Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉCULO XX - QUESTÕES VESTIBULARES JULHO DE 2010 -- 28/09/2010 - 09:29 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XX . QUESTÕES DE VESTIBULARES – JULHO DE 2010 .

Edson Pereira Bueno Leal , setembro de 2010.



1 UNESP JULHO 2010 REVOLUÇÃO RUSSA



A Revolução Russa é o acontecimento mais importante da Guerra Mundial.

(Rosa Luxemburgo. A revolução russa. Lisboa: Ulmeiro, 1975.)

A frase de Rosa Luxemburgo, polonesa então radicada na Alemanha, associa diretamente a ocorrência da Revolução Russa com a Primeira Guerra Mundial.

Indique e analise possíveis vínculos entre os dois processos, destacando os efeitos da Guerra na vida interna da Rússia.





2 UNESP JULHO 2010 AFRICA SUL APARTHEID



No inicio dos anos 1990, o presidente Frederik de Klerk declarou oficialmente o fim do apartheid na África do Sul. Esta política racista

a) prevaleceu durante toda a historia independente do país e assegurou o convívio harmonioso de brancos e negros sul-africanos.

b) foi implantada após o final da Segunda Guerra Mundial e prolongou o domínio britânico sobre o país por mais cinqüenta anos.

c) vigorou por mais de quarenta anos e foi um dos instrumentos da minoria branca sul-africana para se impor à maioria negra.

d) foi encerrada apesar do amplo apoio internacional e revelou a dificuldade dos africanos de solidificarem suas instituições políticas.

e) determinou o prevalecimento socioeconômico de uma elite mestiça e aprofundou as relações inter-raciais no país.



3 FGV JULHO 2010 PACTO GERMANO SOVIÉTICO

Em 23 de agosto de 1939, foi assinado em Moscou o chamado Pacto Molotov-Ribbentrop, também conhecido como Pacto Germano-Sovietico. A respeito desse pacto e correto afirmar:

a) Tratou-se de um armistício duradouro entre a União Soviética e a Alemanha, em razão da entrada da Polônia nos conflitos que levariam a Segunda Guerra

Mundial.

b) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e o Reino Unido contra a Alemanha nazista, que ameaçava anexar a Polônia, invadir o território francês, e que prejudicava os interesses soviéticos no mar Báltico.

c) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e a resistência eslava dos territórios da Tchecoslováquia anexados pelos nazistas, que levaria a montagem de um forte grupo de resistência apoiado pelos soviéticos.

d) Tratou-se do ato de deflagração da Segunda Guerra Mundial assinado pela União Soviética, Reino Unido, Franca e Estados Unidos contra as forcas da Alemanha e Itália.

e) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e a Alemanha, que permitia, entre outros aspectos, a tomada da Polônia pelos nazistas e a invasão da Finlândia pelos soviéticos.



4 MACKENZIE JULHO 2010 REVOLUÇÃO CHINESA 1949



Em 1949, Mao Tse-Tung liderou a Revolução que implantou o socialismo na China. Entre as medidas adotadas pelo governo socialista de Mao, destaca-se

a) a aproximação, de imediato, com o mundo capitalista ocidental, como meio de contrapor o poder da URSS sobre o bloco socialista.

b) a criação das comunas populares, com o intuito de mobilizar a população chinesa para aumentar a produção agrícola.

c) a criação da Longa Marcha, ampla manifestação espontânea de trabalhadores das industrias chinesas, entendida como uma manobra política para enaltecer a figura do líder da nação.

d) desenvolvimento da NEP (Nova Política Econômica), visando à implantação de medidas capitalistas na China e, assim, recuperar a economia em crise.

e) eleições democráticas para o Parlamento chinês, demonstrando a intenção do novo governo em dialogar abertamente com a oposição ao regime.



5 FGV JULHO 2010 BRASIL E IRÃ



Alguns fatos tem marcado a geopolítica internacional, dentre eles a aproximação entre o Brasil e o Irã. Isso tem provocado reações de alguns paises, especialmente dos EUA, que cobram do Brasil uma postura mais rigorosa em relação ao país persa. Assinale a alternativa que melhor explique esses fatos.

a) Os EUA temem que o Brasil adquira tecnologia nuclear do Irã, o que criaria um contrapeso à hegemonia norte-americana no continente.

b) A política sistemática do dialogo, adotada pelo Brasil, e sentida pelos EUA como um enfraquecimento às políticas de sanções impostas ao país persa.

c) Apos as recentes descobertas de petróleo na Bacia de Santos, o Brasil passou a ver o Irã como uma porta de entrada a OPEP (Organização dos Paises Exportadores de Petróleo).

d) Os EUA temem que o Brasil, ao fortalecer relações com o Irã, passe a adotar políticas anti-semitas.

e) A recente visita ao Brasil da secretaria de Estado dos EUA, Hillary Clinton, expressou a preocupação daquele país com o poderio militar e o reconhecimento do Brasil como importante país emergente.







6 FATEC JULHO 2010 ESPANHA 1937



Considere o texto a seguir:

No dia 26 de abril, pela manhã, os pilotos concretizaram a missão de massacrar Guernica e Durango com bombas incendiárias. A estratégia perdurou durante todo o mês de maio. Em 19 de junho de 1937, Bilbao cai. Os bascos insatisfeitos tiveram que partir para o norte dos Pirineus ou para o exílio.

(RICHARD, Lionel. Guernica, agonia de uma guerra. Lê monde Diplomatique. Abril de 2007.) (http://diplo.org.br/2007-04,a1541. Acesso em 08.03.2010.)

Os ataques descritos fazem parte do contexto

a) da Primeira Guerra Mundial, uma resposta do governo inglês aos ataques sofridos anteriormente pela Luftwaffe.

b) da Guerra Civil Espanhola, em que aviões nazistas bombardearam cidades espanholas numa clara demonstração de forca da aviação nazista.

c) da Segunda Guerra Mundial, uma resposta de Hitler a recusa de Franco de entrar na guerra ao lado do Eixo.

d) da Revolução Mexicana, em que aviões do governo de Porfírio Diaz aniquilaram as cidades zapatistas.

e) da Revolução Russa, uma reação do Exercito Vermelho a tentativa do regime czarista de retornar ao poder.





7. A verdadeira muralha da China



Nos últimos anos, poucos eventos sacudiram tanto a China quanto a Internet. Seu numero de internautas já e maior do que os 230 milhões de usuários americanos, segundo a North America Internet Stats. Trata-se de um publico de jovens, com menos de 30 anos, que declaram ter na internet sua melhor fonte de informação. Todos eles, porem, encontram dificuldades para superar um gigantesco problema: a censura.

Um poderoso firewall oficial e a verdadeira muralha da China moderna. A segregação digital, porem, começa a ser sacudida por caminhos inesperados. Diante da possível interrupção de serviços do Google no país, a conceituada revista Nature realizou sondagem na

comunidade cientifica chinesa e colheu resultados de primeira grandeza: a censura e o eventual fechamento do Google farão muito mal a ciência do país. Segundo os dados divulgados pela agencia Reuters (24.02.2010), mais de 70% dos cientistas chineses utilizam o Google como ferramenta de busca de dados, informações, artigos científicos e literatura acadêmica em geral. Dos cientistas entrevistados, 84% afirmaram que suas pesquisas perderiam substantivamente em qualidade se fossem privados do uso do Google; 78% afirmaram que sua colaboração internacional seria profundamente afetada.

O problema de fundo, que preocupa as autoridades chinesas, e que a existência do Google levou a uma alteração de hábitos de pesquisa, interferindo no modo de explorar, testar e difundir informações necessárias para a geração de conhecimento. Longe de um gesto de censura de curto alcance (se e que isso e possível), a interrupção do Google provocaria reações de longa duração, com impacto sensível na eficiência da pesquisa cientifica. Para um país disposto a disputar a hegemonia mundial, em que a pesquisa cientifica e tecnológica e a menina dos olhos das autoridades, as novidades vindas da comunidade cientifica não poderiam ser piores.

Os milhares de funcionários chineses que zelam pelo sistema de censura fariam mais pela eficiência do país se ficassem menos preocupados em perseguir URIs, orlas, FTPs e HTTPs. Para o nervosismo da “nomenklatura” (e satisfação de todos os que desejam um mundo em que o conhecimento possa fluir livremente, a começar pelos cientistas e pesquisadores chineses), uma sucessão infindável de geeks, hackers, nerds, dorks e dweebs, com seus correlatos em chinês, descobre a cada dia uma nova maneira de burlar os sistemas de censura. (ARBIX, Glauco. Valor Econômico. 24.02.2010, p.A17. Adaptado)

2010



7 FATEC JULHO 2010



De acordo com as informações contidas no texto, pode-se afirmar que a China tem se mostrado antidemocrática porque

a) insiste em manter URIs, URLs, FTPs e HTTPs sob investigação continua de detetives que poderiam ser comparados a Muralha da China moderna.

b) persegue os 230 milhões de chineses que atuam como geeks, hackers, nerds, dorks e dweebs.

c) impõe a lei do silencio a cientistas chineses, que não podem mais divulgar suas descobertas entre as universidades do país.

d) burla o sistema de defesa chinês para atrapalhar a vida de cientistas chineses que publicam seus textos na internet.

e) invade os espaços virtuais americanos para impedir que informações chinesas transitem nesse meio.





8 FGV JULHO 2010 HAITI



Em janeiro de 2010, o Haiti sofreu um terremoto de conseqüências devastadoras: contaram-se cerca de 212 mil mortos, um milhão de pessoas ficaram desabrigadas e boa parte da capital do país, Porto Príncipe, foi reduzida a escombros. Essa tragédia ocorreu em um país assolado pela miséria e pela fragilidade institucional.

Sobre a historia recente do Haiti, considere as seguintes afirmativas:

I. Os Estados Unidos invadiram o Haiti em 1915 e permaneceram no país ate 1934.

II. Em 1957, François Duvalier (Papa Doc) assumiu o poder, apoiado pelos Estados Unidos, e iniciou um amplo processo de desconcentração da propriedade fundiária.

III. Durante a década de 1990, o país viveu um curto período de prosperidade, fruto da estabilização política, da democratização e do crescimento das

exportações.

IV. Em 2004, em meio a um cenário de guerra civil, o Conselho de Segurança da ONU criou uma “forca de paz” liderada pelo Brasil para atuar no país.

V. O terremoto mobilizou a comunidade internacional no sentido de recuperar a governabilidade do Haiti e tornar o país menos vulnerável as intervenções

externas.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II, apenas.

b) II e V, apenas.

c) III e IV, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I e IV, apenas.



9 FGV JULHO 2010 CHECHÊNIA



“Em vídeo divulgado na internet, o líder separatista checheno Doku Umarov ameaçou novos ataques contra a Rússia e assumiu a autoria dos dois atentados suicidas que deixaram 39 pessoas mortas no metro de Moscou, na

Rússia, na ultima segunda-feira [25/03/2010]. Umarov, que se autoproclama líder do `Emirado do Cáucaso` – um Estado islâmico separatista que inclui diversas republicas russas da região -, afirmou ter dado ordens pessoais para

a realização dos atentados. Segundo ele, os ataques seriam uma retaliação as mortes de `pobres moradores da Chechenia`, supostamente cometidas por militares russos em fevereiro.”

Fonte: Agencia Terra, 01/04/2010.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4352750EI15475,0

0-Checheno+ameaca+novos+ataques+a+Russia+em+video+na+web.html

Sobre as tensões e conflitos que atravessam as republicas situadas na região do Cáucaso, considere as afirmativas abaixo:

I. A Geórgia, a Armênia e o Azerbaijão conquistaram a independência em 1991, quando a União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS) deixou de

existir.

II. Em agosto de 2008, a Geórgia declarou guerra a Federação Russa, acusando o pais de incitar o separatismo da Abecasia e da Ossetia do Sul.

III. A Ossetia do Norte conquistou sua independência em 2008, como parte das negociações que encerraram a guerra entre a Rússia e a Geórgia.

IV. A Chechenia e o Daguestão, integrantes da Federação Russa, abrigam movimentos separatistas que são duramente reprimidos pelo exercito russo.

V. A Armênia e o Azerbaijão são as únicas republicas caucasianas de maioria crista.

Estão corretas as afirmativas:

a) II, IV e V, apenas. b) II, III e IV, apenas.

c) I, II e III, apenas. d) I, II e IV, apenas.

e) I, II, III, IV e V.



10 FGV JULHO 2010 ÁFRICA



“Geralmente relutamos em usar esse termo. Mas agora ele deve ser usado: ‘o leste do Sahel enfrenta o fantasma da fome’, explica Olivier Longue, diretor-geral da Ação contra a Fome Madri, filial da organização não governamental

(ONG) que opera nessa região da África onde 300 mil crianças já morrem a cada ano de desnutrição [...] O Níger, ainda marcado pela grande fome de 2005, e onde a expectativa de vida e de 45,6 anos, e o país onde a situação e considerada a mais preocupante.

No inicio do ano, um relatório governamental indicava que 7,8 milhões de pessoas, ou seja, 58% da população, se encontravam em situação de insegurança alimentar severa ou moderada. Ou seja, três vezes mais do que em 2008. ”

Fonte: Clement Lacombe “Uma grave crise alimentar atinge o leste do Sahel” Le Monde Diplomatique, 10/04/ 2010.

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2010/04/10/umagrave-Crise-alimentar-atinge-o-leste-do-sahel.jhtm

A crise alimentar em curso no leste do Sahel africano pode ser atribuída

a) exclusivamente a fenômenos climáticos, pois a região, situada nas franjas meridionais no deserto do Saara, costuma ser afetada por longos períodos de seca, sucedidos por chuvas torrenciais.

b) ao descompasso entre a baixa produtividade da agricultura e o crescimento acelerado da população, resultante das elevadas taxas de fecundidade vigentes nos paises da região.

c) aos crescentes déficits na balança comercial de produtos alimentares que caracterizam os paises da região, em razão do aumento das importações de grãos produzidos pelas principais potencias agrícolas do mundo.

d) a especialização produtiva da agricultura regional, direcionada para o cultivo de produtos tropicais, tais como o cacau, o algodão e o açúcar, destinados aos

mercados europeus e norte-americanos.

e) ao aumento dos preços dos alimentos básicos no mercado internacional, resultante da expansão das áreas agrícolas dedicadas à produção de biocom -

bustiveis.



11 MACKENZIE JULHO 2010 POPULISMO NA AL



Durante o período, de 1930 ate 1960, uma grande parcela dos paises latino-americanos, ao protestar contra as distorções do sistema oligárquico de poder, vivenciou a experiência política conhecida como populismo. A respeito dessa corrente política, e correto afirmar que

a) os partidos populistas eram partidos de massa, apoiados em uma base popular formada pelas classes medias urbanas, pelo operariado e pelos trabalhadores do campo.

b) as lideranças populistas utilizavam a demagogia para atrair o capital externo, por meio de comícios e de propaganda, mas sempre obedecendo às diretrizes do partido.

c) foi um fenômeno urbano, característico da passagem da sociedade rural para a urbana e industrial, favorecendo a burguesia industrial de cada pais.

d) apresentavam um discurso extremamente nacionalista, opondo-se a exploração imperialista e ao sistema capitalista.

e) o Estado passou a fazer concessões aos trabalhadores por meio de leis trabalhistas e, para obter seu apoio político, permitiu maior liberdade sindical.





12 UNESP JULHO 2010 ISLÂ



Cerca de 90% da população do Oriente Médio é muçulmana. O Islã, no entanto, esta longe de ser uma fé monolítica.

(...) Ainda que não disponhamos de estatísticas confiáveis, um cálculo crível aponta que 65% dos muçulmanos do Oriente Médio são sunitas e uns 30%, xiitas. (Dan Smith. O Atlas do Oriente Médio. São Paulo: Publifolha, 2008.)

Maior grupo religioso (dados por pais, 2005)

Em relação aos conflitos religiosos do Oriente Médio, e possível afirmar que

a) a disputa religiosa entre judeus e muçulmanos nunca atrapalhou o amplo intercambio comercial na região.

b) os muçulmanos se mantém politicamente unidos e xiitas e sunitas jamais se opuseram ou se enfrentaram.

c) islamismo, judaísmo e cristianismo nasceram na região, mas só os muçulmanos conservaram seus lugares santos.

d) os judeus reivindicam o controle territorial completo do Oriente Médio, pois são maioria em todos os paises da região.

e) a maior população muçulmana não impediu a formação de um Estado judeu, nem proporcionou a criação de um Estado palestino.





13 UNESP JULHO 2010 conferência clima COP 15



A 15.a Conferencia do Clima das Nações Unidas (COP-15), que aconteceu no mês de dezembro em Copenhague – Dinamarca, foi considerada um fracasso em termos ambientais. “Com a grande expectativa e a presença de muitos chefes de Estado, a COP – 15 foi a perda de uma excelente oportunidade de se tomar decisões realmente incisivas para combater as mudanças climáticas”,

afirmou Carlos Rittl – coordenador do Programa de Mudanças Climáticas e Energia da World Wildlife Fund – WWF no Brasil.

(O Estado de S.Paulo, 29.01.2010. Adaptado.)

A alternativa que melhor exprime a expectativa que se frustrou na realização da COP-15 e:

a) propor ações para minimizar as mudanças climáticas através do aumento do uso de fontes não renováveis.

b) buscar a contenção da produção de energias de fontes renováveis para preservação do meio ambiente.

c) abrir espaço para discutir o maior uso de combustíveis fosseis (carvão, petróleo e energia nuclear).

d) incrementar os índices da emissão de gases de efeito estufa.

e) traçar metas para um novo tratado que substituiria o Protocolo de Quioto.





14 UNESP JULHO 2010 CAPITALISMO



É possível reconhecer que o novo ciclo de expansão mundial do capitalismo abala radicalmente os projetos econômicos nacionais. Criam-se estruturas mundiais de poder, dada a sua influência não só na economia, mas também na política e cultura. Surgem mecanismos econômicos que atuam além das fronteiras do país de origem. Sua característica mais importante alicerça-se

na abrangência global de seu funcionamento, pois atua na economia numa escala internacional, portanto, além das fronteiras nacionais. Elas interferem no processo produtivo – criando a produção dos componentes de um determinado produto, por exemplo, um aparelho eletrônico, como resultante da fabricação e montagem em fábricas que poderão estar situadas nos mais diversos países, ou mesmo continentes. Seus centros de decisões financeiros situam-se no país sede, embora tenham instalações espalhadas pelo mundo.

(Octavio Ianni. Capitalismo, violência e terrorismo, 2004. Adaptado.)

O texto refere-se:

a) a industria pesada.

b) a industria de processamento e beneficiamento.

c) a um tecnopolo.

d) as empresas nacionais.

e) as empresas transnacionais.



15 UNESP JULHO 2010 CAPITALISMO PÓS 2 GUERRA



As duas guerras mundiais cortaram boa parte dos vínculos econômicos entre os países. Depois de 1945, a economia capitalista recuperou, pouco a pouco, seu alcance mundial, num processo conduzido, principalmente, pelas empresas multinacionais. A partir do final da década de 1980, o cenário econômico mundial passou por profundas transformações. Dentre elas, a ascensão ao poder, nos dois países mais importantes do mundo capitalista, do presidente norte-americano Ronald Reagan e da primeira-ministra britânica MargaretThatcher. Suas ações políticas atacaram os direitos trabalhistas e os benefícios sociais, em prejuízo da maioria da população. O objetivo era aumentar a parcela da riqueza nacional em mãos dos capitalistas. A desigualdade social se acentuou. As empresas estatais foram quase todas privatizadas e o controle do Estado sobre as companhias particulares foi reduzido ao mínimo.

Outra mudança importante neste período foi o fim do comunismo soviético, numa seqüência de eventos que têm como marco a queda do Muro de Berlim, em 1989. A Guerra Fria terminou, com a vitória indiscutível do capitalismo.

(Igor Fuser, Geopolítica: o mundo em conflito, 2006. Adaptado.)

O texto enfatiza a ascensão ao poder de lideres políticos partidários

a) do socialismo.

b) do neoliberalismo.

c) do comunismo.

d) do fascismo.

e) da social-democracia.





16 UNESP JULHO 2010 BRASIL E AL



As relações entre o Brasil e o restante da América do Sul sempre foram instáveis, desde o período das independências políticas até os dias de hoje.

Justifique a afirmação. Para tanto, cite um exemplo de conflito entre o Brasil e seus vizinhos sul-americanos no século XIX e um exemplo de aproximação entre as duas partes no século XX.



17. PUC SP MILITARISMO NA AMÉRICA LATINA



No início de 2009 um jornal paulistano provocou polêmica ao sugerir que o regime militar brasileiro ( 1964-1985) fora uma “ditabranda”, ou seja, uma ditadura “leve” ou “atenuada” se comparada aos governos militares de outros países latino-americanos .

Sobre o militarismo na América Latina desse período , podemos afirmar que os

a) militares brasileiros mantiveram o controle do Estado nacional desde a proclamação da República enquanto nos países hispano-americanos sempre prevaleceram os regimes democráticos .

b) documentos comprovam que os governos militares do chamado Cone Sul colaboraram entre si na perseguição a adversários políticos e no controle rigoroso das fronteiras.

c) Governos militares no Brasil e no Uruguai respeitaram os direitos humanos , mas os da Argentina e do Chile desencadearam intensa repressão política contra seus opositores.

d) Países latino-americanos , sem exceção , conheceram intervenções militares e golpes , embora nem todos tenham conseguido controlar o Estado e o aparato policial.

e) Estados Unidos patrocinaram todos os golpes militares na América Latina com a finalidade expressa de aumentar sua hegemonia comercial e estratégica no continente .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui