Usina de Letras
Usina de Letras
   
                    
Usina de Letras
70 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 53228 )
Cartas ( 20984)
Contos (11710)
Cordel (9131)
Crônicas (19865)
Discursos (3076)
Ensaios - (9721)
Erótico (13037)
Frases (38256)
Humor (17445)
Infantil (3552)
Infanto Juvenil (2308)
Letras de Música (5394)
Peça de Teatro (1329)
Poesias (133742)
Redação (2859)
Roteiro de Filme ou Novela (978)
Teses / Monologos (2358)
Textos Jurídicos (1904)
Textos Religiosos/Sermões (3898)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Artigos-->BBB: Bela Bo$ta Bra$ileira -- 02/03/2010 - 13:13 (Professor MARCELO GUIDO ) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço.

A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira.

Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo.

O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo.

Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos.

Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos heróis, como são chamados por Pedro Bial.

Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais.

O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE: é putaria ao vivo!!!

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10.

Ele prometeu um zoológico humano divertido.

Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os animais do zoológico: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a não sou piranha mas não sou santa, o modelo Mr. Maringá, a nordestina sorridente, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.

Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis.

Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhões de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o escolhido receba um milhão e meio de reais.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano".

Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais.

Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares ou comprar mais de 5.000 computadores )

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um artigo de Jabor, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

Comentários

TbKAOZFkCQRi  - 09/03/2012

Renata. R disse:** Nossa…quanta credtica e amargura no corae7e3o; sf3 fealxs na coitada da Adriana rs Pra comee7o de conversa, a Adriana ne3o e9 nenhuma coitada, ela entrou na chuva pra se molhar. Todos se3o suscetedveis e0 credticas, e com a Adriana ne3o sere1 diferente. **Ai, eu odeio essa mania que as pessoas tem de usar a idade como argumento pra tudo. Ne3o sei o que e9 pior, isso ou dizer que tudo e9 inveja.Hey, ela tem 20 anos e ne3o 2 aninhos.Ela e9 uma mulher que namorou com um cara bem mais velho que ela.Ente3o o mednimo de maturidade essa tapada deveria ter, e ela ne3o tem. Apesar de gritar ao quatro ventos que tem.Ela fore7a uma barra de menininha inocente (e de inocente ne3o tem nada ) do caramba.Tipo, eu choro de rir com ela bancando a princesinha dos contos de fada da Disney .kkkkkkkk c9 pate9tico demais. A retardada criou um mundo paralelo onde ela interpreta ( muito mal diga-se de passagem)uma princezinha que precisa de um principe pra salve1-la. Sei le1 uma coisa meio Cinderela misturada com Crepfasculo huahauhaua.**Vc achou a Adriana muito talentosa no paparazzo?..kkkkDiz que vc falou isso de brincadeira por favooorrrr kkkkkkkkkkk** Quanto ao relacionamento com o Rodrige3o,tomara que tenha futuro.Que casal perfeito! Fala se9rio?? Que casal??? Fala se9rio, jura mesmo que vc acredita que os plantas se3o um casal de verdade? o.0Esse casal e9 te3o verdadeiro quando a periquita da Ariadne.PS: Baixou o Maumau aed em vc, e9?..huahauhaua Muita paz, muita energia, muito amor e carinhos em todos corae7f5es huahuahua

Alcir Souza Leite  - 08/03/2012

Este texto é ótimo,você foi muito feliz em suas palavras, eu não sei por que está sendo divulgado como se fosse do Fernando Veríssimo, é muito bom saber que existem outros colunistas com um senso crítico tão bom. Parabéns!

Roberto  - 19/01/2012

Só tenho uma coisa a dizer ao Eduardo: O fato de você assitir ao programa só pra se distrair, como muitos devem fazer, NÃO MUDA NADA em relação aos milhares de brasileiros que absorvem toda essa futilidade e ficam cada vez menos cultos, e menos instruídos, por comtemplar essa bobagem que não acrescenta nada de útil a ninguém.

Eduardo  - 18/01/2012

Prezado blogueiro, BBB é igual zoológico, também não adiciona nada na minha vida, mas eu já fui, acho legal ver os macacos ali, de galho em galho, e as girafas, lambendo qualquer coisa. Seu papel de entretenimento está feito. Se as pessoas gostam disso, me pergunto, qual o problema ? Cada um sabe onde dói o calo. Poderia sem dúvida sugerir a Globo outros programas naquele horário, mas talvez eles não gerassem tanto dinheiro, ou empregaria tantas pessoas quanto o BBB. Não vim aqui proteger o programa, mas também não fico jogo merda no ventilador com meu nome. É triste que você tenha essa opinião superficial. As vezes chegamos em casa e não queremos fazer nada, o cérebro está tão quente que o único jeito para é coloca-lo no gelo, e se eu quiser fazer isso com macacos, ora, qual o mal disso ? Meu bem estar não está em usar 100% do meu tempo com coisas úteis.

Maiara  - 07/02/2011

Concordo!
BBB é a mais completa perda de tempo, é melhor ficar no orkut e no msn o dia inteiro do que ficar uns minutos vendo essa casa maldita.
ótimo texto, disse tudo.

Emilio  - 02/02/2011

Este texto é realmente de Marcelo Guido e NÃO de Luis Fernando Verissimo! Ô gente teimosa! Mesmo depois de o próprio Verissimo já ter dito DUAS VEZES que não é dele (uma em abril de 2010, outra na crônica desta semana), ainda tem gente em dúvida? "Este texto é realmente seu?" "Este texto é de quem, afinal?" Cada um que aparece...

Lair  - 02/02/2011

Sabe, eu já separo noticia de exploração humana faz tempo, por exemplo, eu não assisto as incontáveis horas da TV Record mostrando o Gajo que levou o tiro na invasão, ou o chôrorô (e com razão) de quem perdeu tudo etc… Para mim noticia é “catástrofe tal” e ponto depois imagens passando revista em cadáveres é sensacionalismo, é para cérebros atrofiados que as vezes se esquecem que as suas próprias feridas doem também e ele precisa cuidar delas.
Sabe o que me impressiona? Por muito menos escândalos que os do Lula o Color fui chutado, a Record tem a Fazenda, o SBT tem Casa das celebridades etc… mas, 100% das criticas que recebo são contra a Globo, eu não sei porque que só o que a Globo faz é que é diabólico, porque o que o Lula faz é santo etc…. A TV Record é 100% constituída por ex-globais que agora fazem uma televisão nível favela travestidos de nível morumbi sustentada por uma legião de pobres coitados roubados por um bando de pastores inescrupulosos, para mim eles são os futuros muçulmanos (radicais) do nosso Brasil. Temos Ratinho, Wagner Montes e uma infinidade de outros que ganham muito dinheiro com a ignorância, se é mais ou se é menos, não me interessa, que rouba mil para mim é ladrão igual a quem rouba um milhão.
Sabe, já não sou contra o sistema, só fico puto que não me deixaram entrar nele, mas deixa eu lembrar, só acho estranho é que 100% dos emails só denunciam a Globo, e os outros?……

Braz  - 01/02/2011

Aí, vi este texto como sendo do Luiz F Veríssimo. Me disseram que é seu. Só q agora ví q a data é de 2010. E só tem comentário de 2011. Ninguém comentou em 2010??? Este texto é de quem afinal?

marcos  - 01/02/2011

bla bla bla concordo da teoria mas na prática é dose
acho que tu gera mais mídia pro bbb falando mal dele
fortalece ainda mais o bixo papão
falem mal, mas falem de mim

MARIA  - 29/01/2011

Muito legal!
Parabéns!

:)

Erotilde Modesto dos Santos  - 26/01/2011

É isso mesmo Sr. Marcelo Guido. Parabéns.
É muito bom saber que ainda existem pessoas como vc. que nã tem
mêdo de dizer a verdade.
Obrigada pela sua contribuição tão preciosa ao caráter, honra,
moral, dignidade, principios e tantos outros valores dos quais
nossos Jovens e crisnças estão tão carentes.
Tenha a certeza de que muitos o parabenizam e admiram sua coragem.


PAULA  - 23/01/2011

Sr. Marcelo Guido: este texto realmente é seu? Tem gente veiculando seu escrito como sendo de Luiz Fernando Veríssimo. Faça uma busca no google - BBB Luiz Fernando Veríssimo.

O que você achou deste texto?       Nome:     Mail:    

Comente: 
Informe o código de segurança:          CAPTCHA Image                              

De sua nota para este Texto Perfil do Autor Seguidores: 102Exibido 5615 vezesFale com o autor