Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CUBA -- 23/04/2010 - 11:53 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


CUBA GOVERNO DE FIDEL CASTRO



Edson Pereira Bueno Leal , abril de 2010 , atualizado em janeiro de 2013.





Em 1952 Fulgêncio Batista , antigo sargento do exército cubano , com um golpe assume o poder em Cuba , implantando um governo corrupto. Cuba tornou-se conhecida como " o bordel da América" , pela proliferação do jogo, da prostituição e da mendicância .

Fidel Castro , um jovem advogado , recorreu ao Tribunal de Exceção em Havana , acusando os golpistas de "violar a lei" . A acusação não deu em nada e Fidel e outros do Partido Ortodoxo a optar pela via armada , atacando o quartel de La Moncada . Foi uma luta feroz com mais de cem baixas . Fidel foi preso e fez sua própria defesa . Sua argumentação no final do julgamento : “ a história me absolverá” ficaria célebre .

Fidel foi condenado a quinze anos , foi anistiado em 1954 e com um ano e meio de prisão foi para os EUA onde começou a arrecadar fundos de exilados e americanos para um desembarque de um grupo revolucionário em Cuba.

No México , ele e seu irmão Raúl , uniram-se ao médico comunista argentino Ernesto Guevara e formaram o Movimento 26 de Julho , o M-26, data do ataque a La Moncada .

Cerca de 1,5% das famílias concentravam 50% das terras cultiváveis . Metade da população vivia na zona rural em condições miseráveis . Os cassinos eram controlados pela máfia americana , juntamente com funcionários do governo . A maior parte dos investimentos nas minas , indústria do açúcar e ferrovias eram americanos .

Em 2.12. 1956 desembarcaram no litoral sudeste de Cuba , 82 revolucionários liderados por Fidel Castro para lutar contra a ditadura de Fulgêncio Batista que estava informado da tentativa tal a publicidade feita nos EUA por Fidel .

A maioria foi morta , mas restaram 12 que se refugiaram nas selvas de Sierra Maestra , onde por rádio passaram a divulgar suas idéias e aos poucos foram constituindo um exército guerrilheiro, o chamado Movimento 26 de julho . Cerca de 90% das armas dos rebeldes foram tiradas do inimigo . A Revolução Cubana teve como principal característica a pratica do “foquismo”, com grupos armados que se dedicavam à luta armada caracterizada pela tática de guerrilhas.



Em dezembro de 1958 , Fidel capturou a cidade de Santa Clara , dividindo a ilha ao meio . Em 31.12.1958 , Batista que tinha prometido se suicidar caso perdesse , preferiu fugir de Cuba .

Em 10 de janeiro de 1959 Fidel domina toda a ilha , implantando o primeiro regime socialista no continente americano.

Seu discurso é otimista . Visualiza Cuba como uma ilha de liberdade, respeito integral aos direitos civis, justiça, igualdade , honradez governamental , democracia constitucional autêntica e plena.

Ironia do destino os recursos para o desembarque foram obtidos por Fidel nos EUA com exilados da ditadura Batista e americanos .

A princípio, a revolução Cubana teve caráter nacionalista e reformista agregando diversos segmentos sociais descontentes com a ditadura de Fulgêncio Batista .O objetivo era a instauração de uma democracia em Cuba .

Manuel Urritia Manzano , opositor moderado de Batista ocupou a presidência e o advogado Miro Cardona tornou-se primeiro ministro .Mas por pouco tempo logo entregaram os cargos a Fidel .

Os americanos controlavam a economia e as finanças públicas de Cuba , por dominarem os dois setores do cultivo da cana à exportação de açúcar e o cultivo e a indústria do fumo . os cassinos, os bordéis de luxo , a prostituição para o turismo sexual , as grandes casas noturnas pertenciam a uma máfia americana, cujos chefões eram pessoas influentes como o ator George Rafi, especialista em papéis de gangster no cinema “. ( Jânio de Freitas , F S P , Mais , 23.01.200, p. 9) . Tudo isso acabou .

O fuzilamento dos inimigos da revolução , reformas urbanas que obrigaram a baixar os preços dos aluguéis e um plano de nacionalização das grandes fazendas e reforma agrária levaram a atritos entre Urritia e Fidel que demitiu-se em julho de 1959 . A reação dos revolucionários obrigou à renúncia de Urritia , que foi substituído por Osvaldo Dorticós Torrado e Fidel voltou ao cargo .

Os moderados afastaram-se do governo e os comunistas aderiram à revolução , de forma tardia . Porém o governo sempre foi controlado pelos revolucionários de Sierra Maestra.

Entre os radicais pró-soviéticos estavam Ernesto Guevara Lynch de la Serna , o Che e o irmão de Fidel Raul Castro . A frase mais famosa de Che é” Há que endurecer-se , mas sem jamais perder a ternura. Seu retrato clássico , feito pelo fotógrafo cubano Alberto Korda em 1960 é a fotografia mais reproduzida de todos os tempos . Guevara foi nomeado comandante da fortaleza La Cabaña , para onde eram levados presos políticos , Nos seis meses sob seu comando , duas centenas de inimigos da revolução foram fuzilados .

Guevara declarou na ONU em 11.12.1964: “ Fuzilaremos e seguiremos fuzilando enquanto for necessário . Nossa luta é uma luta até a morte “. Para o historiador Pedro Corzo , do Instituto de Memória Histórica Cubana , em Miami , “Che era um utópico que acreditava que as coisas podiam ser feitas usando-se apenas a força de vontade”. ( Veja, 3.10.2007, p.82-90) .

Em julho de 1960 Cuba passou a importar petróleo da União Soviética , mas as refinarias de propriedade de americanos e ingleses recusaram-se a refinar o produto . Em represália , Fidel encampou as refinarias . Imediatamente os EUA reagiram suspendendo a compra de açúcar cubano e a URSS resolveu aumentar suas compras e fornecer armas para a defesa do país.

Em setembro , Fidel vai à Assembléia das Nações Unidas e critica o governo americano . Em outubro os EUA decretam embargo comercial parcial a Cuba .

Ao longo de 1960, o governo de Fidel Castro caracterizou-se por uma postura popular e anti-imperialista , mas o seu caráter socialista só foi assumido pouco antes do desembarque na Baía dos Porcos, em 15 de abril .

Fidel Castro promoveu a reforma agrária e a nacionalização de várias empresas americanas o que provocou o rompimento com os EUA no início de 1961, governo Kennedy . No plano social procedeu a reforma geral nos serviços de saúde e mobilização pela erradicação do analfabetismo.

Plano de assassinato de Fidel

Segundo relatório sobre as “ Jóias da Família “ com 700 páginas cobrindo as décadas de 1950 a 1970 , divulgado pela CIA em junho de 2007 , a CIA planejou assassinar Fidel Castro , o Primeiro Ministro da República do Congo, Patrice Lumumba e o presidente socialista do Chile Salvador Alliende .

No caso de Fidel Castro , em agosto de 1960 , o agente Richard M Bissel , contata o coronel Sheffiel Edwards, ambos da CIA para saber se a agência tem verba para um plano de assassinar Fidel Castro . A agência concorda e Robert Matheu , ex-agente é contatado e com James O’Connell se encontram com John “Handsome Jonhny” Roselli mafioso italiano no hotel Hilton em Nova York em 14 de setembro de 1960 . os dois agentes se dizem representantes de empresários que estão perdendo dinheiro em Cuba , com as ações de Fidel e estão dispostos a pagar US$ 150 mil pela “remoção” do líder cubano do poder. O mafioso se recusa , mas apresenta os dois para “Sam Gold , Salvatore “Momo” Giancana , sucessor de Al Capone na Máfia de Chicago, e “Joe” , Santo Trafficante , chefão das operações da Máfia na Flórida , os dois estavam na lista dos dez mais procurados do FBI . “Sam” sugere que armas de fogo devem ser evitadas e pede “um tipo de pílula potente” que pudesse ser colocada na comida ou bebida de Fidel e indica Juan Orta , funcionário do governo cubano que aceita subornos da indústria do jogo e está com problemas financeiros . A CIA produz seis pílulas de alto poder letal. Joe as entrega a Orta , que depois de semanas se apavora e desiste da missão . Joe indica então o cubano Anthony Verona , um dos líderes da Junta dos Exilados Cubanos que pede e recebe US$ 10.000 , mais US$ 1.000 para “ despesas de comunicação “ . Vêm o episódio da Baía dos Porcos , a operação de Verona é abortada , e as seis pílulas pedidas de volta pela CIA . ( F S P 27.06.2007 , p. A-10) .

Invasão da Baía dos Porcos



Em 16 de abril de 1961 , em um discurso Fidel proclamou o caráter socialista da revolução . No dia seguinte , 17 abril de 1961 , com o apoio americano , exilados cubanos treinados por militares norte-americanos tentaram derrubar o regime castrista, invadindo o país pela praia de Girón , na Baía dos Porcos , mas foram dominados pelas tropas de Fidel em 72 horas . Houve uma total descoordenação entre forças aéreas e terrestres . O fracasso da ação consolidou o poder de Castro, ou seja, de certa forma os americanos acabaram ajudando a consolidação da Revolução .

Kennedy , apesar do fracasso não diminuiu sua intenção de liquidar com o regime castrista . Fidel por sua vez , sentindo-se ameaçado , estreitou seus laços com a URSS , e acabou tomando a insensata decisão de permitir a instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha .

Em fevereiro de 1962, os EUA iniciam embargo econômico total à ilha . A União Soviética torna-se a maior parceira econômica cubana e compromete-se a comprar 1 milhão de toneladas de açúcar ao ano, pagando 20% do preço em dólares e 80% em produtos como petróleo . Concede ainda um crédito de US$ 100 milhões para investimento em infra-estrutura .



Crise dos mísseis



Em maio , a URSS apresenta a Fidel a proposta de instalar secretamente silos para o lançamento de mísseis nucleares em Cuba .

Fidel concorda e militares soviéticos iniciaram a montagem de uma base em solo cubano . Em novembro os americanos já tinham provas fotográficas de rampas de lançamento de mísseis voltadas para o território americano. Novas fotos , em alto-mar , mostravam os primeiros mísseis cruzando o Atlântico , visíveis nos conveses dos cargueiros , rumo a Cuba .

A instalação de mísseis nucleares na ilha , após a descoberta pelos americanos , gerou uma crise internacional que quase levou o mundo a uma guerra nuclear .Kennedy determinou que a Marinha de Guerra norte-americana fizesse um cerco à ilha e revistasse todos os navios em direção a Cuba , inclusive os soviéticos .. O bloqueio naval foi a decisão moderada , sugerida pelo secretário de Defesa Robert McNamara . O secretário de Estado dean Acheson defendia um ataque aéreo imediato contra as bases cubanas .

A tensão chegou ao máximo no dia 28 de outubro quando um cargueiro soviético foi revistado de ponta a ponta . Submarinos nucleares soviéticos estavam no local e o confronto foi quase iminente . Todos estavam com os dedos apontados para disparar armas nucleares . Os submarinos soviéticos não tinham contato com a central de comando na URSS e seus comandantes tiveram que tomar as decisões sozinhos e felizmente prevaleceu a prudência e o bom sendo e nada aconteceu .

Mas , durante 72 horas , a sobrevivência da Humanidade esteve em perigo graças à insensatez de Fidel Castro. " O acordo de Kruschev com Kennedy , nos minutos finais do perigo - a meia volta do cargueiro e a destruição das rampas , em troca da retirada de mísseis americanos na Turquia e a imunidade de Cuba a um ataque militar americano - situou Cuba como peça-chave em um jogo de alto risco armado pela URSS " . ( Freitas , Janio , in F S P , Mais , 23.01.2002 , p. 5-13) .

Kennedy porém não cumpriu a promessa de não mais conspirar contra o governo cubano . Mesmo após sua morte continuou a ação anticastrista da CIA , porém sem sucesso , pois a popularidade de Castro havia aumentado muito e os anticastristas não conseguiam a colaboração da população . No governo Johnson a ação acabou se extinguindo .

Em 1962 Cuba foi expulsa da OEA , na Conferência de Punta Del Este no Uruguai . Com exceção do México , todos os países latino-americanos romperam suas relações com Cuba sob o pretexto de que o país estava exportando sua revolução .

O castrismo defendia a idéia de que a ação revolucionária deveria ser iniciada por um pequeno grupo ( vanguarda militar) , cujas ações deveriam criar condições objetivas para a tomada do poder



JUANITA CASTRO



A irmã de Fidel Castro , Juanita Castro revelou em outubro de 2009 em livro “Fidel e Raúl , meus irmãos – a história secreta”, que colaborou com a CIA nos anos 60 e que foi apresentada a um dos agentes por meio de Virgínia Leitão da Cunha , mulher do embaixador do Brasil em Cuba na época, Leitão da Cunha .

Juanita se encontrou no México com Tony Sforza , que vivia em Cuba se passando como um jogador de cassinos com o nome de Frank Stevens . A única condição que ela colocou era que não queria se envolver em atividades violentas contra os irmãos ou contra funcionários do regime . Ouviu como resposta que suas missões envolviam só proteger e mover os agentes em segurança . A partir do encontro , Juanita começou a enviar informações para agentes da CIA no país por meio de um rádio de ondas curtas . Com o codinome de Donna , levava mensagens, documentos e repassava informações . Passou informações aos EUA sobre mísseis soviéticos que estavam sendo instalados na ilha e que a cada dia mais gente da União Soviética chegava ao país .

Ela relata “Tive remorsos por trair Fidel ao aceitar reunir-me com o inimigo? Não , por uma simples razão : eu não o traí . Ele traiu os milhares que sofremos e lutamos pela revolução que nos oferecia , a que era generosa e justa e traria paz e democracia para Cuba e que , como ele prometeu , seria tão cubana quanto as palmeiras”.

Juanita deixou Cuba em 1964, após Raúl tê-la dito que suas atividades havia sido descobertas . ( F S P , 27.10.2009, p. A-13) .



CHE GUEVARA



Che Guevara , formado em medicina , assumiu o comando do Banco Central e depois do Ministério da Indústria . Começou a nacionalizar as indústrias . O resultado foi que a produção agrícola caiu pela metade e a indústria açucareira , o principal produto de exportação de Cuba entrou em colapso e o país a partir de 1963 passou a depender de recursos enviados pela União Soviética , além do grande montante de dólares enviados pelos exilados cubanos nos Estados Unidos para seus parentes ( US$ 800 milhões por ano ). E desde 1964 os EUA determinaram o bloqueio econômico ao país , isolando a economia cubana .

Che tornou-se crítico feroz da União Soviética , não por discordar do regime comunista , mas por que julgava os soviéticos tímidos na promoção da Revolução Armada no Terceiro Mundo .

Em 1965 Che foi secretamente combater no Congo, à frente de soldados cubanos , propôs a seus soldados combater até a morte , mas seus comandados recusaram-se ao sacrifício em uma guerra sem sentido .

Em Havana , Fidel divulgou a carta em que Che renunciava à cidadania cubana e anunciava sua disposição de levar a guerra revolucionária para outros países .

Ernesto Che Guevara organizou um grupo de cubanos para lutar na Bolívia , a guerrilha de Nancahuazú, em terreno montanhosa e inóspito , área de selva e sem falar o dialeto indígena dos camponeses bolivianos .Nem o Partido Comunista Boliviano apoiou a ação . Segundo Juan Coronel Quiroga , um dos mais altos dirigentes nos anos 1960 “ Nosso partido era afinado com Moscou , onde a estratégia de abrir focos de guerrilha como a de Che estava há muito desacreditada “. A missão portanto era suicida e Che foi capturado e executado em 9 de outubro de 1967 . A guerrilha não conseguiu recrutar um único morador da área onde atuou . Segundo Félix Rodrigues que era o operador de rádio enviado pela CIA à Bolívia para auxiliar na caçada e ajudar a identificar Guevara , “ As instruções que recebi nos Estados Unidos eram para poupar sua vida . A CIA sabia da divergência de idéias entre Fidel e Che e acreditava que , a longo prazo , ele poderia cooperar com a agência . A ordem para sua execução veio por rádio , de uma alta autoridade boliviana . Era uma mensagem em código : ‘500,600’ . O primeiro número, 500 , significava Guevara . O segundo, que ele deveria ser morto “ . Segundo ele ainda , “ O Exército boliviano estava totalmente despreparado para enfrentar uma guerrilha . A maior parte dos soldados trabalhava na construção de estradas e provavelmente jamais dera um tiro de fuzil . Nos primeiros embates, os guerrilheiros aprisionavam os soldados , tiravam suas roupas e os soltavam . Foi então que o governo boliviano pediu ajuda aos Estados Unidos .( Veja, 3.10.2007 , p.82-90 . )

Guevara , no famoso retrato com sua boina, tornou-se o herói revolucionário mais cultuado na América Latina . Morreu muito jovem, com 39 anos . Preocupados em reunir provas convincentes de que ele estava morto , os militares bolivianos mandaram lavar o corpo e aparar e pentear sua barba e cabelo o que resultou em retratos com espantosas semelhanças de Cristo morto de expressão beatificada e Che morreu às vésperas de grandes protestos em defesa dos direitos civis , da agitação dos movimentos estudantis e da revolução de costumes da contracultura , fatos que marcaram o ano de 1968 . A somatória de todos estes fatores contribuiu para transformá-lo em um mito .

Fidel Castro embora desejasse a expansão do regime socialista , em termos de política externa na América Latina deu ênfase à busca de aliados em sua luta contra a influência americana . Guevara tornou-se um ídolo dos revolucionários latino-americanos. Porém mesmo assim Fidel procurou “exportar” a revolução , por exemplo com o envio de soldados para Angola.

"Quando o extraordinário se torna cotidiano , é a Revolução " Che Guevara .

A Revolução Cubana se caracterizou por grande mobilização popular , programa de reformas nacionais e socialistas ; solidariedade ao nível individual e coletivo . Luta pela eliminação do analfabetismo , prostituição , discriminação racial e miséria . Forte influência das revoluções russa e chinesa . Internacionalismo proletário com envio de militares para ações guerrilheiras em outros países , como Che Guevara .

Fidel prometia transformar Cuba em uma ilha de liberdade, respeito integral aos direitos civis , justiça, igualdade , honradez governamental , democracia constitucional autêntica e plena .

Em abril de 1963 Fidel é convidado por Kruschev para visitar a URSS , onde é recebido como herói revolucionário . Em 1964 o Brasil, sob regime militar , rompe relações diplomáticas com Cuba .



PRIMEIRO ÊXODO 1965



Em 1965 Fidel envia ajuda a revolucionários na Argentina , Brasil e Venezuela . Ocorre o primeiro êxodo na ilha, com 5.000 cubanos fugindo para os EUA em embarcações improvisadas pelo porto de Camarioca . Quase a metade morre .

Sobre a evasão de cubanos , Fidel Castro afirmou “Os cubanos que emigram de forma clandestina ou sob qualquer manto legal, não só cometem uma falta desprezível de ética como também privam a economia de nosso povo de especialistas e pessoal qualificado”.

Em 1967 Fidel põe fim à ponte aérea, iniciada em 1961 , entre Havana e Miami , que levava refugiados cubanos para os EUA .

Em outubro de 1967 , “Che” Guevara é morto na Bolívia .

Em 1975 após o Primeiro Congresso do Partido Comunista Cubano , Fidel acumula os cargos de presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros , mantendo ainda o de comandante das Forças Armadas .O cargo de presidente da República é extinto.

Em 1977 o presidente americano Jimmy Carter reabre a embaixada americana em Havana e tenta inutilmente uma reaproximação com Cuba .

Em 1979 , em discurso na Assembléia Geral da Onu, Fidel propõe o cancelamento da dívida externa dos países em desenvolvimento .



SEGUNDO ÊXODO 1980



Em 1980 , por cinco meses , Fidel permitiu que 125.000 cubanos saíssem do porto de Mariel para a Flórida nos EUA , mas os acusou de serem bandidos , renegados e drogados .

No total existem aproximadamente 2 milhões de exilados , o que corresponde a 15% dos 13 milhões de cubanos . . Um em cada seis cubanos vive no exílio , uma proporção maior do que a existente no Afeganistão , país devastado por 30 anos de guerra civil . ( Veja, 27.02.2008 ,p. 72) .

Durante 30 anos , do começo dos anos 1960 até a suspensão da ajuda em 1990 com o fim da URSS , os soviéticos proporcionaram a Cuba uma ajuda média diária de US$ 4 a 7 milhões , na sua maior parte resultante da diferença entre a compra de açúcar por preço acima do mercado e venda de petróleo abaixo da cotação internacional . O restante provinha de variadas compras favorecidas.

Em 1991 Moscou tira suas tropas de Cuba e corta grande parte da ajuda econômica . Começa o “Período Especial” , com restrições econômicas e tímida abertura aos dólares .

Com o fim da URSS , no início dos anos 90 , agravaram-se as condições econômicas de Cuba . Sumiram cerca de US$ 6 bilhões de ajuda soviética , equivalente a US$ 500 per capita . A economia cubana encolheu 35% entre 1989 e 1993 .

Em 1993 o governo permitiu que o dólar circulasse no país o que levou à criação de uma diferenciação social por parte daqueles que recebem dólares de seus parentes nos EUA e que portanto vivem melhor e por aqueles que abriram negócios para atender turistas que estão gerando uma pequena burguesia cubana .



TERCEIRO ÊXODO 1994



Em 1994 ocorre o terceiro grande êxodo . Estrangulado pela crise econômica Fidel liberou a emigração . Cerca de 37.000 tentaram chegar aos Estados Unidos por mar e muitos morrem . Washington e Havana assinam acordo permitindo a concessão de 20 mil vistos por ano .

Devido a ter havido um início de diferenciação social com as reformas econômicas , Fidel viu nisso uma afronta ao sacrossanto princípio da igualdade revolucionária e em 1996 deu marcha-a-ré nas reformas . O investimento estrangeiro tornou-se mais seletivo .

Em novembro de 1996 Fidel encontra-se com o papa João Paulo II no Vaticano . Ainda em 1996 o presidente americano Bill Clinton sanciona a lei Helms-Burton que proíbe os EUA de importar produto que tenha em sua composição açúcar cubano , nega visto de entrada a dirigentes e acionistas de empresas que usem propriedades confiscadas de norte-americanos e permite que essas pessoas sejam processadas .

Em 1998 João Paulo II visita Cuba e celebra missa ao lado de Fidel em janeiro .

Em junho de 2001 Fidel desmaia durante discurso em Cuba e diz que caso venha a faltar deve ser sucedido por seu irmão , Raul .

Embora as condições materiais de vida da população cubana deixem muito a desejar, em termos de educação em uma população de 11 milhões , cerca de 700.000 tem curso superior, e o país tem 96,8% dos adultos alfabetizados , porém isto não deixa de demonstrar as graves limitações do sistema cubano, pois apesar de tanta gente qualificada o país não cresce . Há indicações de que muitos professores , cansados de trabalhar por salário ínfimo , migraram para o setor de turismo ou venda no mercado negro , causando falta de pessoal qualificado nas escolas .

Porém segundo o poeta Raúl Rivero, “os cubanos só podem ler o que Fidel Quer. Dezenas de escritores estão proibidos em Cuba . É uma crueldade infinita ensinar a ler e depois proibir os livros . A fronteira entre educação e a doutrinação política é quase invisível . A história de Cuba foi alterada para se adequar á ideologia do regime , e os professores martelam na cabeça das crianças elogios à Revolução . ( Veja, 27.07.2005 , p. 19 ) .

Em Cuba há uma proporção de 1 médico para 165 habitantes , enquanto que na Dinamarca é de 1 para 350 habitantes .

O índice de mortalidade infantil é de apenas 9 para cada mil nascidos vivos. Cuba tem o segundo lugar na América Latina e o 25.° no mundo . A saúde é pública , mas o acesso é burocratizado , há evidências recentes de que o sistema de saúde está se deteriorando , havendo carências de medicamentos, dificuldades para realização de exames e consultas com especialistas , etc . Fica difícil imaginar que em um país onde o médico ganha 600 pesos ( US$ 23), por mês , possa manter-se indefinidamente um serviço de alta qualidade . O que a propaganda omite é que quando Fidel chegou ao poder Cuba já estava muito á frente da média latino-americana . Por exemplo , o índice de mortalidade infantil em 1957 era de 34 por 1.000 nascidos vivos , menor do que o brasileiro em 1990. O analfabetismo era de 23% em 1957 , menor que o brasileiro em 1980 .

Segundo o poeta Raúl Rivero, “ quando um cubano é internado , tem de levar os lençóis , a comida , os pratos , a colher e os remédios , por que no hospital não vai encontrar infra-estrutura alguma “ Veja, 27.702005 , p. 19) .

O consumo diário em 2003 em Cuba era de 2.417 calorias , o último lugar na lista de 11 países latino-americanos . A renda per capita de Cuba é a 15ª da América Latina .

"Até pouco tempo atrás , os protestos se limitavam ás piadas políticas . Uma delas , por exemplo, perguntava o que há de comum entre um foguete soviético e a escassez de ovos . Resposta , a contagem regressiva : 5,4,3,2,1, 0 " . ( Ver. Veja, ago/91) .

Para sair do marasmo econômico o governo cubano resolveu liberalizar sua economia particularmente no setor de turismo , além de permitir a entrada de multinacionais : isenção de impostos , livre remessa de lucros para o exterior , arbitragem internacional , além de baixos salários, mão de obra qualificada e greves proibidas. Com esta abertura empresas hoteleiras como a espanhola Sol Meliá e a francesa Club Med já entraram , além de outras na área de energia, mineração e petróleo . São empresas do Canadá e da União Européia . Do Brasil vieram apenas a Souza Cruz, Petrobrás e a Busscar , montadora de ônibus . O país tem um mercado de 11 milhões de consumidores carentes de quase tudo. ( Veja, 28.06.2000 , p. 130-131) . As empresas podem entrar no país , mas obrigatoriamente devem se associar ao Estado .

Outra medida de liberalização foi a permissão para a entrada de dólares mandados pelos exilados para suas famílias , o que tornou o dólar moeda corrente em Cuba.

Porém muita coisa não mudou no regime . Por exemplo reformar uma casa ou pintar uma fachada sem autorização pode resultar até no confisco do imóvel . O objetivo das autoridades é eliminar os vestígios da iniciativa privada e mostrar que qualidade de vida é um privilégio que só cabe ao governo outorgar . Desde 2000 o governo já confiscou 1400 imóveis . A liberalização não passa evidentemente pela abertura política.

Continua proibida a liberdade de expressão e a discordância política . Em Cuba só há um jornal, o "Granma" , diário do próprio governo. Segundo o poeta Raúl Rivero , “ existem informantes da polícia política em todos os lugares . Não há como escapar . O governo é dono da escola, do consultório médico e do local de trabalho . A polícia política tem nas mãos a vida de cada cidadão e sabe tudo o que ele diz em público “ ( Veja, 27.07.2005 , p. 19) .



Comitês de Defesa da Revolução – CDRs



Criados em 1960 sob o lema “ toda dissidência é uma traição “ , os comitês estão presentes em cada quarteirão e nominalmente reúnem mais de metade da população . Todos os seus membros estão obrigados a informar a polícia qualquer conduta suspeita dos vizinhos . ( Veja, 11.06.2008 , p. 106) .



Muitos cubanos estão transformando suas residências em pousadas , ou paladores , os restaurantes caseiros para se aproveitar do crescimento do turismo , mas o governo não permite . Ao contrário do que ocorre em todo o mundo, em Cuba de 1997 para 2000 o número de trabalhadores autônomos caiu de 170.000 para 150.000 . ( Veja, 8.8.2001, p. 52-53) .

A cesta básica de alimentos distribuída pelo governo dura apenas uma semana . Para garantir o sustento pelo resto do mês os cubanos precisam fazer bicos . Os pesos só podem ser gastos em poucas lojas e em mercados públicos que vendem o básico : arroz, feijão, açúcar, sal , cigarro , em quantidades limitadas por pessoa . Por incrível que pareça outros artigos básicos como papel higiênico , sabonetes , xampus , detergentes , bolachas , leite são comprados no mercado negro ou em "tiendas" que vendem artigos importados em dólar . O regime castrista foi incapaz até mesmo de desenvolver a produção de alimentos para atender às necessidades mínimas dos cubanos . Segundo o poeta Raúl Rivero “ fiz um levantamento comparando a dieta proposta pela cartilha de abastecimento do governo, que define as porções recebidas por cada cubano , com a comida que era dada aos escravos no passado . Cheguei à conclusão de que os escravos comiam muito melhor. Até a salada servida aos estrangeiros nos hotéis cubanos é importada do México “ ( Veja, 27.07.2005 , p. 19 ) .

Um operário de fábrica de peças em Cuba ganha 206 pesos cubanos por mês, o equivalente a 8 dólares . Um médico ganha US$ 40 por mês . Como apenas uma lata de óleo de cozinha custa US$ 2, e o salário médio mensal é de US$ 15 , todos exercem outras atividades em sua maioria ilegais . Venda de produtos importados , aluguel de carros particulares , restaurantes particulares , prostituição , etc. Um taxista pode ganhar mais com turistas em um dia de trabalho do que um cirurgião em um mês . Havana tornou-se uma cidade onde ninguém mais tem uma profissão regular , pois os biscates , o mercado negro , e a prostituição trazem uma compensação financeira maior.

Pequenos furtos feitos em fábricas , nos armazéns e lojas estatais sustentam um comércio paralelo. Por causa disso o furto tornou-se uma atividade institucionalizada em Cuba . Pode-se dizer que todo mundo rouba . Porém quase não há assaltos . Armas são proibidas e a punição é muito rigorosa .

O regime cubano conseguiu o que se pode chamar de nivelamento social na pobreza . Não há miséria e não há pobreza degradante , mas o conjunto da população é pobre , avaliada por padrões ocidentais .

Segundo o poeta Raúl Rivero o regime cubano é uma aberração do marxismo clássico , pois ao invés de socializar a riqueza , socializou a pobreza .

Em junho de 2002 autoridades cubanas anunciaram que o governo irá fechar 71 usinas de açúcar estatais , quase metade do total , devido à produção estagnada e aos baixos preços mundiais do produto. Na década de 80 o governo fixou como meta produzir 10 milhões de toneladas anuais do produto , tendo chegado a 8,1 milhões na safra 1988-89 . Com a fim da URSS e da compra de açúcar a preços preferenciais pelos soviéticos o setor entrou em crise e atualmente a produção é de 3,6 milhões de toneladas anuais .

A produtividade dos canaviais de Cuba que já foi o maior produtor mundial em 2007 é de 27.800 quilos por hectare , enquanto no Brasil é de 73.900 quilos .

Apenas 8 das 156 usinas cubanas foram construídas depois de 1959 . O principal impacto da medida de fechamento será o social , pois dos 11 milhões de habitantes , mais de 2 milhões vivem do açúcar , a maior parte na zona rural . O governo irá procurar recolocar os desempregados e garantir salário desemprego pelo tempo necessário. ( F S P 10.06.2002, p. A-13) .

Em 19 de janeiro de 2003 os cubanos foram às urnas para eleições para as 609 vagas da Assembléia Nacional. Havia exatamente 609 candidatos. Metade dos candidatos foi escolhida diretamente dos quadros do partido único o Comunista . A outra metade foi selecionada entre vereadores e celebridades. A Assembléia Nacional reúne-se apenas duas vezes por ano e durante uns poucos dias . Uma de suas tarefas é escolher o Conselho de Estado que por sua vez , irá ratificar Fidel na presidência , mais uma vez , até 2007. ( Veja, 29.01.2003 , p. 64) .



Endurecimento do Regime : 2003



Relatório da Anistia Internacional com relação a 2002, assinala que em Cuba , a execução de três cubanos que sequestraram uma lancha de passageiros para fugir para os EUA e a condenação de 75 dissidentes a penas de até 28 anos em julgamentos sumários , constituem um retrocesso de 20 anos na situação dos direitos humanos do país. ( F S P . 29.5.2003, p. A-14) .

Os condenados foram enviados imediatamente para o presídio, sem direito a apelação , para começar a cumprir sentenças cuja média é 20 anos , sendo que a maioria tem entre 50 e 60 anos. Foram submetidos a julgamento sumário, sem direito a defesa e enquadrados em uma lei de 1999 que prevê até 30 anos de prisão apenas a quem fizer críticas ao governo . Agentes infiltrados em várias entidades civis foram testemunhas da acusação . A maioria foi acusada de conspirar com diplomatas americanos contra a revolução . Muitos que tinham livros americanos em casa , inclusive best-sellers , foram acusados de manter" material subversivo estrangeiro " .

Segundo o poeta Raúl Rivero , um dos dissidentes presos em 2003 , condenado a 20 anos de cadeia e solto em novembro de 2004 devido à pressão internacional “ Em Cuba, basta discordar do governo para ser acusado de estar a serviço do imperialismo e de ser um agente da CIA . Fui preso com 74 opositores , a maioria jornalistas ou ativistas de um grupo dissidente chamado Movimento Cristão Liberação . Esse grupo havia conseguido reunir quase 22.000 assinaturas para convocar um plebiscito sobre o regime castrista “. Ele relata como foi o julgamento “ Foi um circo . Durante todo o processo , os juízes olhavam para o infinito, completamente alheios ao que estava acontecendo dentro do tribunal. A sentença estava predeterminada , e meu advogado tinha mais medo que eu . No canto da sala , já vestido com o uniforme de presidiário , eu me perguntava ‘Meu deus , nas mãos de quem está a justiça deste país ?’ “( Veja, 27.07.2005 , p. 15)

Existem mais de 300 presos políticos nas cadeias cubanas . Em Cuba de 1959 a 2006 chega a 9.479 o número de mortos e desaparecidos , cerca de 83 por grupo de 100.000 habitantes o mais elevado da América Latina, sem considerar cerca de 77.833 que morreram tentando fugir da ilha . Estima-se que os mortos do regime cheguem a 17.000 .

Dos dez cubanos que haviam sequestrado uma balsa com cinquenta passageiros em Havana com o objetivo de fugir para Miami , três em apenas oito dias foram condenados e executados .

Cuba aproveitou-se da conjuntura internacional voltada para a questão do Iraque para desarticular o movimento de reorganização da sociedade civil . ( Veja, 16.04.2003 , p. 72) .

Ainda em abril de 2003 o governo cubano fechou 22 bibliotecas independentes , acusadas de subversão pelo regime . ( F S P 26.07.2003, p. A-10) .

As antenas parabólicas são proibidas . Se um cubano for descoberto assistindo a um canal de tevê americano por meio de uma antena clandestina é condenado a três anos de prisão .

Sintonizar uma rádio de ondas curtas , que capta transmissões do exterior representa um ato subversivo que é aceito como prova em julgamentos políticos , as ligações telefônicas internacionais costumam ser grampeadas e ninguém confia na neutralidade dos Correios. Em 2004 foi adotada uma medida que só permite conexão á Internet ao endereço do titular da senha , limitada a altos funcionários do Partido Comunista que costumavam alugá-la a qualquer interessado por 50 dólares ao mês . Agora os cubanos somente poderão utilizar a conexão telefônica destinada a estrangeiros , mais cara e cobrada em dólares . ( Veja , 21.01,2004 , p. 46) .

Se um cubano escrever críticas ao governo e for considerado opositor ou “colaborador dos EUA”, pode pegar uma pena de até 20 anos de prisão . Por “atos contra a integridade e independência do país, rebelião, ajuda ao inimigo ou espionagem”, há pena de morte . Viagem ao exterior só com autorização do Partido .

Houve uma condenação generalizada no mundo a estas atitudes , à exceção do Brasil que se absteve em votação na Comissão de Direitos Humanos da ONU . Até o escritor português José Saramago , simpatizante de Fidel afirmou " Cuba não ganhou nenhuma batalha heróica com o fuzilamento desses três homens , mas sim perdeu minha confiança , destruiu minhas esperanças e decepcionou minhas ilusões . "

O endurecimento do regime também ocorre na área econômica . Em 2003/2004 , fiscais cubanos passaram a perseguir empreendedores privados não autorizados e cobrar impostos pesados de negócios licenciados , os "cuentapropistas" , como o aluguel de quartos a turistas , táxis e pequenos restaurantes familiares conhecidos como "paladares" . Muitos foram obrigados a fechar seus negócios devido à burocracia . O número de joint-ventures caiu 70% em 2003 . Muitas pequenas empresas comerciais estão deixando o país . Os gerentes das estatais cubanas receberam ordens de entregar seus carros de marcas sofisticadas como Toyota ou Mitsubishi e andar nos carros Lada de fabricação russa ou outros menores , sem ar condicionado , em um país tropical . No setor estatal, responsável por 90% da economia , está ocorrendo uma recentralização , com o governo retomando o poder decisório que havia sido transferido dos ministérios para as estatais . " F S P , 18.04.2004, p. A-27) .

Aumentando o seu isolamento , em discurso feito no primeiro de maio de 2004 diante de uma platéia de 1 milhão de cubanos Fidel chamou a União Européia de máfia , aliada aos fascistas americanos e acusou o México , tradicional aliado e o Peru de se juntar ao rebanho dos lacaios do imperialismo pelo fato dos dois países terem votado em abril a favor de uma resolução da ONU que repreendia Cuba pela condenação de 78 dissidentes políticos em 2003 .

Em 2003 Fidel apóia a candidatura de Hugo Chávez na Venezuela .

Em maio de 2004 o Departamento de Estado americano divulgou um relatório com 500 páginas com sugestões de como os EUA podem apressar o fim da ditadura cubana . Tratam-se basicamente de restringir as remessas de dinheiro feitas por exilados para parentes na ilha e de aumentar a ajuda à oposição interna . ( Veja, 12.05.2004, p. 80-81) .

Em 2004 resolução da ONU critica Cuba pela repressão política . Em outubro Fidel cai durante um evento público, fratura o joelho e sofre uma fissura no braço . Dias depois o Banco Central anuncia o fim da circulação de dólares na ilha .

Em 2005 Fidel Castro e Hugo Chávez anunciam a criação da Alba – Alternativa Bolivariana para as Américas , projeto antagônico à Alca .



AFASTAMENTO DE FIDEL



Em 26 de julho de 2006 Fidel sofre uma cirurgia de emergência e em 31 de julho afasta-se dos cargos de primeiro secretário do Partido Comunista , do comando militar e da Presidência do Conselho de Estado ( Executivo ) e do Conselho de Ministros ( legislativo). Seu irmão Raul, com 75 anos assume “provisoriamente “ .

Para parte da dissidência cubana a mudança no regime somente será possível após a morte de Fidel Castro . Para Raúl Rivero, “ já existe uma geração pronta para dirigir o país nesse período de transição . É formada por gente capacitada , que se prepara para isso em Cuba e no exílio . O novo governo será formado principalmente por jovens “ ( Veja, 27.07.2005 , p. 18) .

“(...) Fidel se beneficiou da Guerra Fria e vendeu a importância geopolítica de Cuba à União Soviética, em troca de generosos subsídios. Cuba é muito mais importante no mundo como um símbolo. E ela é um símbolo por causa de Fidel. Sem Fidel, o regime cubano perde o símbolo da vanguarda do comunismo internacional ou, ao menos, do antiimperialismo especialmente do antiamericanismo. A Revolução Cubana nunca se viu como uma mudança de governo em Cuba apenas. A atuação de Ernesto Che Guevara na África e na América do Sul era parte da mística em torno dos combatentes de Sierra Maestra. Para a América Latina, especificamente, Fidel foi o ícone das mudanças que organizações de esquerda do Continente inteiro buscavam.” (Revista Época, fevereiro de 2008)

Para Eric Hobsbam em 2007 “Cuba já vive a fase de transição pós-Castro . Castro será lembrado como uma lenda, uma tocha da emancipação da América Latina em relação aos EUA , uma expressão dramatizada de sua aspiração por independência , um símbolo antiimperialista . Vai ser lembrado por conquistas sociais que nenhum outro país latino-americano alcançou . Acho que não foi suficientemente dito ainda o quanto melhorou a qualidade e a expectativa de vida dos cubanos . Porém, fundamentalmente , o projeto cubano não pode ser considerado um sucesso . Economicamente , foi um desastre até , assim como a tentativa de revolucionar o resto da América Latina não teve sucesso . Fidel vai sobreviver como Che Guevara . Uma imagem , um símbolo “ . ( F S P ,30.09.2007 , p. A-33) .

Cuba nos últimos anos teve uma piora significativa em seu quadro de geração de energia elétrica . Em outubro de 2004 , cada bairro de Havana fica sem energia das 19 horas á meia noite pelo menos 3 vezes por semana . Nos demais dias falta luz de manhã ou á tarde . Em cidades do interior o blecaute atinge 18 horas . Depois que o URSS parou de mandar petróleo a baixos preços para Cuba em 1991 , as termelétricas do país foram adaptadas para funcionar com o petróleo de má qualidade extraído do solo cubano e agora não podem aproveitar o petróleo quase de graça enviado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez. Nas regiões rurais , o único meio de transporte disponível para a população é a carroça . Ou seja o país parece ter parado no tempo , como se ainda estivesse na década de 1950 . ( Veja, 13.10.2004 , p. 52-53) .

Em janeiro de 2008 graças a financiamento de US$ 140 milhões, voltou a operar a refinaria cubana Cienfuegos . Construída com ajuda soviética entre 1985 e 1990 , foi paralisada em 1991 . Com projetos bilaterais , ajuda direta e financiamentos a Venezuela transferiu até 2007 para Cuba US$ 7,5 bilhões , segundo levantamento da Fundação Justiça e Democracia , ligada ao partido oposicionista Primeiro Justiça . Cerca de 17.000 profissionais de saúde cubanos vivem na Venezuela , a maioria atuando no Bairro Adentro, programa do governo federal que instalou milhares de pequenos centros médicos nas regiões mais pobres . A Venezuela em troca envia diariamente 92.000 barris de petróleo para Cuba . ao preço de US$ 23 o barril , enquanto no mercado internacional custa perto de US$ 100 . Cuba tem ajudado Chávez a consolidar seu próprio poder e a se institucionalizar .

Além da Venezuela a China forneceu desde 2004 crédito para a compra de 75 mil ônibus e um milhão de geladeiras para substituir os modelos usados pela população , dos anos 1960 . O comércio entre Cuba e China mais que dobrou em 2006 , superando US$ 1,8 bilhão . Metade deste volume é resultado da compra pela China, de matérias primas , principalmente níquel .



Bush derrubada do regime



No primeiro discurso em quatro anos em que tratou exclusivamente de Cuba , o presidente americano George W. Bush , chamou a ilha de “ gulag tropical” , prometeu um fundo bilionário se houver mudanças no governo . Afirmou “ Esse fundo vai ajudar o povo cubano a reconstruir sua economia e fazer a transição para a democracia ... vocês tem o poder de moldar o seu destino ... Está chegando o dia em que o povo cubano terá a liberdade que tanto esperou .” Quanto ao irmão de Fidel , Raul Castro afirmou “ a vida não vai melhorar com a troca de um ditador por outro “ . ( F S P . 25.10.2007 , p. A-14) .



ELEIÇÕES EM 2008



Em 20 de janeiro de 2008 foram realizadas eleições em Cuba para a Assembléia Nacional do Poder Popular . Para ser candidato a deputado é preciso ter sido aprovado pelo partido Comunista , o único permitido . São 614 candidatos para 614 cadeiras .

O voto é distrital e facultativo , mas ninguém falta ou se abstém pois pode ter problemas com isso . O eleitor vota no quarteirão onde reside e por isso pode ser facilmente controlado . Se demora para ir votar é procurado em casa por agentes do regime .A abstenção é punida com a demissão do emprego .

No fim dos anos 90 , o economista cubano Vladimiro Roca foi preso por pregar em praça pública que não era obrigatório votar . “ Fiquei quatro anos na prisão por divulgar algo que está na Constituição” .

A Assembléia Nacional reúne-se uma ou duas vezes por ano . No dia 24 de fevereiro os deputados irão fingir eleger os 31 membros do Conselho de Estado que já terão sido previamente escolhidos pela cúpula do Partido Comunista . O Conselho de Estado ratifica o nome do presidente de Cuba para os próximos cinco anos . Quem de fato define o ocupante é Fidel Castro , que desde que tomou o poder escolhe a si próprio . Doente e recluso desde julho de 2006 ele foi eleito com mais de 95% dos votos e deve escolher seu irmão Raúl Castro , presidente interino para substituí-lo . ( Veja, 30.01.2008 , p. 62-63) .



RENÚNCIA DE FIDEL CASTRO



Em 19 de fevereiro de 2008 Fidel Castro anunciou que renunciava à presidência do Conselho de Estado , equivalente ao de Presidente da República e ao posto de comandante em chefe das Forças Armadas , por não ter mais condições físicas de exercer os dois cargos .

Com sua mensagem encerra mais de 49 anos de comando absoluto do único país comunista latino-americano .

Porém Fidel continua como deputado e primeiro-secretário do Partido Comunista , ou seja continua gerenciando a sua própria sucessão .

Para o dissidente cubano Héctor Palácios Ruiz um dos 75 presos em 2003 e que foi solto no fim de 2006 em caráter condicional para tratar dos problemas de saúde adquiridos na cadeia , “ninguém chorou a saída de Fidel . Isso mostra como as pessoas estão cansadas do regime castrista . O castrismo desaparecerá da mesma forma que o stalinismo e o hitlerismo , movimentos que viraram fumaça depois da morte de seus criadores” . Para ele “ o regime cubano não encontra respaldo nem na teoria , nem na prática comunistas . É um castrismo, terror semeado nas crianças desde que nasçam para que não reajam . Fidel não deixa sucessor . Nem mesmo no Partido Comunista , que não passa de um grupo de políticos de carteirinha, mas sem ideologia . “ ( Veja, 27.02.2008 , p. 76) .

A Assembléia Nacional do Poder Popular em 24.02.2008 confirmou Raul Castro , irmão de Fidel como seu sucessor , presidente do Conselho de Estado . Como primeiro vice presidente foi indicado José Ramon Machado Ventura , integrante do Conselho desde 1976 quando ele foi criado . A idade dos dois principais membros , 76 e 77 anos indica que são uma solução de curto prazo Pelo perfil de Raul tudo indica que ele irá começar a liberalização e a descentralização da economia e buscar definir um sucessor confiável para assegurar a continuidade do regime .

Raul Castro nos primeiros momentos da Revolução , ostentava um longo rabo-de-cavalo tinha o apelido de “El Chino” , por causa de sua aparência e era conhecido também como o “Robespierre de Cuba” “ , referência ao terror jacobino que espalhou com muitas execuções no país .

O Raúl do presente é uma pessoa moderada que tem como suporte as Forças Armadas ,a instituição cubana mais bem preparada, em parte pela meritocracia que Raúl , enquanto ministro da Defesa , fez prevalecer nas promoções .

Na diplomacia, segundo Brian Latell deve tentar uma aproximação com os EUA , pois quando ministro da Defesa aprovou o uso da base de Guantanamo pelos EUA para receber suspeitos de terrorismo .

Bibliografia : Latell, Brian . Cuba sem Fidel . Editora Nova Conceito .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui