Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA ANTIGA - OS SUMÉRIOS -- 27/08/2010 - 08:55 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA ANTIGA - OS SUMÉRIOS





Edson Pereira Bueno Leal , agosto de 2010



Situado na desembocadura dos grande rios da Mesopotâmia, o território começou a ser ocupado por volta de 4000 ªC. por povos originários provavelmente da região do Indo. Aproximadamente por volta de 3000 ªC. começaram a surgir diversas cidades Estado: Ur, Nippur , Kisch, Lagash, Uruk. Uruk parece ter sido a primeira , por volta de 3.400 ªC .



Cada cidade era governada pelo patesi, que concentrava o poder político, militar e religioso. Com o tempo institui-se a hereditariedade e surgiram as dinastias.

As atividades agro-pastoris cresceram com a implantação do sistema de irrigação com diques e canais, que no 3. Milênio cobria o vale do curso inferior do Tigre e Eufrates. As inovações agrícolas implantadas , com irrigação em sulcos ao invés de bacias e o uso da tração animal melhorando a semeadura e o uso do arado , devem ter produzido uma melhora na produtividade de cinco a dez para um , equivalente à introdução da mecanização na agricultura moderna .



Por volta de 2850 ªC. surgiu a primeira dinastia histórica em Ur. As cidades de Ur, Nippur e Lagash passaram a lutar entre si, disputando a hegemonia.



Os sumérios constituíram a base cultural da civilização mesopotâmica, ou seja foram os principais moldadores das feições da região. O sistema de escrita, a religião, as leis e práticas científicas e comerciais foram por eles elaboradas , sendo que os demais povos inovaram em técnicas de governo e táticas de guerra e desenvolvimento das artes.



Usavam barras e lingotes de metais preciosos , com peso fixo, à guisa de moeda. Muitas disposições do Código de Hamurabi, como a lei do talião são sumerianas.



RELIGIÃO



A religião está no centro de toda a vida. Remonta ela à época neolítica e os grandes deuses são de origem cósmica, Anu, rei do Céu, Enlil, rei da Terra, Ea, rei do Oceano. Esses deuses primordiais criaram os deuses astrais, que se ocupam diretamente dos homens, Chamach, deus-sol, Sin, deus-lua, Ichtar, o planeta Vênus, e Damuzi, o deus agrário dos mortos e das ressurreições anuais. A cidade santa é Nipur, e sua preeminência dura até o advento de Marduc, o babilônio. Paulo Petit .



A religião sumeriana era politeísta e antropomórfica. Deuses tinham atributos humanos, sendo capazes de fazer o bem e o mal. Religião praticamente sem conteúdo moral. Criação do mundo feita por Marduque , que do barro fez o homem. Admitiam ter ocorrido o dilúvio universal, do qual somente escapou uma família pela arca. Não oferecia qualquer esperança sobre a vida futura. Existência em um mundo desolado e sombrio – o sheol onde as almas permaneciam um certo tempo e depois desapareciam. Não dispensavam qualquer cuidado com os mortos. Os benefícios ao homem eram de caráter material – colheitas abundantes e prosperidade nos negócios. Inexistência de padrões de moralidade e obrigações rituais.



ESCRITA



Figuras rupestres são consideradas o primeiro embrião da escrita. A linguagem era expressa através de desenhos dos objetos que representavam. Constam os primeiros datados de 20.000 ªC.



Um poema sumério de 5.000 anos atrás , no qual é narrada a luta entre a cidade mesopotâmica de Uruk , governada pelo soberano Enmerkar , e a cidade persa de Aratta , nos oferece uma deliciosa versão mítica de como teria nascido a escrita . Segundo esta versão, Enmerkar deveria enviar uma mensagem a seu rival de Aratta , mas o assunto a ser referido é por demais complicado , de modo que o mensageiro não seria capaz de repeti-la , corretamente , de cor . Enmerkar não tem outra saída senão inventar um expediente para vencer esta dificuldade , e eis que inventa a escrita . ` Dado que o mensageiro possuía a língua pesada e não era capaz de repetir a mensagem , o Senhor de Uruk modelou a argila e gravou as palavras , como numa pequena tábua `" (Masi , Domenico . Criatividade e Grupos Criativos , Sextante , Rio de Janeiro , 2003 , p. 94)



A escrita cuneiforme criação dos sumérios é uma das escritas mais antigas conhecida, datada de 2500 ªC. . Caracteres em forma de cunha. Nenhum alfabeto jamais derivou dele. O imperador Dario registrou um de seus feitos em baixo relevo chamado Beistum , próximo ao vilarejo de Bisotum com uma inscrição trilingue , em velho persa, em neo-babilônico e neo-elamita permitindo a Henry Creswicke Rawlinson decifrar a escrita cuneiforme em 1846.



Conforme descobertas feitas por pesquisadores do Instituto Arqueológico Alemão do Cairo a escrita mais antiga são os hieroglifos, datados de 3.300 ªC. conforme texto encontrados em Abydos, a 590 km do Cairo. Os primeiros hieróglifos egípcios datam de 2.900 ªC. Foram encontrados em 1998 360 peças de cerâmica pertencentes à cultura yueshi que viveu em Shandong, datados de 1500 ªC. com caracteres gravados em ossos de cordeiro, considerados uma forma primitiva de chinês , a única língua das mais antigas que sobreviveu, pois a escrita cuneiforme e a egípcia não tiveram continuidade,( Revista Veja, 7.4.98,)

Porém "a escrita cuneiforme continuou a ser usada durante séculos , mesmo quando as línguas para as quais ela havia sido criada ( os idiomas sumério e acádio) , já haviam se extinguido completamente ". ( in Masi, Domenico de . Criatividade e Grupos Criativos ; Rio de Janeiro ; Sextante , 2003 , p. 126) .



Pesquisadores da China e EUA encontraram caracteres em 14 fragmentos de carapaça de tartarugas , no sítio de Wuyang Jiahu , Província de Henam , com 9.000 anos e que guardam impressionante semelhança com os ideogramas chineses atuais . Os descobridores não consideram este achado uma escrita , mas parte integrante de um grande período de uso de sinais que acabou levando a um sistema escrito completo.. ( F S P 18.04.2003 p. A-14) .



A escrita alfabética mais antiga provavelmente é a dos semitas, a partir da descoberta de gravuras datadas de 1900 a 1800 ªC. encontradas em Wadi el-Hol, próximo ao Vale dos Reis no Egito , por um grupo liderado por John Darnell da Universidade de Chicago. Foi criado pelos semitas provavelmente por razões práticas. Enquanto os sinais pictóricos dos hieróglifos egípcios e da escrita cuneiforme dos sumérios demoravam uma vida inteira para serem conhecidos , o alfabeto semita podia ser aprendido em poucas horas. O local onde as gravuras foram descobertas , rota de caravanas , justifica esta necessidade prática. ( F.S.P. 16.11.99, p. 1-12) .



O mais antigo poema épico, “Épico de Gilgamesh” conta a história de um rei sumério do terceiro milênio que vai ao encontro do segredo da vida eterna, foi localizado no depósito do British Museum em Londres . ( F.S.P. 17.11.98, p. 1-12).

As construções sumerianas eram feitas de argila e naturalmente perecíveis, destacando-se os zigurates – torres escalonadas com uma construção cúbica na parte superior. O zigurat era uma torre com andares que significa edifício elevado . Para alguns era local de culto ,para outros túmulo ou observatório astronômico.



Na ciência, alguma matemática elementar, relógio de água e calendário lunar.

A agricultura era a principal atividade. Fartas colheitas de cereais e frutas subtropicais. Terra dividida em grandes propriedades. O cidadão rural médio era um rendeiro ou um servo. O comércio era a segunda fonte de riqueza, feito com os vizinhos. Ouro e prata usados como moeda em trocas por metais e madeira do norte e oeste.

Existem registro datados de 2.800 ªC. que mostram que os escribas sumérios usavam um calendário lunar de 354 dias , que alternava meses de 29 e 30 dias e para sincronizar o calendário lunar com o solar as autoridades intercalavam meses especiais



Direito sumeriano



Aos sumérios devemos o primeiro código de leis conhecido na história . Remonta ao século 21 ªC. feito pelo rei sumério Urnammu. Unifica as normas , bloqueia os prepotentes e defende os fracos . Com 32 artigos regulamenta muitas matérias , entre as quais o matrimônio e o divórcio , as relações entre os patrões e escravos , o falso testemunho e as plantações abusivas . (Masi , Domenico . Criatividade e Grupos Criativos , Sextante , Rio de Janeiro , 2003 , p. 111)



Em 1930 ªC. outro Código o de Lipit-Ishtar , rei de Isin e registrem-se outros três na região da Babilônia , o de Eshnuna o de Amisaduqa e o de Hamurabi





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui