Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1945-64 QUESTÕES VESTIBULARES - DEZEMBRO 2009 -- 17/07/2010 - 10:18 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA BRASIL 1946 - 1964 – QUESTÕES DE VESTIBULARES – DEZEMBRO DE 2009 E JANEIRO DE 2010 .



Edson Pereira Bueno Leal , julho de 2010



1 JOÃO GOULART PASUSP



O presidente João Goulart, após tentativas fracassadas para realizar reformas por meios democráticos, aliou-se a grupos de esquerda. No comício da Central do Brasil em 13 de março de 1964, se comprometeu a dar início à reforma agrária – principal tema de discórdias. No entanto, alguns empresários, militares, governadores e parlamentares planejavam o golpe militar, ocorrido em 1º de abril. Não se tratava mais de saber se as reformas seriam ou não implementadas. A questão central era a tomada do poder e a imposição de projetos. Os partidários da direita tentavam impedir as alterações econômicas e sociais, sem respeitar as instituições democráticas para defender seus interesses e privilégios. Os grupos de esquerda exigiam as reformas, inclusive com o sacrifício da democracia. Entre a radicalização da esquerda e da direita, uma parcela ampla da população brasileira apenas assistia aos conflitos – em silêncio.

Jorge Ferreira. Sexta feira 13 na Central do Brasil, 2004. Adaptado.

A partir do texto, pode-se afirmar que, para o autor,

a) o presidente João Goulart conspirou com políticos moderados para realizar a reforma agrária.

b) os partidos de esquerda radicalizaram suas ações porque contavam com o apoio ativo de grande parcela da população brasileira.

c) a posição de alguns governadores e parlamentares foi de indiferença em relação ao comício de 13 de março de 1964.

d) a radicalização política de 1963 a março de 1964 não teve como protagonistas setores ligados ao meio empresarial.

e) a democracia não era considerada essencial para a efetivação dos interesses políticos em confronto.





2 FGV ECONOMIA DEZEMBRO 2009 JOÃO GOULART



(Augusto Bandeira, O Correio da Manhã, 10.07.1962, apud Jayme Brener, Jornal do Século XX, p. 226)

A charge mostra o presidente Jango ( fazendo um churrasco do parlamentarismo)

a) interessado no restabelecimento do presidencialismo pois a sua posse, em 1961, só foi garantida com a instituição do parlamentarismo.

b) defendendo a manutenção do sistema parlamentarista, posição contraria de Carlos Lacerda (UDN) e de Adhemar de Barros (PSP).

c) responsabilizado pela radicalização política do governo em função da opção pelo sistema parlamentarista e pela reforma agrária.

d) recebendo apoio das Ligas Camponesas para defender a aprovação de uma emenda constitucional que estabeleceria a reforma agrária.

e) alheio a grave crise política gerada pela institucionalização do parlamentarismo e preocupado com as eleições presidenciais de 1965.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui