Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUESTÕES DE VESTIBULARES - JULHO DE 2009 - GABARITOS -- 16/10/2009 - 18:04 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




GABARITO QUESTÕES DE VESTIBULARES – JULHO DE 2009







HISTÓRIA ANTIGA



Resolução 1

Os indivíduos do Quênia tinham tamanho maior, pegadas mais espaçadas, podendo ocupar uma área maior e por isso dispersar-se mais e apresentar uma ocupação mais ampla do meio ambiente.



Resolução 2

Como o texto demonstra, a escrita nas sociedades antigas e especialmente no Egito tinha uma importância fundamental nos aspectos econômicos e religiosos. O domínio da escrita era privilégio de poucos que tinham elevada posição social. A escrita era relevante nos textos sagrados, nas atividades comerciais e nos negócios de Estado.



3 D 4 C



HISTÓRIA MEDIEVAL



1 A 2 D



Resolução 3

A sociedade feudal era formada por três camadas ou estamentos principais: o clero, a nobreza e os servos. O clero detinha a autoridade espiritual em uma sociedade dominada pela Igreja, a nobreza tinha o poder político em uma sociedade descentralizada e os servos formavam a camada inferior da sociedade, presos aos feudos e que trabalhavam para o clero e a nobreza, em troca apenas de proteção



HISTÓRIA MODERNA



Resolução 1

A centralização política proporcionado pelo Estado monárquico permitiu a mobilização ampla de recursos necessários à expansão marítima e comercial, inviável em uma sociedade descentralizada como era a feudal.



2 A 3 A 4B 5 D 6 B



HISTÓRIA SÉCULO XIX



Resolução 1.

Os jacobinos que chegaram ao poder em 1793 adotaram o congelamento dos preços pela Lei do Máximo , para conter a especulação e a abolição da escravidão nas colônias , coerente com os princípios da revolução de igualdade, liberdade e fraternidade .





2 E 3 D



HISTÓRIA SÉCULO XX



1 D



Resolução 2

Hoje em dia as indústrias procuram para se instalar locais com boa infra-estrutura de transportes e de serviços de telecomunicações e internet , além da disponibilidade de mão de obra qualificada o que é mais freqüente próxima aos grandes centros urbanos .



3 B 4 E



Resolução 5

A criação do Estado de Israel foi produto da forte mobilização do povo judeu em reconstruir sua pátria , da qual foram expulsos pelos romanos e foi facilitada pela reordenação internacional ocorrida no final da Segunda Guerra Mundial e em especial pela perseguição sofrida pelos judeus por parte dos alemães , portanto uma reparação pelo holocausto que vitimou 6 milhões de judeus .



Resolução 6

Barraclough assinala que não é possível analisar corretamente o significado da Revolução Cubana sem levar em conta outros movimentos sociais e políticos de países do Terceiro Mundo e com a influência dos EUA em Cuba , desde 1901 .



7 A 8 E 9 B 10 A 11 B 12 C 13 C 14 D 15 B 16 D 17 A 18 E





Resolução 19

O controle dos portos significa o controle pelo governo venezuelano do fluxo do comércio marítimo na região o que implica no transporte regional de petróleo , no fluxo de embarcações turísticas da região e no fluxo de produtos que o Brasil escoa pela Venezuela utilizando a rodovia por Boa Vista .



ATUALIDADES GERAL



1 D 2 E



Resolução 3

Trata-se de um exercício de interpretação de texto, tendo em vista que a alternativa A repete o conteúdo do enunciado. De fato, ocorre na atualidade uma alteração no paradigma acerca das questões ambien -

tais, evidenciando os efeitos planetários dos problemas que eram observados tão somente em âmbito local, como, por exemplo, as alterações climáticas, a extinção da biodiversidade, os desmata mentos e suas repercussões na circulação da umidade atmosférica.

Nesta alternativa, devemos ponderar o uso inadequado da expressão "destruição ambiental", quando melhor seria o emprego do conceito de alteração ou transformação do ambiente.



Resolução 4

Os principais países em desenvolvimento que mais devem contribuir para a redução das emissões são o Brasil, China e Índia . Já o país desenvolvido que mais resistiu ao Protocolo foram os EUA, na administração George W. Bush que não ratificou o Protocolo em 2001, mas cuja posição mudou radicalmente com Barak Obama que está agindo fortemente para que os EUA reduzam suas emissões .



5 D 6 B 7 D 8 B 9 C



Resolução 10

A charge mostra Charles Darwin , autor da Teoria Evolucionista e que é contestada pelo movimento criacionista , de cunho religioso , com base exclusivamente na narração bíblica .



11 E 12 D





BRASIL COLÔNIA



1 A 2 A



Resolução 3

Esta configuração peculiar foi o latifúndio , a agricultura monocultora com finalidade de exportação , baseada no trabalho escravo que caracterizou o período colonial e imperial .



4 A 5 C 6 C



BRASIL MONARQUIA



1 C 2 B



Resolução 3

Os migrantes italianos que chegaram ao Brasil no século XIX enfrentaram este problema de os proprietários rurais os tratarem da mesma forma que tratavam os escravos , como se fossem sua propriedade e daí a atos de violência e chegando ao extremo de estupros . Assim faziam porque tinham a certeza da impunidade . Por esta razão muitos migrantes saíram do campo e foram para a cidade .



BRASIL REPÚBLICA VELHA







1 E



Resolução 2

O Nordeste brasileiro no início do século XX tinha no coronelismo uma de suas características essenciais com os grandes proprietários de terras exercendo poder absoluto em suas áreas de influência . O cangaço foi uma das formas de resistência a esta opressão , no caso através do “banditismo social”. Antonio Conselheiro com o messianismo foi outra forma.



3 A 4 E



BRASIL 1930 – 1964



1 A? 2 C 3 A 4 D 5 C



BRASIL 1964 – 2009.



1 C 2 C 3 C 4 E



Resolução 5

O governo Vargas com o Estado Novo se caracterizou pelo autoritarismo e a forte intervenção do Estado na sociedade , no plano econômico manifestada pela implantação da indústria de base. Fernando Henrique Cardoso adotou sentido inverso no sentido de diminuir o papel do Estado na sociedade , com um forte programa de privatizações , entre outras medidas .



6 C



BRASIL ATUALIDADES



Resolução 1

As células-tronco embrionárias podem dar origem a qualquer tecido e por isso são esperança de cura para diversas doenças relacionadas a órgãos com mau funcionamento.



2 B 3 C 4 E 5 A



Resolução 6

É a Reserva Raposa do Sol , localizada em Roraima , demarcada apesar da oposição dos arrozeiros



7 C 8 E 9 B 10 B 11 E 12 B 13 D 14 B 15 C 16 C



Resolução 17



O trabalho infantil está em queda no Brasil . Esta idade não é indicada para o trabalho , mas para o estudo . Sempre obrigados a trabalhar, além de eventuais problemas de saúde as crianças tem sua vida escolar prejudicada ou interrompida , comprometendo suas oportunidades de um emprego qualificado no futuro e conseqüentemente as possibilidades de ascensão social . Por isso deve ser combatido com vigor.



Resolução 18



O governo vem atuando com maior efetividade na área rural do Nordeste para minimizar os efeitos da seca . O principal projeto é o de Transposição do Rio São Francisco que tem muitos opositores . Outro são os projetos de produção de mamona e palma para a produção do biodiesel. Está em ampliação a construção de ferrovias na região , como a Transnordestina e a Norte-Sul , além da modernização de portos . Na área rural medidas pontuais estão sendo ainda tomadas com a energia solar e a implantação de medidas de aproveitamento de água da chuva com aproveitamento de água dos telhados .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui