Usina de Letras
Usina de Letras
37 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50665)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GERAL ATUALIDADES - QUESTOES DE VESTIBULAR DEZEMBRO DE 2010 -- 22/07/2010 - 07:42 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GERAL ATUALIDADES – QUESTÕES DE VESTIBULARES – DEZEMBRO DE 2009 E JANEIRO DE 2010 .

Edson Pereira Bueno Leal , julho de 2010









1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ENEM 2009



Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõe da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais e um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto ha necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também e necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação.

BRIGAGAO, C. E; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado)

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que

a) a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.

b) a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e idéias de outras culturas para beneficio próprio e fonte de conflitos e ressentimentos.

c) as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tomam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.

d) as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mutua, e não os vêem como fontes de educação e cultura.

e) a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, esta dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.



2 CIDADES GLOBAIS ENEM 2009



Alem dos inúmeros eletrodomésticos e bens eletrônicos, o automóvel produzido pela industria fordista promoveu, a partir dos anos 50, mudanças significativas no modo de vida dos consumidores e também na habitação e nas cidades. Com a massificação do consumo dos bens modernos, dos eletroeletrônicos e também do automóvel, mudaram radicalmente o modo de vida, os valores, a cultura e o conjunto do ambiente construído. Da ocupação do solo urbano ate o interior da moradia, a transformação foi profunda.

MARICATO, E Urbanismo na periferia do mundo globalizado:

metrópoles brasileiras. Disponível em http://wwwscielo.br Acesso em: 12 ago 2009 (Adaptado)

Uma das conseqüências das inovações tecnológicas das ultimas décadas, que determinaram diferentes formas de uso e ocupação do espaço geográfico, e a instituição das chamadas cidades globais, que se caracterizam por

a) possuírem o mesmo nível de influencia no cenário mundial.

b) fortalecerem os laços de cidadania e solidariedade entre os membros das diversas comunidades.

c) constituírem um passo importante para a diminuição das desigualdades sociais causadas pela polarização social e pela segregação urbana.

d) terem sido diretamente empacadas pelo processo de internacionalização da economia, desencadeado a partir do final dos anos 1970.

e) terem sua origem diretamente relacionadas ao processo de colonização ocidental do século XIX.



3 CIDADES E PLANEJAMENTO ENEM 2009



A mais profunda objeção que se faz à idéia da criação de uma cidade, como Brasília, e que o seu desenvolvimento não poderá jamais ser natural. E uma objeção muito seria, pois provem de uma concepção de vida fundamental: a de que a atividade social e cultural não pode ser uma construção. Esquecem-se, porem, aqueles que fazem tal critica, que o Brasil, como praticamente toda a América, e criação do homem ocidental.

PEDROSA. M. Utopia: obra de arte. Revista do Programa de Pós-graduação em Arte (UnB),

Vol. 5, n.o 1, 2006 (adaptado)

As idéias apontadas no texto estão em oposição, porque

a) a cultura dos povos e reduzida a exemplos esquemáticos que não encontram respaldo na historia do Brasil ou da América.

b) as cidades, na primeira afirmação, tem um papel mais fraco na vida social, enquanto a América e mostrada como um exemplo a ser evitado.

c) a objeção inicial, de que as cidades não podem ser inventadas, e negada logo em seguida pelo exemplo utópico da colonização da América.

d) a concepção fundamental da primeira afirmação defende a construção de cidades e a segunda mostra, historicamente, que essa estratégia acarretou sérios problemas.

e) a primeira entende que as cidades devem ser organismos vivos, que nascem de forma espontânea, e a segunda mostra que ha exemplos históricos que demonstram o contrario.



4 PASUSP CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Investimentos em Ciência e Tecnologia

Fonte: http://www.mct.gov.br. Acessado em julho de 2009. Adaptado.

O desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos é um elemento crucial na busca da competitividade das empresas e o desempenho delas é um dado significativo para a economia dos países onde estão instaladas. Na atualidade, cada vez mais esses processos de inovação estão intimamente relacionados com os investimentos efetuados em pesquisa científica e tecnológica.

EUA 369 66 28

Japão 139 77 16

Alemanha 69 68 28

França 43 52 38

Coréia do Sul 36 76 23

Reino Unido 36 45 32

Rússia 25 30 63

Canadá 24 48 33

Brasil 20 47 53

Itália 19 40 48

Espanha 16 47 43

Austrália 15 57 38

México 6 47 45

Argentina 3 29 68

Portugal 3 36 55





Considerando os seus conhecimentos e as informações apresentadas acima sobre o desempenho de diferentes países, em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico, pode-se afirmar que



a) os governos investem em pesquisa científica e tecnológica, sobretudo com o objetivo de propiciar um ambiente favorável para o desenvolvimento de suas economias.

b) a participação menor do governo em relação às empresas reflete uma falta de interesse do setor público em propiciar um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico.

c) os países em que a participação do governo é mais significativa em relação à pesquisa científica e tecnológica, apresentam as mais altas taxas de inovação e desenvolvimento científico.

d) a participação dos governos em relação à pesquisa científica e tecnológica é uma distorção, pois esses investimentos não apresentam resultados significativos no desenvolvimento dos países.

e) em grande parte dos países que apresentam os maiores orçamentos em pesquisa científica e tecnológica, a participação do governo é majoritária em relação às empresas.

Países Investimentos (US$ bilhões) Empresas (%) Governo (%)





5 FUVEST 2010 SUBNUTRIÇÃO NO MUNDO



“Pela primeira vez na historia da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de subnutrição em todo o mundo. O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia.”

Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação [FAO], primeiro semestre de 2009.

Tendo em vista as questões levantadas pelo texto, e correto afirmar que

a) a principal causa da fome e da subnutrição e a falta de terra agricultável para a produção de alimentos necessários para toda a população mundial.

b) a proporção de subnutridos e famintos, de acordo com os dados do texto, e inferior a 10% da população mundial.

c) as principais causas da fome e da subnutrição são disparidades econômicas, pobreza extrema, guerras e conflitos.

d) as conseqüências da subnutrição severa em crianças são revertidas com alimentação adequada na vida adulta.

e) o uso de organismos geneticamente modificados na agricultura tem reduzido a subnutrição nas regiões mais pobres do planeta.





6 CRIME GLOBAL E NARCOTRÁFICO UNICAMP 2010



Leia o trecho e responda as questões:

A pratica do crime e tão antiga quanto a própria humanidade. Mas o crime global, a formação de redes entre poderosas organizações criminosas e seus associados,com atividades compartilhadas em todo o planeta, constitui um novo fenômeno que afeta profundamente a economia no âmbito internacional e nacional, a política, a segurança e, em ultima analise, as sociedades em geral.

A Cosa Nostra siciliana (e suas associadas La Camorra, Ndrangheta e Sacra Corona Unita), a máfia norte-americana,os narcotraficantes colombianos, os cartéis mexicanos, as redes criminosas nigerianas, a Yakuza do Japao, as tríades chinesas, a constelação formada pelas máfias russas, os traficantes de heroína da Turquia, as posses jamaicanas e um sem-numero de grupos

criminosos locais e regionais em todos os paises do mundo uniram-se em uma rede global e diversificada que ultrapassa fronteiras e estabelece vínculos de todos os tipos. (Adaptado de Manuel Castells, Fim de milênio. A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 3. São Paulo: Paz e

Terra, 1999, p. 203 – 204.)

a) Com a exceção dos narcóticos, quais são os principais produtos que as organizações criminais transnacionais (ou com conexões internacionais) comercializam?

b) A Colômbia apresenta um histórico de violência, com forte presença do crime organizado. Alem do narcotráfico existem grupos guerrilheiros e grupos

paramilitares. Entre os grupos guerrilheiros ressaltem-se as FARCs (Forcas Armadas Revolucionarias) e o ELN (Exercito de Libertação Nacional), que se

confrontam com o exercito, a policia e grupos paramilitares. Qual a relação da guerrilha com o narcotráfico? O que e um grupo paramilitar?







7 UNICAMP 2010 ESPERANÇA VIDA



Observe o gráfico abaixo e responda as questões:

Expectativa de vida ao nascer por regiões e por anos

1965/1970 1995/2000

África 43 52

Ásia 53 66

Am.Latina e Caribe 59 71

Países Desenvolvidos 70 75

Média Mundial 56 65





a) Indique a(s) região(oes) do globo com taxa de esperança de vida ao nascer inferior a media mundial, nos intervalos 1965-1970 e 1995-2000. Indique a região representada no gráfico com o melhor desempenho no aumento de expectativa de vida ao nascer entre os períodos 1965/1970 e 1995/2000.

b) Por que, entre os períodos 1965/1970 e 1995/2000, houve aumento da esperança de vida ao nascer em todas as regiões indicadas no gráfico?









8 EXPLORAÇÃO MINERAL NO POLO NORTE ENEM 2009



Com a perspectiva do desaparecimento das geleiras no Pólo Norte, grandes reservas de petróleo e minérios, hoje inacessíveis, poderão ser exploradas. E já atiçam a cobiça das potencias.

KOPP, D. Guerra Fria sobre o Ártico. Le monde diplomatique

Brasil. Setembro, n 2, 2007 (adaptado)

No cenário de que trata o texto, a exploração de jazidas de petróleo, bem como de minérios – diamante, ouro, prata, cobre, chumbo, zinco – torna-se atraente não só em função de seu formidável potencial, mas também por

a) situar-se em uma zona geopolítica mais estável que o Oriente Médio.

b) possibilitar o povoamento de uma região pouco habitada, alem de promover seu desenvolvimento econômico.

c) garantir, aos paises em desenvolvimento, acesso a matérias-primas e energia, necessárias ao crescimento econômico.

d) contribuir para a redução da poluição em áreas ambientalmente já degradadas devido ao grande volume da produção industrial, como ocorreu na Europa.

e) promover a participação dos combustíveis fosseis na matriz energética mundial, dominada, majoritariamente, pelas fontes renováveis, de maior custo.





9 SUSTENTABILIDADE ENEM 2009



No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante, nos fóruns internacionais e nas instancias nacionais, a referencia a sustentabilidade como principio orientador de ações e propostas que deles emanam. A sustentabilidade explica-se pela

a) incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.

b) incompatibilidade entre crescimento econômico acelera do e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.

c) interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.

d) proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o trafico de madeira e de espécies selvagens.

e) necessidade de se satisfazer às demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades nos campos econômico, social e

ambiental.



10 MEIO AMBIENTE UNESP 2010 2 FASE



No final dos anos 80 algumas nações começaram a se preocupar com as questões ambientais, visto que a degradação ambiental representa um risco iminente para a estabilidade da nova ordem mundial. São soluções plausíveis

a) as mudanças de estilo de vida, ações de saneamento e a reciclagem do lixo, visando à diminuição dos resíduos não orgânicos despejados no meio ambiente.

b) a diminuição do despejo de produtos químicos nos rios e mares e o aumento do uso de aparatos científicos e tecnológicos nas guerras.

c) a propagação de informações sobre educação ambiental, contribuindo para a ação predatória do homem sobre a natureza.

d) o emprego de recursos naturais de forma racional para que a industrialização dos paises desenvolvidos possa gerar a dependência econômica de nações e economias periféricas.

e) a promoção do desenvolvimento sustentável, que atenda aos interesses da preservação do meio socioambiental dos paises ricos.





11 FATEC DEZEMBRO 2010 DEMOGRAFIA E MEIO AMBIENTE



Foram necessários bilhões de anos, com uma complexidade e uma evolução irrepetiveis, para construir o patrimônio biológico de uma única espécie; nos próximos decênios, a intervenção do homem será responsável pelo desaparecimento de uma espécie viva a cada quarto de hora. Mas a cultura ecológica permanece à margem da política e da cultura oficial. No Maximo toma-se posição, no discurso, a favor do meio ambiente, mas quando os problemas ambientais operem-se as vantagens econômicas e a manutenção do emprego dentro da estrutura social existente, a tendência sempre e de minimizar a gravidade das conseqüências que recairão sobre as vidas futuras. O principal ponto a discutir hoje e o crescimento material sem limites nem objetivos. Para isso, e preciso rediscutir as relações de produção e trabalho, mas também o que, como, onde, quando produzir etc.

(TIEZZI, Enzo. Tempos históricos, tempos biológicos. São Paulo: Nobel, 1988. Adaptado.)

Conforme as idéias do texto, e correto afirmar que

a) o crescimento sustentável e possível conservando-se os padrões de produção, emprego e consumo atuais.

b) os ritmos biológicos e geológicos são mais rápidos que os ritmos da produção capitalista de mercadorias.

c) a sociedade superdimensiona os problemas ecológicos para poder reduzir os empregos dos trabalhadores.

d) o crescimento desenfreado tem de ser reavaliado para decidirmos novas bases para nosso modo de vida.

e) a gravidade do problema ecológico e levada a serio na pratica dos Estados e da maior parte da sociedade.





12 PROTOCOLO DE KYOTO UNESP 2009 2 FASE



No ano de 2008, foi retomada a discussão sobre o Protocolo de Kyoto, entre os países que haviam celebrado sua assinatura. Os debates principais destacaram as negociações sobre como enfrentar o aquecimento global e as formas de reduzir as emissões de gases nos próximos anos. No que tange a este último problema, alguns países em desenvolvimento e um desenvolvido estão sendo pressionados a contribuir com as metas de redução da poluição.

Nomeie os dois países em desenvolvimento que estão sendo alvos dessa pressão. Indique o país desenvolvido e comente quais impasses/conflitos ele vem criando com relação ao protocolo.



13 ÁGUA E MUDANÇAS AMBIENTAIS ENEM 2009



À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois

a) o maior aquecimento implica menor formação de nuvens e, conseqüentemente, a eliminação de áreas úmidas e subumidas do globo.

b) as chuvas frontais ficarão restritas ao tempo de permanência da frente em uma determinada localidade, o que limitara a produtividade das atividades agrícolas.

c) modificações decorrentes do aumento da temperatura do ar diminuirão a umidade e, portanto, aumentarão a aridez em todo o planeta.

d) a elevação do nível dos mares pelo derretimento das geleiras acarretara redução na ocorrência de chuvas nos continentes, o que implicara a escassez de água para abastecimento.

e) a origem da chuva esta diretamente relacionada com a temperatura do ar, sendo que atividades antropogenicas são capazes de provocar interferências em escala local e global.



14 AQUECIMENTO GLOBAL UNESP 2010 2 FASE



O efeito estufa e um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre, pelas partículas de gases e água em suspensão na atmosfera que garante a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e da vida. O efeito estufa, de que tanto se fala ultimamente, resulta de um desequilíbrio na composição atmosférica, provocado pela crescente elevação da concentração de certos gases que tem a capacidade de absorver calor. Qual das ações a seguir seria mais viável para minimizar o efeito acelerado do aquecimento global provocado pelas atividades do homem moderno?

a) Redução dos investimentos no uso de tecnologias voltada para a captura e seqüestro de carbono.

b) Aumento da produção de energia derivada de fontes alternativas, como o xisto pirobetuminoso e os microorganismos manipulados geneticamente.

c) Reduzir o crescimento populacional e aumentar a construção de usinas termelétricas.

d) Reflorestamento maciço em áreas devastadas e o consumo de produtos que não contenham CFCs (clorofluorcarbonetos).

e) Criação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) pelo Brasil e do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) pelos EUA.







15 CRISE GLOBAL E MEIO AMBIENTE UNESP 2010 2 FASE



A desaceleração econômica causada pela crise global, desde o fim do ano de 2008, na maioria dos paises provocou desemprego e muitos projetos de desenvolvimento foram adiados. Esse fato influenciou diretamente na emissão de gases poluentes na atmosfera. Em conseqüência desse fato e possível afirmar:

I. A queda na produção industrial provocou aumento da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

II. Em muitos paises, os investimentos para o desenvolvimento de energias renováveis aumentaram, na tentativa de diminuir a dependência excessiva de combustíveis fosseis.

III. Com a diminuição da produção industrial em varias partes do mundo, o trafego de caminhões caiu, amenizando as emissões de gases que causam as mudanças climáticas e a poluição local em grandes centros urbanos.

IV. Com a redução da demanda de aço no mundo, dezenas de pequenas siderúrgicas em alguns paises em desenvolvimento tiveram de parar as suas atividades e, em conseqüência, a concentração de dióxido de enxofre (SO2), substancia responsável pela chuva acida, aumentou expressivamente nesses lugares.

V. Com o preço da soja e da carne em queda no Brasil, houve menos incentivos para derrubar a floresta e substituí-la por pastos ou lavouras, tendo, como conseqüência, a redução, na Amazônia, do desmatamento no período de agosto de 2008 a janeiro de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. (www.planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/ Adaptado.)

Estão corretas apenas as afirmações:

a) I, II e III. b) III, IV e V. c) II, IV e V. d) I, II e IV. e) II, III e V.







16 PRODUÇÃO ENERGÉTICA MUNDIAL UNESP 2010 2 FASE



Os setogramas mostram a Produção Energética Mundial em dois momentos distintos: 1973 e 2005.

Petróleo 53%, 42% . Gás Natural 19%, 23% ; Carvão – 23% , 17%; Nuclear 1% , 11% e Fontes Renováveis – 4%, 7% .

(Dan Smith. Atlas da Situação Mundial. Um levantamento único dos eventos correntes e das tendências globais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.)

A partir da observação dos gráficos e dos seus conhecimentos pode-se afirmar que

a) no contexto da produção energética mundial, entre os dois momentos analisados, a energia nuclear teve uma diminuição em seus índices porque sua construção e operação apresentam altos custos, com elevada emissão de gases de efeito estufa.

b) atualmente, a fonte de energia renovável que mais aumenta a produção e a eólica, devido ao funcionamento mais limpo e mais confiável, apesar da media emissão de gases.

c) a grande queda na produção de energia a partir do petróleo ocorreu nesse período devido à redução das reservas petrolíferas mundiais e o crescente desenvolvimento de novas tecnologias de energias não renováveis como a geotérmica e o biocombustivel.

d) o rápido aumento da produção de energia de fontes não renováveis, como a solar, hidráulica, mares, correntes marítimas e biomassa deve-se ao fato de não gerarem poluição e risco de grandes acidentes.

e) a redução de energia produzida pelo carvão mineral deve-se, entre vários fatores, ao fato de provocar elevada emissão de gases de efeito estufa e contribuir para a ocorrência de chuva acida.



17. MACKENZIE 2010 ENERGIA



Considerando as fontes energéticas do quadro dado, assinale a alternativa correta.

Fonte Energética Vantagem Desvantagem

a) Biomassa - Estimula a prática da silvicultura e o desenvolvimento do

agronegócio. - Monocultura da produção agrícola (elevação do preço dos

alimentos).

b) Eólica - Não complementa as redes tradicionais. - Depende de condições naturais especiais.

c) Gás Natural - Apresenta parcas reservas. - Exige pouco investimento em infra--estrutura de transportes.

d) Hidroeletricidade - A relação custo--benefício não compensa, em função da pequena capacidade de geração de energia. – Responsável pela inundação exclusivamente das várzeas fluviais.

e) Nuclear - Dificuldade de instalação em áreas intensamente urbanizadas. - Alguns países periféricos, por questões de segurança, querendo livrar-se dos resíduos, procuram espaços em países centrais para armazená-los.



ENERGIA NO MUNDO PUCSP 2010

Observe o gráfico para responder às questões 18 e 19

MISTURA ENERGÉTICA DE ALGUNS PAÍSES – 2005



GÁS NATURAL – CARVÃO – PETRÓLEO – ENERGIA NUCLEAR – ENERGIAS RENOVÁVEIS – CONSUMO TOTAL EM QUATRILHÕES DE J



RÚSSIA – 54,8 15,6 18,6 5,0 5,8 31.960

CHINA – 2,8 6,99 2,06 0,7 6,0 70.777

ÍNDIA – 8,0 5,31 30,9 1,2 6,8 17.067

JAPÃO - 14,2 20,5 48,5 12,5 4,5 23.838

EUROPA – 23,3 16,2 39,3 12,8 8,0 85,861

EUA – 22,6 22,6 40,5 8,2 6,0 105,580

MUNDO 23,2 26,5 36,7 5,9 7,7 487.530

BRASIL 8,1 4,4 48,0 1,6 37,9 9.809



(Fonte: DURAND, Marie-Françoise; COPINSCHI, Philippe;

MARTIN, Benoit; PLACIDI, Delphine. Atlas da mundialização: Compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo:

Editora Saraiva, 2009. p. 102)

09

18

Escolha, a seguir, a alternativa que o interpreta corretamente:

a) O Brasil tem destaque no consumo de energias renováveis graças à produção do etanol.

b) O petróleo e a principal fonte de consumo de energia nos três maiores centros consumidores de energia.

c) Os principais pólos consumidores de petróleo no gráfico são também os maiores produtores.

d) Os combustíveis fosseis são ainda muito dominantes no mundo, refletindo a distribuição dos centros econômicos mais poderosos do mundo.

e) A situação inferior do uso da energia nuclear assim como da hidroeletricidade, se deve a escassez das matérias primas para sua produção.



19

Agora leia com atenção:

“A China está negociando com o governo da Nigéria os direitos de exploração de algumas das maiores jazidas de petróleo do país africano. Segundo especialistas, o negócio deve ficar em torno de US$ 40 bilhões e garantir à potência asiática acesso a 6 bilhões de barris de petróleo, mais de 1/6 das reservas nigerianas comprovadas.”

(FOLHA de S. Paulo. China negocia 1/6 do petróleo nigeriano . 30/09/2009, p. B1)

Ainda considerando o gráfico e somando a ele essa noticia, e correto afirmar que na China

a) o imenso crescimento obriga o país a buscar estrategicamente fontes de energia em outras partes do mundo.

b) vale a pena a associação com a Nigéria, para ter acesso aos preços mais baixos do barril de petróleo nos paises pobres.

c) o petróleo representa a maior parte do consumo de energia, dai ser lógico aproveitar essa especialização e procurar ter acesso a fontes no exterior.

d) a estratégia de buscar petróleo no exterior visa ao futuro, visto que, no presente, a China não e muito dependente de fontes de energia fosseis.

e) associar-se na exploração de jazidas no exterior e caso único, pois os outros paises consumidores de petróleo não praticam essa estratégia.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui