Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Solidão -- 07/07/2002 - 00:01 (José Ronald Cavalcante Soares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Renato, ganhou o quadro num sorteio realizado no escritório.
O saguão do prédio servira de exposição para vários pintores iniciantes e o chefe, para incentivar, resolvera ficar com três telas: duas ele doara para a Fundação cultural que tinha o seu nome e o terceiro, para estimular o gosto pela pinacoteca entre os seus auxiliares, entendeu de fazer um sorteio.
= Vinte e dois! Vinte e dois!
Renato custou a acreditar. Jamais ganhara coisa alguma. Mas, a voz de barítono do chefe, repetia o seu número:
= Vinte e dois!...
Era o seu número. Levantou-se. Palmas, assobios, frases:
= Marmelada, marmelada...
Olhou o quadro rapidamente, embrulhou=o novamente.
Quando chegou em casa, desembrulhou a tela e ficou olhando longamente para quela paisagem cinzenta, uma cena marinha, uma praia quase deserta com um único barco encalhado e o pano da vela agitado pelo vento, adelgaçando-se, misturando=se com as ralas nuvens cinzas do firmamento indefinido...
E o pintor escrevera com uma letra tremida o nome da tela: Solidão.
De repente, Renato se deu conta de que estava sozinho no apartamento enorme.
Na sua memória, lentamente, começaram a voltar as vozes que outrora enchiam aquelas paredes de alegria: Sónia, a esposa jovem e bonita; Emília, a filha de cinco anos, que vinha lhe fazer carinhos quando voltava do trabalho e, porque não,as frases carregadas do sotaque nordestino da Cleonice, a empregada que tanto sabia zelar pelas suas coisas.
Olhava para a tela e sentia o peso insuportável da solidão...
Um nó na garganta, uma estranha opressão no peito, uma vontade insopitável de experimentar aquilo tudo outra vez...
Olhava para o telefone e, por mais de uma vez, a sua mão afoita retirou o fone do gancho, mas a covardia matou o gesto antes da concretização...
Então, passando os dedos aflitos pela tela áspera, chorou silenciosamente o pranto amargo da solidão.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui