Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->INTERNET: USOS E ABUSOS -- 07/08/2001 - 16:55 (Diógenes Pereira de Araújo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CAMINHOS 15 - INTERNET: USOS E ABUSOS

'Net' significa rede, em inglês.

Internet é uma rede de ligações feita por computadores, de alcance mundial, possibilitando o correio eletrônico (e-mail); o chat (bate-papo), estes dois dependentes de participação de pessoa a pessoa e a Web; informações pessoais e conhecimentos deixados à disposição de acesso. O e-mail será lido à ocasião em que o destinatário quiser acessar.

Trata-se de instrumentos de comunicação à disposição das pessoas, tais quais já foram no passado, o bater nos tambores, os sinais de fumaça, os pombos correio e são hoje o telégrafo, o telefone, o fax, o rádio, a televisão, etc.

O ser humano é um agente comunicador. A qualidade da comunicação, seu conteúdo, sua eficácia, sua rapidez e aparência tem a ver com os meios de comunicação, todavia, tem, ainda mais, a ver com o agente comunicador.

Houve e há pessoas a dedicar tanto de seu tempo à chamada navegação na Internet, que foram chamadas de fanáticas, de isolacionistas. Foram, também, rotuladas de depressivas.

De fato alguns passam muito tempo diante do monitor, principalmente no começo desta prática.

Pode ser que alguns usuários da Internet já estivessem depressivos e com dificuldade de se comunicar com pessoas próximas. Neste caso a Internet poderia vir a funcionar como instrumento de integração e de ampliação da vida social das pessoas, em parte habilitando-as na seqüência a melhorar o relacionamento com pessoas próximas.

O e-mail e o chat fazem-se com pessoas fora do alcance das vistas. Quando uma pessoa está introvertida ela poderá apresentar maior dificuldade no relacionamento com o próximo, que com pessoas distantes, pessoas longe dos olhos.

O impedimento a maior relacionamento com pessoas próximas pode ter causas variadas: pode ser a introversão, a antipatia, o desgostar de uma pessoa, conflsitos não resolvidos, incompatibilidade de temperamentos ou de comportamento, teimosia, etc.

A palavra teimosia tem por sinônima a palavra pertinácia. Esta deriva de tenaz. Tenaz é uma ferramenta usada por ferreiro, pedreiro, carpinteiro, marceneiro. Parecido com uma tesoura, de longos cabos. A tenaz é usada para por peças nas forjas, para segurar ferro em brasa, malhar nas bigornas, para cortar azulejos, arrancar pregos. É um instrumento que segura com firmeza, impossibilitando ao objeto segurado de escapar. Assim a pessoa teimosa: ela se apega a um comportamento, maneira de pensar, de sentir do qual não abre mão ou não consegue abrir mão por temer abandonar seu limite de segurança.

As pessoas que buscam se conhecer melhor e dar os passos necessários à melhoria de si mesmas são mais aptas ao relacionamentos com os outros. Isto poderá ser feito também à distância, através do relacionamento via Internet.

Esta atividade poderá vir a facilitar o relacionamento entre pessoas e, depois disso, facilitar o relacionamento entre pessoas que convivem face a face.

Alguns julgam, ou se iludem, que as pessoas com que se relacionam via Internet não possam ser antipáticas, teimosas, etc. Mas a pessoa não se vê. As pessoas com que nos relacionamos via Internet estão sujeitas às mesmas mazelas das pessoas de nosso relacionamento. De certo modo acontece com a busca de um outro parceiro/a no casamento. No começo só se enxergam qualidades e a ausência daqueles defeitos que já não tolerávamos em nosso cônjuge, Depois de um certo tempo a estória se repete e se expõe a mesma fraqueza humana já nossa conhecida, com outras feições, quem sabe, mas nossa já conhecida.

Um dos males da Internet são os hackers e outras pessoas com tendência destruidora, quer agredindo os destinatários de e-mails, quer azedando o relacionamento nos chats, mas também na vida real são encontradiças pessoas com tendência destruidora.

Existem os bandidos, praticantes de homicídios, agressões, latrocínios; os fofoqueiros, os maledicentes, os negativistas.

Existem também os omissos em produzir boas ações, boas palavras e bons pensamentos. Estes são traidores primeiro de si próprios e depois da coletividade.

É evidente que ações e palavras influenciam o meio ambiente, mas pergunta-se: também pensamentos?

Pensamentos influenciam o ambiente: indireta e diretamente.

Indiretamente porque os pensamentos influencia a quem pensa e, através da influência sobre esta, o ambiente é influenciado; os pensamentos, todavia, influencia também diretamente as pessoas circunvizinhas. Quem não ouviu ainda falar da influência nefasta dos negativistas?

Os negativistas ainda que nada façam, que nada falem, só com seus maus pensamentos fazem ficar carregado o ambiente.

Pensamentos, emoções e sentimentos, externados ou não, influenciam o ambiente. É quase impossível que tais não sejam externados, principalmente as emoções e os sentimentos.

Recebi um e-mail de uma pessoa amiga, argentina, onde ela escreve:

'¿O que devemos fazer, nós que queremos um mundo melhor? ¿Procurar entender ao outro?, sabendo que nem nós somos perfeitos?, e para isso é imprescindível que sejamos humildes? Se compreendemos ao outro, nós procuraremos as rotas para levar a ele nossa ajuda, e se ele não quer aceitar isto, nós teremos que achar a forma de ele entender aquilo de que precisa, aceitando nós mesmos a ajuda de outras pessoas que nos contribuem com o que nós não temos, com o que nós não sabemos, com o que nós não sentimos, porque nós não somos perfeitos.

Deste modo, de pouco a pouco, nós nos melhoraremos a nós mesmos, àqueles aos quais temos próximos a nós, quer dizer: (nossos familiares, parentes), nossos vizinhos, nosso bairro, nossa cidade, nosso país, nosso mundo, e, como cada pessoa que melhora integrará esta cadeia, o efeito multiplicador será enorme.'

Confúcio preconizava há 2.450 anos: 'Primeiro cuidar de si, depois de sua família, depois da Nação'.

Poderíamos refletir sobre a água:

A água é humilde,
sempre buscando o lugar
de menor destaque,

mas a terra põe todo seu peso
a serviço de que despontem as nascentes
à flor da terra

e

o sol põe todo seu calor para elevar a água
às alturas.

Esse texto é modesto mas habilitará a pessoa a criar uma vida significativa para si própria, na cautela de que:

'Incapaz de criar uma vida significativa em si mesma, a personalidade se vinga'. Lewis Mumford

Quando as pessoas se sentem incapazes de criar uma vida significativa para si próprias elas partem para o vandalismo: contra si próprias e contra os outros. Seja propositadamente ou não. Seja conscientemente ou não.

Essa conduta destruidora poderá ocorrer no convívio frente a frente com as pessoas e no ambiente virtual.

Todos temos interesse de viver num mundo melhor.

É uma questão de sobrevivência.

'A própria ameaça de desintegração geral aumentou as possibilidades de uma melhoria
rápida e radical da condição do homem.' Lewis Mumford

Pode-se afirmar que conhecer o bem e esforçar-se para o praticar é uma obrigação absoluta: do interesse do indivíduo e da comunidade no sentido menor, familiar – digamos assim – e mais amplo: nacional ou internacional, para não dizer galáctico, e por quê não?

Obrigação isso? Ora, antes entendêssemos como um privilégio, criar uma vida significativa, qual seja o de contribuir para fazer um mundo menos mau e, ao mesmo tempo, melhor. Todas as pessoas estão aptas a essa contribuição e os pobres necessitam urgentemente disto, tanto mais quanto mais pobres forem. Nosso pequeno esforço é muitas vezes para adquirir o supérfluo; a luta extenuante do pobre é muitas vezes para adquirir 'parte' do essencial para sua vida e de seus dependentes.

De acordo com cálculos da Computer Economics, os prejuízos causados pelo worm Code Red chegaram a 1,2 bilhão de dólares, até 3.8.

O progresso nos meios favoráveis à comunicação não deveria ser desfavoráveis à própria comunicação; o necessário seria que a comunicação entre as pessoas também progredisse, em decorrência do desenvolvimento das próprias pessoas.

As atividades dos hakers atinge pessoas acima de um nível, ou seja, pessoas possuidoras de computador; a atividade de outros vândalos, corruptos, bandidos, atinge aos pobres mais pobres, àqueles que têm como bem pouco mais que a própria vida.

Falta ressaltar que pela Internet nos chegam textos de excelente qualidade, demonstrando existir pessoas de qualidades humanas e talentosas, dispostas a dar o melhor de si. Assim também por aí. 'A Beleza há de salvar o mundo'.
Para nosso alvedrio, - 'por nossa conta e risco', como afirma um conhecido nosso -, a palavra tenaz deu também origem à palavra tenacidade. Que seja conosco.



Diógenes Pereira de Araújo

http://fast.to/poema

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui