Usina de Letras
Usina de Letras
104 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Legislativo e a Democracia Participativa -- 10/02/2002 - 15:37 (Magno Antonio Correia de Mello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Em conferência proferida no recente fórum social mundial, o conhecido sociólogo português Boaventura dos Santos, o ex-Prefeito Raul Pont, um representante líbio e outro mexicano enfrentaram o tema “democracia participativa” sem qualquer referência à necessidade de integração entre a população e os Parlamentos. Minto. Em seu discurso, o ex-Prefeito da cidade que sediou o evento chegou a mencionar indiretamente o Poder Legislativo, instigando o descumprimento de normas legais que embaraçam a participação do povo nas decisões adotadas pelo Executivo.



A abordagem causa preocupação. Não pela indiscutível autoridade dos dois conferencistas aqui citados, mas pela visão de mundo que desvenda. A esquerda, salada à qual provavelmente pertencerei até o fim da vida, possui, descontadas as exceções confirmadoras da regra, uma irresistível inclinação para desprezar o papel dos órgãos legislativos, até como forma de segregar em pólos contrários os conceitos de democracia participativa e democracia representativa.



O resultado de tudo é um grande engano, não obstante certas premissas em que se funda esse raciocínio pareçam consistentes. Não há como negar o fato de que nenhum Parlamento, em nenhuma democracia formal conhecida, possui legitimidade para desempenhar a função que lhe é destinada. Seus integrantes – sem nenhuma exceção – nunca são o retrato dos eleitores que deveriam representar. Empresários correspondem a uma parcela ínfima das populações nacionais e ocupam mais de noventa por cento das cadeiras em todos os Legislativos. No Brasil, negros, pobres e mulheres, a levar em conta o número de Deputados e Senadores que elegem, não existem, ou não passam de minorias insignificantes.



Partir de uma verdade e alcançar uma mentira não chega a ser incomum, mas, no caso, as conseqüências são mais graves que de costume. Ao invés de procurar corrigir essas distorções, prefere-se jogá-las para debaixo do tapete, como se a solução pudesse ser encontrada no afastamento do Legislativo do jogo político. O conceito de democracia participativa passa a representar um conjunto de medidas que não só despreza como enfrenta e confronta o papel do Parlamento.



Há uma contradição intrínseca nesse pensamento. O Executivo, em regra, também não é o retrato das tensões demográficas. Fernando Henrique Cardoso não defende além do interesse de um punhado de barões da indústria, do comércio, do setor financeiro, da bandalheira verticalizada e institucionalizada. É um lamentável equívoco supor que no Executivo, contra todas as evidências, a participação popular pode surtir efeito. A eleição da esquerda configura quase um acidente de percurso, uma verdadeira e não pressentida legitimação das vitórias conservadoras.



Além disso, não se tem como evitar o risco de que se chegue, no extremo, ao mais puro e ultrapassado caudilhismo. É melhor que se introduzam instrumentos destinados a garantir a representatividade efetiva do Legislativo. Parece bem mais sensato que não possam, Deputados, Senadores, Vereadores e congêneres, apertar impunemente botões que contrariam a vontade de seus eleitores. O que se conclui, de tudo, é que a restrição ao alcance do poder e a limitação de sua estrutura não resultam em nada melhor que a Argentina, país há poucas décadas caracterizado pela prosperidade e hoje mundialmente conhecido por ter uma única indústria lucrativa: a de panelas.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui