Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A QUEDA DO MURO DE BERLIM E A REUNIFICAÇÃO DA ALEMANHA -- 10/11/2009 - 08:21 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A Queda do Muro de Berlin e a Reunificação da Alemanha .



Edson Pereira Bueno Leal novembro de 2009,



Com o final da Segunda Guerra Mundial as duas Alemanhas estavam na mesma situação econômica e uma partiu para o modelo ocidental e a outra seguiu o modelo comunista . Cerca de 45 anos depois a população da Alemanha Oriental deu mostras claras de qual experiência tinha sido mais bem sucedida ao iniciar um formidável êxodo em direção á Alemanha Ocidental , contornando o Muro de Berlim.

Com os acordos de Potsdam , Berlim foi dividida em 4 zonas de ocupação entre URSS, EUA , Inglaterra e França.

Em 1948 a URSS que dominava a Alemanha Oriental impôs o bloqueio de Berlim e do desdobramento deste conflito surgiu a República Federal da Alemanha (ocidental) e a República Democrática Alemã ( oriental).

Em 1961 para impedir a continuação da fuga de um crescente número de berlinenses que escapavam para o lado ocidental foi construído um muro , cognominado o “muro da vergonha” . Iniciado em 12.08.1961 e feito em um dia era inicialmente uma cerca de arame farpado. Depois de totalmente concluído tinha 155 km de extensão , 3,6 m de altura e 1,2 m de largura . Cerca de 80 pessoas , pelo menos , morreram tentando ultrapassá-lo entre 1961 e 1989.

Construído na noite de 12 para 13 de agosto de 1961 o Muro de Berlim separou o Ocidente do Oriente e tornou-se uma fortaleza de 3 metros de altura , vigiada por torres com guardas armados de fuzis , metralhadoras e holofotes . Escalando o muro, ou cavando túneis 5.000 berlinenses fugiram para a liberdade , mas pelo menos 191 morreram na tentativa . Monumento da Guerra Fria era chamado o muro da vergonha .

A Alemanha Oriental era o mais ortodoxo , o mais inflexível regime comunista da Europa e liderava as resistências às reformas de Mikhail Gorbatchev na URSS e por isso o processo de desagregação surpreendeu pela sua velocidade .

Isto porque a Alemanha Oriental era o mais eficiente dos países socialistas , e com os seus cidadãos dispondo de casa, comida , estabilidade no emprego e alguma variedade de bens de consumo.



STASI



Muitos se sentiam prisioneiros dentro do próprio país , como o fotógrafo Peter Wollck que só tinha autorização para fazer fotos de interiores . Como dizia um funcionário público de Berlim " se você vir mais de dez pessoas reunidas , pode ter certeza de que pelo menos uma delas é agente da Stasi. " Segundo Tobias Holitzer, diretor do museu da Stasi em Leipzig , “As pessoas sabiam que eram espionadas , mas o grau em que isso acontecia ninguém podia imaginar”. No local podem ser visitadas as minúsculas celas onde ficavam os presos políticos .

Em uma pequena cidade perto de Nuremberg , um grupo de pessoas passa o dia tentando colar minúsculos pedaços de papel . Dez mil sacos com documentos picados a mão ou em máquinas fragmentadoras aguardam a paciência deste punhado de funcionários . Cada saco revela um pouco mais da assustadora história da Stasi , a polícia secreta da extinta Alemanha Oriental . Na agonia do regime socialista , os membros da Stasi tentaram destruir os arquivos da vasta instituição que mantinha , talvez, um vigia , para cada 6,5 cidadãos . Uma funcionária prevê que todos os textos estarão refeitos em .. 375 anos . ( f S p , 12.07.2008 , P. e-8) .

Durante dez anos uma equipe de 24 pessoas em Nuremberg ( sul) remontou manualmente os papéis . Mas o esforço, mesmo com a ajuda de outras equipes conseguiu recuperar o conteúdo de apenas 600 sacos.

Por isso , em 2009 o governo alemão liberou 15 milhões de euros a um projeto que prevê remontar os documentos com computadores que calculam combinações possíveis a partir de fragmentos digitalizados .

O monumental prédio na Ruschestrasse 103 em Berlim tem 170 km de arquivos só da Stasi . Nos papéis há detalhes da vida de cidadãos vigiados por câmeras , microfones, escutas telefônicas , amostras de odor, agentes e sobretudo, uma extensa rede de informantes .

A Stasi tinha mais de 90.000 funcionários diretos e calcula-se que tivesse 170 mil informantes quando o muro caiu . Os principais nomes foram punidos , morreram ou fugiram . Com exceção de um e outro julgamento de oficial médio , os colaboradores continuam levando uma vida tão normal quanto possível para alguém que leva essa marca .

A lei alemão determina que um empregador estatal pode solicitar ao Centro de Arquivos da Stasi, informações sobre se um candidato a emprego público trabalhou na Stasi . Segundo o historiador Siegfried Suckut , do Departamento de Pesquisa e História do governo federal “ Só podemos responder a uma pergunta : se a pessoa era um membro oficial ou não oficial da Stasi”. ( F S P , 8.11.2009, p. A-18).



O INÍCIO DO FIM DA ALEMANHA ORIENTAL



Em maio de 1989 a Hungria em meio a grandes reformas políticas e econômicas , por determinação do primeiro-ministro reformista Miklós Németh , começou a desmontar a cerca de arame farpado na fronteira com a Áustria , uma das linhas que desde a Segunda Guerra marcava a divisão ideológica da Europa . A televisão ocidental , captada com nitidez na Alemanha comunista mostrou o início da desmontagem e virou assunto em toda a Alemanha . A notícia se espalhou e começou a aumentar o número de alemães orientais saindo pela Hungria . Usando de um artifício de que anualmente 200.000 alemães orientais passavam suas férias na Hungria os que agora saiam era para não voltarem mais .

A maioria dos que fugiam eram jovens que cresceram e foram doutrinados pelo regime ao longo dos anos e que não suportavam mais viver em um regime fechado e sem perspectivas de vida .Embora o padrão de vida dos orientais fosse superior ao dos demais países comunistas os fugitivos estavam convencidos da pouca possibilidade de alterar a situação de monopólio do partido comunista e de democratização no país .



Em setembro de 1989 a Hungria abriu totalmente as fronteiras com a Áustria e o êxodo cresceu mais ainda. Ao chegarem á Alemanha Ocidental , após cruzarem a Áustria , em Passau , os migrantes automaticamente eram reconhecidos como cidadãos e recebiam 200 marcos e facilmente conseguiam empregos graças à sua qualificação profissional

Esta válvula de escape tornou o famigerado Muro de Berlim absolutamente inútil . Mostrando bem o sentimento dos que partiam , um deles Harmut Kruger ao chegar ligou para a companhia em que trabalhava e disse " Alô, Salve ! Estou na Baviera . E não volto nunca mais " . ( Revista Veja, 20.09.1989 p. 65) .

Em 7 de outubro o secretário geral alemão Erich Honecker participou de uma festa na qual reafirmou desafiadoramente que nada ia mudar , não ia abrir nada e nem se abalar com nada .

Em 8 de outubro Gorbatchev visitou a Alemanha para a comemoração dos 40 anos da República Democrática e fomentou mais ainda o movimento de mudanças políticas da população , inicialmente com palavras de ordem "Gorbi por favor nos ajude" e depois com uma extensa pauta de reivindicações .

Em outubro milhares de alemães saiam também pela fronteira tcheca nos chamados "trens da liberdade" . Outros 5.500 refugiaram-se na embaixada ocidental em Praga e 800 em Varsóvia . Segundo Moniz Bandeira em “A Reunificação da Alemanha- do ideal socialista ao socialismo real “, antes da queda do muro , 225 mil alemães orientais haviam em poucas semanas deixado o país pelas fronteiras com a Tchecoslováquia e Polônia , levando ao colapso a indústria e serviços estatais . A dívida da Alemanha Oriental com o Ocidente , de US$ 26,5 bilhões , era tecnicamente impagável .( F S P , 8.11.2009, p. A-21) .

Em outubro deixou o poder Erick Honecker , primeiro-secretário do SED ( partido Socialista Unificado) , que resistia às pressões internas e soviéticas por reformas que tomassem por modelo a Perestroika de Mikhail Gorbatchev

Gorbatchev desejava para a Alemanha uma união de modelo confederado que não as mantivesse na esfera dos dois blocos militares , a Otan e o Pacto de Varsóvia . De forma tortuosa isso neutralizaria a Guerra Fria e favoreceria o plano de integração da Rússia à Europa .

Em 4 de novembro a fronteira Tcheca também foi liberada e logo depois a passagem para Berlim Ocidental foi aberta , acabando na prática com o Muro

Às 19 horas de 9 de novembro de 1989 , um dos dirigentes da RDA ( República Democrática Alemã) , Gunter Schabowski reúne correspondentes estrangeiros e anuncia que os cidadãos do país poderiam atravessar livremente as fronteiras .

Um jornalista perguntou “Quando isso entra em vigor” , “Imediatamente , respondeu Schabowski , um pouco confuso .

Em seguida , milhares se aglomeraram junto aos postos de controle do murto e a exigir o direito de passar para o outro lado .. Um chefe da guarda acabou cedendo e começou uma festa que varou a madrugada e no dia seguinte , muitos com marretas e picaretas começaram a arrancar os primeiros pedaços do Muro , com festa , aplausos e champagne . A queda do muro de Berlim pode ser simbolicamente considerada o fim da Guerra Fria , embora o mesmo só viesse a acontecer efetivamente como fim da URSS ..

Com a desintegração do bloco socialista a partir de 1989 a manutenção do muro tornou-se insustentável. A Hungria abriu sua fronteira com a Áustria em maio de 1989 , permitindo a livre passagem o que tornou o muro absolutamente inútil.

Em 9 de novembro de 1989 a população de Berlim , em multidões, derrubou o muro em acontecimento que foi um marco histórico. Em 3 de outubro de 1990 a Alemanha voltou a ser um só país , capitalista e membro da OTAN .

Segundo declaração de Mikhail Gorbatchev á BBC de Londres, “Thatcher e Miterrand insistiram que a unificação da Alemanha não deveria seguir adiante e que o processo deveria ser interrompido”, sugerindo que os dois líderes queriam que os soviéticos enviassem tropas para evitar o processo de unificação . ( Veja, 30.09.2009, p.65) .

Para o historiador Eric Hobsbawn “o legado econômico é certamente menos dramático que o político . Economicamente , significou a destruição do que restara de um sistema socialista planejado na União Soviética e na Europa do leste- e a integração da antiga região socialista á economia capitalista global . Isso levou a um colapso social e econômico na ex-União Soviética , embora posteriormente , a Rússia e algumas repúblicas soviéticas tenham visto alguma recuperação, baseada nos altos preços da energia e dos insumos industriais . Com algumas exceções , a região provavelmente permanece em termos relativos , mais atrás do Ocidente do que estava antes da queda do muro . Ela desenvolveu um nível chocante de desigualdade econômica . Os efeitos políticos por sua vez, tem sido enormes . Eles reduziram a Rússia de superpotência a um Estado não maior do que era no século 17. Além disso , a União Européia saltou de 15 para 27 Estados , e foi criada uma Alemanha unificada no coração do bloco .Também foi reintroduzida a guerra[ conflito nos Bálcãs nos anos 90] e a instabilidade política na Europa , após o colapso do único Estado comunista , a Iugoslávia . Isso acabou por tornar os Balcã , mais ‘balcanizados ‘ do que antes . Isso porque se atribui aos EUA a ilusão que poderiam como única superpotência global , exercer sua hegemonia no mundo todo – o que acabou por transformar o mundo no lugar perigoso de hoje em dia”.

Para ele, a queda no muro “estritamente falando, apenas demoliu a crença de que o socialismo de corte soviético ( economia planificada comandada por um Estado centralizado que eliminou o mercado e a iniciativa privada) era uma forma factível de socialismo real . Na verdade , como foi a única tentativa de realizar o socialismo na prática , seu fracasso desencorajou os socialistas como um todo – embora a maior parte deles tenha sido crítica do sistema soviético”. ( F s P , Mais, 8.11.2009, p. 4) .

Para o historiador Constatine Pleshakov, que publicou “Não há liberdade sem Pão ! e a Guerra Civil que derrubou o Comunismo”, “ A longo prazo o enfraquecimento do comunismo era inevitável . O sistema fornecia de graça, habitação, saúde, educação , relativa segurança nas ruas . Mas as pessoas queriam bens de consumo . Os Estados gastavam muito dinheiro sem investir suficientemente na indústria de bens . Mas o sistema na URSS e no Leste Europeu poderia ter durado muito mais tempo. O colapso veio mais rápido do que todos esperavam.

A invasão soviética do Afeganistão , que minou a estabilidade na URSS , enfraqueceu o Estado . Com as grandes perdas humanas na guerra que foram escondidas do país , a população, incluindo os militares , se afastou do Estado comunista . Em poucos anos , o Kremlim perdeu toda a legitimidade . Quando Gorbatchev chegou ao poder [ em 1985] perdeu a chance de acabar logo com a guerra , Levou três anos .

A Rússia não voltará a ser superpotência , mas é uma potência importante na Eurásia por duas razões . A primeira é seu petróleo e seu gás , do qual dependem os europeus e que é cada vez maiôs exportado para a China . Em segundo lugar , ela não está disposta a deixar que países como Ucrânia e Belarus se unam á União Européia ou à Otan. Nas próximas décadas , o Kremlin vai tentar reclamar a esfera de influência do velho império soviético . “ ( F S P , 9.11.2009, p. A-10) .









UNIFICAÇÃO



Em dezembro o outrora todo poderoso Partido Comunista alemão estava destroçado , com a renúncia coletiva dos integrantes do Comitê Central e do Politburo . e a nomeação pela primeira vez de um chefe de Estado não comunista Manfred Gerlach , do partido Liberal . A televisão tinha conseguido pela primeira vez filmar as mansões do luxuoso condomínio fechado de Wandlitz , onde moravam os altos dirigentes comunistas , mostrando casas com banheiros com mármore italiano , clubes com saunas e piscinas térmicas , supermercado completamente abastecido e outras maravilhas enquanto a população vivia em casas modestas e com poucas possibilidades de comprar produtos diversificados . ( Veja, 13.12.1989 , p. 68) .

Em março de 1990 foi criada a Treuhandanstaldt , o Instituto Fiduciário da Alemanha , com a missão monumental de privatizar as 10.000 empresas herdadas do antigo regime comunista . A empresa agiu com grande velocidade . Em novembro de 1991 já havia privatizado 4.000 empresas e as 6.000 que restavam deveriam ser vendidas até o fim de 1992 .

A Treuhand operou com eficiência , sem o governo se preocupar se as empresas estão sendo vendidas por mais ou menos do que valem . Os preços são negociados diretamente entre a Treuhand e os interessados sem burocracia e ninguém foca fazendo cálculos para ver quanto o governo comunista gastou para construí-las . A crença gral é de que todos terão a ganhar com o aumento da eficiência . Os casos criminosos são apurados individualmente . NO Brasil o processo de privatização foi freqüentemente paralisado , com base em suspeitas vagas , na maioria dos casos .

Os pequenos negócios , bares, livrarias , farmácias , barbearias , pensões que também pertenciam ao Estado , 16.000 ao todo , começaram a ser privatizados pelo próprio governo comunista e a transferência foi concluída pelo governo de Helmut Kohl . A maioria foi comprada por antigos empregados , outras por alemães-ocidentais ,. Segundo o economista Jorg Baumgarten, “para saber quem comprou uma farmácia, basta olhar a vitrine . Se a decoração for moderna , ela recebeu investimentos ocidentais . Quando a fachada é modesta , é quase certo que ela ficou com um alemão-oriental” . ( Veja, 6.11.1991, p. 80) .

A Treuhand privatiza empresas acima de US$ 180.000 . O comprador devia arcar com as dívidas da empresa e com os outros problemas como maquinário obsoleto, lojas com depósitos lotados de mercadoria velha que ninguém quer comprar depois de conhecer as novidades do ocidente .

Os investimentos aconteceram . A Volkswagem gastou US$ 2,5 bilhões nas instalações de uma fábrica de automóveis e nas fábricas de peças que comprou nas cidades de Chemnitz e Zwickau . A Mercedes-Benz , a Hulls e a Basf, outros grandes conglomerados alemães , estão igualmente investindo pesado .

Os trabalhadores alemães orientais por sua vez entraram em um pesadelo com as privatizações . Dos 10 milhões com emprego antes da unificação , apenas a metade tem trabalho de tempo integral . Há 1 milhão de desempregados . Muitos se aposentaram , outros conseguiram emprego no lado ocidental e outros estão recebendo treinamento pago pelo governo da Alemanha , Porém , as empresas estatais sempre contratavam mais gente do que o necessário . Segundo Ernst Schraufstatter, diretor da Treuhand , “ os trabalhadores viviam como escravos . Não sabiam para que produziam , sobrevivam nas fábricas em condições insalubres e tinham como único atrativo a segurança no emprego . “ ( Veja, 6.11.1991, p. 81) .



UNIFICAÇÃO MONETÁRIA 1990



Em julho de 1990 ocorreu a união monetária e econômica das duas Alemanhas , com grande vantagem para os orientais que puderam trocar seus desvalorizados ostmarks , pelos respeitados deustchmarks ocidentais na proporção de 1 para 1 até o limite de 4.000 marcos . O marco do Leste valia apenas 25% do marco do Oeste. O chanceler Helmut Kohl expressando a velocidade dos acontecimentos afirmou " Temos que decidir em questão de horas o que normalmente levaríamos anos para resolver " . ( Veja, 4.7.90, p. 33) . Segundo Volker Nitsch , economista da Universidade Livre de Berlim “ No início do governo [ de Helmuth Kohl] , havia esperança de que as conversões seriam rápidas . Mas acabou sendo decepcionante”. ( F S P , 8.11.2009, p. A-16) .

No modelo asiático a abertura econômica precedeu a política e na Alemanha foi o contrário . A abertura política ocorreu primeiro e a economia seguir depois .

Em 3.10.90 a Alemanha foi reunificada . Na Alemanha Oriental as rodovias , ferrovias , instalações elétricas e telecomunicações estavam em estado deplorável e a maioria das estatais será fechada . Todo o sistema de previdência social , os impostos , a legislação comercial da Alemanha Ocidental será adotado pela Oriental.

As ligações interurbanas eram feitas manualmente , como no Brasil nos anos 60 e demoravam em média 3 horas para serem completadas . As usinas elétricas eram movidas a base de linhita , carvão fóssil e altamente poluente . O próprio Ministério do Meio Ambiente da Alemanha estimava que metade dos 11.000 quilômetros de rios estavam em estado de morte biológica contaminados por detritos industriais . O Trabant , principal veículo produzido no país , emitia mais monóxido de carbono do que 100 automóveis ocidentais .

Desde então, o governo alemão vem fazendo pesados investimentos para integrar a Alemanha Oriental que se encontrava em um estágio inferior de desenvolvimento. Os gastos já superam US$ 1,5 trilhão, mais de quinze vezes o que foi aplicado pelo Plano Marshall no pós-guerra . Para financiar a reunificação o governo criou o chamado Pacto de Solidariedade , um adicional de 5,5% no imposto de renda de cidadãos e empresas ocidentais , além de recursos da União Européia .

Foram construídos 2.500 quilômetros de estradas e 3.500 quilômetros de ferrovias . Metade das casas foi reformada . Grandes empresas ganharam subsídios para abrirem modernas filiais na região , mas estes subsídios não foram suficientes para atrair a iniciativa privada no volume necessário .

Porém a integração não é tarefa fácil . A maioria das fábricas orientais tiveram que ser demolidas . Por exemplo o carro Trabant tinha tecnologia tão ruim que a GM preferiu construir uma nova fábrica a aproveitar as velhas instalações da montadora.

A Alemanha Oriental que corresponde a um terço do território nacional , abriga cerca de um quinto da população e contribuiu apenas com 11% do PIB e 3,7% do total exportado . O índice de desemprego do lado oriental é de 18% o dobro do lado ocidental , os salários são até 25% menores .

Os orientais ainda se sentem "cidadãos de segunda classe " e o neonazismo encontra terra fértil na juventude oriental , que volta seu ressentimento contra os estrangeiros. ( Veja , 4.l0.2000 , p. 61-65 ) .

O desemprego elevado deve-se ao desmonte da indústria oriental. Devido ao equipamento obsoleto e excesso de poluição fecharam-se nove em cada dez fábricas . O meio ambiente agradece , mas o desemprego chega a 18% . Mas nada de desesperar pois o seguro desemprego é de em médio US$ 800 mensais e pago por 12 meses.

O que há é uma certa nostalgia do socialismo perdido , um sentimento genérico de insatisfação , saudade da vida morosa e dos empregos vitalícios . Porém , em decorrência desta disparidade , desde 1990 , mais de 1 milhão de alemães já mudaram do leste para o oeste , sendo a maioria jovens . Com isso , em várias cidades do leste 90% da população tem mais de 30 anos .

Embora tenha havido um elevado investimento para reestruturar o leste , muitas empresas preferem se instalar em países vizinhos do Leste , ou nas economias emergentes , onde o custo de mão de obra é mais atrativo .

Margareth Thatcher em texto já citado avalia que os alemães unidos são um perigo para a Europa . "Os alemães são um povo culto e talentoso , mas no passado demonstraram clara incapacidade de limitar suas ambições e respeitar seus vizinhos" .

Em 1990 ela disse para Gorbatchev “ Toda a Europa está assistindo a tudo isso não sem uma dose de temor , lembrando muito bem quem começou as duas guerras mundiais”.

A economia alemã cresceu acentuadamente entre 1950 e 1970 . Na década de 70 0 crescimento continuou com menos intensidade . Porém com a reunificação os elevados gastos limitaram a capacidade de investimento do governo . Com a globalização , as empresas alemãs passaram a enfrentar dificuldade com a concorrência de outras empresas instaladas em países de mão de obra mais barata como a China.

Por outro lado os custos sociais estão se tornando insuportáveis . Do total arrecadado com impostos cerca de 42% vão para o pagamento de aposentadorias , 16% são usados para pagar seguro desemprego e 21% para o serviço da dívida pública . O que sobra mal dá para pagar a burocracia estatal e para investimentos , por isso o déficit público alemão ultrapassa os 3% negativos a serem respeitados pelos países da União Européia . ( Veja, 28.09.2005 , p. 68-69) .

De 1991 a 2004 o governo alemão investiu US$ 1 trilhão no desenvolvimentos dos estados da antiga Alemanha Oriental . Porém as desigualdades não desapareceram . O nível de desemprego é duas vezes maior no Oriente . Apesar de 1,5 milhão de ossis terem migrado para a parte rica da Alemanha , levantamento recente mostra que apenas 2% dos casamentos celebrados em Berlim são entre alemães do Este e do Oeste . Os alemães do Leste acham que os do Oeste são muito materialistas , autoritários, arrogantes e perfeccionistas e os do Oeste acham que os ex-comunistas são aborrecidos , malvestidos , preguiçosos e nostálgicos e estas concepções após 13 anos de unificação . ( Veja, 24.11.2004 , p. 135) .



O LESTE EM 2009.





Estima-se que dois milhões tenham ido para o Oeste , a maioria jovens . O desemprego de 11,8% no Leste e 6,6% no Oeste em outubro de 2009 . Os salários são menores . De 10% no governo a até 40% na iniciativa privada. A renda vem se equiparando , mas o PIB per capitã no Leste em 2008 é 69,1% do Oeste . Em 1991 era 39,5% . A produção em 2008 foi de 464 bilhões de euros no Oeste e 50,9 bilhões de euros no Leste , que tem 19% da população total . ( F s P , 8.11.2009, p. A-16) . A expectativa é o PIB do leste chegar a 85% do Oeste até 2020 .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui