Usina de Letras
Usina de Letras
172 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A PRESENÇA DA MITOLOGIA GREGA EM O MINOTAURO DE MONTEIRO LOB -- 15/06/2000 - 14:02 (José Marcos Ramos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A PRESENÇA DA MITOLOGIA GREGA EM O MINOTAURO DE MONTEIRO LOBATO


'Este trabalho é dedicado a Maria Inês, minha esposa,
e Inês Helena, minha filha, pelo que elas tem me ajudado
neste aprofundamento pela língua Grega.'

José Marcos Ramos



I INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, identificar a presença da mitologia grega, em 'O MINOTAURO ', seja como citação ou fazendo parte da diegese. Não tenho o propósito de aprofundar a pesquisa mitológica, apenas descreverei aleatoriamente alguns dos setenta mitos encontrados na narrativa de LOBATO.

II PRESENÇA MITOLÓGICA

Encontrei cerca de setenta mitos na narrativa de LOBATO, alguns fazendo parte da diegese, como o minotauro, que dá título ao livro, e outros que são apenas citados pelos personagens durante o desenrolar da narrativa.
Por uma ordem não rígida de citação, os mitos são: Himeneu, Baco, Vênus, Apolo, Aurora, Eros, Artenis, Palas Atenas, Hércules, Eco, Argonautas, Hidra de Lerna, Zeus, Ceres, Perséfone, Cloto, La quésis, Atropos, Possêidon, Tétis, Anfitrite, Latona, Erectônio, Hefestos, Atis, Gorgona, Centauros, Pirito, Deidania, Teseu, Analteia, Medusa, Musa, Prometeu, Telêmaco, Rei Minos, Danaidas, Alcmena, Íficles, Tirésias, Euristeo, Hélios, Leão de Neméia, Hermes, Níobe, Ulisses, Aretusa, Sileno, Penélope, Ninfas, Driades, Sátiros, Náides, Augias, Hipólita, Peleu, Telamão, Hespérides, Egito, Cérbero, Onfale, Caronte, Esfinge, Quimera de Três cabeças, Hemon, minotauro, Antígona, Triptolemo, Admetre, Anficteão.

III DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS MITOS

1 - Himeneu
Hímen ou Himeneu, segundo alguns, filho de Apolo e de Calíope, conforme outros, de Baco e de Vênus, era o deus do casamento. Presidia, somente aos casamentos realizados conforme os ritos. Era representado sob a figura de um belo jovem, de cabelos crespos, sorridente e triste ao mesmo tempo, que trazia frutos e flores e que tinha nas mãos era uma flauta ora uma tocha nupcial.
2- Baco
Baco era o Deus do vinho, filho de Júpiter e Sêmele, filha de Cadmo. Submeteu ao seu império todos dos povos, ensinando-lhes a cultura da vinha e o fabrico do vinho. É representado como um belo jovem de faces coradas, coroado de vinha ou hera, com os longos cabelos anelados caídos sobre os ombros.
3 - Vênus
Deusa da beleza e do amor. Nasceu da espuma do mar fecundada pelo sangue de Urano, entre a ilha de Chipre ou Citera. Ao nascer, foi acarinhada pelo Zéfiro. Colocaram-na numa concha de pérolas e néctar e entregaram-na às Horas para que se encarregassem de educa-la. Ordinariamente, era representada em companhia de cupido, sobre um carro tirado por pombas brancas, ou por cisnes, ou por pardais.

4 - Apolo
Apolo não era só o Deus do Sol, erra o próprio sol. Tem como pais, Júpiter e Latona. È considerado o deus de várias coisas. Considerado como Deus Solar, Apolo é representado com raios ao redor da cabeça.

5- Aurora
Núncia do sol. Era ela que abria as portas do dia. Era filha de Titã e da Terra. Representavam-na assentada num carro vermelho tirado por quatro cavalos brancos.

6 - Eros
O filho de Afrodite, Eros, com o carcaz bem fornido de setas, é um encantador menino alado, de cabelos encaracolados, risonho e trêfego, cujas travessuras nem sempre são inocentes. Toda vez que despede uma seta com seu infalível arco, o amor se implanta no coração e aí reina como tirano. Eros é ordinariamente representado como um menino de oito anos armado de arco, carcaz e flechas ardentes.

7 - Ártemis
Ártemis, nome grego de Diana, filha de Júpiter e Latona. Irmã gêmea de Apolo. É conhecida por vários nomes, sua ocupação principal é a caça.

8 - Palas Atena
Nome grego de Minerva. Deusa da sabedoria, da guerra das ciências e das artes, era filha de Júpiter. Depois que Júpiter devorou sua primeira esposa, Métis, passou a sentir-se mal, e veio-lhe terrível dor de cabeça. Sem detença chamou Vulcano que lhe abriu ao meio a cabeça com uma machadada. Do seu cérebro, no mesmo instante nasceu Minerva armada de ponto em branco.




9 - Heracles
Nome grego de Hércules.. O mais célebre dos semideuses, tipo acabado da orça, aliada à sagacidade. Hércules consagrou sua existência à salvação dos homens, percorrendo terras e mares para salvar os oprimidos, socorrer os infelizes e exterminar os monstros que assolavam os países. É filho de Júpiter e de Alcmena.

10 - Zeus
Nome grego de Júpiter. Era filho de Saturno e de Réia. Saturno recebera de seu irmão Titã o império do mundo, com a condição de que não criaria jamais nenhum filho masculino; todos aqueles que nascessem, seriam devorados por ele. Réia, que tivera a dor de ver vários filhos devorados pelo marido, sentindo-se novamente gravida, dirigisse para a ilha de Creta, onde deu a luz Júpiter; em seguida para enganar seu marido, deu-lhe uma pedra embrulhada em panos, que o voraz deus logo engoliu sem se dar conta do logro. O deus recém-nascido foi aleitado numa gruta do monte Ida pela cabra Amalteia, e cuidado pelas ninfas. Os Curetes, para impedir que os vagidos da criança fossem ouvidos pelo pai, dançavam ao redor da gruta aos berros, batendo nos seus tambores e címbalos. É a figura mais imortal da mitologia.

11 - Deméter
Nome grego de Ceres. Filha de Saturno e de Ops e irmã de Júpiter, Ceres é a deusa da terra cultivada, e, por conseguinte da agricultura. Desposou um filho de Júpiter e gerou Pluto, o deus da riqueza, donde se deduz que a agricultura faz as nações ricas. Representam-na sob a figura de uma mulher bela, coroada com guirlandas de espigas ou papoulas tendo na mão um gavela e na outra uma foice.

12 - Erictônio
Quarto rei de Atenas, filho de Vulcano e da Terra. Tinha as pernas tão mal feitas que não ousava aparecer em público. Erictônio foi criado por Minerva, que o encerrou numa caixa que confiou aos cuidados de Pândora, com a expressa recomendação de não abrir. Minerva queria com suas próprias mãos, entregar o mostrengo à terra quando fosse chegada a hora.

13 - O Deus Hélios
Filho de Hipérion, foi afogado pelos Titãs no Erídano. Colocado no céu, o fogo sagrado tomou dele o nome de Hélios ou sol. Apaixonado pela ninfa Rodia, ou Rodes, secou a ilha que depois tomou o nome de Rodes e deu-a como presente a sua amada.

14 - Minotauro
Minos II, rei de Creta, pedira a Netuno um testemunho público do direito que lhe assistia de subir ao trono. O deus do mar fez sair das ondas um magnífico touro branco, de beleza sem igual, que o rei, a seguir, deveria oferecer em sacrifício ao mesmo Netuno. Mas Minos achou o touro tão belo, que resolveu sacrificar outro a Netuno e ficar com o touro branco para si mesmo. Netuno, irado e ofendido por ter sido logrado, inspirou a Pásife, esposa do rei, uma paixão insensata pelo formoso animal. Desse conúbio monstruoso nasceu o Minotauro, monstro meio homem, meio touro, corpo de homem com cabeça de touro. Minos informado desse excretável nascimento, quis, ao menos, subtrair sua vergonha aos olhares públicos, e mandou que Dédalo lhe construísse o labirinto. Aí ficou encerrado o monstro, que se alimentava de carne humana. A cidade de Atenas fora condenada a pagar tributo anual de sete virgens e sete mancebos, que eram dados em pasto ao monstro. O Minotauro foi morto por Teseu, que era um dos jovens destinados a servir de repasto ao monstro.

IV conclusão
Ao enveredar pelos caminhos da mitologia grega, consegui perceber, quanto o mundo das artes está impregnado da mitologia grega. A presença da mitologia em 'O Minotauro' de Lobato é uma prova disto.
Considerando que 'O Minotauro', é um livro dedicado ao leitor de pequena idade, a mitologia não foi descrita com a minúcia que deveria ter, mas acredito, que da margem a um grande conhecimento mitológico por parte do leitor.



BIBLIOGRAFIA
LOBATO, Monteiro. O Minotauro. Editora Brasiliense.
São Paulo. 1969. 10ª Edição.
SPALDING, Tassilo Orpheu. Dicionário de Mitologia
Grego-latina. Editora Itatiaia Limitada. Belo Horizonte
1965.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui