Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->18. TEMORES FUNDAMENTADOS -- 16/12/2002 - 08:48 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Através de Honorato, quis averiguar o paradeiro dos parentes mais chegados. Não era mera curiosidade, mas desejava pôr-me a par do adiantamento de todos, para saber como agir em relação a cada um, uma vez que, a qualquer hora, iria ter de prestar ou de receber contas.

— Meu filho, se você está temendo encontrar-se com seres mais atrasados, é justo que aprenda a lidar com vibrações deletérias, capazes de prejudicá-lo. É, por isso, justamente, que está recebendo instruções valiosíssimas. Que outros objetivos poderiam ter os mentores, senão equipar os discípulos, para que ajam evangelicamente, no serviço socorrista a quem amam?

— Sei que não poderia temer o encontro de seres mais adiantados, pois se acham acima do meu bem e do meu mal, ou não seriam superiores a mim. Contudo, vamos supor que meu pai seja entidade pertencente aos quadros da angelitude. Será que teria condições de retribuir-lhe o amor?

— Se a questão me tivesse sido proposta em tese, indicaria o caminho da cartilha evangélica. Mas vamos considerar o caso específico. Seu pai o agasalhou no lar terreno, desde o nascimento até a idade de...

— Vinte e seis anos, quando faleceu.

— Bom. Que sabia você de recepcionar o amor paterno, ainda bebê?

— Conscientemente, nada. Se for considerar o que senti dentro do gabinete de reflexões, iria dizer que poderia ter recebido dele influxos negativos de energia vital.

— Foi você quem colocou seu pai em plano mais elevado. Quer trocar de exemplo, citando outra pessoa da família ou fora dela?

— Acredito que meu pai tenha, verdadeiramente, dado muito amor a mim.

— Então, prosseguirei com os raciocínios.

— Posso tentar descobrir o ponto de chegada?

— Claro!

— Penso que irá dizer que, a partir das vibrações positivas, irei sentir-me agasalhado e terei condições de ajoelhar-me perante a entidade melhor dotada, solicitando perdão por não ter aproveitado as oportunidades de crescimento moral que me deu.

— Não lhe parece lógico que assim deva ser?

— Esse é o meu medo. Lógico, com certeza, é. Mas será “psicológico”, ou seja, não me deixarei arrastar por impulsos baixos provenientes do caráter conturbado pelos vícios de procedimentos injustificáveis, à vista das virtudes que agora conheço e não pratico?

— Não, se você fizer como durante as reflexões, quando se deixou levar por sentimentos de amor-próprio ferido, terminando no hospital.

Sentia-me pressionado pelas dúvidas:

— Não quero ser apressado, mas poderei estar na iminência de me deparar com alguém naquelas condições de superioridade?

— Não irá depender de mim. As visitas estão sempre abertas aos que se interessem realmente pelo progresso moral dos parentes e amigos. Todavia, existem normas de segurança psíquica para os internos, de sorte que, no mínimo, se você for avisado de que possa haver quem esteja interessado em revê-lo, já terá passado pelo crivo da triagem rígida dos protetores da colônia. Em nome do amor, da benquerença e da caridade, ninguém tem o direito de perturbar o andamento dos cursos, particularmente porque os responsáveis estão cientes da fragilidade dos novatos e não permitem que se percam os trabalhos de preparação. Vamos elucidar, desde já, um tópico que há tempos vem ocupando sua mente.

— Não estarei correndo risco algum, se tentar fazer a pergunta diretamente, pois já sei a que fato está referindo-se?

— Diga lá!

— Sei que estou diante de ser muitíssimo mais elevado que eu ou que qualquer dos companheiros de grupo. Não sou capaz de discernir o quanto avançado é meu querido avozinho, mas percebo que tudo o que me passa pela mente obtém resposta cabal, como se abrisse dicionário ou enciclopédia e encontrasse as explicações de forma cientificamente correta. Assim, a dúvida que trago se relaciona com o fato de ter recebido suas influenciações magnéticas desde as Trevas, pondo-me à vontade para receber-lhe os benefícios da assistência. Caracterizando melhor, devo dizer que me sinto bem perante ser muito menos imperfeito, sem conhecer quais mecanismos me fizeram confiar intelectual e emotivamente em pessoa com quem não me lembro de haver tido qualquer relacionamento, embora tenhamos sido consangüíneos.

— Você me diz superior. Mas eu não seria capaz de elaborar tal discurso em tão pouco tempo. Tudo o que lhe passo é produto de muita meditação, de muito ensaio. A verdade é que nós tivemos outros encontros, cujas diretrizes não cabe esclarecer ainda, pois implicaria no conhecimento de entrelaçamentos sentimentais cármicos com outros indivíduos. Quando o procurei, assim que despertou para o sofrimento, após o desenlace carnal, fui recusado. Sabe quantas vezes isso ocorreu? Pelo menos oitocentas vezes. Dessa forma, se você não souber comportar-se diante de seu pai e o encontro frustrar-se (isto é só um exemplo), como ser superior que supomos seja, irá insistir até lograr acesso junto a seu coração. Resta alguma dúvida?

— Dúvida, não. Resta o temor de não possuir os dons de virtude...

— Vamos trabalhar juntos para resolver isso. Se me permitir adiantar conclusões, direi que deve manter o temor aceso, pois é pertinente com o estágio de seu desenvolvimento moral. O tremor resultante deve ser canalizado para o esforço de aquisição dos itens evangélicos em falta. Como você acha que agiria, se fosse enviado de volta ao Umbral?

— Assim, a seco? Sem explicação?

— Isso mesmo.

A pergunta pegou-me desprevenido. Não soube aquilatar a intenção dela e hesitei. Talvez ficasse muito chateado, pensando em ter sofrido injustiça, pois não me lembraria de ter feito nada para merecer o tratamento da expulsão. Por outro lado, poderia estar sendo testado de modo prático, como estava sendo teoricamente. Se assim fosse, não vagaria sozinho pelo ermo e seria protegido, em caso de ataques de seres mais poderosos.

— Não sei o que responder. As idéias cruzam em meu cérebro, podendo haver diversos objetivos plausíveis.

— Pois essa seria a sua reação no descampado. Ficaria sem saber as razões de ter sido enviado para fora dos limites da colônia. Tenho certeza, considerando o seu progresso, de que iria buscar as respostas nos encontros com os seres da erraticidade, investigando qual a melhor maneira de auxiliá-los. Ninguém que tenha conhecimento do catecismo evangélico se esquece de que o caminho para Deus é longo e pavimentado de espinhos. Dessa maneira é que devemos encarar quem venha à nossa procura desde as regiões mais elevadas, isto é, com a convicção firmada de que esteja preparado para nos conduzir às sendas do amor de Jesus.

— Devo concluir, então, que preciso caracterizar cada ser com quem terei de restabelecer os vínculos...

Não sabia se podia referir-me a amor, a amizade, a companheirismo. Honorato me socorreu:

— ...os vínculos do amor, desde que tenham sido abalados por deficiências de caráter.

— Penso estar começando a entender a pregação do Professor Mário. Se nós não tivermos a frieza de analisar racionalmente as deficiências e os percalços provocados pelos seres que consideramos adversários, como iremos agir para a reconciliação preconizada pelo Cristo?!

Honorato definiu o horário como oportuno para que eu voltasse ao convívio dos assistidos hospitalizados e deu por encerrada a entrevista. Pensasse no assunto e orasse pela misericórdia divina. No etéreo, sempre está parecendo que Deus não encerrou o primeiro dia da criação.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui