Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES GERAL - QUESTÕES VESTIBULARES - JULHO 2010 -- 04/10/2010 - 17:15 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ATUALIDADES GERAL – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2010

Edson Pereira Bueno Leal , outubro de 2010



1 MACKENZIE JULHO 2010B



Tragédia no Haiti

Terremoto arrasa pais mais pobre das Américas O terremoto atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro de 2010. O país é um dos mais pobres do mundo, com 80% da população vivendo abaixo da linha de pobreza, com menos de US$ 2,00 (R$ 3,50) por dia, por habitante. Também possui índices recordes de mortalidade infantil, desnutrição e contaminação por AIDS.

Com relação ao Haiti e ao terremoto que o afligiu, assinale a alternativa correta.

a) O Haiti ocupa a porção oeste da ilha Hispaniola e faz fronteira com Porto Rico, pais este que possui as suas placas tectônicas acomodadas.

b) O terremoto atingiu 7 graus na escala Richter, tendo sido causado pelo movimento das placas tectônicas do Caribe e da América do Norte, que estão em processo de acomodação.

c) O Haiti ocupa a porção leste da ilha Hispaniola e a sua origem deve-se a derramamentos vulcânicos que datam da Era pré-cambriana. Sendo, a área, de formação recente, ainda esta sujeita a terremotos de grande amplitude.

d) As placas tectônicas, nessa região, já passaram por um processo de acomodação, portanto, esse evento foi considerado atípico.

e) O Haiti, ainda que um dos paises mais pobres do mundo, foi à primeira colônia da América a libertar os es cravos, porem, a falta de políticas de estrutura urbana nos últimos séculos desencadeou problemas geológicos sem precedentes no país.







2 FGV JULHO 2010 ENERGIA NO MUNDO



Principais fontes energéticas primárias mundiais 1973 – Petróleo 45%; Carvão mineral 24,9%; Gás 16,2%; Combustíveis renováveis e resíduos 11,1%, Hidráulica 1,8% ; Nuclear 0,9%.

2002 – Petróleo 33%; Carvão mineral 23,5%; Gás 20,8%; Combustíveis renováveis e resíduos 11,1%, Hidráulica 2,3% ; Nuclear 8,8%.





A analise evolutiva da matriz energética mundial, em

1973 e 2002, permite afirmar que:

a) A diminuição do petróleo na matriz mundial reflete a baixa dos seus estoques mundiais.

b) A matriz tornou-se mais renovável com a diminuição do petróleo e do carvão e o aumento da energia nuclear.

c) A manutenção do percentual de participação das fontes renováveis e de resíduos reflete a estagnação econômica dos paises pobres que ainda utilizam a lenha de forma ampla.

d) O Brasil apresenta uma matriz energética muito parecida com a media mundial.

e) Os dados mostram que não houve mudanças significativas, sobretudo em relação ao conjunto das fontes não renováveis.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui