Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->AMOR, UMA CRIAÇÃO HUMANA -- 29/06/2002 - 22:58 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


AMOR, UMA CRIAÇÃO HUMANA

O amor e uma criação humana, não existe amor entre os animais, eles apenas copulam para procriar.
O homem é o único animal que copula por diversão. Aprendemos a amar, amando.
Amamos nossa mãe porque satisfaz nossas necessidades de alimentação e aconchego.
Amamos nosso pai porque nos protege.
Somos ensinados a amar nossos parentes mais próximos porque podem nos servir em algum momento de dificuldade.
Os amigos servem para nos fazer companhia e proporcionar-nos diversão e lazer.
As mulheres satisfazem nossos impulsos sexuais.
Dos filhos, frutos dos nossos impulsos sexuais, esperamos que nos dêem orgulho e cuidem de nós na velhice.
Em suma, amamos aqueles que, de alguma maneira, têm alguma coisa para nos oferecer.
Nem por isso o amor deixa de ser importante. Ele solidifica as relações sociais. Sem ele cairíamos na barbárie.
Porém, de todos, o amor entre um homem e uma mulher é a maior criação do ser humano e o que desperta maior polêmica.
O que faz o homem mover montanhas por uma mulher e uma mulher abandonar tudo por um homem?
Amamos apenas uma vez ou podemos ter vários amores ao longo da nossa vida?
Amamos uma pessoa de cada vez ou podemos amar várias ao mesmo tempo?
O sexo vem com o amor ou amor vem através do sexo?
De uma maneira geral o homem sacrifica bens e liberdade e exige apenas, em troca, sexo.
A mulher exige segurança, dedicação, carinho, reconhecimento, respeito e nem sempre está com disposição para o sexo.
Como identificar o amor entre um homem e uma mulher?
Quem ama se satisfaz somente em saber que está amando. O amor não é egoísta, não exige, não prende, não castra, não sufoca.
Quem ama se realiza somente em doar-se à pessoa amada.
Não adianta dizer: "eu te amo" e viver resmungando por qualquer coisa à toa.
O amor não se exprime com palavras, mas com ações.
É muito bom escutar alguém dizer que nos ama, mas se estas palavras não vierem acompanhadas de um olhar, de um sorriso e uma atitude de aceitação incondicional, não adianta nada, serão palavras soltas ao vento.
No entanto, se a pessoa não fala nada quando está do nosso lado, mas seus olhos brilham como um céu cheio de estrelas, o corpo relaxa abandonado e confiante e suspira desejando que o tempo pare e que aquele momento se eternize, isto é amor.
Não precisa falar nada, o seu silêncio comunicará mais do que mil palavras.
Quando a pessoa diz o tempo todo: "eu te amo", está querendo convencer, não o outro, mas a si própria que ama. Isto não é amor.
Mas o que faz um homem amar uma mulher e vice-versa; caráter, inteligência, beleza, dinheiro, poder?
O homem propicia a uma mulher proteção, alimentação, abrigo, satisfação sexual e reconhecimento social. Mesmo quando a mulher não depende financeiramente do homem, ainda depende emocionalmente e é desvalorizada quando não tem um companheiro.
A mulher retribui com respeito, admiração, sexo, legitimidade e autenticação.
Isto é suficiente para dizer que estão se amando?
Será possível manter acesa a chama da paixão depois de vários anos de convivência?
E quando aquele tesão inicial esmorecer, será que o amor resistirá à atração que outras criaturas despertarão em nós?
O que pesa mais: a necessidade de obter satisfação sexual, impossibilitada pela falta de tesão, ou a tranquilidade de uma vida organizada ao lado de uma companheira amiga e solidária?
A não realização sexual em troca de reconhecimento social e familiar?
A resposta depende do nível de necessidade, do condicionamento e da avaliação que cada um faz do que recebe em troca do que está dando.
Minha última recomendação é: "aproveitem o amor enquanto estão amando".

29/06/00

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui