Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Cintura fina -- 15/04/2019 - 05:04 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A estória é bem antiga e tem até ilustração. E eu era bem menino para nela acreditar consoante ma leu, grave e judiciosa, a mana Vitória do alto de sua sapiência como aluna de Dona Gilda, de 1954 a 1957, nas Escolas Reunidas José Lima Guimarães, do povoado de São Gonçalo do Brumado.

O livro de leituras de então era o As mais belas histórias, volume da quarta série, compilado, se não lhes engano, por Lúcia Monteiro Casassanta. E embora nele predominassem as lendas, havia também alguma poesia, alguma ficção e um sentimento comum de que ao fim e ao cabo, o bem deveria prevalecer.

No caso da silhueta das formigas, a estória começa com uma formiga que ganha a vida na costura e que perde um tempo enorme na tentativa de convencer a filha a não usar suas pinças-tesoura em todo molde ou tela que lhe apareça à frente.

E diante da voracidade incontida da filhinha, a mãe não tem outra solução senão amarrá-lo por uma corda ao pé da mesa, para poder sair sem aquele embaraço certo. E amarra a filhotinha pela cintura.

E ao longo de sua solidão a jovenzinha se debate tanto, mas tanto, e tanto querendo fugir que quando a mãe retorna, espanta-se com o que vê: sua cinturinha se afinara de tal modo que não tinha mais retorno, e assim foi com todas as outras formigas que vieram desde então.

O que me faltou perguntar à mana Vitória foi o óbvio: afinal, se pirralhinha é mesmo do boró encerado para usar suas pinças, por quê não o experimentou na corda que a prendia à mesa...?

E LaToya que sempre teve resposta pronta pra tudo, e até para o que não lhe era perguntado, será que me responderia agora?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 228 vezesFale com o autor