Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de José Carvalho de Castro -- 30/11/2002 - 14:34 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ÁRVORE DE COSTADO DE JOSÉ CARVALHO DE CASTRO, ESPOSO DE EDITE CARRANO (1)


JOSÉ CARVALHO DE CASTRO:
1- José Carvalho de Castro. Conceituado contador em Cataguases (MG). N. em 23-NOV-1906 em Cachoeira Alegre, então no Município de Palma (o Distrito foi incorporado, em 1962, ao Município de Barão de Monte Alto, MG). C. c. Edite Carrano (v. CAPÍTULO VII). Fal. em 11-OUT-1980 em Cataguases, Minas Gerais (2).

OS PAIS:
2- Coronel Osório Barbosa de Castro e Silva. Chegou à região de Itueta (MG) em 1925, adquirindo a Fazenda da Barra dos Quatis. Levou consigo colonos, pedreiros, carpinteiros e ferreiros, o que deu grande impulso ao desenvolvimento local. C. em Cachoeira Alegre, Barão de Monte Alto (MG), em 14-FEV-1906.
2- Ester Ribeiro de Carvalho.

OS AVÓS:
4- Manoel Barbosa de Castro e Silva. Provavelmente, era parente de Francisco Barbosa de Castro e Silva, que foi eleito Juiz de Paz da Freguesia de Capivara (atual Palma) para o quatriênio de 1887 a 1890, cfe. consta do esboço histórico 'O Município de Cataguases', de Artur Vieira de Rezende e Silva, publicado na Revista do Arquivo Público Mineiro (Ano XIII, 1908). Seria filho do homônimo citado no 'Genealogia Mineira', de Artur Vieira de Rezende e Silva (Vol. 1, pág. 189) ?
5- Leonísia da Mota Barbosa (nome de casada).
6- Coronel Evaristo Ernesto Pereira de Carvalho.
5- Francisca Honória Ribeiro.

OS BISAVÓS:
8- Manoel Barbosa de Castro e Silva (possivelmente). Importante fazendeiro na Freguesia de Capivara (atual Palma), Minas Gerais.
6- Maria Francisca de Faria (possivelmente).

OS TRISAVÓS:
18- Francisco Moreira de Faria. Fal. antes de 13-AGO-1865. Com Felicidade Vieira da Silva Pinto teve os filhos: Francisca, Maria Francisca e Maria Antônia de Faria, Coronel João Moreira de Faria e Silva e Antônio Moreira de Faria.
17- Felicidade Vieira da Silva Pinto. N. na Fazenda da Cachoeira, Vila de Queluz (MG), em 2-JAN-1795, tendo sido batizada no dia 10 do mesmo mês na Capela da Senhora Sant Ana.

OS TETRAVÓS:
36- Antônio Vieira da Silva. N. em Pouso Alto (MG). Foi um dos maiores e mais ricos fazendeiros de Queluz, onde possuía a Fazenda da Cachoeira, com 318 alqueires de terra e grande número de escravos. Filhos oriundos de seu casamento c. Feliciana Maria de São José, ocorridos antes de 1796: Júlio, Manoel, José, Antônio, Francisco e Joaquim Vieira da Silva Pinto, Maria Umbelina, Luís e Felicidade Vieira da Silva Pinto, Maria Jacinta, Ana e Francisca da Silva Pinto e Antônia Maria de São José. Fal. na Fazenda da Cachoeira, em Queluz (MG) em AGO-1862.
37- Feliciana Maria de São José. Fal. em Queluz (MG) em 13-AGO-1865.

OS PENTAVÓS:
74- Alferes José Pinto Cardoso. C. c. Ana Jacinta de Jesus, com quem teve os filhos: Feliciana Maria de São José, Antônio, Manoel e Ana Pinto Cardoso, Joana Pinto de Figueiredo e José Pinto Cardoso. Fal. em 2-FEV-1796 em Santana do Morro do Chapéu, atual Santana dos Montes (MG).
75- Ana Jacinta de Jesus. Fal. após 2-FEV-1796.

OS HEXAVÓS:
148- Salvador Correia da Costa. N. em Portugal. Foi abastado fazendeiro em Queluz (MG). Teve c. Maria Antônia da Luz, além de outros, os seguintes filhos: Isabel Correia de Almeida e Alferes José Pinto Cardoso.
149- Maria Antônia da Luz.
150- Alferes José Francisco da Silva. N. em Portugal. C. c. Jacinta Maria de Figueiredo. Pais de: Ana Jacinta da Silva, Alferes Antônio Francisco da Silva, Alferes José Francisco da Silva e Capitão Manoel Francisco da Silva.
151- Jacinta Maria de Figueiredo.

Notas Explicativas:

1- Carvalho é sobrenome português oriundo da flora, ou seja, do carvalho, árvore de madeira muito dura, cuja altura chega a atingir 35 metros. O sobrenome é encontrado em Portugal no Século XII. Os Carvalhos têm solar no antigo Morgado de Carvalho, em terra de Coimbra. Quanto ao Castro, é sobrenome português e espanhol oriundo do latim “castrum”, que significa castelo ou fortaleza. Sua forma arcaica: Crasto. O primeiro que usou o apelido, tomado da Vila de Castro Xerez, em Portugal, foi Rui Fernandes de Castro, rico-homem ligado a D. Afonso VII, Rei de Castela. O primeiro que passou a Portugal, no tempo de D. Afonso IV (fal. em 1357) foi D. Pedro Fernandes de Castro, o da Guerra.

2- Os dados registrados neste Capítulo foram fornecidos por Marli Carrano de Castro, filha de José Carvalho de Castro, ou extraídos do livro 'Genealogia Mineira', de Artur Vieira de Rezende e Silva (Vol. I), do “Dicionário Etimológico de Nomes e Sobrenomes”, do Professor Rosário Farâni Mansur Guérios, e da 'Revista do Arquivo Público Mineiro' (Ano XIII).
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui