Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA BRASIL 1889- 1930 – QUESTÕES – DEZEMBRO 2009 -- 15/07/2010 - 09:15 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA BRASIL 1889- 1930 – QUESTÕES DE VESTIBULARES – DEZEMBRO DE 2009 E JANEIRO DE 2010 .

Edson Pereira Bueno Leal , julho de 2010





1 FATEC DEZEMBRO 2010 BRASIL ELEIÇÕES REPÚBLICA VELHA



Considere a charge para responder a questão.

(http://humbertodealmeida.com.br/wpcontent/uploads/2008/ 07/jpg, acessado em 02.09.2009) – Charge – uma pessoa puxando um eleitor com uma corda.

A charge e uma alusão ao voto

a) secreto, uma conquista dos sindicatos operários durante a era Vargas.

b) censitário, em que havia a exigência de uma renda anual para votar e para se candidatar a cargos públicos.

c) da mulher, fruto da luta feminina nos anos 30.

d) da mandioca, em que votar era permitido apenas para homens livres e com uma renda igual ou superior ao valor de 1,5 toneladas de mandioca.

e) do cabresto, uma característica do coronelismo.



2 REPÚBLICA VELHA UNESP 2010 2 FASE



Na Primeira República (1889-1930) houve a reprodução de muitos aspectos da estrutura econômica e social constituída nos séculos anteriores. Noutros termos, no final do século XIX e início do XX conviveram simultaneamente, transformações e permanências históricas.

(Francisco de Oliveira. Herança econômica do Segundo Império, 1985.)

O texto sustenta que a Primeira Republica brasileira foi caracterizada por permanências e mudanças históricas. De maneira geral, o período republicano, iniciado em 1889 e que se estendeu ate 1930, foi caracterizado

a) pela predominância dos interesses dos industriais, com a exportação de bens duráveis e de capital.

b) por conflitos no campo, com o avanço do movimento de reforma agrária liderado pelos antigos monarquistas.

c) pelo poder político da oligarquia rural e pela economia de exportação de produtos primários.

d) pela instituição de uma democracia socialista graças à pressão exercida pelos operários anarquistas.

e) pelo planejamento econômico feito pelo Estado, que protegia os preços dos produtos manufaturados.



3 REVOLUÇÃO DE 1924 UNESP 2009



Os poucos grupos operários que foram procurar o general Isidoro no quartel da Luz para aderirem à revolução nem sequer foram por ele recebidos, embora o

general recebesse facilmente os representantes da Associação Comercial.

(Jose de Souza Martins, Folha de S.Paulo, 11.06.2004)

O fragmento faz referencia a Revolução de 1924. Esse evento relaciona-se com

a) a Campanha Civilista, que opôs os candidatos Hermes da Fonseca, alagoano, e Pinheiro Machado, gaúcho.

b) as primeiras crises políticas da Republica, como a que depôs o presidente Arthur Bernardes.

c) as manifestações operarias organizadas pelo Partido Comunista Brasileiro contra a posse do presidente Washington Luis.

d) as radicais reformas urbanas pelas quais passava a cidade de São Paulo, conforme proposta do prefeito Antonio Prado Junior.

e) a ação do movimento tenentista, que questionava a ordem oligárquica da chamada I Republica (1889-1930).



4 FERROVIAS E CAFÉ 1854- 1906 UNESP 2009



Expansão das estradas de ferro * Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara (antigo distrito Federal), Minas Gerais e São Paulo

Anos Região Cafeeira (Km) Brasil (Km)

1854 14,5 15,5

1859 77,9 109,4

1864 163,2 411,3

1869 450,4 713,1

1874 1 053,1 1 357,3

1879 2 395,9 2 895,7

1884 3 830,1 6 324,6

1889 5 590,3 9 076,1

1894 7 676,6 12 474,3

1899 8 713,9 13 980,6

1904 10 212,0 16 023,9

1906 11 281,3 17 340,4

(apud Sérgio Silva, Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil)

A partir da analise dos dados apresentados e dos seus conhecimentos sobre o período, e correto afirmar que

a) o desenvolvimento da economia cafeeira teve, entre meados do século XIX e inicio do XX, um forte vinculo com a expansão do transporte ferroviário.

b) nas duas décadas finais do século XIX, o avanço dos trilhos na região cafeeira recuou em função das crises enfrentadas na exportação do produto.

c) com as leis abolicionistas, a partir de 1871, ocorreu uma queda brusca na expansão ferroviária na região cafeeira, mas não no Brasil.

d) apesar da riqueza gerada pelo café, a malha ferroviária do Sudeste sempre foi muito modesta quando comparada ao restante do pais.

e) o auge da produção de café no Vale do Paraíba, registrado no inicio do século XX, não se beneficiou da construção de novas estradas.





5 MIGRAÇÃO NO BRASIL SÉCULO XX ENEM 2009



O movimento migratório no Brasil e significativo, principalmente em função do volume de pessoas que saem de uma região com destino a outras regiões. Um desses movimentos ficou famoso nos anos 80, quando muitos nordestinos deixaram a região Nordeste em direção ao Sudeste do Brasil. Segundo os dados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no período seguinte, os anos 90, com um acréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmo fluxo. A Pesquisa de Padrão de Vida, feita pelo IBGE, em 1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem

trabalhos manuais não qualificados, 18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%, embora não sejam trabalhadores manuais, se encontram em áreas que não exigem formação profissional. O mesmo estudo indica também que esses migrantes possuem, em media, condição de vida e nível educacional acima dos de seus conterrâneos e abaixo dos de cidadãos

estáveis do Sudeste.

Disponível em:http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 30 jul 2009 (adaptado)

Com base nas informações contidas no texto, depreende-se que

a) o processo migratório foi desencadeado por ações de governo para viabilizar a produção industrial no Sudeste.

b) os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualificação da mão-de-obra migrante.

c) o processo de migração para o Sudeste contribui para o fenômeno conhecido como inchaço urbano.

d) as migrações para o sudeste desencadearam a valorização do trabalho manual, sobretudo na década de 80.

e) a falta de especialização dos migrantes e positiva para os empregadores, pois significa maior versatilidade profissional.





6 FATEC DEZEMBRO 2010 CICLO DA BORRACHA



“Ave madeira que desgraça / Se preciso te cortar / Bendito es o teu leite / Pros meus filhos sustentar / Porem a tua borracha / Faz os barões farrear.”

(Oração de seringueiro de Basiléia, Acre)

O texto mostra a representação, na consciência popular, das relações sociais entre os homens e destes com a natureza na Amazônia brasileira. Em meados do século XIX, essa região começou a se transformar com o “ciclo da borracha”, que se tornou a segunda mercadoria na pauta de exportações brasileiras no período e trouxe grande riqueza para a região, mas entrou em decadência a partir de 1913. Esse ciclo estabeleceu novas relações sociais de trabalho na região, responsáveis por toda essa riqueza, o que serviu como base para o processo posterior de ocupação da Amazônia.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o sistema de relações sociais de trabalho na produção do látex da borracha amazônica, no período mencionado.

Sistema de relações de trabalho Características

a) Sistema de contrato assalariado Seringueiros contratam gente por salários, com jornadas fixas e garantia de direitos sociais.

b) Sistema de aviamento Seringueiros extraem o látex, nas terras dos seringalistas, que e vendido as casas aviadoras.

c) Sistema de parceria Divisão do produto da extração entre partes iguais para camponeses e fazendeiros.

d) Sistema de colonato Produção em pequenas terras de colonos nativos e venda do látex a grandes proprietários.

e) Sistema de escravidão indígena Escravos índios extraem o látex para seringueiros, que e exportado por comerciantes.



7 CANGAÇO UNESP 2009 2 FASE



O número dos bandos de cangaceiros assume às vezes proporções assombrosas, mui especialmente quando se destinam à tomada duma vila ou cidade. Centenas de criminosos apoderaram-se do Crato, no Ceará, e de Alagoa do Monteiro, na Paraíba. Duzentos homens atacaram Tamboril, no sertão cearense. Quinhentos bandidos saquearam a cidade paraibana de Patos. Trezentos incendiaram a cidade cearense de Aurora. Quatrocentos derrotaram a polícia da Paraíba em Carrapateira Amparo e Monteiro, ameaçando tocar fogo na vila do Teixeira, violar as mulheres e sangrar os homens. (...)

(Gustavo Barroso, 1917 apud Gregg Narber, Entre a Cruz e a Espada: violência e misticismo no Brasil rural)

Analise as condições históricas que intensificaram o fenômeno do Cangaço, nas primeiras décadas do século XX.





8 FUVEST 2010



MANIFESTO ANTROPOFÁGICO 1922

No “Manifesto Antropófago”, lançado em São Paulo, em 1928, li: “Queremos a Revolução Caraíba (...). A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem (...). Sem nos, a Europa não teria sequer a sua

pobre declaração dos direitos do homem.”

Essas passagens expressam a

a) defesa de concepções artísticas do impressionismo.

b) critica aos princípios da Revolução Francesa.

c) valorização da cultura nacional.

d) adesão à ideologia socialista.

e) afinidade com a cultura norte-americana.



9 BRASIL SEMANA DE ARTE MODERNA UNESP 2010 2 FASE



Quais as principais transformações da cultura brasileira na década de 1920? Incluir neste contexto a Semana de Arte Moderna.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui