Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉCULO XIX - QUESTÕES DE VESTIBULARES JUL 2010 -- 27/09/2010 - 17:15 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX QUESTÕES DE VESTIBULARES – JULHO DE 2010 .

Edson Pereira Bueno Leal , setembro de 2010 .



1. PUC SP JULHO 2010 INDEPENDÊNCIA AL



A independência se fez em nome dos ideais liberais, justificando os interesses dos setores dominantes criollos que mantiveram a direção política no processo da América Espanhola. Caíam os monopólios reais , abriam-se as linhas de comércio , a economia devia se reger sem a intervenção da antiga metrópole .” PRADO, Maria Ligia . A formação das nações latino-americanas . São Paulo. Atual, 1985, p. 16.

O texto menciona os resultados mais notáveis dos processos de independência política na América Hispânica. Sobre eles, é possível dizer que, no pós independência .

a) o predomínio das elites urbanas ligadas ao comércio restringiu a expansão da agricultura, provocando declínio rápido da produção rural .

b) a falta de regimes fortes nos novos Estados , facilitou sobretudo na América do Sul , a penetração imediata do capital norte-americano .

c) o fim do trabalho escravo e a abolição de quaisquer tributos sobre comunidades indígenas provocaram queda abrupta na extração de minérios .

d) a hegemonia política e econômica das elites comerciais e agrárias sobre os novos Estados impediu a realização de transformações sociais profundas.

e) o interesse inglês na abertura dos mercados hispano-americanos gerou rápida unificação política e implantação do regime monárquico .





2 UNESP JULHO 2010 independência HAITI



O Haiti se tornou livre da Franca em 1804. Cuba libertou-se da Espanha apenas em 1898, quase um século depois. Sobre os dois processos de independência, e possível afirmar que

a) a ação autonomista dos senhores de escravos determinou a precocidade da independência do Haiti e a demora na de Cuba.

b) as lutas emancipacionistas nos dois paises receberam ajuda militar e financeira de paises do Ocidente europeu.

c) a libertação do Haiti nasceu de uma rebelião escrava e a de Cuba contou com participação norte-americana.

d) as lavouras canavieiras das duas colônias foram totalmente destruídas durante os conflitos de independência.

e) a independência de Cuba permitiu a instalação do socialismo na ilha e a do Haiti gerou o cenário miserável da atualidade.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui