Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MODERNA - QUESTÕES DE VESTIBULARES - JULHO DE 2010 -- 25/09/2010 - 08:52 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA MODERNA – QUESTÕES DE VESTIBULARES – JULHO DE 2010.

Edson Pereira Bueno Leal, setembro de 2010.



1. PUC SP EXPANSÃO PORTUGUESA



Mundo, famílias portuguesas, aventureiros de toda espécie , nobres, religiosos , degredados , prostitutas e marinheiros , deixavam para trás tudo o que se poderia relacionar com a dignidade . Não havia a bordo privacidade , nem garantia de integridade física – doenças , estupros , fome e sede eram riscos inerentes à viagem , sem contar o perigo de acidentes”. RAMOS, Fábio Pestana . Os apuros de navegantes. História Viva, n. 68, p. 60 , jun. 2009 .

O texto menciona aspectos curiosos e importantes da conquista européia da América . Sobre as viagens mencionadas no texto, podemos afirmar que:

a) as pessoas que aceitavam embarcar nos navios que partiam em direção ao Novo Mundo eram predominantemente miseráveis o que explica a pobreza da população nas colônias.

b) os escravos eram arregimentados na África para trabalhar nos navios que cruzavam os oceanos e para manter , dessa forma , um mínimo de organização e ordem a bordo .

c) as navegações ultramarinas , apesar de todos os inventos técnicos e da racionalidade que impulsionavam , tinha, caráter aventuresco e comportavam inúmeros riscos.

d) nobres e pobres misturavam-se nos navios , sem que houvesse qualquer distinção social , o que explica a democracia racial e social implantada nas terras conquistadas.

e) as mulheres da nobreza que atravessavam o Atlântico conheciam os perigos da viagem e, por isso, levavam armas para que pudessem se defender de ataques a bordo .





2 UNESP JULHO 2010 EXPANSÃO COLoNIAL



Nas Grandes Antilhas, alguns anos após a Descoberta da América, enquanto os espanhóis enviavam comissões de investigação para indagar se os indígenas possuíam ou não alma, estes últimos dedicavam-se a afogar os brancos feitos prisioneiros para verificarem através de uma investigação prolongada se o cadáver daqueles estava ou não sujeito à putrefação. Esta anedota simultaneamente barroca e trágica ilustra bem o paradoxo do relativismo cultural: é na própria medida em que pretendemos estabelecer uma discriminação entre as culturas e os costumes, que nos identificamos mais completamente com aqueles que pretendemos negar. Recusando a humanidade àqueles que surgem como os mais ‘selvagens’ ou ‘bárbaros’ dos seus representantes mais não fazemos que copiar-lhes suas atitudes típicas. O

bárbaro é em primeiro lugar o homem que crê na barbárie.(Claude Levi-Strauss. Raça e História, 1987.)

Considerando o texto do antropólogo Levi-Strauss, responda se os critérios que definem o grau de progresso de determinada civilização ou cultura são absolutos ou relativos. Explique o conceito de “bárbaro” para o autor e indique as implicações de seu pensamento para a analise da justificação ideológica da dominação da civilização ocidental sobre outras civilizações na historia.





3 MACKENZIE JULHO 2010 EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCULO XV



“Desde cedo, aprendemos, em casa ou na escola, que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. Esse fato constitui um dos episódios da expansão marítima portuguesa, iniciada em princípios do século XV. Para entendê-la, devemos começar pelas transformações ocorridas na Europa Ocidental, a partir de uma data situada em torno de 1150.”

Boris Fausto. História do Brasil

Entre as transformações citadas no texto, e que se encontram entre as causas da expansão marítima européia no século XV, podemos, corretamente, citar

a) o conflito religioso resultante da Reforma na Europa, o que fez com que missionários luteranos desembarcassem na América Ibérica, convertendo milhares de nativos a fé protestante, em detrimento do Catolicismo.

b) o estudo das atividades marítimas e técnicas de navegação desenvolvidas na Espanha medieval, principalmente em relação à exploração do litoral africano, o

que fez deste pais o pioneiro na navegação do Oceano Atlântico no século XV.

c) a precoce centralização do poder na Inglaterra garantida pela união da monarquia plantageneta com a rica burguesia comercial –, possibilitando, aos ingleses,investimentos na compra de navios portugueses entre os séculos XIII e XV.

d) a permanência do “espírito cruzadista” na Península Ibérica, o que fez com que Portugal e Espanha estivessem empenhados na luta contra os “infiéis” no

Oriente Médio, atrasando em dois séculos (XIV-XVI) a Expansão Marítima Ibérica.

e) a contradição entre o crescimento populacional nesse período e a baixa produção feudal, gerando a necessidade de se procurar novas áreas geográficas para exploração européia, aumentando, assim, a quantidade de recursos materiais e alimentícios na Europa.





4. Considere o texto a seguir:

Deus criou essas gentes infinitas, de todas as espécies, mui simples, sem finura, sem astúcia, sem malícia, mui obedientes e mui fiéis a seus Senhores naturais e aos espanhóis a que servem; mui humildes, mui pacientes,mui pacíficas e amantes da paz, sem contendas, sem perturbações, sem querelas, sem questões, sem ira, sem ódio e de forma alguma desejosos de vingança.

(LAS CASAS. Frei Bartolomeu de. O Paraíso Destruído. A sangrenta historia da conquista da América Espanhola. Porto Alegre: L&PM Editores S/A, 1996. p. 24.)



4 FATEC JULHO 2010 E COLONIZAÇÃO ESPANHOLA



Frei Bartolomeu de Las Casas foi um importante observador e defensor das populações indígenas das terras recem-descobertas. Sobre esse período, séculos XVI e XVII, e sobre o texto e correto afirmar que na América espanhola,

a) empregou-se o sistema de capitanias hereditárias, que consistia em grandes extensões de terras entregues a particulares que se encarregariam de promover seu povoamento e de catequizar os povos indígenas que, segundo Las Casas, facilmente se converteriam.

b) adotou-se o sistema de sesmarias, lotes de terras que deveriam ser desenvolvidos economicamente pelos colonos espanhóis, e nessas terras trabalhariam os povos indígenas que, na visão de Las Casas, eram pecadores contumazes.

c) utilizou-se o sistema de governadores-gerais, escolhidos e nomeados diretamente pelo rei, e que deveria se incumbir da defesa militar contra os indígenas que, segundo Las Casas, eram responsáveis por atitudes violentas.

d) aplicou-se o sistema de mita, em que um grupo de ameríndios era entregue aos colonos espanhóis para construir moradias e igrejas, esses indígenas, apesar de serem violentos, aos olhos de Las Casas, davam bons trabalhadores.

e) usou-se o sistema da encomienda, em que o encomendero tornava-se beneficiário do trabalho forcado dos indígenas, em troca de, em principio, prestar assistência religiosa e material a esses nativos que, segundo Las Casas, eram desprovidos de todo pecado.



5 UNESP JULHO 2010 RENASCIMENTO



A arte renascentista e uma arte de pesquisa, de invenções, inovações e aperfeiçoamentos técnicos. Ela acompanha paralelamente as conquistas da física, da matemática, da geometria, da anatomia, da engenharia e da filosofia. (Nicolau Sevcenko. O renascimento. São Paulo: Atual, 1985.)

(Filippo Brunelleschi, Igreja de San Lorenzo (interior), Florenca, c. 1421.)

(Michelangelo Buonarroti, Biblioteca Laurenziana (sala), Florença, construída entre 1523 e 1525.)

A partir do texto e das imagens, caracterize a concepção artística do Renascimento e sua relação com o Humanismo difundido no século XV.

UNESP



6 FGV JULHO 2010SOCIEDADE DO ANTIGO REGIME



A denominada Sociedade do Antigo Regime, tipo de organização social peculiar a maior parte da Europa, na Idade Moderna, teve como característica jurídica

principal:

a) A tributação exclusiva das camadas mais pobres, formadas por artesãos, servos e pequenos proprietários.

b) O principio da desigualdade, com o estabelecimento de direitos e privilégios de acordo com a posição social de seus membros, definida por nascimento.

c) O desenvolvimento de uma cultura correspondente aos valores da burguesia, que adaptou o poder, a arte, a ciência e a filosofia aos ideais de trabalho e geração de riquezas.

d) A monarquia absolutista, consolidada com base no poder econômico da alta burguesia, a adoção do parlamentarismo constitucional e a implementação dos

direitos fundamentais do cidadão.

e) A tolerância religiosa e a elaboração de leis que estabeleceram monarquias laicas que coibiram perseguições religiosas e políticas.



7 UNESP JULHO 2010 GALILEU E A INQUISIÇÃO



Em 19 de fevereiro de 1616, o Santo Ofício passou aos seus teólogos as duas proposições que resumiam o núcleo da questão para que fossem examinadas. As duas proposições eram as seguintes: a) ‘Que o Sol é o centro do mundo, sendo conseqüentemente imóvel de movimento local’. b) ‘Que a Terra não está no centro do mundo nem é imóvel, mas move-se por si mesma’. Cinco dias depois todos os teólogos de acordo, sentenciaram que a primeira proposição era tola e absurda em filosofia e formalmente herética, enquanto contrastava com as sentenças da Sagrada Escritura em seu significado literal e segundo a

exposição comum dos Santos Padres e dos doutores em teologia.

(Reale e Antiseri. História da Filosofia, 2000. Adaptado.)

O texto descreve os motivos que levaram a condenação do filosofo Galileu Galilei por uma instituição religiosa.

Responda qual foi à instituição que o condenou e explique os motivos dessa condenação.



8 UNESP JULHO 2010 JOHN LOCKE



Segundo John Locke, filosofo britânico do século XVII, a mente humana e como uma tabula rasa, uma folha em branco na qual a experiência deixa suas marcas.

Responda a qual escola filosófica ele pertenceu e explique duas de suas característica





9 UNESP JULHO 2010 REV. INDUSTRIAL



Este considerável aumento de produção que, devido à divisão do trabalho, o mesmo número de pessoas é capaz de realizar, é resultante de três circunstâncias diferentes:primeiro, ao aumento da destreza de cada trabalhador;

segundo, à economia de tempo, que antes era perdido ao passar de uma operação para outra; terceiro, à invenção de um grande número de máquinas que facilitam o trabalho e reduzem o tempo indispensável para o realizar, permitindo a um só homem fazer o trabalho de muitos.

(Adam Smith. Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações (1776), in Adam Smith/Ricardo. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1984.)

O texto, publicado originalmente em 1776, destaca três características da organização do trabalho no contexto da Revolução Industrial:

a) a introdução de maquinas, a valorização do artesanato e o aparecimento da figura do patrão.

b) o aumento da mercado consumidor, a liberdade no emprego do tempo e a diminuição na exigência de mao de obra.

c) a escassez de mao de obra qualificada, o esforço de importação e a disciplinarizacao do trabalhador.

d) o controle rigoroso de qualidade, a introdução do relógio de ponto e a melhoria do sistema de distribuição de mercadorias.

e) a especialização do trabalhador, o parcelamento de tarefas e a maquinizacao da produção.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui