Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITO QUESTÕES VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2009 -- 23/07/2010 - 07:51 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GABARITO – QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2009 E JANEIRO DE 2010



HISTÓRIA ANTIGA



Resolução 1. O texto mostra que na sociedade egípcia a escrita era um elemento fundamental nos negócios do Estado e conferia elevado status O escriba tinha garantida elevada posição na sociedade e boa remuneração . A escrita era elemento fundamental na religião e nas atividades mercantis .



2 A 3 C 4 E



Resolução 5

a) A democracia ateniense admitia a escravidão e era restrita aos cidadãos – homens livres , maiores de idade , nascidos em Atenas e filhos de pai ateniense . Era direta , pela participação em assembléias .

A democracia contemporânea não admite o escravismo , é indireta e compreende toda a população adulta .

b) As duas admitiam a participação dos cidadãos na vida política , embora de forma diversa,



6 E



Questao 7 a) RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



A partir da leitura do texto, o candidato deve perceber que os dois impérios se diferenciavam na atitude em relação à tolerância religiosa e a inclusão dos povos conquistados. Enquanto o império romano permitia a existência de diferentes crenças, desde que elas não afetassem a lealdade política, os impérios ibéricos associavam a lealdade política à unidade religiosa.



b) Como políticas praticadas pelas monarquias ibéricas que caracterizam a intolerância religiosa poderiam ser citadas a instituição do tribunal do Santo Ofício, do Index, ou a conversão forçada dos judeus e a catequese dos habitantes do novo mundo, entre outros exemplos.



8 E 9 B 10 C 11 A



HISTÓRIA MEDIEVAL –



Resolução 1

A) O texto assinala que a mulher era incapaz para o manejo de armas e a responsável por ter levado o homem à perdição no paraíso e por isso tratada como um ser inferior .

b) A sociedade medieval era uma sociedade guerreira pela inexistência de Estados , a disputa de poder entre os senhores feudais além das guerras de reconquista como as Cruzadas e às invasões , principalmente a dominação árabe na Península Ibérica .



Resolução 2

A sociedade feudal compreendia três estamentos : clero, nobreza e servos . Clero e nobreza eram detentores do poder , camadas parasitárias como assinala Leo Huberman . Os servos , mercê das camadas parasitárias, eram ligados ao feudo onde tinham que trabalhar em troca de uma proteção, freqüentemente ilusória



3 A 4 D 5 D



Questao 6 a) RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



Duas razoes poderiam ser identificadas no texto: o fato de serem incapazes para o manejo de armas, vivendo em um ambiente guerreiro, e o fato de serem associadas ao pecado, sendo consideradas responsáveis pela perdição da humanidade.



b) o candidato poderia mencionar a fragmentação do poder politico e militar, as invasões, tanto de povos nórdicos quanta de muçulmanos, a proliferação de guerras entre senhores feudais, que levava a formação de exércitos particulares e fortalecia a importância da cavalaria e das relações de vassalagem.



7 B 8 A 9 D



HISTÓRIA MODERNA





Resolução 1

A) A expansão marítima foi viabilizada pela evolução técnica na navegação e na construção de embarcações que viabilizou as viagens em alto mar e a ascensão do Estado Nacional que permitiu a concentração de capital necessária para o empreendimento marítimo , associada aos interesses da nascente burguesia em busca de novas oportunidades econômicas .

b) No Oriente , os portugueses encontraram povos constituídos e procuraram garantir a atividade comercial com a constituição de feitorias e controle de pontos estratégicos .Na América, face ao primitivismo militar dos indígenas locais , teve início uma operação de colonização efetiva com ocupação populacional e militar com a busca da dominação total dos povos locais e a implantação de uma estrutura econômica voltada totalmente para atender os interesses da metrópole.





Resolução 2

a) O império Romano não discriminava as religiões , aceitando deuses estrangeiros , desde que a lealdade a Roma estivesse mantida . A exceção foi à perseguição aos cristãos, pois o monoteísmo cristão era visto como uma ameaça ao poder do imperador . Já os impérios modernos impuseram aos povos dominados a religião católica como forma de garantir a submissão dos povos colonizados .

b) A intolerância religiosa caracterizou-se pela conversão forçada ao catolicismo , perseguições aos que continuavam praticando os seus cultos , até a expulsão no caso dos judeus em Portugal . Esta atuação foi reforçada pela existência na época , por parte da Igreja Católica , do Tribunal da Santa Inquisição , que espalhou o terror por toda a parte , chegando ao extremo das torturas . Nas colônias , com a atuação destacada dos jesuítas , as práticas religiosas dos índios foram ignoradas e o catolicismo imposto . No caso das colônias espanholas a Igreja colaborou substancialmente para a destruição das culturas inca , maia e asteca que eram muito ricas .





3 EXPLORAÇÃO COLONIAL UNESP 2009 2 FASE



Resolução 3

No século XV o Estado foi o agregador de recursos que possibilitou a alocação de elevados valores destinados à exploração comercial . Na época não havia um mercado de capitais organizado para disponibilizar grandes volumes de capital e o Estado colonial acabou representando este papel





4 A



5 EXPLORAÇÃO COLONIAL UFSCAR 2010 2 FASE



a) Brasil e Colônias inglesas foram colonizadas pelos europeus , no contexto do Sistema Colonial, com predomínio das metrópoles e voltado para os interesses destas

b) O Brasil pode ser caracterizado como colônia de exploração onde predominou a monocultura, latifúndio, escravidão , economia voltada para a exportação . Estas características também ocorrera na porção meridional das Treze Colônias . Já no norte predominou a chamada colonização de povoamento com o predomínio da pequena propriedade , policultura e trabalho livre e com autonomia relativa em relação à metrópole. Estas diferenças tem relação direta com as razões de migração dos povos de origem e o clima das duas regiões .



6 C 7 C 8 D 9 B 10 E



11 UNICAMP 2010 2 FASE RENASCIMENTO



a) RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



Os dois aspectos a serem notados na relação entre cristãos e muçulmanos na Europa medieval são por um lado, os muçulmanos transmitiram os conhecimentos da antiguidade clássica ao ocidente cristão; por outro, sua presença na península ibérica deu origem a guerra, como a da Reconquista.



b) o candidato poderia mencionar que tal relação se encontra, por exemplo, na valorização da razão, de um novo ideal de beleza baseado na arte antiga, do uso de novas técnicas artísticas como a perspectiva, no antropocentrismo, entre outras características.



12 UNICAMP 2010 2 FASE EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCS XV E XVI

Questao 12 a) RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



o candidato poderia mencionar, por exemplo, o comercio lucrativo de especiarias, com a busca de rotas alternativas para o Oriente, a aliança entre o rei e a burguesia, que possibilitou o financiamento das expedições marítimas, entre outros fatores.



b) o candidato deveria apontar que o domínio no Oriente era caracterizado pelo estabelecimento de feitorias, buscando 0 comercio, enquanto 0 Brasil se tornaria uma possessão de Portugal, no interior de um empreendimento colonial destinado a produzir mercadorias para serem exportadas.



13 A 14 B 15 B 16 A 17 B 18 E 19 C 20 A



21. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL UNICAMP 2010 1 FASE



a) Como o texto assinala , a partir da Revolução Industrial o passado deixou de ser o modelo para o presente ou o futuro . As inovações passaram a ter maior relevância do que os conhecimentos do passado .

b) A Revolução Industrial representou uma alteração substancial na produção com a introdução do sistema fabril . A introdução de máquinas a vapor no processo produtivo resultou em espetacular aumento da produtividade e alteração substancial no perfil da força de trabalho , concentrando os trabalhadores na fábrica e submetendo-os a uma rígida disciplina de trabalho , caracterizando-se grande exploração da mão de obra em seu início , com baixos salários e péssimas condições de trabalho .







22. ABSOLUTISMO E ILUMINISMO UNESP 2010 2 FASE





Ficaram conhecidos como iluministas . As idéias influenciaram alguns monarcas e ministros europeus caracterizando um período denominado “ despotismo esclarecido”, ou seja uma espécie de mistura do absolutismo com medidas reformistas propugnadas pelos pensadores iluministas

antigos artesãos nas fabricas.





23 B 24 D



HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA – SÉCULO XIX





1 REVOLUÇÃO FRANCESA UNESP 2009 2 FASE



Os jacobinos tomaram o poder em 1793 e entre medidas que podem ser consideradas inovadoras podem ser citadas a abolição da escravidão nas colônias e o congelamento dos preços pela Lei do Máximo .





2 E 3 A 4 D 5 B



6 INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA LATINA UNESP 2010 2 FASE



As colônias espanholas conseguiram sua independência graças às idéias iluministas , ao exemplo da independência americana e da Revolução Francesa , à maior organização da aristocracia ceroula e à resistência da monarquia espanhola em conceder maior poder a esta aristocracia , além dos interesses ingleses em enfraquecer o império espanhol.



7 UNICAMP 2010 2 FASE ESCRAVIDÃO SÉCULO XIX





Questao 7 a) RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



A partir da leitura do texto, o candidato poderia identificar as seguintes características da segunda escravidão desenvolveu-se após a crise de produção no Haiti e o fim do tráfico para as colônias britânicas; levou a um crescimento do trabalho escravo em Cuba e no Brasil; aproximou-se de um sistema industrial pela disciplina de trabalho e pela inovação técnica na produção.



b) o candidato poderia identificar, por exemplo, a influencia da Revolução Francesa, o fato de ser realizada por escravos, levando a independência da colônia francesa.



8 E



9 UNICAMP 2010 2 FASE RACISMO E IMPERIALISMO SÉC XIX



Questao 9 a) RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



o candidato deveria perceber no texto que a base do argumento racista era incoerente, uma vez que embora os britânicos se considerassem superiores aos indianos, ambos possuíam a mesma origem racial. Alem disso, o racismo era incapaz de explicar por que a miscigenação só havia enfraquecido as raças superiores e não fortalecido as inferiores.



b) o candidato deveria mencionar alguns dos elementos que constituem o conceito de imperialismo. Dentre eles, a dominação dos países europeus sobre o resto do mundo por meio da política colonialista, levando a partilha da Africa e da Asia; o endividamento dos países da America Latina por meio de empréstimos ou investimentos feitos pelos parses europeus; e a busca de mercados consumidores para produtos industriais e de matéria-prima para a Europa.



10 E 11 B



12. FUVEST 2010 2 FASE IMPÉRIOS ESPANHOL E INGLÊS



a) O Império Espanhol, construído após a ocupação colonial das Américas no século XVI , baseou-se na política econômica mercantilista , com rígida aplicação do Pacto Colonial e exploração de metais preciosos e produtos agrícolas com absoluto controle sobre as colônias .

b) O Império Inglês, foi formado no contexto do neocolonialismo no século XIX , já com a Revolução Industrial em pleno andamento na Inglaterra e por isso os ingleses buscavam matérias primas industriais e o grau de dependência variou conforme a ocupação , de colônias , até protetorados .



13 D





HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA – SÉCULO XX







1 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E SOCIALISMO UNESP 2010 2 FASE



Com o final da Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa de 1917 , foi implantado na Rússia o regime socialista , consolidado por Stálin e que após o final da Segunda Guerra Mundial espalhou-se pela Europa Oriental , formando a chamado Cortina de Ferro .





2 D 3 C 4 B 5 B



6 PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRAS MUNDIAIS UFSCAR 2010 2 FASE



a) Na Primeira Guerra Mundial o Brasil era ainda um país agrário com o governo republicano em constituição dominado pelas oligarquias e pelo coronelismo . O país manteve-se inicialmente neutro e a partir de 1917 alinhou-se com os Aliados , mas sem participação militar .

b) NA Segunda Guerra Mundial o país estava submetido á ditadura de Vargas , já com a industrialização em desenvolvimento e maior população urbana . Inicialmente Vargas manteve um posicionamento sem definição , mas a partir de 1942 decidiu-se alinhar-se com os Aliados contra o Eixo , com o envio de tropas para lutar no teatro europeu através da FEB – Força Expedicionária Brasileira .



7 C 8 E 9 E 10 E 11 A



12 UNICAMP 2010 2 FASE CHINA DE MAO TSE TUNG



Questao 12 a) RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



A partir do texto, o candidato deveria apontar a existência de divergências entre estudiosos do pensamento de Mao. Enquanto alguns questionavam se ele era de fato marxista, outros o associavam ao Stalinismo, observando que ele não trazia nenhuma contribuição original ao Marxismo-Leninismo.



b) o candidato deveria definir a Revolução Cultural na China a partir de algumas de suas características principais, mencionando, por exemplo, que foi um movimento de massa constituído entre 1966 e 1976, contrario a burocracia do Partido Comunista Chinês, tendo levado a perseguição e ao linchamento de dissidentes e ao expurgo de intelectuais.



13 E 14 B



15 CRIAÇÃO DE ISRAEL UNESP 2009 2 FASE



Apenas o Estado de Israel viabilizou-se pois apenas os judeus tinham um grau de organização que permitisse a criação de um Estado Nacional , tendo sido beneficiados pela comunidade internacional como uma espécie de reparação ao holocausto .



16 C 17 B 18 A 19 A 20 B 21 E 22 E 23 C 24 C 25 A 26 A 27 B 28 D



29 CAPITALISMO CRISES UFSCAR 2010 2 FASE



a) A crise de 1929 iniciada nos EUA alastrou-se pelo mundo capitalista . Foi superada com as medidas intervencionistas adotadas pelo presidente Franklin Roosevelt, com o New Deal, com base nas teorias keynesianas.

b) A crise do petróleo os anos 70, elevou drasticamente os preços do petróleo e além das medidas de ajuste , houve a adoção de políticas neoliberais , com medidas de desestatização e redução dos gastos sociais do Estado , destacando-se Margareth Tratcher e as medidas sugeridas com o chamado “Consenso de Washington”.



30 D 31 C 32 C 33 A 34 C 35 E 36 C 37 B 38 A.



39 REVOLUÇÃO CUBANA UNESP 2009 2 FASE



A Revolução Cubana não pode ser analisada apenas pela óptica do comunismo internacional . Castro tinha idéias anti-imperialistas e anti-americanas , relacionadas à ditadura de direita vigente em Cuba , influenciada pelo capitalismo americano .



40 B



41. FUVEST 2010 2 FASE HONDURAS



a) Honduras e outros países da América Central , ficaram conhecidos como “Republica das bananas” ou “Republiquetas das bananas”, pelo fato de , após a independência , terem passado para a tutela dos EUA, país hegemônico na região mantendo sua economia fortemente dependente da exportação de produtos agrícolas , com o controle por multinacionais como a United Fruit Corporation.

b) O golpe em Honduras difere de outros ocorridos na América Latina durante o período da Guerra Fria , pois ocorreu no contexto da influência de Hugo Chávez , ao qual Manoel Zelaya estava fortemente ligado. Portanto , embora desencadeado por setores conservadores do pais, foi uma ação preventiva no sentido de evitar a implantação do modelo bolivariano no país .



42 VENEZUELA UNESP 2009 2 FASE



O controle dos portos permite ao governo venezuelano melhor controlar os fluxos de exportação do petróleo , o fluxo de entrada e saída de embarcações no país de acordo com as preferências do governo e o controle das importações e exportações pelo governo , bem como a saída e entrada de passageiros .



43 B 44 A 45 D 46 D



47 UNICAMP 2010 2 FASE UNIÃO EUROPÉIA .



Questao 47 a) RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



De acordo com o texto, os interesses que se opunham a União Européia eram o dos pobres, que viviam da seguridade social e se sentiam marginalizados pela União Européia, e o dos partidos políticos nacionalistas e racistas.



b) Entre outras mudanças, o candidato poderia mencionar a criação de uma moeda única, 0 Euro; a formação de um mercado comum; a livre circulação de mercadorias e trabalhadores





48 UNIÃO EUROPÉIA UNICAMP 2 FASE 2009



a) Pelo texto fica claro que cidadãos lutaram na União Européia contra a diminuição de benefícios sociais , além de questões com relação à integração de imigrantes, com posições racistas .

b) a União Européia representou uma internacionalização da economia e das finanças , com a criação da moeda única e daí normas gerais de finanças públicas . As fronteiras nacionais foram flexibilizadas com facilidades de trânsito de cidadãos dentro do continente e regras comuns de trabalho . Estão sendo estabelecidos ainda mecanismos comuns para o controle da imigração . Uma Constituição Européia se sobrepõe às regras de cada Estado . A União Européia é portanto uma renúncia de cada país à soberania nacional .



49 E



50 REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA UNESP 2009 2 FASE





Com a Revolução tecnológica e a implantação de redes de telecomunicações e Internet , a localização deste ponto de vista passou a ser associada à disponibilidade de acesso às redes . As comunicações e a Internet revolucionaram o processo industrial , permitindo forte aumento da produtividade .



51 E 52 A 53 E 54 E 55 C



HISTÓRIA BRASIL COLÔNIA –





1 EXPLORAÇÃO COLONIAL UNESP 2009 2 FASE



Esta “configuração peculiar “ foi o latifúndio monocultor , que se constituiu a partir do modo de ocupação organizado pela metrópole portuguesa , com a distribuição de terras a uma elite , além de ter fundado a produção com base no trabalho escravo .



2 A 3 B



4 UNICAMP 2010 2 FASE BRASIL COLÔNIA - BANDEIRANTES





Questao 4 a) RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



A partir da leitura do texto e de seus próprios conhecimentos sobre a colonização no Brasil, o candidato deveria mencionar a influencia das condições geográficas na inviabilização do trafico de escravos índios do norte para o sul da colônia e no desenvolvimento do tráfico de escravos africanos.



b) Conhecendo as características do bandeirantismo, 0 candidato poderia relacionar a dificuldade de fazer a navegação litorânea a penetração do interior par terra, movimento que tinha por finalidade buscar uma outra via para o tráfico de escravos índios. Foi nesse movimento rumo ao interior que ocorreram também a expansão territorial, alem da linha de Tordesilhas, e a descoberta de aura



5 C 6 B 7 D 8 C



9 PECUÁRIA NO PERÍODO COLONIAL - UNESP 2010 2 FASE



A pecuária no período colonial sempre foi uma atividade subsidiária da mineração e da cana-de-açúcar . O baixo poder aquisitivo da população e a grande quantidade de escravos impedia a expansão do mercado interno e portanto o aumento na demanda de carne.



10 E 11 C 12 B



HISTÓRIA BRASIL MONARQUIA –





1 D 2 A 3 E



4 UNICAMP 2010 2 FASE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL



Questao 4 a) RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



A partir da leitura do texto, o candidato poderia mencionar dois significados distintos para o federalismo por um lado, correspondia a autonomia provincial sem a abolição do governo central; por outro lado, associava-se aos conceitos de democracia, republica ou governo popular.



b) Entre os interesses econômicos envolvidos no processo de independência, o candidato poderia mencionar o interesse português em restaurar o monopólio do comercio com o Brasil, o interesse inglês em comerciar diretamente com o Brasil ou o interesse dos plantadores brasileiros em defender o livre comercio.



5 D 6 B 7 B



8 PEDRO II UNICAMP 2010 1 FASE





a) O Primeiro Reinado e o Período Regencial foram marcados por crises. No caso do Primeiro Reinado a crise levou à abdicação do imperador . Portanto esperava-se que o novo imperador não fosse um aventureiro, mas um monarca maduro que garantisse segurança e estabilidade e unificasse o país . Daí a preocupação de construir esta imagem do novo imperador .

b) O Período Regencial ( 1831-1840 ) acirrou a crise do Primeiro Reinado sendo que os liberais exaltados propugnavam medidas descentralizadoras . o federalismo e até o republicanismo, com a ocorrência de inúmeras rebeliões de caráter separatista e de descontentamento das camadas populares .





9 B 10 B



11 IMIGRAÇÃO ITALIANA UNESP 2009 2 FASE

Os migrantes estrangeiros chegaram a uma sociedade onde predominava o coronelismo e o escravismo e portanto , os coronéis entendiam que deviam tratar os novos trabalhadores livres, como tratavam a mão de obra escrava , daí os problemas relatados no texto .

12 UNICAMP 2010 2 FASE IMIGRAÇÃO SÉCULO XIX





a) RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

o candidato poderia identificar no texto a referencia ao fato de as famílias não abandonarem as fazendas, alem de constituírem uma reserva de trabalho barato.

b) Entre outros fatores, poderiam ser mencionados a necessidade de aumentar a oferta de mão de obra para abaixar os salários, a necessidade de mão de obra no contexto da abolição da escravidão, alem do preconceito contra os escravos libertos e o ideal de branqueamento da população defendido pelas elites.





13. FUVEST 2010 2 FASE MIGRAÇÃO NORDESTINA SÉCULO XIX



A) durante todo o período colonial e imperial a situação dos nordestinos era de miséria devido à forte concentração de renda e domínio dos fazendeiros da cana-de-açúcar . Situação agravada pela seca e concentração fundiária . A expansão da borracha na Amazônia constituiu-se em oportunidade de migrar e melhorar o padrão de vida .

b) As condições de vida na produção da borracha não foram das melhores . No processo conhecido como “aviamento” ou “barracão, o seringueiro produzia nas terras do seringalista , destinando ao dono das terras toda a produção em troca de gêneros e insumos cujos preços eram fixados pelo patrão . Com isso criou-se uma dependência entre seringueiro e seringalista ,

com condições precárias de trabalho e renda.



14 C 15 A 16 E



HISTÓRIA BRASIL 1889- 1930



1 E 2 C 3 E 4 A 5 C 6 B



7 CANGAÇO UNESP 2009 2 FASE



O Cangaço foi uma manifestação de oposição ao poder arbitrário dos grandes proprietários , dos coronéis , por uma parte do campesinato . Como o texto assinala , em algumas regiões assumiu proporções significativas , sendo o mais conhecido Lampião .





8 C



9 BRASIL SEMANA DE ARTE MODERNA UNESP 2010 2 FASE





Em 1922 com a Semana da Arte Moderna buscou-se a consolidação de uma arte genuinamente brasileira desvinculada das influências européias e da influência da universidade .



HISTÓRIA BRASIL 1930 – 1945



1 B 2 A 3 E 4 E 5 D 6 B 7 E 8 E



HISTÓRIA BRASIL 1946 – 1964



1 E 2 A



HISTÓRIA BRASIL 1964 - 1985







1 UNICAMP 2010 2 FASE BRASIL 1964-1985



a) RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



A partir da leitura do texto, deveriam ser mencionados a segurança da sociedade como um valor acima de tudo, isto e, acima dos direitos do cidadã, e a eficácia da tortura no combate ao terrorismo.



b) o candidato deveria perceber o AI 5 como uma ruptura com a legalidade na medida em que permitiu o fechamento do Congresso, a cassação de mandatos, a suspensão do habeas corpus, entre outras medidas.



2 C 3 D 4 C 5 C





6 CULTURA E POLÍTICA 1959 - 1974 UFSCAR 2010 2 FASE



a) Entre 1959 e 1974 surgiu o movimento hippie destacando-se pela contestação aos costumes morais vigentes , defendendo a liberação sexual , o pacifismo . Destacou-se ainda o feminismo e o crescimento das idéias de defesa do meio ambiente .

Na música surgiu a bossa nova, a MPB e a Jovem Guarda .

Moralidade: movimento hippie e “contracultura”

Na política o governo Goulart com a ameaça da colonização do país que resultou na Revolução militar em 1964.

b) No Brasil a eclosão do regime militar entrou em contradição com as inovações na esfera da moralidade e da música devido á forte censura exercida pelos militares .



7 C 8 C 9 E



HISTÓRIA BRASIL 1985 - 2010





1 A 2 E 3 B 4 B 5 E 6 E



7 VARGAS E FHC UNESP 2009 2 FASE



Vargas deu início à implantação de uma “indústria de base” e à estatização da economia . Fernando Henrique Cardoso , com uma postura neoliberal fez exatamente o contrário , com um programa de desestatização , para desmontar a excessiva estatização da economia , inclusive em setores antes considerados estratégicos como o de comunicações .







BRASIL ATUALIDADES



1 E 2 B 3 C 4 B



5 BRASIL ESTRUTURA AGRÁRIA UNICAMP 2010



a) A grilagem de terra e um ato ilegal, fundado na tentativa de apossamento de terras alheias ou publicas mediante falsas escrituras de propriedade. O termo se deve ao uso de grilos (insetos) para dar a aparência de envelhecimento ao papel dos documentos por conta dos dejetos dos insetos.



b) A estrutura fundiária não é homogênea no Brasil, sendo que, muitas vezes no local de origem dos camponeses ha grande quantidade de pequenas propriedades, o que contribui para a impossibilidade de permanência dos novos membros das famílias decorrente da inviabilidade econômica. Alem disso, a concentração de terras e comum nessas áreas, o que impõe a migração não só dos filhos, mas, também, dos pais. Assinalem-se também os poucos investimentos públicos para a produção agrícola camponesa que, sem financiamento, não tem condições de produzir de forma competitiva. Já em relação às áreas de destino, as terras mais baratas, geralmente em regiões de expansão da fronteira agrícola, permitem aquisições de extensões maiores de terras que as constituídas nas localidades de origem, o que dá novas possibilidades de reprodução econômica e social para as famílias migrantes. Há também as migrações sazonais dos camponeses para as áreas de demanda por trabalho temporário (bóias frias).





6 D 7 C 8 A 9 D



10 AMAZÔNIA



a) Os textos são complementares porém pode-se inferir que o texto 1 sugere a intocabilidade da floresta e o texto 2 propõe a idéia de política conservacionista , ou seja incentivar formas de exploração racional dos recursos que garanta condições de vida para a população , sem danos ao meio ambiente .

A Amazônia Legal corresponde a 60% do território brasileiro e como as

unidades de conservação e terras indígenas já demarcadas correspondem juntas a 37% da Amazônia Legal, como assinala o texto I , elas totalizariam 22,2% do território brasileiro.

c) O Brasil possui além da Amazônia , o pantanal , a floresta atlântica , a caatinga , ou seja uma grande variedade de ecossistemas , mas é inegável que a Amazônia é o mais diversificado , daí a importância de sua preservação , pois ainda é em grande parte desconhecida .



11 E 12 C 13 C





14 BRASIL FRONTEIRAS UNICAMP 2010



Resposta Esperada Unicamp Questão 14



a) Elementos incentivadores dos fluxos transfronteiriços entre cidades gêmeas:



- mercado de trabalho (oferta diferenciada de postos de trabalhos para funções principalmente de baixa qualificação);



- fluxos de capital (busca de oportunidades mais rentáveis ou lucrativas e lavagem de dinheiro);



- terra e outros recursos naturais (preço diferenciado desses recursos);



- busca por melhores condições de vida, ou seja, por serviços coletivos (saúde e educação, por exemplo) e



comércio legal ou ilegal transfronteiriço por causa da diferença de preços e de falta de controle de alfândega.



b) Projeto Calha Norte, de caráter defensivo, que previa a ocupação militar na faixa de fronteira com países do Norte da América do Sul e Projeto Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) dos anos 1990





15 MAR TERRITORIAL BRASILEIRO UFSCAR 2010 2 FASE



A) O Mar Territorial de 12 MN ( milhas náuticas) , corresponde à plena soberania do país, a partir da linha da costa, incluindo o espaço aéreo. O Brasil pleiteia ainda uma Zona Contígua de 12 MN a partir dos limites do Mar Territorial , totalizando 24 MN . A ZEE ( Zona Econômica Exclusiva abrange 200 km a partir da linha da costa o Mar e sobre ela o Brasil tem garantido pela CNDM ( Convenção da ONU sobre os Direitos do Mar) , direito a prerrogativas como a exploração dos recursos vivos e não vivos do subsolo, do solo e das águas sobrejacentes e, a seu critério,poderá autorizar outros paises que o façam. O estado costeiro não pode, por exemplo, negar o chamado Direito de passagem inocente a navios de outras Bandeiras, inclusive navios de guerra.

b) O Brasil foi o principal responsável pelas buscas dos destroços do avião , porque o acidente ocorreu nas imediações do arquipélago de Fernando de Noronha , que , embora afastado da costa brasileira , tem suas áreas de Mar Territorial e ZEE também computadas a partir de

sua linha da Costa.



16 A 17 D 18 D 19 C 20 D 21 E 22 D 23 B 24 D 25 B 26 A 27 E 28 B 29 E 30 B





31 TRABALHO INFANTIL UNESP 2009 2 FASE



O principal problema associado ao trabalho infantil é o prejuízo à formação educacional do menor, além da possibilidade de comprometimento das condições de crescimento devido ás jornadas longas e às atividades insalubres. O trabalho infantil é uma forma de perpetuar a desigualdade e a pobreza .



32 NORDESTE UNESP 2009 2 FASE



A principal medida em curso para combater a seca no Nordeste, embora muito contestada é o projeto de Transposição do rio São Francisco . Outras medidas são a expansão do transporte ferroviário na região , projetos de financiamento de pequenos e médios produtores para o cultivo de óleos vegetais na produção de biodiesel , além de medidas de educação e extensão para a melhora da produtividade e preservação da água .



33 C 34 C





35 BRASIL METROPOLIZAÇÃO UNICAMP 2010



Resposta esperada Unicamp Questão 35



a) Fatores que definem uma metrópole: tamanho demográfico expressivo; a concentração e a diversidade da atividade econômica; a centralização da gestão (concentração de sedes de grandes empresas); nó significativo de redes técnicas; a concentração de serviços de ordem superior; lócus privilegiado da inovação; ponto de grande densidade de emissão e recepção de informação, comunicação e capitais.



b) Fatores determinantes na metropolização de São Paulo: a industrialização do estado de São Paulo, com concentração de capitais e o crescimento do setor terciário.



36 CRESCIMENTO URBANO UFSCAR 2010 2 FASE



a) Nas regiões metropolitanas brasileiras entre 1970 e 2000 houve forte crescimento da população urbana , com tendência de maior crescimento na periferia devido ao custo da terra e à especulação imobiliária . O crescimento maior no período inicial, diminui nos períodos seguintes .

b) o crescimento do núcleo deve-se aos atrativos das regiões metropolitanas com maior oferta de empregos na indústria e no setor de serviços e maior acesso aos serviços básicos como saúde , educação, saneamento , etc. O crescimento da periferia deve-se aos mesmos motivos porem justificado pelo baixo poder aquisitivo da população migrante que busca a periferia devido ao menor custo da habitação .



37 BRASIL MIGRAÇÃO INTERNA UNICAMP 2010



Resposta esperada Unicamp Questão 37



a) São Paulo e a maior cidade nordestina fora do Nordeste. 0 incentivo ao processo imigratório de nordestinos para São Paulo se deu pelo baixo preço da mão de obra desses trabalhadores, fundamentais para o notável crescimento econômico da capital e de sua Região Metropolitana. Ou seja, esse processo migratório foi incentivado pela necessidade de maior contingente de trabalhadores para as diversas atividades econômicas em São Paulo.



b) Por um lado, em relação ao local de origem, o processo migratório de nordestinos deveu-se a fragilidade econômica da região e ao processo de intensificação da concentração fundiária, bem como as dificuldades climáticas que dificultavam a pratica agropecuária. Por outro lado, no que concerne ao local de destino, o processo migratório de nordestinos foi influenciado, em grande medida, pela oportunidade de empregos gerados, sobretudo, pela industria e pela construção civil, alem do setor de serviços e de comercio, bem como pela esperança de melhores condições de vida. Assim, em grande medida, o processo migratório foi motivado pelas desigualdades regionais.



38 BRASÍLIA E TROPICALISMO UNICAMP 2010



Resposta esperada Unicamp Questão 38



a) No segundo verso, a canção se refere ao rodoviarismo como opção de transporte (apos a chegada das montadoras de automóveis) e integração do território. No sétimo verso, a inauguração de Brasília, ocorrida em 1960



b) Justificativas simbólicas: construir uma nova capital seria como construir um novo Brasil; ela seria o símbolo irradiador de um suposto progresso e legitimaria o poder central em todo o território (segurança nacional) Justificativas políticas a construção de Brasília buscou isolar o poder central das pressões políticas das massas urbanas do eixo RJ-SP; representa uma tentativa de diminuir o risco da tomada da capital do pais por revoltas sociais e em suposto ataque ou invasão estrangeira do território brasileiro pelo litoral.



Justificativas econômicas: Brasília favoreceria o contato entre a faixa litorânea e o interior do país, criando um elo entre áreas dinâmicas e estagnadas, o que possibilitaria maior integração do território e o rompimento com o padrão espacial dos "arquipélagos". Ou seja, a construção de Brasília visava à ocupação efetiva da porção central do território, a interiorização do povoamento e a integração regional; alavancaria a industrialização em curso no país, com a abertura e consolidação de mercados; constituiria um pólo para absorver excedentes demográficos de áreas rurais mais valorizadas; seria um "no" da rede via ria em construção e ponto de partida para a abertura de novas frentes de expansão do capital e para a geração de empregos.





FUVEST 2010 2 FASE 39 URBANIZAÇÃO EM SÃO PAULO NO SÉCULO XX



a) A principal explicação para o intenso crescimento populacional de São Paulo , das décadas de 1940 a 1970 sem dúvida foi a industrialização , que se intensificou a partir de 1900 , tendo São Paulo como maior pólo de desenvolvimento . Usando intensivamente mão-de-obra , São Paulo atraiu contingentes populacionais , principalmente do Nordeste.

b) A partir da década de 1980 houve redução do crescimento populacional no município de São Paulo devido ao fato que a cidade cresceu demais , chegando a um ponto de saturação . As condições de vida tornaram-se mais difíceis pelo crescimento do custo de vida e pelas dificuldades de moradia . As indústrias se modernizaram , passando a empregar menos mão de obra e muitas delas pelo aumento dos custos de instalação e à saturação da metrópole , começaram a mudar-se para o interior . Outro fator significativo é a forte queda na taxa de natalidade ocorrida com mais intensidade nas áreas urbanas .



40 E





GERAL ATUALIDADES





1 A 2 D 3 E 4 A 5 C





6 CRIME GLOBAL E NARCOTRÁFICO UNICAMP 2010



Resposta esperada Unicamp Questão 6



a) As principais transações praticadas pelas organizações criminais transnacionais armas (armamentos), tráfico de mulheres (prostituição) e seres humanos (crianças em especial) para retirada de órgãos, agenciamento de imigrantes ilegais, comercio de minerais ou gemas preciosas, produtos industriais de venda controlada (ex fármacos), produtos industriais falsificados, produtos de fauna e flora, bem como produtos da biodiversidade e transgênicos, obras de arte e arqueol6gicas.



b) o tráfico internacional de cocaína e controlado em grande parte a partir da Colômbia. Os grandes traficantes compram as folhas de coca dos produtores, as processam e vendem. Os grupos guerrilheiros (guerrilha) se espalham pelas zonas rurais. O narcotráfico e uma das formas de custear a guerrilha, que submete muitos camponeses, alguns deles produtores de coca, com 0 usa da violência, de forma que a guerrilha controla uma parte das terras onde e cultivada a coca. Alguns grupos guerrilheiros cobram uma taxa sobre a produção da coca como forma de levantar recursos para compra de alimentos e armamentos, mas os grandes lucros do tráfico ficam com os grandes narcotraficantes que produzem e exportam a droga. Os narcotraficantes possuem vínculos com grupos paramilitares, latifundiários e outros capitalistas que "Iavam" o dinheiro proveniente da droga. Assim, coexistem na Colômbia um setor camponês dedicado ao cultivo de coca, que e protegido pela guerrilha, e um setor latifundiário especializado no cultivo da coca em moldes comerciais, apoiado por paramilitares. São diferentes grupos sociais com diferentes interesses, que vivem e agem em um mesmo território, em situações de conflitos ou de alianças. Grupos paramilitares são aqueles que objetivam expulsar guerrilheiros e camponeses com o uso de forte violência, sendo financiados por latifundiários e narcotraficantes. Por tentarem exercer um papel de policia que e prerrogativa do Estado, eles agem contra o Estado de Direito.





7 UNICAMP 2010 ESPERANÇA VIDA





a) No intervalo 1965/1970, são as regiões da África e Ásia que estão abaixo da media mundial; no intervalo 1995/2000, apenas a África encontra-se nesta situação. Entre os períodos 1965/1970 e 1995/2000, a região de melhor desempenho foi a Ásia.



b) Em escala global, apesar de desigual, entre os períodos de 1965/1970 e 1995/2000, houve melhoria nas condições de saneamento básico, maior acesso à educação, melhoria nas condições de alimentação, maior disseminação das vacinas, maior acesso à saúde, urbanização e relativo aumento da renda.





8 A 9 E 10 A 11 D



12 PROTOCOLO DE KYOTO UNESP 2009 2 FASE



Brasil e Índia são dois países em desenvolvimento pressionados para reduzir as metas de poluição . A China , o maior poluidor mundial também está sendo pressionada . O país desenvolvido são os EUA, que não ratificaram o Protocolo de Kyoto no governo Bush sob a alegação de que as metas de contenção prejudicariam a atividade econômica . Com o governo Barak Obama esta postura mudou radicalmente , no sentido dos americanos passarem a contribuir com as metas de redução de emissão de gases de efeito-estufa.



13 E 14 D 15 E 16 E 17 A 18 D 19 A





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui