Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA ANTIGA – QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2009 -- 07/07/2010 - 12:02 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA ANTIGA – QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2009 E JANEIRO DE 2010 Edson Pereira Bueno Leal, julho de 2010.



1 EGITO ESCRITA UNESP 2009 2 FASE



Num antigo documento egípcio, um pai dá o seguinte conselho ao filho:

Decide-te pela escrita, e estarás protegido do trabalho árduo de qualquer tipo; poderás ser um magistrado de elevada reputação. O escriba está livre dos trabalhos manuais [...] é ele quem dá ordens [...]. Não tens na mão a palheta do escriba? É ela que estabelece a diferença entre o que és e o homem que segura o remo. (apud Luiz Koshiba, História – origens, estrutura e processos.)

A partir do texto, discuta o significado da escrita nas sociedades antigas.





2 EGITO ANTIGO ENEM 2009



O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra ha milênios: as pirâmides de Gizeh, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo.

O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois

a) significava, entre outros aspectos, o poder que os faraós tinham para escravizar grandes contingentes populacionais que trabalhavam nesses monumentos.

b) representava para as populações do alto Egito a possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos canteiros faraônicos.

c) significava a solução para os problemas econômicos, uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas riquezas, construindo templos.

d) representava a possibilidade de o facão ordenar a sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras publicas, que engrandeceram o próprio Egito.

e) significava um peso para a população egípcia, que condenava o luxo faraônico e a religião baseada em crenças e superstições.





3 CIVILIZAÇÃO GREGA ÍNDIOS NO BRASIL ENEM 2009



No período 750-338 a.C., a Grécia antiga era composta por cidades-Estado, como por exemplo Atenas, Esparta, Tebas, que eram independentes umas das outras, mas partilhavam algumas características culturais, como a língua grega.



No centro da Grécia, Delfos era um lugar de culto religioso freqüentado por habitantes de todas as cidades-Estado.



No período 1200-1600 d.C., na parte da Amazônia brasileira onde hoje esta o Parque Nacional do Xingu, há vestígios de quinze cidades que eram cercadas por muros de madeira e que tinham ate dois mil e quinhentos habitantes cada uma. Essas cidades eram ligadas por estradas a centros cerimoniais com grandes praças. Em torno delas havia rocas, pomares e tanques para a criação de tartarugas. Aparentemente, epidemias dizimaram grande parte da população que lá vivia. Folha de S.Paulo ago. 2008 (adaptado).



Apesar das diferenças históricas e geográficas existentes entre as duas civilizações elas são semelhantes pois



a) as ruínas das cidades mencionadas atestam que grandes epidemias dizimaram suas populações.

b) as cidades do Xingu desenvolveram a democracia, tal como foi concebida em Tebas.

c) as duas civilizações tinham cidades autônomas e independentes entre si.

d) os povos do Xingu falavam uma mesma língua, tal como nas cidades-Estado da Grécia.

e) as cidades do Xingu dedicavam-se a arte e a filosofia tal como na Grécia.





4 GRÉCIA ANTIGA FILOSOFIA ENEM 2009



Segundo Aristóteles, "na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais –, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer e indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e a pratica das atividades políticas".

VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado.

São Paulo: Atual. 1994



O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania



a) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois e condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues a ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.

b) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.

c) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da polis a participarem da vida cívica.

d) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado as atividades vinculadas aos tribunais.

e) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita aqueles que se dedicavam a política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.



5 DEMOCRACIA NA GRÉCIA HOJE UFSCAR 2010 2 FASE



Considerando as características da democracia antiga (como a ateniense) e as da democracia contemporânea (adotada por muitos paises), indique as

a) diferenças.

b) semelhanças.



6 FGV ECONOMIA DEZEMBRO 2009 ATENAS



Tendo assumido a chefia do povo, três anos após a queda dos tiranos (…) começou, primeiramente, a repartir todos os atenienses em dez tribos ao invés de quatro, com a intenção de misturá-los a fim de que mais indivíduos.

Participassem do poder (...) Em seguida, estabeleceu que a Bulé (Conselho) teria quinhentos membros ao invés de quatrocentos. (…) Dividiu igualmente o território da cidade em trinta grupos de demos, dez reunindo os demos urbanos, dez os do litoral, dez os do interior, dando a estes grupos a denominação de tritias.

[Aristóteles, Constituição de Atenas apud Jaime Pinsky (org.) Cem textos de história antiga]



O texto apresenta



a) a tirania de Pisistrato. b) as reformas de Solon.c) a reação aristocrática. d) a legislação de Dracon. e) as reformas de Clistenes.



7 UNICAMP 2010 2 FASE IMPÉRIO ROMANO



Os impérios desenvolveram diferentes estratégias de inclusão. O império romano permitia a multiplicidade de crenças, desde que a lealdade política estivesse assegurada . Espanha e Portugal, entretanto, apesar de terem incorporado povos de línguas e culturas diversas sob seus governos, impuseram uma uniformidade legal e religiosa, praticando políticas de intolerância religiosa como caminho preferencial para assegurar a submissão e a lealdade de seus súditos.(Adaptado de Stuart B. Schwartz, Impérios intolerantes: unidade religiosa e perigo da tolerância nos impérios ibéricos da época moderna, em R. Vainfas & Rodrigo B. Monteiro (orgs.), Império de várias faces. São Paulo: Alameda, 2009, p. 26.)



a) A partir do texto, diferencie o império Romano dos impérios ibéricos modernos.

b) Quais as políticas praticadas pelas monarquias ibéricas na Era Moderna que caracterizam a intolerância religiosa?







8 FUVEST 2010 IMPÉRIO ROMANO





Cesarismo/cesarista são termos utilizados para caracterizar governantes atuais que, a maneira de Julio César (de onde o nome), na antiga Roma, exercem um poder



a) teocrático. b) democrático. c) aristocrático. d) burocrático. e) autocrático.



9 MACKENZIE 2010 IMPÉRIO ROMANO



A crise do Império Romano ganhou visibilidade a partir do século III. Assinale a alternativa correta a respeito dos aspectos característicos dessa crise.



a) O excedente de mão-de-obra escrava, que pesava sobre os custos de

produção, não era acompanhado pelo aumento da produtividade.

b) O elevado custo de manutenção da máquina burocrática e do exército, que asfixiava as finanças do Império.

c) O enfraquecimento do Cristianismo, diante da incompatibilidade entre as suas idéias e as necessidades do povo romano.

d) O choque entre patrícios e plebeus, estes últimos exigindo cidadania e

representação política.

e) A ocorrência das Guerras Púnicas, que fragilizaram as fronteiras e permitiram invasões bárbaras e exauriram os cofres públicos.





10 MACEDÔNIOS UNESP 2009



De cidade em cidade, de civilização em civilização, a ciência viaja com as caravanas de mercadores, os exércitos invasores e os viajantes solitários. A matemática dos gregos, entre eles Pitágoras, chegou até nós por meio de Alexandria, cidade egípcia às margens do Nilo. Ali um grego chamado Euclides, que chegou à cidade no ano 300 a.C., escreveu um dos livros mais copiados e traduzidos de toda a História: Elementos de Geometria.



A história dessa cidade e da “viagem” do conhecimento grego se confunde com a trajetória dos macedônios.

(Flavio Campos e Renan Garcia Miranda, A escrita da História)



A respeito dos macedônios, pode-se afirmar que foram



a) um povo guerreiro, que acabou dominado pelos exércitos romanos de César e Marco Antonio, após décadas de resistência.

b) grandes matemáticos, que souberam aplicar seus conhecimentos na construção de algumas das maravilhas da Antiguidade.

c) conquistadores da Grécia, que expandiram seu império para o Oriente e promoveram o que passou a ser conhecido como Helenismo.

d) precursores da cultura grega; atribui-se aos seus filósofos e pensadores a criação do pensamento mítico.

e) grandes mercadores, responsáveis por disseminar junto aos gregos os avanços técnicos da arquitetura egípcia.





11 CIDADES ESTADOS UNESP 2010 2 FASE



A cidade-Estado clássica parece ter sido criada paralelamente pelos gregos e pelos etruscos e/ou romanos. No caso destes últimos, a influência grega foi inegável, embora difícil de avaliar e medir.

(Ciro Flamarion S. Cardoso. A cidade-Estado antiga,1985.)



Aponte quais eram as características comuns às cidades-Estados clássicas.



I. Possuíam governo tripartido em assembléia, conselho e certo numero de magistrados escolhidos entre os homens elegíveis.

II. Os cidadãos podiam participar de forma direta no processo político.

III. Havia separação entre os órgãos de governo e de justiça.



a) As afirmativas I e II estão corretas.

b) Apenas a afirmativa III esta correta.

c) As afirmativas I e III estão corretas.

d) Apenas a afirmativa II esta correta.

e) As afirmativas I, II e III estão corretas.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui