Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de Ana Cláudia Linhares Rocha Lima -- 05/12/2002 - 18:23 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ÁRVORE DE COSTADO DE ANA CLÁUDIA LINHARES ROCHA LIMA, MÃE DE LUÍSA ROCHA LIMA DE OLIVEIRA, QUE É BISNETA DE ODÍVIA CARRANO(1)

ANA CLÁUDIA LINHARES ROCHA LIMA
1- Ana Cláudia Linhares Rocha Lima. De sua união com Cláudio Albuquerque de Oliveira, filho de Antônio Carlos de Oliveira e de Maria Patrocínia Albuquerque, originou-se a filha Luísa Rocha Lima de Oliveira.

OS PAIS:
2- Alcimar da Rocha Lima
3- Ivanês Linhares. Citada na pág. 202 da segunda edição do livro 'Os Linhares', de Mário Linhares.

OS AVÓS:
6- Leonel Pinto Filgueiras. Funcionário do Telégrafo Nacional. Era parente de sua esposa, com quem teve os filhos James, Jales, Jaques, Inês e Ivanês Linhares.
7- Djanira Linhares.

OS BISAVÓS:
14- Manoel Gonçalves Linhares. N. em 14-MAI-1856 em São Vicente das Lavras, atual Lavras (CE), onde fal. em 12-JUL-1918. C. c. Maria Liberalina Filgueiras. Pais de: Alcides, Benon, Francisco, Maria Perci, Nadir, Eulina, Djanira, Sílvio, Aíla e Danilo Linhares.
13- Maria Liberalina Filgueiras. N. em 3-OUT-1869.

OS TRISAVÓS:
28- Capitão Francisco Gonçalves Linhares. Do consórcio c. Josefa Teresa de Jesus originaram-se os filhos: Raimundo Gonçalves Linhares, Monsenhor Meceno Clodoaldo Linhares, João Clodoaldo Linhares, Florinda Linhares Correia, Bernardino e Filomena Gonçalves Linhares, Padre José Gonçalves Linhares, Francisco, Ana, Antônio, Firmino e Manoel Gonçalves Linhares, Maria e Joaquim Linhares, Maria da Conceição Linhares e Desembargador Manoel Clodoaldo Linhares.
29- Josefa Teresa de Jesus
30- Antônio Liberalino de Lima (provavelmente).
28- Perciliana de Castro Filgueiras (provavelmente).

OS TETRAVÓS:
56- Capitão Inácio Gonçalves da Cunha Linhares (provavelmente). N. em torno de 1755 em Sobral (CE), onde se casou c. Isabel Bernarda. Pais de Francisco Gonçalves Linhares (possivelmente) e de Domingos Gonçalves da Cunha Linhares.
57- Isabel Bernarda (provavelmente). N. em Igaraçu (PE).
58- Francisco Gonçalves Aleixo.
57- Teresa Vitória de Jesus.

OS PENTAVÓS:
112- Capitão-Mor Domingos da Cunha Linhares. Bat. em 02-DEZ-1696 na Paróquia de Santa Marinha, Freguesia de Linhares, Concelho de Paredes de Coura, Distrito de Viana do Castelo, Portugal. Deve ter vindo para o Brasil por volta de 1722, juntamente com o Padre Dionísio Cunha de Araújo, seu tio, desembarcando no Porto de Natal (RN). Convidado por Félix da Cunha Linhares (que veio para o Brasil no final do Século XVII, para servir no Forte de Nossa Senhora da Assunção, localizado na atual cidade de Fortaleza, Ceará), irmão de sua mãe, já se encontrava no Ceará em 24-JUN-1723, tendo passado a utilizar o sobrenome Linhares em homenagem à terra natal. Em 3-ABR-1724, no Ceará, foi testemunha em uma devassa, sendo referido como 'moço solteiro, morador da Ribeira do Acaraú, de 26 anos de idade, mais ou menos'. Em 12-NOV-1726 já possuía a patente de tenente. Em 27-JUL-1748 foi eleito Vereador da Câmara Municipal da Vila de Fortaleza, como representante da região do Rio Acaraú. Obteve em SET-1750 três léguas de sesmaria no Riacho Caioca e outras quatro no Riacho das Frecheiras, no Vale do Acaraú, em lugar situado a duas léguas e meia de Sobral (CE), hoje conhecido como Patriarca, onde foi administrador da Capela de Nossa Senhora da Conceição, levantada por seu tio Félix da Cunha Linhares. Em 4-FEV-1751 foi escolhido para exercer o cargo de Juiz Ordinário da Caiçara e em 26-JUL-1759 foi eleito Juiz Ordinário da Ribeira do Acaraú. C. na Capela de Santo Antônio do Potengi, em Natal (RN), em 9-JAN-1736, c. Dionísia Álvares Linhares, com quem teve os filhos: Padre Manoel da Cunha Linhares, Susana Maria de Araújo, Padre Domingos da Cunha Linhares, Padre Antônio Gonçalves da Cunha, Maria da Soledade da Cunha, Mariana Gomes de Araújo, Josefa Maria de Jesus, Capitão Inácio Gonçalves da Cunha Linhares, Manoel Francisco de Miranda Henriques e Ana Maria da Trindade. Fal. na Fazenda Rodrigo Moleiro, perto de Natal (RN), em 24-NOV-1796, com testamento.
113- Dionísia Álvares Linhares. N. em 1721 na Freguesia de N. S. da Apresentação, no Rio Grande do Norte. Fal. em Sobral (CE) em 30-JUN-1791.
114- José Álvares de Carvalho.
115- Tomásia Soares de Oliveira.

OS HEXAVÓS:
224- Jacinto Gonzalez de Menduinha. N. em Aldan, Cangas de Morrazo, Galiza, Espanha. C. em 25-JAN-1696 na Freguesia de Linhares (orago de Santa Marinha), Concelho de Paredes de Coura, Distrito de Viana do Castelo, Portugal, c. Susana de Araújo
225- Susana de Araújo. N. em 17-MAI-1675 na Freguesia de Linhares (orago de Santa Marinha), Concelho de Paredes de Coura, Distrito de Viana do Castelo, Arcebispado de Braga, Portugal, onde foi batizada no dia 24-MAI-1675.
226- Capitão-Mor Dionísio Álvares Linhares. N. na Freguesia de Cossourado (orago: Santa Maria), Concelho de Paredes de Coura, Distrito de Viana do Castelo, Portugal, onde foi batizado em 2-JUL-1673. Vindo para o Brasil, no início do Século XVII, fixou-se no Sítio Rodrigo Moleiro, perto de Natal (RJ), onde foi realizado seu casamento com Rufina Gomes de Sá, de que se originaram os filhos Dionísia e Antônio Álvares Linhares. Foi proprietário de terras e Cavaleiro da Ordem de Cristo. Fal. antes de 31-JUL-1758. Pentavô do Dr. José Linhares, que nasceu em Baturité (CE) em 28-JAN-1886, presidiu o Brasil no período de 30-OUT-1945 a 30-JAN-1946, após a deposição do Dr. Getúlio Vargas, e faleceu em Caxambu (MG) em 27-JAN-1957.
227- Rufina Gomes de Sá. N. na Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação, no Estado do Rio Grande do Norte. Fal. após 31-JUL-1758.

OS HEPTAVÓS:
448- Amaro de Menduinha. N. em Aldan, Campos de Morrazo, Galiza, Espanha.
449- Maria Gonzalez. N. em Aldan, Campos de Morrazo, Galiza, Espanha.
450- Agostinho da Cunha. C. em 29-SET-1670 na Freguesia de Santa Marinha de Linhares, Concelho de Paredes de Coura, Portugal, c. Ana de Araújo, com quem teve os filhos: Félix da Cunha Linhares, Susana de Araújo, Padre Dionísio da Cunha Araújo, Rosa, Francisco e Maria da Cunha Araújo.
451- Ana de Araújo.
452- Domingos Alves.
453- Margarida Alves.
454- Francisco Gomes.
455- Maria Gomes de Sá.

OS OITAVOS ANÓS:
900- Pedro Mendes. Residiu com sua mulher na Freguesia de Ferreira (orago: São Mamede), Concelho de Paredes de Coura, Distrito de Viana de Castelo, Portugal.
901- Maria Vaz.
902- Domingos de Araújo.
903- Maria Gonçalves.

Notas Explicativas:

1- O sobrenome Linhares referido neste capítulo tem sua origem na Freguesia de Linhares, situada no Concelho de Paredes de Coura, em Portugal. Por sua vez, este topônimo vem da palavra 'linhar', do português arcaico, que significa: terreno que produz linho. Quanto ao antropônimo Rocha, ele é oriundo do substantivo comum rocha. Consta que alguns de seus usuários seriam descendentes de franceses, com o apelido 'Roche', que teriam ido para Viana, Portugal. O sobrenome Lima, por seu lado, indicou, inicialmente, a origem de quem a usou, ou seja, a região banhada pelo Rio Lima, em Portugal, que tomou este nome do pré-romano 'limia', que significa esquecimento (dizia-se que quem atravessasse o rio esqueceria do que ficara para trás).

2- Fontes: informações prestadas por Ivanês Linhares e os livros: 'Cronologia Sobralense', do Padre Francisco Sadoc de Araújo; “Encontro com os Ancestrais”, de Pedro Wilson Carrano Albuquerque; 'História de Sobral', de Dom José Tupinambá da Frota; 'Os Frotas - Esboço de Genealogia', do Padre José da Frota Gentil; 'Os Linhares (Retrospecto Genealógico)', de Mário Linhares, e 'Raízes Portuguesas do Vale do Acaraú', do Padre Francisco Sadoc de Araújo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui