Usina de Letras
Usina de Letras
99 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Historiador Alcyr Matthiesen lança novo livro de Araras-SP -- 18/04/2010 - 12:04 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








MEMÓRIA DE ARARAS (SP)



Historiador Alcyr Matthiesen lança novo livro

O historiador ararense Alcyr Matthiesen lança este mês seu novo livro “Resgatando Elos da Memória”. A obra é a sua 14.ª publicação sobre a história de Araras. O autor também já publicou quatro álbuns, oito livros, uma cartilha e um CD sobre autores ararenses. O novo lançamento, segundo ele, foi feito com “esmero após dois anos de pesquisas e revisões”, disse. Amplamente ilustrado, contém mais de 200 fotos e ilustrações, sendo ¼ do material colorido.



O autor, nesta obra, faz um estudo detalhado da arquitetura colonial da Fazenda São Joaquim, a descrição de suas dependências, história e genealogia de Alferes Franco, dos barões e Albino Cardoso. Suas obras de artes também estão presentes no livro. O ponto forte da obra, segundo Matthiesen, é a história de Dona Benedita Nogueira e o Asilo Santo Antônio (hoje conhecido como Solar, que já foi sede da Prefeitura), com estudo do testamento desta senhora e fotografias antigas.



A Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio tem sua história e revelações inéditas sobre sua construção e reminiscências das pinturas de Paulovic, o museu do templo, curiosidades dos ofícios religiosos e exigências dogmáticas das décadas de 1940 e 1960. A história é estendida até o início das paróquias, além da construção da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Cândida, a obra do Padre Santo Marino, entre outros. Tudo também ilustrado.



Matthiesen também destaca o capítulo Pedaços da Memória Arquitetônica de Araras, também um documento fotográfico sobre os casarões coloniais e detalhes de sua arquitetura. O capítulo A Beleza da Mulher Ararense mostra a história da Miss Brasil, mas antes detalha as primeiras mademoiselles e senhorinhas de Araras nas décadas de 1920 e 1930 e a história da Miss Araras desde 1952.



O autor também passa pela história de Araras nos banco de jardim e por um almanaque com causos, lembranças, fatos antigos e folclóricos. O livro fecha com um acervo de memória fotográfica de pessoas, famílias e outras imagens inéditas da cidade. “Resgatando Elos da Memória” pode ser adquirido na Agência Feres e na Livraria Nobel.



Fonte: OPINIÃO JORNAL/Lazer, Araras (SP), Sábado, 17/04/2010, página 1B.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui