 28858 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
923- Isabel do Prado. V. nº 28859 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães.
924- Garcia Rodrigues Velho. V. nº 2096 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
925- Catarina Dias. V. nº 2097 do ensaio “Árvore de costado de Lysâneas Dias Maciel”.
926- Geraldo Betting. V. nº 2098 do ensaio “Árvore de costado de Lysâneas Dias Maciel”.
927- Custódia Dias. V. nº 2099 do ensaio “Árvore de costado de Lysâneas Dias Maciel”.
952- Jerônimo Botelho de Macedo. C. na Ilha de Santa Maria, Portugal, c. Guiomar Faleira Cabral. O casal teve sete filhos, entre os quais Gonçalo Vaz Botelho.
953- Guiomar Faleira Cabral.
954- Capitão Francisco do Rego Cabral.
955- Ana de Macedo.
956- Bernardo de Quadros. N. em Sevilha, Espanha. De nobre ascendência, ocupou em São Paulo os cargos de Provedor e Administrador das Minas e o de Juiz de Órfãos em 1599. C. em São Paulo (SP) c. Cecília Ribeiro. Pais de: Ascenso, Bartolomeu e Maria de Quadros, Estefânia Ramires, Benta das Neves e Bernardo Ribeiro de Quadros. Fal. em S. Paulo (SP) em 1642, com testamento.
957- Cecília Ribeiro. N. no Porto, Portugal. Fal. em S. Paulo (SP) em 1667, com testamento.
958- Capitão Manoel Pires. V. nº 1052 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
959- Maria Bicudo. V. nº 1053 do ensaio Lysâneas Maciel e seus antepassados”.

OS NONOS AVÓS:

1828- Baltazar Nunes D Horta. V. nº 14588 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
1829- Catarina de Faria Magro. V nº 14589 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
1830- Diogo Ferreira de Carvalho. V. nº 14590 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
1831- Margarida Soares. V. nº 14591 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
1834- Antônio Raposo. V. nº 16332 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
1835- Antolina Requeixo de Peralta. N. em Castela. Fal. no Brasil.
1840- Pedro Leme. V. nº 14778 do ensaio “Árvore de costado de Lucília de Castro Barroso”.
1841- Isabel Paes. V. nº 29605 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
1842- Brás Teves. V. nº 7388 do ensaio “Árvore de costado de Lucília de Castro Barroso”.
1843- Leonor Leme. V. nº 7389 do ensaio “Árvore de costado de Lucília de Castro Barroso”.
1844- Gonçalo Martins Leite. V. nº 14788 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
1845- Maria da Silva. V. nº 14789 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
1846- João do Prado. V. nº 3638 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
1847- Felipa Vicente. V. nº 3639 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
1848- Domingos Gonçalves da Maia. V. nº 4192 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
1849- Mécia Rodrigues. V. nº 4193 do ensaio “Árvore de costado de Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
1854- Manoel Fernandes Ramos. V. nº 4198 do ensaio Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
1855- Susana Dias. V. nº 4199 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
1904- Nuno Gonçalves Botelho. Foi provedor do resíduo na Ilha de São Miguel. C. c. sua prima Isabel de Macedo.
1905- Isabel de Macedo.
1908- Gaspar do Rego.
1909- Margarida Coutinho
1910- Sebastião de Arruda.
1914- Estêvão Ribeiro Baião Parente. V. nº 7184 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
1915- Madalena Fernandes Feijó de Madureira. V. nº 7185 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
1917- Beatriz Pires. V. nº 2105 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
1918- Antônio Bicudo Carneiro. V. nº 2106 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
1919- Isabel Rodrigues. V. nº 2107 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.

OS DÉCIMOS AVÓS:

3656- Nuno Alves D Horta. V. nº 29176 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
3657- Teresa Salema. V. nº 29177 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
3658- Jerônimo Ferreira de Carvalho. V. nº 29178 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
3659- Isabel de Figueiredo Magro. V. nº 29179 do ensaio “Árvore de costado de Maria Nicolina Matos”.
3680- Antão Leme. V. nº 29556 do ensaio “Árvore de costado de Lucília de Castro Barroso”.
3686- Pedro Leme. V. nº 1840.
3687- Luzia Fernandes. V. nº 5435 do ensaio “Árvore de costado de Carlos Drummond de Andrade”.
3688- Jorge Furtado de Sousa. V. nº 29576 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
3689- Catarina Nunes Velho. V. nº 29577 do ensaio “Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges”.
3694- Pedro Vicente. V. nº 7278 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
3695- Maria de Faria. V. nº 7279 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
3698- Garcia Rodrigues. V. nº 8386 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
3699- Isabel Velho. V. nº 8387 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
3710- Lopo Dias. V. nº 8398 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
3711- Beatriz Dias. V. nº 8399 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
3808- Jorge Nunes Botelho. Tirou brasão de armas no tempo de D. João III, Rei de Portugal.
3809- Margarida de Travassos Cabral.
3810- Fernão de Macedo. Irmão do Capitão Donatário da Ilha do Faial, Jobst van Heurter, nome transformado em Jorge d Utra pela pronúncia portuguesa.
3811- Ana Gomes.
3816- João do Rego.
3817- ..... Beliago.
3818- Manoel Nunes Botelho.
3820- Francisco de Arruda Costa.
3821- Francisca de Viveiros e Sousa.
3828- João Ribeiro. V. nº 14368 do ensaio “Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães”.
3834- Salvador Pires. V. nº 4210 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
3835- ..... Brito. V. nº 4211 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.

OS DÉCIMOS PRIMEIROS AVÓS:

7312- Pedro D Horta. N. no Reino de Aragão. C. em torno de 1410 no Reino do Algarve.
7313- Constança Lourença. N. no Algarve, Portugal.
7314- Mem Gonçalves Salema.
7315- Inês Correia de Andrade.
7360- Antônio Leme. V. nº 21736 do ensaio “Carlos Drummond de Andrade e seus antepassados”.
7361- Catarina de Barros (5). V. nº 21737 do ensaio “Carlos Drummond de Andrade e seus antepassados”.
7372- Antão Leme. V. nº 3680.
7376- Rui Martins Furtado.
7377- Maria Martins.
7378- Fernão Vaz Pacheco.
7422- Martim Afonso Tibiriçá. Chefe indígena. V. nº 16798 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
7616- Nuno Gonçalves Botelho. Nasceu em embarcação que se dirigia para a Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, tendo sido o primeiro menino ali batizado.
7617- Catarina Rodrigues. Segundo Silva Leme, era mulher muito nobre.
7618- Gonçalo Velho.
7619- Catarina Alves de Benavidas.
7622- Gonçalo Vaz Botelho (chamado de 'O Andarilho'). Foi um dos primeiros povoadores da Ilha de Santa Maria, Açores, Portugal. Filhos conhecidos: Ana Gomes, Guiomar e João Gonçalves Botelho.
7623- ..... Cordeiro.
7632- Gaspar do Rego.
7633- Maria Baldaia.
7636- Diogo Botelho.
7640- João de Arruda Costa.
7641- Catarina Favila.
7668- Salvador Pires. V. nº 8420 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
7669- Maria Rodrigues. V. nº 8421 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.

OS DÉCIMOS SEGUNDOS AVÓS:

14720- Martin Lem (ou Martim Lems). N. em Bruges, Flandres, na atual Bélgica. Passou para Portugal (onde ficou sendo chamado de Martim Leme) no reinado de Afonso V (1438 a 1456), que o fez Escudeiro-Fidalgo da Casa Real, pelos serviços que prestou na tomada de Arzila e Tânger, em 1471, para lá enviando, à sua custa, seu filho Antônio Leme, acompanhado de lanceiros flamengos. Por causa do comércio, estabeleceu-se em Lisboa, onde nasceram os seguintes filhos (legitimados posteriormente) que teve com Leonor Rodrigues: Luís, Martim, Rodrigo, João, Catarina, Isabela, Maria e Antônio Leme. Fal. em Lisboa, Portugal.
14721- Leonor Rodrigues. N. em Portugal.
14722- Pedro Gonçalves da Câmara (ou Pedro Gonçalves de Clara ?). N. na Ilha da Madeira, Portugal. Do casamento c. Isabel de Barros originaram-se, pelo menos, os seguintes filhos: Diogo de Barros da Cunha e Catarina de Barros. Pedro Gonçalves da Clara foi o fundador de um morgado na Ribeira dos Melões, no Campanário, no Termo de Funchal, Ilha da Madeira, onde fal. em 1506 (5).
14723- Isabel de Barros. N. por volta de 1453.
14752- Martim Anes Furtado de Sousa.
14753- Solanda Lopes.
14754- João Gonçalves Botelho.
14755- Isabel Dias da Costa.
14756- Pedro Vaz Pacheco.
14757- Isabel Nunes Velho.
15232- Gonçalo Vaz Botelho. Povoou, por ordem do Infante D. Henrique, a Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, pelos anos de 1445 a 1450.
15236- Pedro Velho Cabral. Levantou a Ermida de Nossa Senhora dos Remédios da Lagoa, na Ilha de São Miguel, Portugal. C. Catarina Afonso teve, pelo menos, os filhos Gonçalo Velho e Margarida Travassos Cabral.
15237- Catarina Afonso.
15244- Gonçalo Vaz Botelho. V. nº 15232.
15246- Pedro Cordeiro.
15272- Nuno Gonçalves Botelho. V. nº 7616.
15273- Catarina Rodrigues. V. nº 7617.
15280- João Gonçalves Botelho. V. nº 14754.
15281- Isabel Dias da Costa. V. nº 14755.
15282- João Favila. V. nº 24580 do ensaio “Carlos Drummond de Andrade e seus antepassados”.
15283- Beatriz Coelho. V. nº 24581 do ensaio “Carlos Drummond de Andrade e seus antepassados”.
15336- João Pires, o Gago. V. nº 16840 do ensaio “Lysâneas Maciel e seus antepassados”.
15338- Garcia Rodrigues. V. nº 3698.
15339- Isabel Velho. V. nº 3699.

OS DÉCIMOS TERCEIROS AVÓS:

29440- Martin Lem (ou Martim Lems). N. de Bruges, Condado de Flandres, Bélgica. Vivia pelos anos de 1400 e era descendente de antiga e nobre família de seu apelido, estabelecida em Berghes-S. Wenoch. Segundo Ruud J. Lem e Wil F. Th. Lem, em seu 'Genealogia Lemniana', seria, provavelmente, filho de Guillaume Lem e de Claire de Beernem. Teve de seu casamento, realizado em Bruges, pelo menos os seguintes filhos: Charles Lem (que viveu na França, onde deixou descendência e ingressou na Marinha, chegando a possuir a patente de Almirante) e Martin Lem. Fal. em Bruges, Bélgica.
29444- Pedro Gonçalves da Câmara (segundo Pedro Taques e Silva Leme). Filho de João Gonçalves da Câmara e de Maria de Noronha. C. c. Joana D Eça. Pais de: João Gonçalves da Câmara, João Fogaça, Vasco Moniz de Albergaria, Antônio Gonçalves da Câmara, Francisco e Sebastião de Noronha, Pedro Gonçalves da Câmara e filhas freiras.
29445- Joana D Eça. Filha de João Fogaça e de Maria de Eça.
29446- Lopo Vaz Delgado. Filho de Vasco Delgado. C. em Portugal. Foi Comendador de Messijuana. Viveu na Ilha da Madeira.
29447- Catarina de Barros. Filha de Vasco Delgado de Barros e de Francisca de Abreu. Foi herdeira da casa de seu pai.
29508- Gonçalo Vaz Botelho. Filho de Pedro Botelho e de Isabel Anes de Buaco. V. nº 15232.
29514- Nuno Velho Cabral. Filho de Diogo Gonçalves Travassos e de Violante Álvares Cabral.
29515- África Anes. Filha de Gonçalo Anes e de Simoa de Sá.
30464- Pedro Botelho. Fº de Diogo Botelho e de Leonor Afonso Valente. Foi Comendador da Ordem de Cristo. Viveu no tempo do Rei D. João II, de Portugal. Foi cidadão de muita autoridade em Lisboa. C. Isabel Nunes de Buarcos teve os seguintes filhos: Diogo Botelho e Gonçalo Vaz Botelho. Filhos bastardos que foram legitimados: Álvaro Botelho, Pedro Álvares Botelho e Aires Botelho.
30465- Isabel Nunes de Buarcos (ou Isabel Anes Buarcos). Fª de Gonçalo Anes Buarcos.
30472- Diogo Gonçalves Travassos. Fº de Martim Gonçalves Travassos e de Catarina Dias de Melo.
30473- Violante Cabral. Irmã do Frei Gonçalo Velho Cabral de Melo, descobridor e primeiro Capitão Donatário das Ilhas de Santa Maria e de São Miguel, nos Açores, Portugal. Fª de Fernão Velho e de Maria Álvares Cabral.
30488- Pedro Botelho. V. nº 30464.
30489- Isabel Nunes de Buarcos (ou Isabel Anes Buarcos). V. nº 30465.
30544- Gonçalo Vaz Botelho. V. nº 15232.
30560- Gonçalo Vaz Botelho. V. nº 15232.

Notas Explicativas:

1- Horta é um sobrenome toponímico, adotado por Bernardo de Horta do lugar com o mesmo nome onde nasceu, localizado em Catalunha. Bernardo serviu ao Rei D. Jaime I na conquista de Valença, em 1238. O primeiro a usar o apelido Horta que passou para Portugal foi Pedro de Horta, no tempo de D. Afonso V, Rei de Portugal, em 1438. O sobrenome também se apresenta com a grafia Dorta e Orta. Alguns autores informam que o antropônimo teria sua origem em 'terreno de hortaliças'. A Nota Explicativa nº 1 do ensaio “Árvore de costado de Rakel Derby Oliveira Dutra” registra alguns dados sobre o sobrenome Oliveira.

2- No livro 'Família Horta' consta que Jorge, casado c. Elisa, era neto de Olímpio Martins de Oliveira e de Ana Júlia de Oliveira Horta, quando, na verdade, era filho do casal (v. Nota Explicativa nº 3 deste ensaio).

3- Teor de certidão de casamento fornecida em 6-JAN-1992 pelo Cartório do Registro Civil de Conceição da Boa Vista (MG): 'Ernâni José Ferreira Arruda, Escrivão de Paz e Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais da Vila de Conceição da Boa Vista, Município de Recreio, Comarca de Leopoldina, do Estado de Minas Gerais, na forma da Lei etc... CERTIFICA, a pedido verbal de parte interessada, que revendo nos livros de Registros de Casamentos deste Cartório, a seu cargo, verificou constar no livro de número dois, sob termo número três, a certidão de casamento do teor seguinte: CERTIDÃO DE CASAMENTO. Ao primeiro dia do mês de junho do ano de mil novecentos e três, neste Distrito da Conceição da Boa Vista, Termo e Comarca de Leopoldina, do Estado de Minas Gerais, na casa de residência da contraente, às seis horas da tarde, ali presente o primeiro Juiz de Paz Capitão Antônio Maximiano de Oliveira Leite, comigo Escrivão de seu cargo abaixo assinado e as testemunhas Joaquim José Ferreira e Manoel Ferreira Leite, receberam-se em matrimônio os contraentes: JORGE MARTINS DE OLIVEIRA HORTA, com trinta e dois anos de idade, solteiro, residente em Carandaí, deste Estado, e atualmente neste Distrito e filho legítimo de Olímpio Martins de Oliveira e de Dona Ana Júlia de Oliveira Horta, e a contraente: DONA ELISA CAROLINA PINTO DE GOUVEIA, com quarenta e seis anos de idade, viúva, filha legítima de Francisco de Paula Pereira Leite e Dona Carolina Antônia Rosa de São José, o contraente de profissão dentista e a contraente do serviço doméstico, ambos naturais de Ouro Preto, ela residente neste Distrito, apresentaram os documentos exigidos pela Lei, declarando que não são parentes um do outro. Em firmeza do que eu, Virgílio Tassara de Pádua, lavrei este ato que vai por todos assinados. Assinados: Antônio Maximiniano de Oliveira Leite, Jorge Martins de Oliveira Horta, Elisa Carolina Pinto de Gouveia, Joaquim José Ferreira, com 30 anos de idade, negociante, residente neste Distrito, Manoel Ferreira da Silva, com 36 anos de idade, negociante neste Distrito, onde reside, Virgílio Tassara de Pádua, José Pereira da Costa, Quirino Caetano de Almeida, Simão Loureiro de Almeida. FÉ o que contém as ditas folhas e livro a princípio declarados, cujas folhas são 126v a 127, das quais bem fielmente extraí a presente certidão, à qual me reporto e dou fé'.

4- Fontes dos dados registrados neste Capítulo: 'A Origem dos 'Lemes' de São Paulo', do Monsenhor Antônio Paes Cintra, 'Anuário Genealógico Latino' (Vol. 1), Cartório do Registro Civil do Distrito de Conceição da Boa Vista (MG), 'Dicionário de Bandeirantes e Sertanistas do Brasil', de Francisco de Assis Carvalho Franco, 'Encontro com os Ancestrais', de Pedro Wilson Carrano Albuquerque, 'Família Horta' (edição definitiva), de Rubens d Almada Horta Porto, 'Genealogia Lemniana', de Ruud J. Lem e Wil F. Th. Lem, 'Genealogia Paulistana', de Luís Gonzaga da Silva Leme, 'Genealogia Sebastianense', de João Gabriel Sant Ana, 'Nobiliário de Famílias de Portugal', de Manoel José da Costa Felgueiras Gaio, 'Pedatura Lusitana', de Cristóvão Alão de Moraes, 'Revista do Instituto de Estudos Genealógicos (Vols. 3 e 4) e 'Revista Genealógica Latina' (Vol. 21).

5- Pedro Taques e Silva Leme informam que Catarina de Barros, mulher de Antônio Leme, era filha de Pedro Gonçalves da Câmara e de Isabel de Barros. Luís Porto Moretzsohnm de Castro revela, porém, em artigo publicado na Revista do Instituto de Estudos Genealógicos (Vols. 3 e 4), com base no contido na obra 'Nobiliário das Famílias da Ilha da Madeira', de Henrique Henriques de Noronha, que Catarina de Barros, esposa de Antônio Leme, era filha de Pedro Gonçalves da Clara e de Isabel de Barros, acrescentando que, no Título dos 'Câmaras' não há menção a um Pedro Gonçalves da Câmara casado com Isabel de Barros.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui