Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de Rakel Derby Oliveira Dutra -- 01/05/2003 - 11:17 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Árvore de costado de RAKEL DERBY OLIVEIRA DUTRA, que se uniu a JOSÉ CARRANO ALBUQUERQUE, mencionado no ensaio “Quinze Gerações da Família Carrano” (1)

1- Rakel Derby Oliveira Dutra. N. em 2-JUN-1943 em Juiz de Fora (MG), onde uniu-se a José Carrano Albuquerque, citado no § 67 do ensaio “Quinze Gerações da Família Carrano” (2).

OS PAIS:

2- Orvile Derby Araújo Dutra. N. em Rio Novo (MG) em 1905 e fal em Juiz de Fora (MG) em 1973. C. c. Araci Faria de Oliveira, com quem teve duas filhas: Vânia e Rakel Derby Oliveira Dutra. Segundo o livro 'Salvo Erro ou Omissão - Gente Juiz-Forana', de José Procópio Teixeira Filho, Orvile foi comerciante de artigos para lavoura (Casa ODIC) e líder espírita. Filantropo, criou a Fundação João de Freitas e a Casa das Meninas e Meninos, abrigos de velhos e de crianças, respectivamente. Por seu trabalho a favor de Juiz de Fora, foi dado seu nome a uma rua da cidade. Inicialmente, chamava-se Orvile Araújo Dutra, tendo alterado o seu nome, certamente, em homenagem a Orville Albert Derby (3).
3- Araci Faria de Oliveira. N. em Matias Barbosa (MG).

OS AVÓS:

4- Leopoldo Dutra. C. c. Maria José Araújo. Pais de: Odete, Odina, Oranides, Ormiza, Odail, Onicelda, Orestes, Oduvaldo, Olnei e Ondina Araújo Dutra.
5- Maria José Araújo. N. em Rio Novo (MG).
6- Dulfo Pereira Oliveira. Com Júlia Faria teve os filhos: Manoel e Araci Faria de Oliveira.
7- Júlia Faria.

Notas Explicativas:

1- Oliveira é sobrenome português oriundo da flora, isto é, da árvore que produz oliva ou azeitona. Consta que o primeiro a usá-lo foi Pedro de Oliveira, cujo filho, Martim Pires de Oliveira, Arcebispo de Braga, fundou, em 1306, o Morgado de Oliveira, entregue a seu irmão Mem Pires de Oliveira. Quanto ao Dutra, é apelido português que se originou da aglutinação de 'de' com 'ultra', sob influência do holandês 'van hurtere'. Tudo indica que o sobrenome veio dos Açores, pois um Dutra povoou as Ilhas do Faial e Pico.

2- Os dados sobre Rakel e seus antepassados foram retirados de correspondência de José Carrano Albuquerque dirigida ao autor e dos livros 'Dicionário Etimológico de Nomes e Sobrenomes', de Rosário Farâni Mansur Guérios, “Encontro com os Ancestrais”, de Pedro Wilson Carrano Albuquerque, e 'Salvo Erro ou Omissão - Gente Juiz-Forana', de José Procópio Teixeira Filho.

3- Orville Albert Derby n. em Kellogsville, New York, Estados Unidos da América, em 1851 e fal. no Rio de Janeiro (RJ) em 1915. Geólogo e geógrafo norte-americano, escreveu diversas obras sobre o Brasil. Foi fundador e Diretor da Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo e do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui