Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->OUVIR E ENTENDER MÚSICA – PARTE VINTE E TRÊS -- 14/03/2003 - 12:13 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OUVIR E ENTENDER MÚSICA – PARTE VINTE E TRÊS
(FORMA FUGATA – Concerto Grosso e Prelúdio Coral e Motetos)
por Coelho De Moraes, baseado na obra de Aaron Copland

Concerto Grosso: É uma forma pré-romântica, como todas as formas fugatas. Não é um concerto para solista, que viria logo depois. O Concerto também fazia parte de um experimento do contrataste entre um grupo grande de instrumentista com um grupo pequeno de instrumentistas na mesma peça. O grupo menor seria chamado concertino. O grupo maior seria chamado tutti, ou o todo orquestral. A formação do concertino era de escolha do compositor. A forma final da composição se dá no relacionamento dialético entre os dois grupos.
È um tipo de forma fugata instrumental. Exemplo: Concertos Brandenburguenses de Bach.
No século XIX o formato foi substituído para o de um solista e orquestra.

Prelúdio Coral: Originou-se dos coros cantados nas igrejas protestantes à época de Lutero. Trata-se, em geral, de variações sobre um hino. Podem ser: simples, elaborado, fugato.
O Simples: mantêm-se a linha melodia simples e altera-se a harmonia no tratamento das vozes acompanhantes, levando a sugestivas complexidades harmônicas.
O Elaborado: Começa a elaborar o tema dando ás melodias simples uma graça inesperada, mantendo-se o processo de variar o tratamento harmônico.
O Fugato: A fuga tecida à volta do coro. Por exemplo: Um fragmento da melodia coral pode ser usado como elemento da fuga. Escreve-se a exposição da fuga como se não existisse o coro; depois, sem aviso, enquanto a fuga prossegue, surgem acima ou abaixo dela o coro.

Motetos e Madrigais: pertencem ás formas contrapontísticas. São composições corais, sem acompanhamento e dependem da palavra para sua estruturação. Foram profusos nos séculos XV, XVI, e XVII. A diferença entre eles: O moteto é uma composição curta sobre versos religiosos. O madrigal é uma composição sobre tema profano e em geral, menos severo. São formas típicas dos fugatos pré-Bach. São exemplos de compositores dessa época: Byrd, Wilbye, Gibson, Palestrina, Orlando di Lasso e Vitória.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui