Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MODERNA - QUESTÕES DE VESTIBULARES - JANEIRO 2010 -- 09/07/2010 - 12:54 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA MODERNA – QUESTÕES DE VESTIBULARES – DEZEMBRO DE 2009 E JANEIRO DE 2010 .

Edson Pereira Bueno Leal , julho de 2010 .







1 EXPLORAÇÃO COLONIAL UNICAMP 2 FASE 2009



Segundo o historiador indiano K. M. Panikkar, a viagem pioneira dos portugueses a Índia inaugurou aquilo que ele denominou como a época de Vasco da Gama da historia asiática. Esse período pode ser definido como uma era de poder marítimo, de autoridade baseada no controle dos mares, poder detido apenas pelas nações européias.

(Adaptado de C. R. Boxer, O Império Marítimo Português, 1415-1835. Lisboa: Edições 70, 1972, p 55.)

a) Quais fatores levaram a expansão marítima européia dos séculos XV e XVI?

b) Qual a diferença entre o domínio dos portugueses no Oriente e na América?





2 RELIGIÃO E COLONIZAÇÃO UNICAMP 2 FASE 2009



Os impérios desenvolveram diferentes estratégias de inclusão. O império romano permitia a multiplicidade de crenças, desde que a lealdade política estivesse assegurada. Espanha e Portugal, entretanto, apesar de terem incorporado povos de línguas e culturas diversas sob seus governos, impuseram uma uniformidade legal e religiosa, praticando políticas de intolerância religiosa como caminho preferencial para assegurar a submissão e a lealdade de seus súditos.

(Adaptado de Stuart B. Schwartz, Impérios intolerantes: unidade religiosa e perigo da tolerância nos impérios ibéricos da época moderna, em R. Vainfas & Rodrigo B. Monteiro (orgs.), Império de várias faces. São Paulo: Alameda,

2009, p. 26.)

a) A partir do texto, diferencie o império Romano dos impérios ibéricos modernos.

b) Quais as políticas praticadas pelas monarquias ibéricas na Era Moderna que caracterizam a intolerância religiosa?





3 EXPLORAÇÃO COLONIAL UNESP 2009 2 FASE



(...) A abertura de novas rotas, a fim de superar os entraves derivados do monopólio das importações orientais pelos venezianos e muçulmanos, e a escassez do metal nobre implicavam dificuldades técnicas (navegações do

Mar Oceano) e econômicas (alto custo dos investimentos) (...), o que exigia larga mobilização de recursos (...) em escala nacional (...) A expansão marítima, comercial e colonial, postulando um certo grau de centralização do poder para tornar-se realizável, constituiu-se (...) em fator essencial do poder do Estado metropolitano (Fernando Novais, O Brasil nos quadros do antigo sistema colonial.

In: Carlos Guilherme Motta (org.) Brasil em perspectiva)

A partir do texto, responda:

Por que a centralização política foi condição para a expansão marítima e comercial nos séculos XV e XVI?





4 PALÁCIOS REAIS ENEM 2009



O que se entende por Corte do antigo regime e, em primeiro lugar, a casa de habitação dos reis de Franca, de suas famílias, de todas as pessoas que, de perto ou de longe, dela fazem parte. As despesas da Corte, da imensa casa dos reis, são consignadas no registro das despesas do reino da Franca sob a rubrica significativa de Casas Reais.

Elias, N. A sociedade de corte. Lisboa Estampa, 1987.

Algumas casas de habitação dos reis tiveram grande efetividade política e terminaram por se transformar em patrimônio artístico e cultural, cujo exemplo é

a) o palácio de Versalhes.

b) o Museu Britânico.

c) a catedral de Colônia.

d) a Casa Branca.

e) a pirâmide do facão Queóps.





5 EXPLORAÇÃO COLONIAL UFSCAR 2010 2 FASE



Comparando-se o passado colonial do Brasil com o passado colonial dos Estados Unidos, indique os principais elementos

a) comuns.

b) distintos.



6 EXPANSÃO MARÍTIMO COMERCIAL UNESP 2010 2 FASE



A propósito da expansão maritimo-comercial européia dos séculos XV e XVI pode-se afirmar que

a) a igreja católica foi contraria a expansão e não participou da colonização das novas terras.

b) os altos custos das navegações empobreceram a burguesia mercantil dos paises ibéricos.

c) a centralização política fortaleceu-se com o descobrimento das novas terras.

d) os europeus pretendiam absorver os princípios religiosos dos povos americanos.

e) os descobrimentos intensificaram o comercio de especiarias no mar Mediterrâneo.



7 COLONIALISMO ESPANHOL UNESP 2010 2 FASE



(...) como puder, direi algumas coisas das que vi, que, ainda que mal ditas, bem sei que serão de tanta admiração que não se poderão crer, porque os que cá com nossos próprios olhos as vemos não as podemos com o entendimento compreender. (Hernan Cortes. Cartas de Relación de la Conquista de México, escritas de 1519 a 1526.)

O processo de conquista do México por Cortes estendeu-se de 1519 a 1521. A passagem acima manifesta a reação de Hernan Cortes diante das maravilhas de Tenochtitlan, capital da Confederação Mexica. A reação dos europeus face ao novo mundo teve, no entanto, muitos aspectos, compondo admiração com estranhamento e repudio. Tal fato decorre

a) do desinteresse dos conquistadores pelas riquezas dos Astecas.

b) do desconhecimento pelos europeus das línguas dos índios.

c) do encontro de padrões culturais diferentes.

d) das semelhanças culturais existentes entre os povos do mundo.

e) do espírito guerreiro e aventureiro das nações européias.



8 INCAS UNESP 2010 2 FASE



Observe o mapa. (Luis Guillermo Lumbreras, Historia de

América Andina, 1999, Adaptado.)

A região que aparece no mapa corresponde ao território que os Incas dominaram por alguns séculos antes da chegada dos espanhóis ao continente americano. Esse povo ficou conhecido por saber aproveitar todos os recursos naturais, inclusive de áreas distantes ou de condições climáticas não muito favoráveis a agricultura. A forma como esse povo conseguiu lidar com a natureza, extraindo dela os recursos naturais necessários ao seu abastecimento esta relacionada com

a) o uso de avançados instrumentos de ferro na agricultura e de animais de tração para auxiliar nas atividades de plantio e colheita.

b) o conhecimento dos mais variados pisos ecológicos, onde podiam caçar, pescar e coletar pequenos frutos silvestres, visto que desconheciam a agricultura.

c) a sabedoria xamanica sobre astronomia, técnicas hidráulicas e fertilização química de solos, que lhes permitia alcançar grande produção agrícola.

d) o domínio de irrigação, conhecimento dos solos e da hibridização de sementes e técnica de construção de degraus para plantio nas encostas da Cordilheira dos Andes.

e) a perfeita relação do homem com a natureza, que permitia a produção abundante de alimentos sem grande participação de mão de obra humana.





9 FGV ECONOMIA DEZEMBRO 2009



ÁFRICA E ESCRAVIDÃO

Segundo o historiador Paul Lovejoy, com o tráfico negreiro em grande escala a escravidão na África deixou de ser uma entre outras formas de dependência pessoal, como ocorria na sociedade “de linhagem”. A partir de então, o continente negro pôde ser integrado a uma rede internacional de escravidão controlada pela burguesia mercantil européia. (Jose Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti, Toda a História)

Considerando o texto e os conhecimentos sobre a historia africana, pode-se afirmar que

a) as sociedades africanas, essencialmente o Congo, desconhecedor do Estado e do trabalho compulsório, desorganizaram-se completamente diante da chegada dos europeus.

b) o contato das nações européias com a África subsaariana, a partir do século XV, trouxe importantes transformações para o continente e, em especial, deu novo significado a escravidão.

c) com a chegada dos portugueses a Ceuta em 1415, os povos africanos iniciaram seus contatos comerciais a longa distancia e iniciaram o uso do ouro como meio de troca.

d) a ausência de Estados organizados na África subsaariana permitiu que os colonizadores europeus construíssem impérios coloniais, como se estabeleceu na América.

e) antes da chegada européia na África abaixo da linha do Equador, a escravidão de negros nesse continente era uma experiência das poucas regiões islamizadas.



10 ASTRONOMIA ATÉ KEPLER ENEM 2009



Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrônomo e matemático alemão Joaniza Kepler (1571-1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita e elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas. A respeito dos estudiosos citados no texto, e correto afirmar que

a) Ptolomeu apresentou as idéias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais.

b) Copérnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo inspirado no contexto político do Rei Sol.

c) Copérnico viveu em uma época em que a pesquisa cientifica era livre e amplamente incentivada pelas autoridades.

d) Kepler estudou o planeta Marte para atender as necessidades de expansão econômica e cientifica da Alemanha.

e) Kepler apresentou uma teoria cientifica que, graças aos métodos aplicados, pode ser testada e generalizada.





11 UNICAMP 2010 2 FASE RENASCIMENTO



A partir do século IX, aumentou a circulação da ciência e da filosofia vindas de Bagdá o centro da cultura islâmica, em direção ao reino muçulmano instalado no Sul da Espanha. No século XII, apesar das divisões políticas e das guerras entre cristãos e mouros que marcavam a

península ibérica, essa corrente de conhecimento virou um rio caudaloso, criando uma base que, mais tarde, constituiria as fundações do Renascimento no mundo cristão. Foi dessa maneira que o Ocidente adquiriu o conhecimento dos antigos. No quadro pintado pelo italiano Rafael, A escola de Atenas (1509), o pintor daria a Averrois, sábio muçulmano da Andaluzia, um lugar de honra, logo atrás do grego Aristoteles, cuja obra Averrois havia comentado e divulgado.

(Adaptado de David Levering Lewis, God’s Crucible: Islam and the Making of Europe, 570-1215. New York: W. W. Norton, 2008, p. 368-69, 376-77.)



a) Identifique no texto dois aspectos da relação entre cristãos e muçulmanos na Europa medieval.

b) Relacione as características do Renascimento cultural europeu a redescoberta dos valores da Antiguidade clássica.







12 UNICAMP 2010 2 FASE EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCS XV E XVI



Segundo o historiador indiano K. M. Panikkar, a viagem pioneira dos portugueses a Ìndia inaugurou aquilo que ele denominou como a época de Vasco da Gama da historia asiática. Esse período pode ser definido como uma era de poder marítimo, de autoridade baseada no controle dos mares, poder detido apenas pelas nações européias.

(Adaptado de C. R. Boxer, O Império Marítimo Português, 1415-1835. Lisboa: Edições 70, 1972, p 55.)

a) Quais fatores levaram a expansão marítima européia dos séculos XV e XVI?

b) Qual a diferença entre o domínio dos portugueses no Oriente e na America?





13 FUVEST 2010

COLONIZAÇÃO ESPANHOLA



Carlos III, rei da Espanha entre 1759 e 1788, implementou profundas reformas – conhecidas como bourbonicas – que tiveram grandes repercussões sobre as

Colônias espanholas na América. Entre elas,

a) o estabelecimento de medidas econômicas e políticas, para maior controle da Coroa sobre as colônias.

b) o redirecionamento da economia colonial, para valorizar a industria em detrimento da agricultura de exportação.

c) a promulgação de medidas políticas, levando a separação entre a Igreja Católica e a Coroa.

d) a reestruturação das tradicionais comunidades indígenas, visando instituir a propriedade privada.

e) a decretação de medidas excepcionais, permitindo a escravização dos africanos e, também, a dos indígenas.





14 FGV ECONOMIA DEZEMBRO 2009

INCAS E ASTECAS



Leia as assertivas.

I. Entre os astecas, os camponeses e os escravos – prisioneiros de guerra ou criminosos – formavam a camada mais baixa da sociedade.

II. Fazia parte da cultura asteca oferecer aos deuses sacrifícios humanos.

III. Entre os astecas, existiam técnicas avançadas de construção, como de represas e obras de irrigação, alem dos templos religiosos.

IV. O Império Inca, grosso modo, ocupava as encostas dos Andes e a sua consolidação ocorreu em meados do século XV.

V. A estrutura política dos incas permitia uma participação da maioria da população, por meio de consultas periódicas.

Acerca das civilizações pré-colombianas, estão corretas as afirmativas

a) I e III, apenas. b) I, II, III e IV, apenas. c) II, III e V, apenas. d) III, IV e V, apenas. e) I, II, III, IV e V.



15 FGV ECONOMIA DEZEMBRO 2009

REVOLUÇÃO INGLESA



A linha mais secular associa-se com os levellers e os diggers os quais, embora seus programas diferissem muito, ofereciam soluções políticas e sociais para os males terrenos. Tais grupos surgiram dos acalorados debates, realizados em Putney em 1647, entre oficiais do exército (favoráveis aos grandes comerciantes e donos das propriedades rurais) e os “agitadores”, que representavam as fileiras da tropa. (George Rude, Ideologia e protesto popular apud Adhemar Marques et alli, História contemporânea através de textos)

No contexto das revoluções inglesas do século XVII, os levellers se constituíam em um grupo

a) moderado, ligados a pequena nobreza rural, e defensores da articulação entre os interesses do rei Carlos I e do Parlamento, alem de reivindicarem o poder religioso para os presbiterianos.

b) extremista, com representantes entre os camponeses sem terra, aliados aos presbiterianos, defensores de uma sociedade que abolisse a propriedade privada e o dizimo pago a Igreja Anglicana.

c) moderado, ligados a médios proprietários rurais, e aliados ao Novo Modelo de Exercito liderado por Oliver Cromwell, defendiam o controle sobre o poder real e ampliação do poder do Parlamento.

d) radical, pertencentes à pequena burguesia urbana, que defendiam uma serie de transformações sociais, como a restrição as grandes propriedades e separação entre Igreja e Estado.

e) conciliador, formado pela grande burguesia urbana, aliados da gentry e dos independentes, eram defensores da ampliação do poder do Parlamento e da liberdade econômica.



16. MACKENZIE 2010 INDEPENDÊNCIA DOS EUA



O processo da emancipação das Treze Colônias Inglesas da América do Norte, na segunda metade do século XVIII, é denominado de Revolução Americana, pois

a) representou o fim do pacto colonial naquela parte do continente americano, servindo de modelo para os demais processos emancipatórios americanos.

b) rompeu o Pacto Colonial mercantilista e criou uma sociedade liberal e

democrática para todos os setores sociais.

c) foi a primeira etapa das Revoluções Liberais que, a partir de então, iriam propagar-se somente na Europa.

d) assinalou o início de uma sociedade capitalista, baseada no trabalho

assalariado, livre das instituições feudais.

e) a ideologia de seus grandes líderes era a mesma que caracterizaria, pouco tempo depois,a Revolução Inglesa.



17. PUC SP 2010 ATO DE NAVEGAÇÃO



O Ato de Navegação de 1651 foi editado por Oliver Cromwell, no contexto das chamadas Revoluções Inglesas do século XVII. Era uma forma de

a) assegurar mercado consumidor para produtos ingleses e impedir a concorrência de novas potencias industriais, como a Franca e a Alemanha.

b) obter maior controle sobre a circulação marítima comercial e, dessa forma, ampliar a presença britânica sobre os mares.

c) beneficiar os interesses da nobreza britânica, que finalmente conseguia se impor à burguesia nas lutas religiosas, sociais e políticas internas.

d) impedir as exportações francesas para a América do Norte e, dessa forma, impedir a autonomia econômica das colônias inglesas na região.

e) facilitar o acesso às colônias do norte da África, para assegurar o fornecimento de carvão e de minérios para as fabricas inglesas.



18 REVOLUÇÕES SEX XVIII XIX PUC SP 2010



“As metáforas da luz vitoriosa das trevas, da vida renascendo do seio da morte, do mundo reconduzido ao seu começo são imagens que se impõem universalmente por volta de 1789.”

Jean Starobinski. 1789. Os emblemas da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p. 38

O texto se refere a

a) independência dos Estados Unidos e sua influencia no resto do mundo.

b) coroação de Luis XIV, intitulado Rei Sol e exemplo de monarca absoluto.

c) reconquista da Península Ibérica, antes tomada pelos mouros.

d) hegemonia britânica sobre os mares apos o Ato de Navegação.

e) difusão dos ideais iluministas associados à Revolução Francesa.



19 REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E AGRICULTURA ENEM 2009



Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porem, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento continuo do setor agropecuário.

São, portanto, observadas conseqüências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior a Revolução Industrial, as quais incluem

a) a erradicação da fome no mundo.

b) o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas.

c) a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos.

d) a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura.

e) o continuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização.



20 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ENEM 2009



A prosperidade induzida pela emergência das maquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestigio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários, passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-teceloes abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer.

Reduzidos a completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos.

THOMPSON, E. P. The making of the english working class. Harmondsworth. Penguin Books. 1979 (adaptado)

Com a mudança tecnológica ocorrida durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque

a) a invenção do tear propiciou o surgimento de novas relações sociais.

b) os tecelões mais hábeis prevaleceram sobre os inexperientes.

c) os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados.

d) os artesãos, no período anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistência.

e) os trabalhadores não especializados se apropriaram dos lugares dos 1



21. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL UNICAMP 2010 1 FASE



Na Europa, ate o século XVIII, o passado era o modelo para o presente e para o futuro. O velho representava a sabedoria, não apenas em termos de uma longa experiência, mas também da memória de como eram as coisas, como eram feitas e, portanto, de como deveriam ser feitas. Atualmente, a experiência acumulada não e mais considerada tão relevante. Desde o inicio da Revolução Industrial, a novidade trazida por cada geração e muito mais marcante do que sua semelhança com o que havia antes. (Adaptado de Eric Hobsbawm, O que a historia tem a dizer-nos sobre a sociedade contemporânea?, em: Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 37-38.)



a) Segundo o texto, como a Revolução Industrial transformou nossa atitude em relação ao passado?

b) De que maneiras a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX alterou o sistema de produção?







22. ABSOLUTISMO E ILUMINISMO UNESP 2010 2 FASE



No século XVIII, surgiram novas idéias que despertaram o interesse de muitos adeptos que rejeitavam as tradições e almejavam explicações racionais para compreender os fenômenos naturais e sociais. Como ficaram conhecidos os pensadores desse período e de que modo esses pensadores influenciaram monarcas e ministros europeus?





23 ABSOLUTISMO UNESP 2009B



(...) O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve-se acreditar que ele vê melhor, e deve obedecer-se-lhe sem murmurar, pois o murmúrio é uma disposição para a sedição

(Jacques-Benigne Bossuet (1627-1704), Política tirada da Sagrada Escritura.apud Gustavo de Freitas, 900 textos e documentos de

Historia)

Com base no texto, assinale a alternativa correta.

a) O autor critica o absolutismo do rei e enfatiza o limite da sua autoridade em relação aos homens.

b) Para Bossuet, o poder real tem legitimidade divina e não admite nenhum tipo de oposição dos homens.

c) Bossuet defende a autoridade do rei, mas alerta para as limitações impostas pelas obrigações para com Deus.

d) Os princípios de Bossuet defendem a soberania dos homens diante da autoridade divina dos reis.

e) O autor reconhece o direito humano de revolta contra o soberano que não se mostre digno de sua função.



24 INDEPENDÊNCIA DOS EUA UNESP 2009



Leia as assertivas sobre a independência das 13 colônias inglesas na América do Norte.

I. Foi um movimento que manteve as bases da estrutura da sociedade colonial, preservando a escravidão.

II. A resistência interna das colônias foi fortalecida com o apoio externo dos paises ibéricos.

III. Sofreu influencia das idéias iluministas francesas, baseadas nos princípios da liberdade, propriedade e igualdade civil.

IV. A união das 13 colônias inglesas contra a Inglaterra objetivou a ruptura do pacto colonial.

Estão corretas as afirmativas

a) I e IV, apenas. b) II e III, apenas. c) I e II, apenas. d) I, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui