Usina de Letras
Usina de Letras
Usina de Letras
110 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

Artigos ( 53336 )
Cartas ( 21478)
Contos (12819)
Cordel (9278)
Crônicas (20515)
Discursos (3151)
Ensaios - (10292)
Erótico (21365)
Frases (43727)
Humor (22041)
Infantil (4558)
Infanto Juvenil (3268)
Letras de Música (5691)
Peça de Teatro (1373)
Poesias (139525)
Redação (2962)
Roteiro de Filme ou Novela (1092)
Teses / Monologos (2637)
Textos Jurídicos (2134)
Textos Religiosos/Sermões (4051)




= SERVIÇOS =
Patrocine um Autor
Vitrine
Copia CD
Facilidades para o QA
Nossa Proposta
Fale Conosco
Nota Legal
 




 
Busca | Placar | Assine/Renove | Quadro de Avisos: 1 2 | Ajuda | Autores | Central do Autor | Contato | Logoff
Serviços: Patrocine um Autor ou Texto | Vitrine | Cópia de seus Textos | | Publique seu E-BOOK|

Receba um aviso sempre que este autor publicar novos textos, clique aqui
Artigos-->JORNAL RADAR, DE APUCARANA, PARANÁ. -- 05/10/2011 - 22:47 (Mário Ribeiro Martins)
Patrocine esse Autor Patrocine esse Texto envie este texto para um amigoveja outros textos deste autor
05/10/2011(WWW.BLOGDOMARIOMARTINS.ZIP.NET)

JORNAL RADAR, DE APUCARANA, PARANÁ.


Hoje 05.10.2011. Nesta data, se comemora 23 anos, da criação do Estado do Tocantins, pela Constituição Federal de 05.10.1988. Excelente o artigo do Junio Batista, publicado no JORNAL DO TOCANTINS, de hoje, 05.10, sob o titulo ENREDO DA EPOPEIA DA CRIAÇÃO TOCANTINS, focalizando aspectos interessantíssimos, entre os quais, as posições de cada líder de partido(nove líderes), citando-os, nominalmente e votando “sim”, para direcionar sua bancada.. OS NOVE LÍDERES FORAM: 1)LÍDICE DA MATA(PC do B), 2)ROBERTO FREIRE(PCB), 3)JOSÉ GENUINO(PT), 4)RAQUEL CAPIBERIBE(PSB), 5)GASTONE RICHI(PTB), 6)JOSÉ MAURICIO(PDT), 7)BONIFACIO DE ANDRADA(PDS), 8)NELSON JOBIM(PMDB), 9)INOCENCIO DE OLIVEIRA(PFL). SIQUEIRA CAMPOS(PDC) foi o primeiro a votar SIM. Resultado: 367 votos SIM, 11 abstenções e 1 voto NÃO. Só faltou o Junio descobrir, de QUEM FOI ESTE VOTO NÃO. Mas, agora quero tecer considerações sobre o JORNAL RADAR, DE APUCARANA, PARANÁ. É que no mês de JULHO DE 2011, este jornal publicou matéria da escritora MARIA TEREZA CAVALHEIRO(Caixa Postal, 1944, Agencia Central, São Paulo, 01031-970), focalizando este autor. Além da fotografia de MARIO RIBEIRO MARTINS, sua biografia completa, uma de suas trovas: “COM OS OLHOS FITOS NO CHÃO, VOCÊ SÓ VÊ A TRISTEZA. LEVANTE A CABEÇA, IRMÃO, E CONTEMPLE A NATUREZA”. EIS O TEXTO COMPLETO DA MARIA THEREZA CAVALHEIRO:

“Escritor, Professor Universitário, Procurador de Justiça do Estado de Goiás, Conferencista, crítico literário, historiador, biógrafo paciente e minucioso MARIO RIBEIRO MARTINS(foto) tem uma obra extensa e de grande envergadura, que dá bem a dimensão de sua cultura, espírito de pesquisa, amor às suas raízes e criatividade. Poeta, incursiona também pela trova, e tem grande fulgor intelectual, sempre com um novo livro em elaboração.

Seu DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL”, com mais de 40 mil biografias, encontra-se na INTERNET, dentro de ENSAIO, no site WWW.MARIOMARTINS.COM.BR. Seu ultimo livro, publicado no ano em curso pela KELPS, intitula-se “RAZÃO DO MEU VIVER E OUTRAS AMENIDADES”. É dedicado às filhas NIVEA ZÊNIA e NIVEA KEILA e à sua companheira Maria de Jesus Lopes Correa(Patrícia).

É uma obra também com muitas biografias, a maioria de sua lavra, e na qual o proprio autor é biografado pelo Acadêmico Licinio Barbosa. Há textos interessantes, entre os quais, LONGUISSIMUS DORSI BOVINO(Estudo sobre o Contra-Filé), uma monografia do curso de Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal do Tocantins. Conta também com alguns colaboradores, como seu irmão, o também poeta e escritor Filemon Francisco Martins.

Pastor Evangélico e pregador, Mario Ribeiro Martins conta em seus livros ter sido salvo por milagre, em 28.02.1965 quando ia de teço-teco de Petrolina a Recife. A nave apresentou defeito e incendiou-se. Mario foi atirado para longe e caiu em uma moita de capim, desacordado, mas sem seqüelas, enquanto o piloto e o proprietário do avião foram “carbonizados”.

Entre dezenas de livros, publicou GILBERTO FREYRE, O EX-PROTESTANTE(São Paulo, Imprensa Metodista, 1972), HISTORIA DAS IDEIAS RADICAIS NO BRASIL(Recife, Acácia Publicações, 1974), FILOSOFIA DA CIENCIA(Goiânia, Oriente, 1979), SOCIOLOGIA GERAL & ESPECIAL(Goiânia, Oriente, 1980), LETRAS ANAPOLINAS(Goiânia, O POPULAR, 1984), ESCRITORES DE GOIAS(Rio de Janeiro, Máster, 1996), CORONELISMO NO ANTIGO FUNDÃO DE BROTAS(Goiania, Kelps, 2004) e muitos Dicionários Biobibliográficos.

Membro fundador da Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras, membro da Academia Pernambucana de Letras e Artes, membro da International Academy of Letters of England, membro da Academia Goiana de Letras, da Academia Tocantinense de Letras e outras mais.

Mario Ribeiro Martins recebeu inúmeras distinções, como a de PERSONALIDADE CULTURAL DA DÉCADA NEOTROVISTA, em 1990, do CLUBE DOS TROVADORES, de Vitória, Espírito Santo e o titulo de INTELECTUAL DO ANO EM GOIAS, em 1981, da REVISTA BRASILIA.

Fez muitos cursos, como CIENCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DIREITO. MESTRE EM TEOLOGIA, LICENCIADO EM FILOSOFIA PURA. Especializou-se na Espanha, em EDUCAÇÃO MODERNA. Em SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, em Alcalá de Henares.

Inserido em várias obras e enciclopédias, entre as quais, a de Afrânio Coutinho, Reis de Souza, etc. Filho de Adão Francisco Martins e Francolina Ribeiro Martins. Nasceu em Ipupiara, Bahia, em 07.08.1943.

Endereço para contato: Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970. Email: MARIORMARTINS@HOTMAIL.COM. Site: www.mariomartins.com.br. Celular: 63 9977 9311. Correspondência para esta coluna de Maria Thereza Cavalheiro, no JORNAL RADAR: AMARYLLISS@UOL.COM.BR
Comentarios

Inclua  seu comentário                               

                                            

Nome:                               Mail:

 

                                              

CAPTCHA Image          

 

   aline barbosa de frança  18/10/2011 01:19
Excelente matéria numa suma que traduz o perfil do biobibliógafo Dr.Mário Ribeiro Martins, que à semelhança de sua obra de valor inesgótavel, também o é, o titular, de valor inesgotável, cultural e humanistíco desse cidadão brasileiro. Parabens a ambos.    



De sua nota para este Texto             
Currículo do Autor Exibido: Contador disponível só para assinantes - Assine Aqui
 
Receba um aviso sempre que este autor publicar novos textos, clique aqui
Patrocine esse Autor Patrocine esse Texto envie este texto para um amigoveja outros textos deste autor





VITRINA DE E-BOOKS
OS PROBLEMAS DO PAÍS E A FALTA DE ATITUDE DOS POLÍTICOS
Nilza Paiva
SESMARIA DE OUTONO
José Ernesto Kappel
O SEQUESTRO DO DEPUTADO
Djalma Ferreira
VITRINA DE LIVROS IMPRESSOS
HISTÓRIAS QUE CONTAVA PARA O MEU NETO
Maria Hilda de J. Alão
FUTEBOL TAMBÉM É COISA DE MULHER
Maria Teresa Innecco Corrêas
Dona Joaquina do Pompéu-Sua História e a sua Gente
Deusdedit P.R. Campos
BACABA II - TODA A VERDADE SOBRE A GUERRILHA DO ARAGUAIA E A REVOLUÇÃO DE 1964
José Vargas Jiménez
Estação Jugular - Uma estrada para Van Gogh
Allan Pitz
Estação Poética - Jandira Costa
Ana Carolin
Lina e Lero e o Castelo Mágico - Lina et Lero et le Château Magique
Ana Carolina Vieira
Kôra: o pressentimento do dragão
Ana Flávia Abreu
Humor Vermelho - vol. 2
org. por Barbara Cassará
Humor Vermelho - vol. 1
Isabella Saes
Ninguém quer comer meu ovo
Chef Batato (Barbara Cassará, Tatiana Berlim e Tomaz Adour)
VERTIGEM LUNAR
Fernando Pellisoli
A Última Entrevista de José Saramago
José Rodrigues dos Santos
Seu Adolpho
Felipe Pena
O Melhor da Pior Parte
JBruno Graciano
Contente em Ler - Cineastas – Volume I
Varios Cineastas
Divulgue seu livro