Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Zênite -- 26/07/2002 - 13:54 (José Ronald Cavalcante Soares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tinha momentos de lucidez: cofiava a barba branca, enorme, olhava fixamente para o interlocutor e respondia, sempre enxertando algum latim que, seguramente, tinha tudo a ver com o assunto entaboldado.
Depois, retornava aos páramos longínquos de uma demência inexplicável para aquele homem tão versátil e de tão aguda perspicácia.
Era duro, para os colegas de turma, vê-lo,longos cabelos ao vento, roupas esfarrapadas, fazendo discursos para uma assembléia invisível, tecendo argumentos filosóficos sobre acontecências cotidianas, verberando, outras vezes, contra medidas inintelegíveis tomadas Deus sabe por quem.
E os passantes, que não tinham ciência da sua formatura, tinha-no apenas como um mendigo louco, esfaimado, falando ao léu.
Quando o vi pela primeira vez, tomei um choque. Logo me advertiram que se tratava de um advogado ensandecido, que ao perder a lucidez abandonou ou foi abandonado pela família, colegas e amigos.
Fiquei refletindo longamente sobre o efêmero e a insegurança dramática desta vida. Muitas e muitas vezes, um jovem modesto, mercê de uma dedicação e esforço muito grandes, consegue suplantar as barreiras e chegar à colação de grau, noutras palavras, vira doutor. Atinge, portanto, o zênite, o apogeu, a culminància. Todavia, soprando leve como um zéfiro repentino, chega precoce a demência e arremessa todo auqle ingente esforço para o lixo...Restará, depois, o espectro trágico-cómico daquilo que foi, agitando as mãos, gesticulando, falando os fiapos da cultura que amealhou.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui