Usina de Letras
Usina de Letras
10 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62306 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140834)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Virtudes brasileiras -- 29/06/2002 - 20:45 (Rick Steindorfer) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Eu não quero pensar nem falar dos defeitos do nosso povo, mesmo sabendo que há um caminho de crescimento da correção de nossas distorções, mas este caminho é seguido quando o momento é de euforia, de excesso. Não é o caso! Eu quero então falar das nossas qualidades. Essas podem ser ampliadas, por que nós as temos e muitas!



Descobri as virtudes brasileiras aos poucos. Em minha educação tipicamente européia sempre aprendi que o brasileiro é preguiçoso, não cumpre horário e por aí vai. Isso não é verdade, senti e vivi na pele o quanto esse povo trabalha e dá de si todos os dias, ralando para conseguir o seu sustento. Somos um povo amigo e só percebi isso quando resolvi sair de casa e viver a minha própria vida. Foi morando em pensão, em Salvador, dividindo o quarto com mais outros quatro rapazes, foi trabalhando em gráfica, em fábrica, em escritório, em banco, foi dividindo lotação às quatro horas da manhã, morando no subúrbio de São Paulo, que senti a força e a beleza da união desta gente sofrida. Tornei-me brasileiro com o tempo e isso fez esse sentimento ser mais bonito dentro de mim, por que hoje eu sou um brasileiro consciente do que é ser brasileiro, enquanto a maioria das pessoas o é sem ao menos saber a grandiosidade que é ser assim!



Quando andamos em outros países e sentimos a frieza, a distancia com a qual se tratam sofremos e sentimos falta do nosso aconchego. Hoje graças a Deus existem muitos brasileiros morando fora, e podemos sempre contar com o apoio, mesmo que eventual deste batalhão de refugiados. Pessoas que foram obrigada pelo nosso desgoverno a buscar refúgio em outros rincões. Isso no entanto serviu para distribuirmos no mundo a nossa alegria, a nossa prestimosidade, o nosso amor. Em muitos lugares do mundo, quando a gente fala que é brasileiro desperta sorriso e alegria, isso é muito gratificante!



Entendendo o nosso sentimento, podemos desejar nos unir mais neste instante de profunda dor e incerteza, sabendo que podemos contar uns com os outros, na busca de soluções. Discutindo, percebendo as possibilidades e entendendo que se somos nós que colocamos os governantes no poder, temos que ter também o direito de os tirar. Vamos trabalhar!



Na hora de votar, lembremos sempre que quando não temos resposta para alguma pergunta, o melhor é sempre o silêncio. Em países mais avançados o voto não é obrigatório. Aqui é, para nos obrigar a participar a sermos cúmplices desta bandalheira que está aí. Afinal se eles estão lá fomos nós que os colocamos, mesmo que obrigados...


Rick Steindorfer

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui