Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de Marília de Almeida Nobre -- 30/11/2002 - 14:41 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ÁRVORE DE COSTADO DE MARÍLIA DE ALMEIDA NOBRE, ESPOSA DE MAURO CARRANO E CASTRO (1)


MARÍLIA DE ALMEIDA NOBRE:
1- Marília de Almeida Nobre. N. no Estado do Rio de Janeiro, onde C. com Mauro Carrano e Castro (v. CAPÍTULO VII do livro “Encontro com os Ancestrais”).

OS PAIS:
2- Rubem de Almeida Nobre. Foi funcionário do Banco do Brasil e Inspetor de Bancos da extinta SUMOC. Aposentou-se como servidor do Banco Central do Brasil. Autor do livro 'De um nobre olhar - Memórias'. N. em 13-NOV-1907 no Rio de Janeiro (RJ), onde C. em 31-MAI-1930.
2- Juraci Torres da Silva.

OS AVÓS:
4- Bento de Almeida Nobre. Médico. Autor da tese 'Contribuição ao estudo da Spondylose Rhizomélica', publicada em 1903 pela Tipografia Altino de Paula e Sousa & Cia., no Rio de Janeiro (RJ). N. em 2-JUN-1877 em Areia (PB). C. em 8-DEZ-1904 no Rio de Janeiro (RJ), onde fal. em 1912.
5- Leopoldina dos Santos Reis. Fal. no Rio de Janeiro (RJ) em 4-JUL-1956.
6- ..... da Silva.
7- Mercedes Torres.

OS BISAVÓS:
8- Maximino de Almeida Nobre. Fez parte da Junta nomeada no início da República para assumir a Intendência de Areia (PB).
9- Flora de Almeida Nobre.
10- José Felipe Reis. N. em Portugal.
11- Carlota dos Santos. N. no Brasil.

OS TRISAVÓS:
18- Bento Carvalho de Oliveira, o 'Velho de Macambira'.
17- Alexandrina de Almeida.

OS TETRAVÓS:
36- Bento Carvalho de Oliveira.
37- Ana de Almeida Nobre.
38- Luís André de Almeida.
39- Joana de Almeida e Albuquerque.

Notas Explicativas:

1- Almeida é sobrenome português proveniente das palavras árabes 'al' e 'meida', que significam 'a mesa', podendo, também, dizer respeito a uma região plana; o apelido foi utilizado, pela primeira vez, por um dos filhos de Egas Moniz, conquistador de Almeida no Século XII. No tocante ao sobrenome Nobre, ele guarda relação com a fidalguia, podendo, também, ter significado moral; é família do Algarve, tendo seus ascendentes na cidade de Tavira.

2- As informações constantes deste ensaio foram retiradas do 'Dicionário Etimológico de Nomes e Sobrenomes', do Professor Rosário Farâni Mansur Guérios, e dos livros 'De um Nobre Olhar - Memórias', de Rubem de Almeida Nobre, e “Encontro com os Ancestrais”, de Pedro Wilson Carrano Albuquerque, bem como de anotações de Mauro Carrano e Castro e de Marli Carrano de Castro.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui