Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES GERAL - QUESTÕES DEZ/2010, JAN/2011 -- 19/05/2011 - 16:05 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


ATUALIDADES GERAL - QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2010 E JANEIRO DE 2011.

Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal







1 MACKENZIE 2011 EUA EXÉRCITO

www.naval.com.br – Poder Naval Online

A marinha de Guerra dos EUA tem a distribuição de suas frotas em diferentes lugares do mundo. A esse respeito, e correto afirmar que

a) a 7.a Frota atende aos interesses estratégicos nas relações de comercio com a China e a sua presença não considera nenhuma outra potencia nuclear na região do pacifico.

b) a 4.a frota demonstra a histórica preocupação do país em manter a sua hegemonia na America Latina. Recentemente aumentou a sua importância tanto em razão da existência de governos mais críticos a liderança dos EUA, quanto à presença de riquezas naturais recem-descobertas no Atlântico Sul.

c) a 6.a frota tem importância secundaria na historia militar dos EUA e nas suas relações com outras potencias mundiais.

d) a 5.a Frota tem a sua ação restrita as operações militares de combate ao terrorismo e não dispõe de maiores preocupações estratégicas na região em que atua.

e) a 2.a e a 6.a Frotas tendem a ser desativadas, pois a Rússia já não representa nenhum risco à segurança dos interesses dos EUA. A entrada dessa antiga potencia rival na Otan e a estabilidade de posições territoriais

na região do Ártico tornam essa presença militar cada vez menos importante.



2 UNESP 2011 MAR DE ARAL



(Robin Clarke e Jannet King. O Atlas da Água, 2005. Adaptado.)

Desde 1957 o mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, teve uma redução de 50% de área e de mais 66% de volume, em boa parte por causa do desvio dos rios Amu Darya e Syr Darya para prover

a) a indústria pesada.

b) o setor terciário.

c) a irrigação de lavouras.

d) a zona urbana.

e) o complexo industrial.





3 PUC SP 2011 POLUIÇÃO NA EUROPA



Leia: LAMA ATINGE O DANUBIO E POE EUROPA EM ALERTA

Ainda não há sinais de mortes de peixes no 2.o maior rio do continente

“A lama tóxica que vazou do reservatório de uma fabrica de alumínio na Hungria atingiu ontem o Danúbio, colocando em alerta autoridades dos países cortados pelo segundo maior rio europeu.”

Fonte: Folha de S. Paulo, 08/10/2010, pagina A23

Sobre as características e conseqüências do desastre, pode-se afirmar que

a) sua escala fica restrita as cercanias da fabrica, pois os cursos d`água próximos tem condição de absorver o material tóxico, sem permitir ele se espalhe na extensão da bacia hidrográfica.

b) a lama transportada na bacia do Danúbio ultrapassara a fronteira de vários países, o que justifica que a condição ambiental de um pais seja de interesse, ao menos, dos seus vizinhos.

c) o derramamento dessa lama e uma ameaça para a Europa em geral, pois através do Rio Danúbio atingira todas as outras bacias hidrográficas importantes do continente.

d) sua escala e local, ao contrario do desastre da Usina de Chernobyl que espalhou uma nuvem radioativa sobre a Europa, pois a lama vazou na água e, assim, não pode se mover.

e) não se deve instalar essas fabricas em zonas ribeirinhas, e sim se optar por zonas litorâneas, modo pelo qual os efeitos de desastres serão mais localizados.







4 UNESP 2011 SUSTENTABILIDADE



A criação de índices de sustentabilidade nas principais bolsas de valores do mundo reflete a valorização das companhias verdes. Quando o mercado de capitais, centro financiador do desenvolvimento econômico, cria um índice, dá um recado explícito às empresas que ele procura. Nesse caso, o mercado deixa claro que a agenda socioambiental não pode ser ignorada pelas empresas que ele procura. Na Bolsa de Valores de São Paulo, o índice de sustentabilidade (ISE), criado há cinco anos, mostra resultados melhores do que o índice tradicional. No ano passado, as ações medidas pelo índice Ibovespa subiram 18,5%, enquanto as medidas pelo ISE da Bovespa aumentaram 24,7%.

(Veja, 09.06.2010. Adaptado.)

Assinale a alternativa correta.

a) A reportagem citada tem como assunto a recusa, por parte dos investidores do mercado de capitais, da lógica neoliberal que atualmente rege a economia capitalista.

b) A questão ambiental e assunto restrito a esfera política, não podendo ser regida pelos critérios da lei da oferta e da procura.

c) Os dados citados na reportagem reforçam a tese originalmente marxista acerca da lógica autodestrutiva da economia capitalista.

d) A reportagem trata da incompatibilidade entre equilíbrio ambiental e a celebre “mão invisível” do mercado, postulada pelo filosofo Adam Smith.

e) A reportagem divulga a tese de que um problema originalmente ético pode ser resolvido pela lógica do mercado capitalista.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui