Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA ANTIGA - CRETENSES, FENÍCIOS E HITITAS -- 02/09/2010 - 08:10 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CRETENSES



Edson Pereira Bueno Leal , setembro de 2010.





Na ilha de Creta existiu uma das mais brilhantes civilizações da Antiguidade, cuja reconstituição histórica é difícil. Até o século XV ªC. Creta dominou o comércio regional do Mediterrâneo , incluindo a Grécia continental , onde dominou diversas cidades.



Os cretenses apresentam notáveis realizações nas artes e demonstram espírito de liberdade Amor ao atletismo. Conhecimento de pesos e medidas, e de navegação .



Vida feliz e próspera. Escravidão pouco significativa. Casas sólidas e cômodas. Alfabetização era comum. Mulheres em igualdade com os homens. Entre as atividades destacam-se o xadrez, dança, corridas, boxe, touradas. Foram os primeiros a construir teatros de pedra.

Bons engenheiros e inventores. Construíram excelentes estradas. Em 1950 Rozny Bedrich decifrou a escrita cretense composta de 3 tipos – uma hieroglífica e duas lineares.



Sua arte era a mais desenvolvida da antiguidade , exceto a dos gregos. Caracterizava-se pela delicadeza, espontaneidade e naturalismo. Não retratava reis ou deuses, mas a vida comum. Pintura é a arte suprema. Afrescos murais em sua maioria. Esculturas pequenas. Arte sem finalidade de propaganda.



Os cretenses em relação aos egípcios eram diferentes na arquitetura, mais modesta, sistemas de escrita independentes, religião não ética, egeus eram individualistas e gozavam do prazer da vida. Havia semelhanças como os governos teocráticos, sociedades matriarcais e coletivistas.



As mulheres cretenses desfrutaram de direitos e obrigações quase desconhecidos em outras regiões na Antigüidade. Possuíram uma importância que transparecia na religião, uma vez que a sua principal divindade era uma deusa, a Grande-Mãe. Muitas delas eram caçadoras, pugilistas, fiandeiras, sacerdotisas e até toureiras.

Muito da civilização egéia perdeu-se. Mas é importante por ser uma das poucas civilizações da antiguidade que proporcionaram melhores condições de vida aos seus habitantes, pequeno controle de Estado, ausência aparente de escravidão e punições brutais, conscrição militar e igualdade virtual entre classes e melhor posição da mulher. Inclinação do povo ao conforto e à opulência, amor aos divertimentos e gosto pela vida.



PRINCIPAIS ETAPAS



Os cretenses originaram-se , da Síria, Anatólia, aparentados aos hititas e egípcios. É uma das mais antigas civilizações do mundo, sendo uma das mais livres e progressistas do Oriente Próximo.

3.000 a 2.000 ªC. – pequenos vilarejos já existindo trabalho com metais – cobre, ouro, prata e bronze.



2.000 a 1750 ªC. – Auge da civilização . Por volta de 2000 ªC ocorre a unificação das principais cidades sob a monarquia de Minos , com a capital em Cnossos . As cidades de Cnossos e Faístos destacam-se em relação às demais; ( O Palácio de Knossos foi descoberto em 1900) .

1750 ªC. aproximadamente – ocorreu uma catástrofe, terremoto, invasão ou revolução.

1.700 ªC. período de reconstrução. Rei de Cnossos dominou toda a ilha. Cretenses fundaram entrepostos comerciais por todo o Mar Egeu.

1.500 ªC. Cnossos foi destruída, pelas escavações mais recentes devido a uma série de tsunamis .

1400 a.C. os minóicos enfraquecidos foram dominados pela invasão dos aqueus , dando origem à chamada civilização creto-micênica , que dominou o mar Egeu até o século XIII ªC.



ATIVIDADES ECONÔMICAS



Cultivo de cereais, vinhas e oliveiras. Sabiam produzir vinho e azeite. Artesanato de metais e cerâmica. Atividades marítimas foram destaque, sendo os cretenses fundadores do primeiro império marítimo que se conhece. Construíram navios de até 20 m. de comprimento. Navegação era de cabotagem . Monopolizaram o comércio no Mar Egeu.

O rei era o principal capitalista e empresário. Suas fábricas produziam cerâmicas, tecidos e artigos de metal para o mercado interno e exportação. Havia fábricas particulares.



O Palácio de Cnossos tinha 1.300 cômodos , distribuídos em 4 andares e interligado por corredores . Tinha um sistema hidráulico que distribuía água e coletava esgoto . Reluzia ao sol devido à pedra de gipso cristalino com que foi revestido . Possuía um engenhosos sistema de ventilação e iluminação . As paredes de pedra foram reforçadas com traves de madeira que aumentavam a resistência contra terremotos .

Em termos de construção pode-se afirmar que estava séculos á frente de obras semelhantes na Grécia .



“Esgotos sanitários, utilizando uma rede de fossas e filtros à base de areia para purificação da água , eram exemplos de sofisticação...Nessa sociedade as mulheres tinham papel muito destacado – as estatuetas descobertas pelos arqueólogos são sempre de deusas, não de deuses e as cerimônias religiosas era oficiadas por sacerdotisas”( Superinteressante, junho de 1990, p. 63).



RELIGIÃO CRETENSE



Religião matriarcal, a principal divindade era a Grande Mãe, deusa protetora da terra e da fertilidade , representada por uma pomba e uma serpente. Dominava todo o universo e era fonte do bem e do mal. Mal visto como renovação da natureza em tempestades e destruição.

Tinham esperança em outra vida, sem relação com boas ações praticadas na terra. Mortos eram enterrados com cuidado e com objetos de vida comum.



Não havia templos. Culto era celebrado em lugares elevados, em cavernas e mas capelas dos palácios.

Adoração de animais (Minotauro), árvores sagradas, veneração de objetos sagrados (machado de dois gumes, pilar e cruz), emprego de sacerdotisas e não de sacerdotes. Sacrifício ritual era importante.



O Minotauro, “diz a lenda nasceu do romance entre a mulher de Minos, Pasifae e um belo touro que o rei deveria sacrificar ao deus Poseidon, mas preferiu guardar em suas estrebarias...Para aproximar-se de seu amado, Pasifae foi ajudada pelo arquiteto Dédalo, que preparou para ela um disfarce de vaca tão perfeito que enganou e seduziu o touro. Nascido o Minotauro, metade touro, metade homem, Minos ordenou ao mesmo Dédalo, a construção de um complicado conjunto de salas , quartos e corredores, de onde ele jamais pudesse sair. E lá viveu o pobre monstro, durante muito tempo, recebendo de Minos, sete moças e sete rapazes, anualmente, que o rei recebia como tributo dos povos vencidos na guerra. O povo era obrigado a pagar pesados tributos por causa do Minotauro .



Esta parte da lenda representa a dominação de Creta sobre o continente .

Minos deu-se mal quando cobrou este tributo de Atenas: entre os condenados estava o herói Teseu, filho do rei Egeu , que não apenas destruiu o Minotauro, mas conseguiu escapar do labirinto, graças ao novelo de linha que lhe fora dado pela filha do monarca Ariadne (aranha) , que era uma das servas do monstro ” . (Superinteressante, junho 1990, p. 64).

Esta parte da lenda simboliza a autonomia do continente .

Porém , diz a lenda que ao voltar Teseu esqueceu-se de trocar as velas de seu navio de negras para brancas , e seu pai Egeu ao ver o barco ao longe com as velas negras , imaginou que seu filho único havia morrido e atirou-se ao mar, morrendo , daí o nome Mar Egeu .



A lenda do Minotauro simboliza o declínio da cultura micênica e o início do crescimento da cultura grega .

Labirinto – Tratava-se de um centro de criação e reprodução de gado usado em cerimônias que marcavam a passagem de adolescentes masculinos para a condição de adultos e em jogos esportivos, talvez ancestrais das touradas. Esta é a tese de Gunter Nobis, arqueólogo alemão (Superinteressante, abril de 1991, p. 17).

Fim de Creta



Em 1883 o vulcão do Monte Krakatoa na Indonésia, provocou a maior erupção da era moderna, gerando uma onda marinha gigantesca (Tsunami) que recobriu o estreito de Sunda entre as ilhas indonésias de Java e Sumatra, erguendo rochas de coral de 600 t do leito do mar e depositando-as sobre as praias, matando 36000 pessoas.

Estudos arqueológicos recentes comprovaram que a cerca de 3500 anos o vulcão da ilha de Santorini, a 120 km de Creta entrou em erupção, gerando uma cratera 4 vezes maior que a do Krakatoa. A erupção deve ter sido dez vezes maior do que a do Krakatoa e a maior erupção vulcânica da história .

Exames geológicos realizados no leito do Mar Egeu indicam que a maior parte das cinzas do Santorini caiu sobre o Egeu Oriental e o oeste da Turquia, pouco afetando a Creta. Porém outros estudos chegaram a conclusão que a erupção gerou uma seqüência de vários tsunamis e terremotos que acabaram por destruir a civilização cretense. Diversos sítios arqueológicos foram encontrados na ilha de Creta e os estudos mostraram que todos eles foram destruídas da mesma forma e ao mesmo tempo .



Além de matar muitos cretenses, teria salinizado os campos, destruído plantações por anos e com a poluição do mar reduzindo o estoque de peixes, enfraquecido os minóicos que ficaram vulneráveis a ataques externos, no caso dos gregos . Esta hipótese foi levantada pelo matemático Joe Monaghan, da Universidade Monash, em Melbourne na Austrália e comprovada por diversos estudos no local . (Folha São Paulo, 20/7/97, p. 5-15).

Escavações na ilha de Santorini revelaram que ela também foi berço de uma grande cultura que foi destruída por esta erupção por volta de 1.500 a.C. Foi encontrada uma grande cidade sepultada , Akrotire , sobre camadas sucessivas de cinzas e púmice do vulcão e que também se espalharam pelo fundo do Mediterrâneo até o delta do Nilo . As construções foram preservadas , como em Pompéia e encontraram-se casas de 2 a 3 andares .É a mais antiga cidade planejada que se conhece . Foi construída com pedra e madeira e possuía sistemas de água e esgoto como em Cnossos .



Inscrições no Egito , datadas de 1.450 a.C; foram vistas por Sólon por volta de 500 a.C. e falavam de uma grande civilização . Sólon levou estas informações para a Grécia e provavelmente elas foram aproveitadas por Platão , daí tendo surgido a lenda da Atlântida , que muito provavelmente deve ser o conjunto de cidades representado por Akrotire e Creta . Aconteceu uma enorme erupção bem no meio de uma civilização adiantada que foi destruída e afundou no mar , exatamente o que aconteceu em Santorini .



Estas inscrições fora encontradas recentemente e devem ser as mesmas que Sólon viu quando esteve no Egito .



Pelo fato da civilização minóica ter sido uma grande civilização, pode-se supor que caso a erupção não tivesse acontecido teria sido esta cultura que dominaria a Grécia e não o contrário como ocorreu.



FENÍCIOS



Fenícia localizava-se na região do Líbano atual. Uma faixa de 200 km de comprimento entre o mar e as montanhas. Terra inadequada para a agricultura. Fenícios, povo de origem semita, das costas do Mar Vermelho. Dedicaram-se predominantemente a atividades marítimas.

A palavra fenício vem do grego “phoinikes” , em referência à cor púrpura avermelhada que aplicavam aos tecidos e pela qual eram conhecidos .



Não foram conquistadores, mas fizeram um império. Exerceram influência através das artes pacíficas e principalmente através do comércio, devido a seus bons portos e posição geográfica favorável, sendo exímios conhecedores de navegação.

Suas viagens pelo mar deram origens a histórias fabulosas inclusive que teriam chegado até a América .

Durante a maior parte de sua história foi uma vaga confederação de cidades-estado que frequentemente compravam a sua segurança pagando tributos a potências estrangeiras.



CIDADES ESTADO



Há quase 5000 anos “vários grupos estabeleceram-se em aldeias de pescadores, ao norte de uma estreita faixa no litoral do Mediterrâneo. Em comum tinham somente a pele cor de cobre e a língua semita” (Superinteressante, janeiro de 1990, p. 32).



As pequenas aldeias cresceram e tornaram-se cidades Estado. Ugarit atual Ras-Shamra na Síria, , Arad, Biblos atual Jubeil , Sidon e Tiro , cidades litorâneas eram independentes entre si . No norte da África os fenícios fundaram Cartago, cidade que posteriormente iria desafiar o Império Romano. Cartago foi fundada quando por volta de 814 ªC. o sacerdote fenício Arquebas foi assassinado e sua mulher, a princesa Elisa , fugiu da cidade de Tiro se estabelecendo em uma península no norte da África, em uma região próxima a atual Túnis, o que viria a ser Cartago. O nome dessa cidade resultou da expressão Kart-hadacht , que quer dizer cidade nova.



O poder político era exercido pelo rei, assistido por um Conselho de Anciãos ou de Magistrados escolhidos entre grandes comerciantes e proprietários agrícolas. Cidades da Fenícia não formaram um estado unificado, preferindo aliar-se a outros como o Egito, das quais se consideravam vassalos.



Em 1.500 ªC. as cidades fenícias começaram a substituir o comércio cretense, controlando o sul do Mediterrâneo Oriental , enquanto o norte era controlado pelos gregos.



Ugarit e Biblos eram as cidades mais importantes. Atacadas pelos hititas, decaíram em 1400 ªC. dando lugar a Sidon que , atacada pelos filisteus perdeu sua hegemonia por volta de 1100 ªC.

Em 1.100 ªC. tornou-se mais importante a cidade de Tiro que se fortaleceu pelo desaparecimento da tutela dos filisteus e egípcios . Tiro aliou-se aos hebreus e intensificou o comércio pelo Mediterrâneo Ocidental e Norte da África.

No século VIII ªC. as cidades fenícias foram anexadas pelos assírios. Em seguida em 612 ªC. pelo Segundo império Babilônico . Tiro escapou, mas o comércio reduziu-se sensivelmente.

No século V ªC. a Fenícia foi conquistada pelos persas e em 332 por Alexandre Magno quer destruiu Tiro após um cerco de 7 meses.



ATIVIDADES ECONÔMICAS



Já no século XIV a.C., os fenícios, excelentes marinheiros, detinham o monopólio do comércio de especiarias no Mediterrâneo, a tal ponto que elas foram chamadas de `mercadorias fenícias` ( adaptado de Fernanda de Camargo-Moro. Veneza O encontro do Oriente com o Ocidente. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 37, 39, 49, 53)

Atividades mais importantes eram o comércio marítimo e a indústria. Fenícia dispunha de bons portos em toda a costa. Comerciantes transformavam a matéria prima e a reexportavam. Armas de ferro e bronze, vasos de cerâmica e de vidro, jóias, tecidos de lã . Seus navios de pequena tonelagem, impulsionados a remo e vela não podiam navegar em alto mar, seguindo caminhos pré-estabelecidos. Para os fenícios, comércio e pirataria eram a mesma coisa. Tinham o hábito de convidar os filhos dos nativos para conhecer seus barcos , e então os capturavam para vender como escravos.

. (...) as especiarias partiram para Roma provenientes do Egito, no início do século II a.C. (...).

Os fenícios foram famosos pela indústria de vidro e de metal e corante de púrpura, extraído de um molusco. Exportavam madeira dos cedros , vinho e azeite de oliva .



O sabão era fabricado pelos fenícios a partir da fervura de banha de cabra com cinzas de madeira. Depois os celtas o fizeram no século I. Em Roma seu uso foi mais difundido, desaparecendo durante 4 séculos após o fim do império. No século IX ressurgiu na cidade de Savona na Itália e em Gênova, Marselha e Veneza. Depois foi fabricado na Europa central, mas seu uso era restrito. Na Inglaterra começou a ser fabricado no século XII em Bristol.



RELIGIÃO FENÍCIA



Cada cidade-Estado possuía suas próprias divindades , mas se observam alguns elementos comuns . Em Biblios , Baal e Baal-Gubal eram adorados ; em Sidon , Astarte ( comum em diversas cidades) , em Tiro ao sul , tanto Melkart ( literalmente “ o rei da cidade” ) , quanto Astarte . Antes do cristianismo os fenícios eram um povo muito religioso . A tríade fenícia é muito importante . Astarte era chamada de “Mãe virgem” , por isso a idéia de Maria no cristianismo foi muito bem aceita .

El era o deus máximo do panteão fenício . representava o deus sol e com freqüência aparecia sob a forma de um touro . Seu filho se chamava Baal ( Adônis ) em Biblios , o deus das tempestades e das montanhas . Apesar da importância de El, Baal era o deus mais adorado pelos fenícios . Acreditava-se que, quando a neve das montanhas libanesas se derretia e purificava a água dos rios era Baal que renascia , dando lugar a grandes festividades entre os fenícios

Religião previa sacrifícios humanos ao deus Moloc e ritos licenciosos de fecundidade.

Em 16 a.C. a Fenícia tornou-se uma colônia romana, os deuses passaram a ser os romanos e no fim do século IV , Teodósio pôs fim aos cultos não cristãos e destruiu seus símbolos mais sagrados .Mesmo assim , em Baalbeck , a 85 km de Beirute ainda restam três templos grandiosos , o templo de Júpiter, o templo de Baco e o templo circular de Vênus .



CULTURA



Sua cultura primou pela falta de originalidade , incorporando traços dos povos com os quais entraram em contato .

Seu feito mais duradouro foi ter completado e difundido um alfabeto baseado em princípios que os egípcios haviam descoberto, por volta de 1100 ªC. Os hieróglifos egípcios e os símbolos cuneiformes dos mesopotâmicos apresentavam muitas dificuldades e exigiam longo aprendizado , sendo a arte de escrever apenas acessível a uma elite de sacerdotes e escribas que por isso se tornou muito poderosa .



Devido às necessidades comerciais os fenícios decidiram realizar uma simplificação daqueles sistemas de escrita e criaram 22 sinais gráficos, que representavam sons da voz humana , correspondentes às consoantes, que originou todas as escritas alfabéticas ocidentais . Adotado pelos arameus e judeus. Completado pelas vogais, tornou-se o alfabeto grego em 900 ªC.

O alfabeto foi uma grande revolução, pois democratizou a escrita, acabou se impondo e eliminou por quase toda a parte o poder dos escribas , facilitando a difusão do conhecimento e das artes .



A língua etrusca embora seja mais antiga, só tornou-se escrita depois da grega em 800 ªC. e o etrusco é que dará origem ao latim em 700 ªC.

Bibliografia: Harden, Donald ; Os fenícios . Editorial Verbo,Lisboa.



MARCAS GENÉTICAS



Um em cada 17 homens que vivem na região do Mediterrâneo tem material genético transmitido pelos fenícios . Eles estão principalmente em Chipre , na região oeste da Sicília e no norte de Marrocos , próximo ao estreito de Gibraltar . Pesquisa , do grupo do projeto Genográfico , publicada em outubro de 2008 , na revista científica “Journal of Human Genetics” , coletou 5.800 amostras , de 56 localidades mediterrâneas . Para descobrir as linhagens genéticas dos fenícios , os cientistas compararam o material de pessoas que moravam em zonas de influência dos fenícios , com outras que nunca receberam a visita deste povo . Vários marcadores genéticos puderam ser identificados a partir de muitas análises estatísticas .

Os estudos mostram que o DNA dos fenícios sobreviveu até mesmo à destruição de Cartago , pois um excesso de marcadores genéticos foi encontrado na região costeira da Tunísia . ( F S P , 31.10.2008, p. A-22) .



HITITAS



No Planalto da Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 2000 ªC. cavaleiros arianos vindos dos Balcãs, dominaram a Mesopotâmia pelo norte .

Os hititas foram intermediários entre Oriente e Ocidente. Elos de ligação entre o Egito, a Mesopotâmia e o Mar Egeu. Parece que foram os primeiros descobridores do ferro.

Formaram um grande império que ia da Ásia Menor até o alto Eufrates. Auge entre 2000 e 1200 ªC. Em 1200 guerra com o Egito enfraquecer a ambos. Depois de 717 ªC. todos os territórios hititas foram conquistados e absorvidos pelos assírios, lídios e frígios.



Sua língua indo-européia foi decifrada por Hrozny. Sua civilização era mais próxima da dos antigos babilônios.

Tiveram um conhecimento extensivo da agricultura e vida econômica em geral altamente desenvolvida, com comércio e mineração.



A literatura mostra adaptações da epopéia de Gilgamesh e lendas da criação e dilúvio dos babilônios antigos. Não há registros de filosofia e ciência.



O sistema legal era bem desenvolvido. Cerca de 200 artigos ou decretos completos foram traduzidos. Refletem uma sociedade urbana e requintada, submetida a controle governamental. Os hititas foram conhecidos como o povo das mil leis e dos mil deuses .



A terra era propriedade do Estado. Os preços das mercadorias e salários eram fixados em lei. Direito mais humano que o dos babilônios. Morte apenas em 8 casos – feitiçaria, relações sexuais com animais e furtos de objetos pertencentes ao palácio. Mutilação só em incêndio premeditado ou roubo, cometidos por um escravo.



A arte incluía a escultura tosca e ingênua e a arquitetura de volume e peso. A religião baseada em uma mitologia complicada com inúmeras divindades e formas de culto de origem mesopotâmica, como adivinhação, cerimônias de purificação, sacrifícios e orações.



Descobriram como manipular o ferro no segundo milênio antes de Cristo . Conferiram a ela um caráter mágico e a mantiveram em segredo por alguns séculos . O monopólio os enriqueceu com as exportações. Depois a arte de manipular o ferro se tornou de domínio público. A difusão do uso do ferro democratizou em parte a agricultura e a guerra pois todo camponês tinha poder aquisitivo para ter um machado de ferro para cortar árvores , ou uma relha de arado de ferro, assim como o artesão podia ter seus instrumentos de metal e mesmo um plebeu armas de ferro para enfrentar um cavaleiro .



O tratado de Kadesh trouxe a paz para os hititas e os egípcios . Atucha tornou-se a cidade sede do imperador Atushire III e sua esposa Pudarepa , um dos últimos e maiores imperadores hititas . Atushire morreu em 1237 a.C e 30 anos depois de sua morte o reino teve um fim abrupto provavelmente por uma guerra civil resultante da disputa pelo trono .

Bibliografia – Léveque, Pierre . As primeiras civilizações – A Mesopotâmia – os Hititas . Edições 70.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui