Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1964 - 2010 - QUESTÕES VESTIBULARES - JULHO 2010 -- 02/10/2010 - 10:37 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL 1964 – 2010 QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2010. Edson Pereira Bueno Leal , outubro de 2.010



1 MACKENZIE JULHO 2010 BRASIL 1969



Nas décadas de 1960 e de 1970, o cenário cultural internacional foi marcado com vários movimentos de contracultura, visando transgredir valores políticos e morais. No Brasil, em 26 de junho de 1969, inicia-se a publicação do jornal O Pasquim, que alem de ser um órgão contra o regime militar, inaugurou uma nova concepção da ilustração de humor. Denunciando o clima opressivo que regia as relações sociais durante esse período, os cartunistas utilizaram o humor e o deboche em suas criações.

A respeito desse tema, considere as afirmações I, II e III.

I. Para essa geração de ilustradores, era através do traço que se articulava a denuncia, podendo, por meio de charges e ilustrações, apontarem o que poucos críticos do regime atreveriam-se a dizer em palavras.

II. Ao dar destaque para a ilustração, tais artistas conseguiram restaurar, na imprensa brasileira, o poder do discurso visual, e não apenas da composição textual.

III. Ao desenvolverem o equilíbrio entre o texto e a ilustração, tais artistas acompanharam a tendência existente, desde a criação da Imprensa Real, em 1808, de uma imprensa nacional que estimulasse a produção e a critica cultural, livre de censuras.

Dessa forma,

a) somente I esta correta.

b) somente II esta correta.

c) somente III esta correta.

d) somente I e II estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.





2 FATEC JULHO 2010 Brasil 1964 - 1985

Considere o texto a seguir:

[...]

Meu Brasil!.. Que sonha com a volta do irmão do Henfil.

Com tanta gente que partiu num rabo de foguete.

Chora! A nossa pátria, mãe gentil choram Marias e Clarices no solo do Brasil .

Mas sei, que uma dor assim pungente não há de ser inutilmente a esperança... [...]

(http://letras.terra.com.br/elis-regina/45679/. Acesso em 06/03/2010)

A musica O bêbado e a equilibrista, escrita por João Bosco e Aldir Blanc, se tornou o símbolo

a) do desejo de democracia proposto pelas “Diretas Já”.

b) do ufanismo da direita brasileira durante a ditadura militar.

c) da luta pelo pluripartidarismo.

d) da campanha pela anistia dos exilados e presos políticos.

e) das greves operarias ocorridas em São Bernardo do Campo.



3 UNESP JULHO 2010 economia brasileira



Desde a década de 1980 vários governos brasileiros adotaram planos econômicos que pretendiam controlar a inflação. Entre as características destes planos, podemos destacar

a) o Plano Cruzado, implementado em 1986, que eliminou a inflação, congelou preços, proporcionou aumento salarial e gerou recursos para o pagamento integral da divida externa.

b) o Plano Collor, implementado em 1990, que determinou o confisco de ativos financeiros e eliminou incentivos fiscais em vários setores da economia.

c) o Plano Real, implementado em 1994, que reduziu as taxas inflacionarias, estabilizou o valor da moeda, proibiu aumentos de preços no varejo e provocou forte crescimento industrial.

d) o Plano de Metas, implementado em 2006, que projetou um desenvolvimento industrial acelerado e a inserção ativa do Brasil no mercado internacional.

e) o Plano de Aceleração do Crescimento, implementado em 2007, que apoiou projetos imobiliarios, determinou investimentos em infraestrutura e estimulou o credito.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui