Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MEDIEVAL - QUESTÕES DE VESTIBULARES - DEZEMBRO 2009 -- 08/07/2010 - 07:56 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA MEDIEVAL – QUESTÕES DE VESTIBULARES – DEZEMBRO DE 2009 E JANEIRO DE 2010 .

Edson Pereira Bueno Leal , julho de 2010 .



1. MULHER E VIOLÊNCIA NA IDADE MÉDIA UNICAMP 2 FASE 2009



Ate o século XII, a mulher era desprezada por ser considerada incapaz para o manejo de armas; vivendo num ambiente guerreiro, não se lhe atribuía outra função alem de procriar. A sua situação não era mais favorável do ponto de vista espiritual; a Igreja não perdoava Eva por ter levado a humanidade à perdição e continuava a ver em suas descendentes os acólitos lúbricos do demônio. (Adaptado de Pierre Bonassie, Amor cortes, em Dicionário de História Medieval. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1985, p. 29-30.)

a) Identifique no texto as razoes para a mulher ser considerada inferior na sociedade medieval.

b) Quais características da sociedade medieval configuraram um “ambiente guerreiro” ate o século XII?



2 ESTAMENTOS FEUDAIS UNESP 2009 2 FASE



O sistema feudal, em última análise, repousava sobre uma organização que, em troca da proteção, freqüentemente ilusória, deixava as camadas de trabalhadores à mercê das camadas parasitárias, e concedia a terra não a quem a cultivava, mas aos capazes de dela se apoderarem.

(P. Boissonade, Vida e trabalho na Europa medieval. apud Leo Huberman, História da Riqueza do Homem)

Explique a estrutura da sociedade feudal, destacando as relações econômicas e as relações de poder entre as diferentes camadas que dela faziam parte.







3 IDADE MÉDIA E IDADE CONTEMPORÂNEAA ENEM 2009



A Idade Media e um extenso período da Historia do Ocidente cuja memória e construída e reconstruída segundo as circunstancias das épocas posteriores. Assim, desde o Renascimento, esse período vem sendo alvo de diversas interpretações que dizem mais sobre o contexto histórico em que são produzidas do que propriamente sobre o Medievo.

Um exemplo acerca do que esta exposto no texto acima é

a) a associação que Hitler estabeleceu entre o III Reich e o Sacro Império Romano Germânico.

b) o retorno dos valores cristãos medievais, presentes nos documentos do Concilio Vaticano II.

c) a luta dos negros sul-africanos contra o apartheid inspirada por valores dos primeiros cristãos.

d) o fortalecimento político de Napoleão Bonaparte, que se justificava na amplitude de poderes que tivera Carlos Magno.

e) a tradição heróica da cavalaria medieval, que foi afetada negativamente pelas produções cinemático gráficas de Hollywood.





4 FUVEST 2010C



FEUDALISMO CORVÉIAS

“A instituição das corvéias variava de acordo com os domínios senhoriais, e, no interior de cada um, de acordo com o estatuto jurídico dos camponeses, ou de seus mansos [parcelas de terra].”

Marc Bloch. Os caracteres originais da Franca rural, 1952.

Esta frase sobre o feudalismo trata

a) da vassalagem. b) do colonato. c) do comitatus. d) da servidão. e) da guilda.



5 FGV ECONOMIA DEZEMBRO 2009



ESTAMENTOS FEUDAIS

(…) Deus tinha distribuído tarefas específicas a cada homem; uns deviam orar pela salvação de todos, outros deviam lutar para proteger o povo; cabia aos membros do terceiro estado, de longe o mais numeroso, alimentar, com seu trabalho, os homens de religião e da guerra. Este padrão, que rapidamente marcou a consciência coletiva apresentava uma forma simples e em conformidade com o plano divino e assim sancionava a desigualdade social e todas as formas de exploração econômica (…)

(Georges Duby, As três ordens ou o imaginário do feudalismo apud Patricia Ramos Braick e Myrian Becho Mota, História: das cavernas ao Terceiro Milênio)

A partir do texto, e correto concluir que

a) a Igreja não reconhecia importância nas atividades que estivessem desligadas da religião, assim a condição de não nobre revelava um sujeito vitima do castigo divino.

b) a rigidez da estrutura da sociedade feudal não foi regra durante a Idade Media, pois a partir do século X, estabeleceu-se uma dinâmica sociedade de classes.

c) as posições sociais menos importantes derivavam menos da vontade divina e mais da ausência de empenho dos homens, segundo a teologia crista medieval.

d) a sociedade feudal estruturava-se de forma rígida, de ter minada pelo nascimento e com pequenas possibilidades de movimentação entre as camadas sociais.

e) a suposta imobilidade da sociedade medieval tem fundamento nas teses teológicas de santo Agostinho, que defendiam a supremacia da razão em detrimento da fé.



6 UNICAMP 2010 2 FASE MULHER NA SOCIEDADE FEUDAL



Ate o século XII, a mulher era desprezada por ser considerada incapaz para o manejo de armas; vivendo num ambiente guerreiro, não se lhe atribuía outra função alem de procriar. A sua situação não era mais favorável do ponto de vista espiritual; a Igreja não perdoava Eva por ter levado a humanidade a perdição e continuava a ver em suas descendentes os acólitos lúbricos do demônio.

(Adaptado de Pierre Bonassie, Amor cortes, em Dicionário de História Medieval. Lisboa:Publicacoes D. Quixote, 1985, p. 29-30.)

a) Identifique no texto as razoes para a mulher ser considerada inferior na sociedade medieval.

b) Quais características da sociedade medieval configuraram um “ambiente guerreiro” ate o século XII?





7 CRISE DO SÉCULO XIV FGV ADMINISTRAÇÃO 2010



A chamada “crise do século XIV”, na Europa Ocidental, caracterizou-se por um conjunto de fatores como mas colheitas, fome, epidemias, rebeliões camponesas e guerras. Pode-se dizer que tais elementos

a) fortaleceram as instituições medievais, principalmente o caráter internacional das universidades.

b) abalaram o sistema feudal, provocando uma acentuada queda demográfica, num processo inverso ao da expansão verificada entre os séculos XI e XIII.

c) contribuíram para o aumento relativo da população das cidades, onde os índices de mortalidade eram menores que no campo.

d) provocaram um enfraquecimento geral da cristandade, sobretudo na península Ibérica, o que permitiu uma nova ofensiva islâmica na região.

e) fizeram diminuir as taxas e obrigações senhoriais que recaiam sobre os servos e levaram a adoção da escravidão de africanos nos senhorios feudais.



8 ISLAMISMO UNESP 2009



Num momento em que o Império Romano do Ocidente havia desmoronado e os Impérios Bizantino e Persa se esfacelavam, os árabes expandiram consideravelmente seus domínios. Em menos de 100 anos o Islã era a religião de toda a costa sul e leste do Mediterrâneo, além de ter se espalhado para a Pérsia, até o vale do Indo, e para a Península Ibérica.

(Claudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo, História para o Ensino Médio)

No contexto de tantas conquistas, a civilização árabe

a) sintetizou criativamente as tradições culturais árabe, bizantina, persa, indiana e grega.

b) rejeitou as contribuições culturais originadas de povos que professassem outras crenças.

c) submeteu pelas armas os povos conquistados e impôs o deslocamento forcado das populações escravizadas.

d) perseguiu implacavelmente os judeus, levando a sua dispersão pelos territórios da Europa do leste.

e) desprezou os ofícios ligados às artes, as ciências e a filosofia relegados aos povos conquistados.



9 CIVILIZAÇÃO BIZANTINAD UNESP 2010 2 FASE



Observe a figura. Madona e Filho, Berlinghiero, século XII.

(www.literaria.net/RP/L2/RPL2.htm)

O ícone, pintura sobre madeira, foi uma das manifestações características da Civilização Bizantina, que abrangeu amplas regiões do continente europeu e

asiático. A arte bizantina resultou

a) do fim da autocracia do Império Romano do Oriente.

b) da interdição do culto de imagens pelo cristianismo primitivo.

c) do “Cisma do Oriente”, que rompeu com a unidade do cristianismo.

d) da fusão das concepções cristas com a cultura decorativa oriental.

e) do desenvolvimento comercial das cidades italianas.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui