Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Matutu -- 23/06/2011 - 12:45 (Marcelino Rodriguez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



NOITE



 



Marcelino Rodriguez



 



BOA NOITE, NOITE



O CIGARRO ILUMINA



AS LEEMBRANÇAS NA FUMAÇA



DOS DIAS QUE NÃO VOLTAM MAIS



 



NENHUM ABRAÇO, PALAVRA, CONSOLO



APENAS UM HOMEM , 



UM BICHO ESTRANHO PERDIDO



NA NOITE MITOLÓGICA



 



DEUSES, ME CONCEDAM DORMIR



E SONHAR



COM  UMA DOC CATADORA DE PIOLHOS



ELA SE FOI PARA SEMPRE



MAS FICOU  O CALOR DE SUAS MÃOS



NA ÚLTIMA ALEGRIA



QUE SE PERDEM NA FUMAÇA



NAQUELES DIAS QUE NÃO VOLTAM MAIS



 



DEUSES, ME DEIXEM



DORMIR E SONHAR



COM UMA DOCE CATADORA DE PIOLHOS.



 



DIREITOS RESRVADOS



 



 



 



 



vale do Matutu (“cabeceiras sagradas” em linguagem indígena) está situado no munícipio de Aiuruoca, sul de minas, dentro da APA-Mantiqueira (Área de proteção ambiental). Lá, encontra-se a fundação Matutu, uma comunidade praticamente auto sustentável que tem uma proposta de vida harmônica com a natureza, criando condições para a realização espiritual,social e econômica de seus indivíduos e possibilitar a multiplicação dessa iniciativa.



A comunicade foi fundada em 1984 quando uma grande fazenda foi desmembrada para acolher pessoas movidas pelo mesmo ideal. A área totaliza 3.000 ha e conta com cerca de 140 pessoas conservando e preservando o meio ambiente. Devido ao bom gerenciamento da área a entidade conseguiu junto ao IBAMA a criação da APA, que faz divisa com o Parque Estadual do Papagaio.

Detalhe da escada



Detalhe da escada

Foto: Adilson Moralez



A comunidade tem um estatuto que gere as regras básicas, dentre elas, a não criação de animais domésticos como cães e gatos, para permitir a aproximação de animais e aves silvestres. Como uma dasformas de renda os moradores prestam serviços para os visitantes como guias, massagem, produção de queijos, mel, doces, etc.



O ponto de entrada da comunidade é o Casarão, uma construção de 1904 que serve como sede para os visitantes. Alí se pode comprar artesanatos, produtos do vale, contratar guias, obter toda informação necessária. No casarão também é servido o café da roça.

Patrimônio do Matutu



Patrimônio do Matutu

Foto: Adilson Moralez



Hospedar-se casa de hóspedes Patrimônio do Matutu é uma das melhores formas de se conhecer os encantos dessa região. A começar pela sua localização. Situada no fundo do vale, há 2,5 km do último ponto acessível de carro, o restante do trajeto deve ser feito numa caminhada super agradável de 40/50 min. Para facilitar o transporte de bagagem há um serviço original: você leva seus pertences de mão e o restante vai no lombo de burros.

Sala de convivência



Sala de convivência

Foto: Adilson Moralez



A casa fica num ponto alto com um belo visual do vale e do seu principal atrativo: a cachoeira do fundo. A construção é baseada em madeira e pedra. Ambas cuidadosamente extraídas com o mínimo impacto.



Para um maior contato com o local e entrosamento entre os visitantes não há energia elétrica e o ponto alto é o bate-papo em frente à lareira antes e após o jantar. Aliás, o jantar à luz de velas, também merece destaque, pois já no segundo dia todos estão sentando juntos e tomando vinho num entrosamento total. Coisa quase inimaginável em pousadas tradicionais. As refeições são excelentes e com base vegetariana, sempre preparadas com muito amor e carinho pela Marcilene.



A decoração é de muito bom gosto e harmonia com a natureza. Todos os quartos têm uma maravilhosa vista para a cachoeira com camas muito confortáveis. O banheiro tem aquecedores à gás e uma grande janela com vista para a cachoeira.

Primeiro dia

Caminhão travando a estrada



Caminhão travando a estrada

Foto: Adilson Moralez



Nossa viagem aconteceu no feriadão de 15 de novembro e partimos de São Paulo, em dois casais, na sexta-feira no início da noite. O combinado com o Luiz, da casa de hóspedes do Patrimônio do Matutu, era ligar para ele quando chegássemos em Aiuruoca para que providenciasse o nosso transporte do estacionamento até a casa. Porém, como tudo pode acontecer numa estradinha de terra, após cerca de 10km e lá pela 1 h da manhã, nos deparamos com um caminhão carregado de batatas atravessado na estrada, obstruindo totalmente a passagem. Quando o motorista nos relatou o ocorrido, senti que iríamos atrasar um pouco nossa chegada: o caminhão havia descido sem freios e para conseguir pará-lo o motorista o jogara contra o barranco e não conseguia mais sair.



Começamos a cavar o barranco, calçar a roda, mas nada de sucesso. Mais pessoas iam parando e dando opniões e ajudando dentro do possível. Para encurtar a história só conseguimos tirá-lo após muitas tentativas lá pelas 5h da manhã.



Conseguimos chegar na pousada cerca de 6h e após um bom banho e sopa quentinha fomos dormir às 7h.

Grupo botou a mão na massa



Grupo botou a mão na massa

Foto: Adilson Moralez



Bem, acordamos para o almoço lá pelas 14h e para não perder o dia fomos fazer uma caminhada até o casarão para conhecer o caminho durante o dia.

Rio que corta o Patrimônio



Rio que corta o Patrimônio

Foto: Adilson Moralez



Ao cair da noite foi servido o chá e depois nos reunimos ao redor da lareira. Numa chance única para bater papo, trocar idéias e conhecer as experiências das outras pessoas e obviamente contar nossa aventura da madrugada.

Segundo dia

Caminhada até cabeça do leão



Caminhada até cabeça do leão

Foto: Adilson Moralez



Após o delicioso café da manhã com pão de queijo quentinho a programação foi uma caminhada até o pico cabeça do leão. Para o passeio contamos com o serviço do guia Zé Rafael. É uma caminhada tranquila com um certo aclive no final e pode ser feita em 3 a 4 horas. Lá em cima a vista do vale é deslumbrante e pode-se ver o pico do pagagaio bem de frente. Um fato interessante do vale do Matutu é sua forma de ferradura o que justifica o nome da cachoeira do fundo.

Grupo no pico



Grupo no pico

Foto: Adilson Moralez



Voltamos para o almoço cerca de 14:30h e após um pequeno descanço partimos para conhecer a cachoeira do fundo. Numa caminhada tranquila faz-se o trajeto em 2h e certamente vale o passeio. A cachoeira despenca em várias quedas e na última dá para se tomar banho.

Retorno



Retorno

Foto: Adilson Moralez



A cachoeira despenca em várias quedas e na última dá para se tomar banho. No retono já estava sendo servido o chá das 5 e deu para repor as calorias gastas nas caminhadas.A noite, outra sessão de bate-papo ao redor da lareira degustando um bom vinho.

Terceiro dia

Cavalgada



Cavalgada

Foto: Adilson Moralez



Esse foi o dia mais interessante, pois a programação foi uma cavalgada. Houve uma chance dela ser cancelada, pois havia chovido muito durante a noite e o terreno poderia estar escorregadio. Mas os cavalos deram um show e pudemos fazer o passeio normalmente. A cavalgada saiu da própria casa de hóspedes e fomos guiados pelo Brasil, guia experiente e seu ajudante Rafael, um garoto de 11 anos muito experto e habilidoso.



A parte cômica do passeio foi ver a inexperiência do grupo em controlar os animais, mesmo sendo extremamente dóceis e obedientes. O Luiz também nos acompanhou na cavalgada que tinha como destino a macieira, planície atrás do Patrimônio do Matutu. Passamos por pequenos riachos, pelo casarão e pela comunidade.

Macieira



Macieira

Foto: Adilson Moralez



O destino só foi alcançado após umas três horas e valeu muito a pena, pois nos permitiu ver o vale do lado oposto à cabeça do leão, além da beleza da planície da macieira. Chegamos de volta em torno das 16h para um almoço tardio e um descanso merecido, pois cavalgar 6 horas sem treino é bem cansativo.

Quarto dia

Dia de retorno



Dia de retorno

Foto: Adilson Moralez



Dia de acordar um pouco mais tarde e arrumar as coisas para voltar para casa. Havia uma certa emoção, pois creio que devido às chuvas os faróis externos do nosso jipe se acenderam durante a noie e ficamos sem partida. Nada que um empurrãozinho não resolvesse.



Para continuar com o clima de passeio decidimos retornar pela estrada de terra até Itamonte (55 km) curtindo o belo visual. Após o almoço retornamos para casa extremamente felizes por ter aproveitado ao máximo o feriadão num lugar especial que merece novas visitas.

Dicas do autor

Descrição



Adilson Moralez

adilson@ecofotos.com.br

www.ecofotos.com.br



Aproveite ao máximo o contato com a natureza onde não há nenhum ruído que lembre cidades. Para os mais urbanos esqueça secador, barbeador elétrico e permita-se vivenciar um lugar diferente com um alto astral. Quando fizer sua reserva leia atentamente as instruções enviadas pelo Luis e não esqueça a lanterna. Sentar na espreguiçadeira da varanda para ler um livro é um programa imperdível.

Serviços



Casa de Hóspedes Patrimônio do Matutu

Aiuruoca – MG

www.patrimoniodomatutu.com.br

35 3344 1444

35 3331 6104

patrimonio@patrimoniodomatutu.com.br



Fundação Matutu

Cx. Postal 11 Aiuruoca – MG

www.matutu.org

Tel/Fax 35 3344 1761 (recado)

atendimento@matutu.org


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui