Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->22. SEM GESSO -- 15/11/2002 - 07:07 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Joaquim levou o filho ao consultório para retirada do gesso. O traumatologista examinou a mão, renovou a receita dos antiinflamatórios e declarou que o uso profissional dos dedos adviria após, pelo menos, dois meses de sessões diárias de fisioterapia. Que o guitarrista não provocasse a natureza tentando forçar recuperação mais rápida. Fez recomendações para acompanhamento caseiro do tratamento preconizado na clínica e despediu o artista, congratulando-se com o resultado da operação, cujas cicatrizes quase não eram visíveis.

O que faria Prisco ao chegar em casa? Pegar o primeiro violão, é claro, e confirmar que não tinha força para calcar as cordas. Precisou que o pai lhe retirasse das mãos o instrumento:

— Você está querendo saber mais que o médico? Vamos colocar essa mão numa boa salmoura morna. Você vai ver que logo estará podendo apertar os dedos.

— Pai, gostaria de ter uma conversa com você.

— Pois vamos conversar.

— É sobre a Janete.

— Sua mãe e eu achamos que se trata de uma boa moça.

— Quanto a isso, nenhuma dúvida. Mas eu não consigo deixar-me atrair por ela.

— Vocês têm saído juntos. Não “rolou” nada ainda?

— Ela se insinua... mais ou menos... Outro dia sugeriu que eu estava obsidiado.

— Quer dizer que existe algum espírito não muito bom sugerindo que você faça isso ou aquilo?

— Eu não entendo bem o mecanismo. Pelo que li, Kardec achava que a própria pessoa encarnada é que atrai os maus como os bons espíritos. Eu não tenho feito nada de errado. Até fico lendo os livros, como você tem visto.

— Quem poderia estar sendo chamado por você, a não ser Eulália?

— Ou o espírito de minha filhinha.

— Você pensa muito nelas?

— Não muito. Sabe quando é que eu penso? Quando me lembro da Janete.

— Isto não é caso para os espíritas. Acho que você está precisando de uma conversa mais profissional do que a minha...

— Psicanálise?

— Talvez. Quando eu era criança e, mesmo, jovenzinho, recebia conselhos no confessionário. Agora as coisas estão mudadas...

— Acho que vou marcar um encontro no centro. Existe uma equipe “batuta” lá. Se não ficar satisfeito, vou ao médico.

— Converse com a Mirtes. Ela me pareceu excelente.

— É para já!

Segurando com a mão trêmula o aparelho celular, localizou e digitou o número da jovem senhora.

— Alô, Dom Prisco!

— Você tem reconhecedor de chamadas...

— Como vai? Como foi a retirada do gesso?

— Minha mão ainda está boba. Mas, graças a Deus, vai melhorar.

— E com a ajuda dos bons espíritos.

— Sabe o que eu queria?... Queria conversar com vocês a respeito de uma possível obsessão que tenho sofrido. Daria para reunir o pessoal?

— Vamos fazer algo mais. Venha hoje à noite preparado para assistir a uma sessão mediúnica.

— Vocês vão evocar alguma entidade em particular?

— Não é nosso hábito, porque sabemos que os amigos da espiritualidade estão sempre muito ocupados. Mas podemos abrir uma exceção.

— Como é que devo preparar-me?

— Não é obrigatório, mas seria bom que viesse descansado, bem alimentado, mas sem exageros. Deixar de comer carne é recomendável...

— Faz uns dias já que não tenho comido.

— Por quê?

— Penso nos animais mortos e não me sinto bem. Acho que é uma questão meramente sentimental. Vai passar.

— Evite o café e os pratos muito condimentados.

— Não me lembro de Kardec fazer esse tipo de prescrição.

— O espiritismo já não possui apenas os livros da codificação. Ali estão as normas gerais. Existem obras que tratam de temas específicos. Vou arranjar-lhe algumas. Você vem?

— Pode contar comigo. A que hora?

— Chegue um pouco antes das oito para trocarmos algumas idéias. O Valério vai estar aqui.

— Conheço o Azevedo. É o mesmo?

— Só tenho esse marido. Ele pode ajudá-lo melhor do que eu.

Despediram-se e ficaram assim combinados.

Foi só desligar o telefone, ocorreu a Prisco que não havia falado a respeito da ida de Janete. Precisava confirmar se esta poderia ir e se sua presença não seria inoportuna. Foi pensar numa e logo a outra compareceu:

“Se Eulália quiser manifestar-se, pode ficar constrangida perante a rival. Janete também pode não querer encontrar-se, mesmo nessas condições, com minha ‘ex’. Vou sozinho.”

Joaquim, que havia acompanhado a conversa, quis saber o que representavam aquelas restrições à carne:

— Você está causando um problema para a Dona Maria.

— Pai!...

— É verdade. Ela não se ajeita sem colocar um pedaço de toucinho no feijão, músculo na sopa, lagarto no molho do macarrão. A gente está estranhando muito o paladar.

— Mas vocês comem os seus bifes, os seus grelhados, os seus franguinhos...

— Que sentimentos são esses agora?

— Não sei. A verdade é que me sinto mal só em pensar em comer.

— Deus colocou os animais no mundo para nos servirem de alimento.

— Mais ou menos. Mas se você adotar esse ponto de vista, eu não tenho o que discutir. Apenas vou perguntar se, na origem do homem, era ele um caçador ou um carniceiro. Acho até que, antes disso, ele era herbívoro, comendo raízes, talos de árvores, folhas e, talvez, frutas.

— Acho melhor você se entender com sua mãe. Se você convencê-la, ela vai ficar mais tranqüila.

— Como mais tranqüila?...

— A Dona Maria está achando que essa comida vai fazer mais demorada a sua cura.

— Pura chantagem sua. Onde se viu?!...

— Vamos almoçar?

— Vamos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui