Usina de Letras
Usina de Letras
202 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->HOMENAGEM ÀS E AOS POETAS -- 29/03/2002 - 22:42 (Marcial Armando Salaverry) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HOMENAGEM ÀS E AOS POETAS Marcial Salaverry

Enquanto houver poetas no mundo haverá um rastro de amor e luz entre as criaturas.
Esta mensagem, cujo autor desconheço, é de uma felicidade extraordinária. Realmente os poetas constituem uma espécie de pessoas privilegiadas, com um sentimento de humanidade muito grande, e uma sensibilidade fora do normal.
Sabem como ninguém captar a beleza dos melhores sentimentos que as pessoas são capazes de sentir, e com a sensibilidade de suas almas privilegiadas, os transpõe para o papel, levando sempre emoção para as pessoas que sabem ler e interpretar a beleza de uma poesia.
Ser poeta, é ser um mago, que capta no ar sua inspiração. Por vezes, uma queixa ou mesmo uma alegria que alguém lhe passa, já desperta o que os poetas antigos chamavam de 'estro divino'. E surge mais uma poesia, mais um poema.
O interessante é que sempre encontramos algumas poesias que nos falam diretamente aos sentidos. Parece que foram escritas diretamente para nós, tal é a maneira como nos 'vemos' no texto.
Se alguém afirmar que nunca se emocionou com alguma poesia, eu direi que estou diante, ou de um analfabeto, ou de um mentiroso, ou então de alguma pessoa totalmente desprovida de sentimentos, ou então de alguém que nunca leu uma poesia. Muitas pessoas acham que poesias é uma leitura muito superficial. A quem pensa assim, recomendo que preste mais atenção.
Uma poesia não deve ser lida superficialmente, devemos sempre buscar nas entrelinhas o que realmente o poeta quis dizer. Fala-se muito por metáforas. Portanto é além de tudo, um bom exercício imaginativo. Poesias existem que tem dupla interpretação, dependendo de seu estado d alma. Arranca sorrisos de felicidade de uns, porém leva outros às lágrimas.
Há que se considerar o grande papel desenvolvido pela Internet, para a divulgação das poesias, antes restritas a livros que mais ficavam esquecidos no fundo das prateleiras das livrarias. Somente os reais apreciadores do gênero é procuravam tais livros.
Agora, contudo, as poesias são amplamente divulgadas na Internet. Existem diversos sites que são voltados para a divulgação de textos maravilhosos. Amigos quando querem homenagear alguém, sempre procuram fazê-lo através de poesias ou poemas.
Dessa maneira, com essa grande divulgação que vem sendo feita, começamos a travar conhecimento com inúmeros poetas antes desconhecidos, e que começam a realizar seus sonhos de ver seu trabalho 'passeando' pela Internet. Sendo, enfim, conhecidos, realizando muitos deles sonhos acalentados por longos anos.
Como todo artista, seu grande prazer é ver suas obras divulgadas, é ter seu trabalho reconhecido. E o que antes era privilégio de alguns poucos nomes conhecidos, hoje a Internet possibilita para todos aqueles que tem talento. Ter seu trabalho divulgado e reconhecido.
Bem às amigas e aos amigos poetas que encantam nossa vida com suas poesias e poemas, vai aqui meu abraço especial. Nunca desistam de seus sonhos. Seu talento vale a pena qualquer esforço. A vida é bela, e vale a pena ser vivida.
E se pudermos embelezá-la mais ainda, usando nosso talento, não podemos hesitar um só segundo. O dom literário é uma graça divina que não deve ser desperdiçada.
Penso que todo aquele que tem dentro de si esse talento, deve deixá-lo aflorar. Escreva, poetize, busque divulgação, garanto que vale a pena.
A satisfação pessoal que todo poeta ou escritor sente quando vê seu trabalho valorizado, é algo que não existem palavras adequadas para expressar.
Portanto, sempre que se emocionarem diante de uma poesia, um poema, se não puderem ou não quiserem enviar os parabéns ao autor (a), simplesmente façam um agradecimento mental. Garanto que a sensibilidade 'poetal' captará sua mensagem no
ar.
Autor: Marcial Armando Salaverry
(Direitos Autorais Reservados)


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui