Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA ANTIGA - IMPÉRIO BABILÔNICO -- 31/08/2010 - 08:19 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
I IMPÉRIO BABILÔNICO–1800-1600 ªC.





Edson Pereira Bueno Leal , agosto de 2010





O enfraquecimento das cidades sumérias, criou condições para a ascensão dos amoritas na babilônia, vindos do deserto da Arábia. O primeiro rei babilônico foi HAMURABI (1728-1686 ªc.). Conquistou o reino de Mari (médio Eufrates), a Assíria (ao norte) até o Golfo Pérsico (ao sul). A forma de governo era a monarquia hereditária.



Apropriaram-se do que os sumerianos criaram e nada desenvolveram . A autoridade do rei tornou-se absoluta. Tributação foi organizada e serviço militar obrigatório.

"O palácio real constitui naturalmente , na vida da cidade mesopotâmica , um mundo à parte . Todo um grupo social o habita e dele depende , ligado ao soberano por laços que não são somente os de parente a chefe de família , ou de servidor a senhor (...) Este grupo social é numeroso , de composição muito variada , abrangendo trabalhadores de todas as profissões , domésticos, escribas , artesãos , homens de negócio , agricultores , pastores , guardiães dos armazéns, etc. , colocados sob a direção de um intendente . É que a existência de um domínio real , dotado de bens múltiplos e dispersos , faz do palácio uma espécie de vasta empresa econômica , cujos benefícios contribuem para fundamentar solidamente a força material do soberano" . ( Aymard/Auboyer, O Oriente e a Grécia, As civilizações imperiais ) .



Código de Hamurabi –



Composto por 282 artigos , permite reconstruiir não somente o ordenamento jurídico , mas também toda a rede de relações sociais , num grande reino neolítico.



Escrito por volta de 1750 a.C., esquecido durante mais de 3 mil anos e encontrado em 1902, o Código de Hamurabi, hoje no Museu do Louvre, é uma estela de pedra dura, mais ou menos cilíndrica, de 2,25 m de altura por 1,80 m de circunferência média. (Jean Bottero, História Viva, ano III, n.º 29.)

112. " Se um homem durante uma viagem comercial confia prata , ouro, pedras preciosas ou outros bens a outrem , delegando-lhe o mandato de entregar a mercadoria a terceiros , se o encarregado conserva para si estes bens , deverá pagar cinco vezes o valor dos bens subtraídos;

117 . " Mulher e filho, se vendidos por causa de uma dívida , devem ser liberados após três anos de escravidão " ;

148 . " Se a mulher de um homem adoece gravemente , ele pode desposar uma outra , mas não pode se divorciar da primeira , a qual deve manter dentro de casa e sustentá-la até a sua morte " ;

168 . " Um homem não pode deserdar o filho sem um motivo grave , o qual deve ser avaliado pelos juízes " ..

Se um mercador pediu emprestado trigo ou prata a um mercador e não tem trigo ou prata para pagar mas tem outros bens , deve mostrar tudo o que tem perante testemunhas e dará o que possui ao seu prestamista . O mercador prestamista não pode recusar .

Se um homem toma uma mulher e não se estabeleceu um contrato , então essa mulher não é esposa .

Se um homem tomou uma criança para dotar com o seu próprio nome , e a educou , este filho adotivo não pode ser reclamado .

Se um homem cegou o olho de um homem livre , o seu próprio olho será cego.

Se um homem cegou o olho de um plebeu, ou quebrou-lhe o osso , pagará uma mina de prata. Se cegou o olho de um escravo , ou quebrou-lhe um osso, pagará metade do seu valor .

Se um homem tiver arrancado os dentes a um homem da sua categoria , os seus próprios dentes serão arrancados .

Se um médico tratou , com faca de metal, a ferida grave de um homem , e lhe causou a morte ou lhe inutilizou o olho , as suas mãos serão cortadas . Se um médico tartou com faca de metal , a ferida grave de um escravo e lhe causou a morte , ele dará escravoi por escravo .

Se um construtor fizer uma casa e esta não for sólida e cair matando o dono , este construtor será morto.



Prevalece o princípio do ressarcimento sobre o princípio de talião ( olho por olho ), porém este também é contemplado : se alguém matar injustamente, deve ser morto pela família da vítima; se alguém arrombar uma casa, deve morrer e ser enterrado no próprio local de arrombamento ; Se morrer o filho do proprietário, o filho do arquiteto deve ser morto também. Se morrer o escravo do proprietário, o arquiteto deverá arranjar outro. Longa lista de crimes contra o estado e severidade das penas.

O império babilônico foi arruinado no século 16 ªC. por uma série de invasões. Os hititas vindos da Ásia Menor, os Cassitas que traziam uma arma de guerra desconhecida, o cavalo. O domínio cassita permaneceu por quase 400 anos, de 1530 a 1160 ªC.



A babilônia, região central da Mesopotâmia, favoreceu o comércio com os povos do oriente Médio. A principal atividade era a agricultura irrigada: trigo, cevada, tâmara e cebola. A mineração era desenvolvida: cobre, chumbo, estanho, ouro e prata. A indústria produzia objetos de ferro e bronze, tecidos, cerâmica e tijolos para construção, devido è escassez de pedra na região. O comércio era feito por particulares, a moeda não existia, mas usava-se o ouro e a prata; a escravidão por dívida era comum.



A aristocracia era formada pelos senhores de terras e de guerra, grandes comerciantes e sacerdotes. Os trabalhadores livres meeiros, artesãos e pequenos comerciantes e os escravos prisioneiros de guerra e devedores.

Marduc, Tamuz e Istar eram os deuses principais. Aumenta a superstição. Surge uma consciência mórbida de pecado e aumenta a adoração dos demônios. Retrocesso cultural de maneira geral.

Edificado há 3500 anos na desaparecida cidade de Nippur foi desenterrado recentemente o templo da deusa Gula, senhora das cicatrizações na Babilônia. O templo apresentava sinais de intensa atividade de pesquisa médica nas suas dependências. Inscrições e figuras por exemplo descrevem doenças em diversas partes do corpo humano e documentos registram ervas e minerais empregados como remédios. Sacerdotes e mágicos trabalhavam no local. (Biggs, Robert ; Superinteressante nov. 1990, p. 11).



"Os babilônios levam os doentes para a praça pública , pois não tem médicos . Os transeuntes se aproximam então dos doentes e lhes dão conselhos a respeito de sua doença se eles próprios já sofreram do mesmo mal ou se viram outras pessoas sofrer ; aproximando-se do doente , eles lhes dão conselhos e os exortam a fazer o que eles próprios fizeram ou viram outra pessoa fazer para livrar-se do mesmo mal . É proibido passar pelo doente em silêncio e sem perguntar pela sua doença " . ( Heródoto , História I, 196) .



Quando Anu, o Sublime, Rei dos Deuses, com Enlil, o Senhor do Céu e da Terra, o Mestre do Destino do País, atribuíram a Marduk, o primogênito de Enki, poder sobre todos os povos, fazendo-o prevalecer sobre todos os outros Deuses, quando pronunciaram meu nome, Hamurabi, príncipe devoto, adorador dos Deuses, para que eu fizesse reluzir a ordem no país, aniquilasse os malfeitores e malvados, proibisse os poderosos de oprimir os fracos e, alçando-me como o Sol sobre os homens, iluminasse todo o país (...) . (Código de Hamurabi.)



2. IMPÉRIO BABILÔNICO 612-539 ª C.



Volta o domínio babilônico pelos caldeus que eram um povo proveniente do extremo sul da Mesopotâmia, região denominada o País do Mar . Fundada por Nabupalassar, principal soberano foi seu filho Nabudonosor (605-563 ªC.). Fez várias campanhas, duas na Palestina onde tomou Jerusalém em 587 a;.C. , trazendo os judeus para a Babilônia.



Tentou restaurar a época de Hamurabi. Reconstruiu Babilônia cercando-a com muralhas e 100 portas de bronze. Construiu os jardins suspensos e a Torre de Babel. Restaurou a antiga lei e a literatura. O essencial da forma de governo e o sistema econômico com preponderância da indústria e do comércio, mas não foi além.



Os jardins suspensos foram construídos com o trabalho de milhares de escravos , e apareciam como uma série de enormes terraços de terra, de planta quadrada, sobrepostos uns sobre os outros, em ordem decrescente, formando um zigurate, a torre típica babilônica, com mais de 110 metros de altura e grandes escadarias que em cada terraço levavam ao seguinte. Milhares de árvores frutíferas e canteiros ornamentavam os caminhos, perfumando os ares , enquanto um sistema de bombas elevava , do Eufrates, a água necessária para sua irrigação. Havia elevadores para os soberanos e um luxo fabuloso – estátuas e baixos relevos, pavilhões cravejados de pedras preciosas, pó de ouro misturado à areia branca dos caminhos. Nabucodonosor os mandou construir para sua belíssima esposa Anuchia, a fim de atenuar a nostalgia que ela sentia das montanhas de sua terra natal.



Religião – Desenvolveram uma religião astral, onde o fracasso foi mais nítido. Deuses despidos de suas limitações humanas e exaltados como seres transcendentes e onipotentes. Chegaram a ser identificados com planetas – Marduc – Júpiter, Istar – Vênus . Governavam o universo de um modo quase mecânico.



Desenvolveu-se o fatalismo como resignação á sorte devido aos atos dos deuses irem além da compreensão. Em consequência, surge pela primeira vez, a concepção de piedade como submissão, adotada por outras religiões. A submissão não valia como justificativa para a outra vida, que não interessava aos caldeus. Quando muito podia trazer algumas recompensas terrestres.

Desenvolveu-se uma consciência espiritual mais forte. Deuses como seres elevados que se preocupam com a justiça e a retidão dos homens. O homem uma criatura rasteira, mergulhada na iniquidade e na covardia, raramente merecedora de se aproximar dos deuses. A consciência do pecado atingiu intensidade quase patológica. A moral não foi afetada pela religião. Mostraram-se tão presos aos interesses materiais da vida e à busca de prazeres dos sentidos, quanto os povos anteriores. A exemplo dos assírios não acreditavam na vida após a morte, mas os mortos deveriam ser bem sepultados para que suas almas permanecessem em paz e não ficassem vagando pela terra .



Desenvolveram a astronomia muito ligada à astrologia.

Com a morte de Nabucodonosor , lutas pelo poder enfraqueceram o império e o rei Nabonide foi vencido em 539 ªC. por Ciro da Pérsia.

Heródoto conta que , por ocasião de uma revolta da babilônia contra a dominação persa foram tomadas providências para que a cidade pudesse resistir a um cerco prolongado por parte dos persas . Uma das providências foi : " de todas as mulheres que se encontravam na Babilônia , cada homem , pondo de parte a mãe , não reservaria senão a que mais amasse . Quanto às outras , reuni-las-iam em determinado lugar e as estrangulariam . Aquela que cada homem reservasse para si ficaria na obrigação de preparar-lhe a comida . Assim foi feito , sendo sacrificadas todas as outras mulheres , a fim de poupar as provisões " . ( Heródoto ) .



O profeta Isaías , em 13-19 afirma “Então Babilônia , a pérola dos reinos , a jóia de que os caldeus tanto se orgulham será destruída por Deus como Sodoma e Gomorra” . Isaías pode ter previsto a queda da Babilônia em 700 a.C . Jeremias em 25 :11-12 também previu a destruição da Babilônia , mas ela ocorreu sem derramamento de sangue Por Ciro rei da Pérsia . As profecias de Jeremias estavam erradas ou ainda não aconteceram? .



Daniel em 2:31-34 descreve e interpreta um sonho de Nabucodonosor que nenhum dos auxiliares do rei havia conseguido decifrar e mesmo assinalando o fim do império , foi recompensado .

Apocalipse 18:8 também apresenta uma descrição aterradora do fim da Babilônia :” Ela será consumida pelo fogo, porque forte é o Senhor Deus que a condenou “ .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui