Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Vanilla Sky -- 29/01/2002 - 21:31 (Gabriel Valmont) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
v a n i l l a s k y





O que é felicidade para você? Como alcançar a felicidade? O que você faria para ser feliz? Amigos? Sexo? Dinheiro? Amor? Onde está a felicidade? Tem uma frase do gênio Chaplin que diz que a felicidade está dentro de nós. Será?



Antes eu quero dizer que para mim, Vanilla Sky não é sobre vaidade, pra mim é sobre a loucura que é a busca da felicidade pelos humanos, e demonstra se a felicidade está ou não realmente dentro de nós.



Não me vem ao caso dizer como é a estória, pois muito de vocês, acredito, já sabem. O que importa é saber o que diz cada passagem deste complicado filme. Eu não quis redigir nada à respeito do filme quando eu o assisti pela primeira vez, eu só alcancei a confiança de escrever esta crítica quando eu o assisti pela segunda vez. Tom Cruise é um cara bonitão que representa um cara bonitão, que tenta ser feliz - com aquele sorriso que ele demonstra durante a primeira parte do filme - transando com a sua parceira de cama (Cameron Diaz), praticando esporte com o amigo, ou dando festas em sua mansão. Ele está sozinho, porém feliz (?).



O amor verdadeiro tende a surgir por meio de Sofia (Penelope Cruz), mas não se concretiza de fato. Depois do acidente de David é que surge uma pergunta, será que Sofia continuará desejando-o? É a mesma pergunta que o próprio David faz, mas tenta um reencontro e percebe que desfigurado ele não terá seu "amor verdadeiro" de volta.



Aí está a razão dele procurar o L.E. (traduzido como E.V.), depois de cair em depressão, ele quer ter tudo de volta, tudo novamente, sua vida normal... e com Sofia, a pessoa que acaba trazendo a felicidade nos (e dos) sonhos. E é aí que se inicía mais uma outra pergunta: a felicidade está no subconsciente, ou seja, no interior de todos nós? O sonho de David vai se tornando pesadelo, a felicidade se desconfigura e se torna algo surreal, inacreditável. É a revolução da mente, como diz um dos personagens, o subconsciente é tão instável quanto o vento. Esse mundo criado por David, com esse céu de baunilha (vanilla sky), acaba se tornando um pesadelo. A felicidade desaparece.



É então que o suporte técnico vai ajudá-lo a decidir se deseja continuar vivendo em seus sonhos, com direito à voltar tudo novamente, e ter a felicidade como antes, ou ir direto para o mundo real. E é aí que o filme demonstra a sua mensagem, David não quer continuar vivendo em seu subconsciente, pois sabe que nele não se encontra a felicidade verdadeira.



David, então, decide abrir os olhos.





PS: o filme não diz onde está a felicidade, como buscá-la, nem nada disso. Apenas tenta desmistificar a idéia de que a felicidade está conosco, e mexe um pouco com a idéia do porque dos seres humanos estarem sempre buscando a felicidade.



PS2: se eu não me engano, a pergunta com que começo o artigo é dita por 3 ou 4 personagens diferentes durante o filme.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui