Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Meu amigo Ronaldo leal -- 05/08/2002 - 22:37 (José Ronald Cavalcante Soares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A calma que nos dá tranqulidade, a sensibilidade poética que sempre recrudesce no Natal, captando os dramas pungentes das ruelas e dos viadutos de Porto Alegre. O chimarrão indefectível. Os costumes do sul, nascidos do encontro de culturas, caldeados no frio e no minuano. O amor às tradições, a imponderável influência de ser fronteira internacional, mantendo o idioma pátrio ainda que em contato permanente com a língua de Cervantes.
E a amizade fez um arco, uma ponte talvez, ligando o sul ao nordeste, onde a influencia telúrica determina um homem tão diametralmente oposto, eis que preocupado inquietantemente com os dramas da sobrevivência.
As prendas, os fandangos, os churrascos, as tradições importadas da europa alemã ou italiana, para ele; o baião, o forró, a paçoca e a peixada, para mim.
O vento frio e o sol de estio...mas nada desune, ao contrário, tudo trama para um entrelaçamento...
O gaúcho, lutador e vigilante como devem ser os homens da fronteira; o nordestino, chapéu de couro, sotaque duro e arrastado, vivendo os dramas selvagens do sertão crestado pelas longas estiagens.
Mando daqui, nesta noite estrelada e amenizada pela brisa terral, um abraço ao amigo gaúcho, extravasando para sua família, desejando as mega senas acumuladas da serenidade, da paz de espírito e, principalmente, do amor fraterno.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui