Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL ATULIDADES - QUESTÕES VESTIBULARES - JULHO 2009 -- 15/10/2009 - 08:45 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL ATUALIDADES. QUESTÕES DE VESTIBULARES – JULHO DE 2009.



COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL.



1 UNESP JULHO 2009 CÉLULAS EMBRIONÁRIAS



O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, sem restrições, a continuidade das pesquisas com células-tronco embrionárias no país. (...) Antes mesmo de o debate terminar no STF, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, divulgou nota à imprensa comemorando a declaração de constitucionalidade da lei que permite a pesquisa de células-tronco embrionárias no país. “A decisão do STF é uma vitória (...), pois atende à

expectativa de milhares de pacientes que têm esperança de cura para as suas doenças. (...)” afirmou Temporão, no comunicado.

(www.cienciaesaude.uol.com.br. Acessado em 08.03.2009)

Quais as bases biológicas que sustentam a afirmação do ministro sobre a relação entre células-tronco embrionárias e esperança de cura de doenças?



2ENEN 2009 COMUNIDADES NEGRAS

A Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desenvolveu o projeto “Comunidades Negras de Santa Catarina”, que tem como objetivo preservar a memória do povo afro descendente no sul do País. A ancestralidade negra é abordada

em suas diversas dimensões: arqueológica, arquitetônica, paisagística e imaterial. Em regiões como a do Sertão de Valongo, na cidade de Porto Belo, a fixação dos primeiros habitantes ocorreu imediatamente após a abolição da escravidão no Brasil. O Iphan identificou nessa região

um total de 19 referências culturais, como os conhecimentos tradicionais de ervas de chá, o plantio agro ecológico de bananas e os cultos adventistas de adoração.

Disponível em:

.

Acesso em: 1 jun. 2009. (com adaptações).

O texto acima permite analisar a relação entre cultura e memória, demonstrando que

(A) as referências culturais da população afro descendente estiveram ausentes no sul do País, cuja composição étnica se restringe aos brancos.

(B) a preservação dos saberes das comunidades afro descendentes constitui importante elemento na construção da identidade e da diversidade cultural do País.

(C) a sobrevivência da cultura negra está baseada no isolamento das comunidades tradicionais, com proibição de alterações em seus costumes.

(D) os contatos com a sociedade nacional têm impedido a conservação da memória e dos costumes dos quilombolas em regiões como a do Sertão de Valongo.

(E) a permanência de referenciais culturais que expressam a ancestralidade negra compromete o desenvolvimento econômico da região.





3 UNESP JULHO 2009 URBANIZAÇÃO



Nos dias atuais, existe uma verdadeira marcha da urbanização. Se, em 1940, apenas 30% da população total do país vivia em cidades, em 2007 essa porcentagem avança para 83% (PNAD/IBGE 2007 – ano-base 2006), o que significa dizer que 8, em cada 10 brasileiros, vivem em núcleos urbanos. Entretanto, essa população vem apresentando novas tendências. Em seus fluxos migratórios, ocorre um “reforço da metropolizacao juntamente com uma espécie de desmetropolizacao”. (Santos, 1993)

Analise as afirmações que seguem.

I. A população urbana, em grande parte, concentra-se no Sudeste do país, em especial nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro.

II. Concomitantemente a permanência do peso acentuado das metrópoles, ocorre a desconcentração ou repartição de atividades entre as metrópoles e outros núcleos urbanos.

III. Os novos fluxos migratórios representam na atualidade uma nova onda do êxodo rural, o qual interfere diretamente na proliferação de metrópoles no país.

IV. A emergência e a consolidação das cidades medias brasileiras acabam atestando a desconcentração das atividades produtivas, o que evidencia uma nova divisão territorial do trabalho no país.

V. A desmetropolizacao aponta o fato de que as metrópoles perdem importância na economia local e global.

Assinale a alternativa que reúne apenas os itens relacionados à dinâmica da urbanização brasileira na atualidade.

a) I, II e III. b) I, III e V. c) I, II e IV. d) II, IV e V. e) III, IV e V.





4 UNESP JULHO 2009 HABITAÇÃO

As áreas de riscos são geralmente ocupadas pela população mais pobre que constrói suas casas, muitas vezes, sem investimentos em técnicas e tecnologias apropriadas. Nesse tipo de dinâmica de uso e ocupação do solo urbano, ocorre o aparecimento das favelas,

principalmente nas medias e grandes cidades. Esse fato demonstra que

a) a periferia das cidades e o local de preferência dos pobres, pois lá eles encontram a verdadeira sociabilidade.

b) a concentração da população pobre nessas áreas justifica-se pela facilidade de acesso e pela centralização de bens e serviços públicos.

c) esse tipo de ocupação ocorre nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro em razão do esgotamento das áreas urbanas adequadas as construções.

d) a pobreza urbana e a principal causa dos graves impactos ambientais em razão da forma predadora de apropriação do espaço urbano.

e) as favelas construídas em áreas de riscos nas cidades evidenciam as contradições socioespaciais e a exclusão social sofrida por parte da população.



5 ENEN 2009 AMAZÔNIA E JUSTIÇA SOCIAL



Em fevereiro de 1999, o Seminário Internacional sobre Direito Ambiental, ocorrido em Bilbao, na Espanha, propôs, na Declaração de Viscaia, a extensão dos direitos humanos ao meio ambiente, como instrumento de alcance universal. No parágrafo 3.o do artigo 1.o da referida declaração, fica estabelecido: “O direito ao meio ambiente deverá ser exercido de forma compatível com os demais direitos humanos, entre os quais o direito ao desenvolvimento”. No Brasil, o cumprimento desse direito configura um grande desafio. Na Região Amazônica, por exemplo, tem havido uma

coincidência entre as linhas de desmatamento e as novas fronteiras de desenvolvimento do agronegócio, marcadas por focos de injustiça ambiental, com freqüentes casos de escravização de trabalhadores, além de conflitos e crimes pela posse de terras, muitas vezes, impunes.

Disponível em: .

Acesso em: 9 maio 2009. (com adaptações).

Promover justiça ambiental, no caso da Região Amazônica brasileira, implica

(A) fortalecer a ação fiscalizadora do Estado e viabilizar políticas de desenvolvimento sustentável.

(B) ampliar o mercado informal de trabalho para a população com baixa qualificação profissional.

(C) incentivar a ocupação das terras pelo Estado brasileiro, em face dos interesses internacionais.

(D) promover alternativas de desenvolvimento sustentável, em razão da precariedade tecnológica local.

(E) ampliar a importância do agronegócio nas áreas de conflito pela posse de terras e combater a violência no campo.





6 UNESP JULHO 2009 RESERVA INDÍGENA



Em 2005, o governo brasileiro concedeu a autorização de demarcação dos limites da reserva indígena destacada na figura, embora, desde o começo dos anos de 1990, já tivesse iniciado as desapropriações. No entanto, para impedir a desocupação da área, alguns produtores recorreram à justiça, o que gerou um novo conflito com os índios da reserva.

(www.brasildefato.com.br. Adaptado)

Qual o nome dessa reserva e em qual estado brasileiro está localizada?



7 UNESP JULHO 2009 INDUSTRIALIZAÇÃO 1980-2009

Assinale a alternativa em que esta corretamente caracterizada a industrialização brasileira, do período apos a década de 1980 ate os dias atuais.

a) Período de reduzida atividade industrial, dada a característica agrario-exportadora do país.

b) Constitui o período de maior crescimento industrial do país em todos os tipos de indústria, tendo como base a aliança entre o capital estatal e o capital estrangeiro.

c) Seguindo um rumo mundial, o país vem passando, nas áreas mais centrais, por uma desconcentração industrial, indicando uma reestruturação do espaço industrial brasileiro.

d) Decadência da cafeicultura e transferência do capital para a indústria, o que, associado à presença de Mao de obra e mercado consumidor, vai justificar a concentração industrial no Sudeste, especificamente em São Paulo.

e) Marca o avanço do Neoliberalismo no país, com serias repercussões no setor secundário da economia, determinando, por exemplo, a privatização de quase todas as empresas estatais.



8 FGV 2009 ADMINISTRAÇÃO MEDIDAS ANTI CRISE 2009



Como forma de combater os efeitos da crise financeira internacional iniciada em 2007 e agravada nos anos de 2008 e 2009, o governo federal brasileiro tem tomado uma serie de medidas para estimular o consumo e evitar o aumento do desemprego no Brasil. Assinale, dentre as alternativas seguintes, a única que apresenta uma medida

real recente tomada pelo governo brasileiro nesse sentido.

a) Elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) incidente na compra de veículos acima de mil cilindradas, compensando a redução do IPI dos carros populares (ate mil cilindradas).

b) Elevação da parcela dos compulsórios bancários (parcela dos depósitos bancários que as instituições financeiras são obrigadas a recolher ao Banco Central), como forma de diminuir os recursos disponíveis ao credito.

c) Elevação das alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrado das empresas e pessoas físicas nas operações de credito.

d) Proibição de o Banco Central emprestar dólares a bancos que se comprometessem a repassar os recursos aos exportadores.

e) Criação de duas novas alíquotas no IR (Imposto de Renda) das pessoas físicas, medida valida a partir do ano fiscal de 2009, aliviando a carga desse imposto sobre os assalariados passiveis da cobrança de IR.



9 UNESP JULHO 2009 BRASIL DESEMPREGO



Um dos reflexos da crise econômica internacional que eclodiu a partir do final de 2008 teve conseqüência direta sobre o mercado de trabalho formal, delineando um perfil para os novos desempregados brasileiros.

Analise estas afirmativas:

I. o mercado perdeu milhares de postos de trabalho na indústria, principalmente aqueles da faixa entre 1 a 3 salários mínimos;

II. o emprego formal na indústria atingiu mais a Mao de obra feminina, que respondia pela maior parte das vagas fechadas no período;

III. a contração do emprego formal atingiu mais os homens, que respondiam por 8 em cada 10 vagas fechadas no período;

IV. de acordo com o cadastro geral de empregos e desempregos, as grandes empresas foram as que mais demitiram trabalhadores com carteira assinada;

V. especialistas apontam que o setor que mais demitiu (90%) foi a Indústria Têxtil, principalmente trabalhadores do sexo feminino.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I, II e IV. b) I, III e IV. c) I, IV e V. d) II, IV e V. e) III, IV e V.



10 FGV 2009 ADMINISTRAÇÃO SUPERÁVIT PRIMÁRIO



No mês de fevereiro de 2009, dados divulgados pelo Banco Central do Brasil mostraram que o esforço fiscal realizado pelo setor publico – governo federal, os Estados, os municípios e as empresas estatais – havia começado o ano abaixo da meta fixada pelo governo federal.

De acordo com os dados, o superávit primário do setor publico acumulado em 12 meses (ate janeiro/2009) caiu para um valor equivalente a 3,58% do PIB (Produto Interno Bruto), o menor nível desde 2004 e abaixo dos 3,8% perseguidos como meta pelo governo.

Assinale, dentre as alternativas seguintes, o que e o “superávit primário” do setor publico.

a) E o montante da receita que o setor publica (governo federal, os Estados, os municípios e as empresas estatais) consegue economizar, apos o pagamento de suas despesas, incluindo, nessas despesas, os gastos com o pagamento dos juros da divida publica.

b) E o montante da receita que o setor publica (governo federal, os Estados, os municípios e as empresas estatais) consegue economizar, apos o pagamento de suas despesas, sem considerar, nessas despesas, os gastos com o pagamento dos juros da divida publica.

c) E o total de impostos arrecadados pelo setor publico (governo federal, os Estados, os municípios).

d) E o total de impostos arrecadados pelo setor publico, somente no âmbito da União (governo federal).

e) E o mesmo que déficit publico.



11 FGV 2009 ADMINISTRAÇÃO SPREAD BANCÁRIO



O Banco Central do Brasil, desde o inicio do ano de 2009, passou a divulgar em seu web site (www.bcb.gov.br) as taxas de juros de operações de credito praticadas pelos bancos que operam no Brasil. Tal medida do Banco Central visou aumentar a concorrência e forçar uma redução da taxa media de juros cobrados pelos bancos, que subiu de 37% para 43% no ano de 2008.

Essa atitude do Banco Central tem como pano de fundo a discussão atual sobre a razão de os juros cobrados do cliente bancário serem tão altos no Brasil. Segundo especialistas no assunto, e o spread bancário elevado que faz com que o Brasil tenha umas das mais altas taxas de juros praticadas no mundo.

Nesse contexto, dentre as alternativas seguintes, assinale o que significa “spread bancário”.

a) Representa a taxa media dos juros bancários cobrados do cliente no cheque especial.

b) E o mesmo que “deposito compulsório”, ou seja, a parte dos depósitos bancários que fica retida pelo Banco Central.

c) Representa a taxa media dos juros bancários cobrados do cliente no credito pessoal.

d) E o mesmo que “inadimplência”, ou seja, e o adicional cobrado pelos bancos para cobrir o risco de “calote” de clientes.

e) E a diferença entre a taxa de juros que os bancos cobram dos seus clientes e a taxa de juros que os bancos pagam para captar dinheiro no mercado.



12 FGV 2009 ADMINISTRAÇÃO EFEITO ESTUFA



Um estudo de cientistas da Universidade de Ultrecht (Holanda) estima que a retenção de gases de efeito estufa por meio da preservação da Amazônia vale entre 113 e 226 reais por hectare de floresta ao ano. Folha de S. Paulo, 10/02/09, p.A16.

Esse seria um entre outros “serviços ecológicos”, indicados a seguir, que poderiam ser auferidos pela preservação da floresta, EXCETO o exposto na alternativa:

a) prevenção de processos erosivos dos solos.

b) como pulmão do mundo, garantia de fornecimento continuado de oxigênio a atmosfera.

c) prevenção de assoreamento dos rios, favorecendo a qualidade de sua navegabilidade, entre outros aspectos.

d) preservação da biodiversidade e reprodução da própria floresta.

e) manutenção das condições climáticas regionais, sobretudo da umidade relativa do ar.



13 FGV 2009 ADMINISTRAÇÃO POLUIÇÃO DO AR



Segundo dados da CETESB, das 8.344 medições de qualidade do ar feitas pelas 22 estações de medição espalhadas pela Região Metropolitana de São Paulo em 2008, um terço apresentou taxas alarmantes de poluição.

Apenas uma das alternativas NÃO ESTÁ RELACIONADA com o agravamento da poluição do ar:

a) as regiões mais impermeabilizadas apresentam as maiores taxas de monóxido de carbono, pois dispõem de menos áreas verdes para absorver esse nocivo poluente da atmosfera urbana.

b) nas áreas úmidas, como o Parque do Ibirapuera e a Cidade Universitária, a combinação de elementos químicos, em dias de sol, gera aumento da taxa de ozônio, um dos poluentes atmosféricos mais nocivos a saúde.

c) as áreas de maior circulação, como as avenidas Marginais e Pinheiros e a avenida do Estado, entre outras, são fundos de vale, o que favorece a concentração de poluentes.

d) assim como a cidade do México, São Paulo situa-se em uma bacia sedimentar limitada por morros cristalinos, fato que favorece a concentração de poluentes.

e) a inversão térmica, fenômeno atmosférico que ocorre predominantemente no inverno, em áreas urbanas, impede a dispersão de poluentes, aumentando sua concentração sobre a mancha urbana.



14 UNESP JULHO 2009 AGRICULTURA BRASIL

Numere, no quadro, a coluna da esquerda de acordo com a da direita, associando cada área do Brasil à respectiva característica predominante quanto à organização do espaço agrário.

(Magnoli e Araujo, Geografia: a construção do mundo. Moderna,

2005. (Adaptado)

Organização do espaço agrário brasileiro

Áreas – Características predominantes

() São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

() Faixa Litorânea do Nordeste extensiva

() Algumas regiões interiores distantes dos centros urbanos e industriais

() Amazônia legal

1. Agropecuária moderna

2. Pecuária tradicional N

3. Agricultura comercial tradicional ES

4. Extrativismo vegetal H



Assinale a opção que apresenta a associação correta.

a) 1, 2, 3 e 4. b) 1, 3, 2 e 4. c) 2, 3, 4 e 1.

d) 3, 4, 2 e 1. e) 4, 3, 1 e 2.



15 FATEC 2009 AGRICULTURA BRASILEIRA ATUAL



O campo brasileiro tem passado por intensas transformações e disputas econômico-sociais nas últimas décadas. Sobre esse tema, foram feitas as seguintes afirmações.

I. O trabalho assalariado convive ainda hoje com relações de trabalho familiares camponesas (posseiros e arrendatários) e relações de peonagem ou “escravidão branca”.

II. A reforma agrária, apesar de assegurada na Constituição Federal vigente, até hoje tem sido um processo lento e ainda com pequenos resultados efetivos no país.

III. As grandes propriedades, caracterizadas por relações assalariadas e melhor nível tecnológico, são responsáveis pela maior parte da produção de alimentos da cesta básica nacional.

IV. A maior parte do crédito agropecuário, nos últimos 30 anos, se destinou a pequenos e médios camponeses, o que fez florescer a agropecuária tecnológica intensiva em várias regiões.

É correto afirmar o contido em

a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas.

c) I e II, apenas. d) I e IV, apenas.

e) III e IV, apenas.





16 MACKENZIE JULHO 2009 BRASIL TRANSPORTES



A respeito do sistema de transportes no Brasil, considere as afirmações abaixo.

I. Uma nova política de transportes vem sendo implantada desde a década de 1990, com o objetivo de elevar a competitividade das exportações, aumentando, dessa forma, a inserção do país na economia globalizada. Trata-se da substituição gradativa das malhas hidroviárias e rodoviárias, já existentes, pelas ferrovias.

II. A Hidrovia Araguaia-Tocantins e a Ferrovia Norte-Sul são empreendimentos complementares, projetados para facilitar o escoamento da produção mineral e da produção agropecuária do Centro-Oeste do país, visando à conexão com os portos de Santos

e Paranaguá pelas ferrovias Noroeste do Brasil, Novoeste e Ferropar.

III. Do ponto de vista da movimentação de cargas, os maiores portos brasileiros são dois grandes terminais exportadores de minérios e produtos siderúrgicos: Itaqui, no Maranhão, e Tubarão, no Espírito Santo. Assim,

a) somente I esta correta.

b) somente II esta correta.

c) somente III esta correta.

d) somente I e II estão corretas.

c) somente I e III estão corretas.



17 UNESP JULHO 2009 TRABALHO INFANTIL



É nas áreas rurais que o trabalho infantil é mais acentuado. Segundo o IBGE (2004), de 1,8 milhão de pessoas de 10 a 17 anos ocupadas nas áreas rurais, 37,6% começaram a trabalhar com menos de 10 anos de idade. Geralmente, essas crianças trabalham em atividades árduas ou insalubres e, pela longa jornada de trabalho, estão impedidas de realizarem tarefas mais indicadas a essa faixa etária.

Cite dois principais problemas que podem advir do trabalho infantil e explique o que eles representam para o futuro dessas crianças.



18 UNESP JULHO 2009 NORDESTE



Durante o processo de regionalização do Brasil, o Nordeste sempre foi apontado como “região das perdas” (Corrêa, 1989). Sua situação econômica e ambiental deve-se a enormes desigualdades sociais e grandes e graves prejuízos advindos das secas. Atualmente, várias medidas foram tomadas com o apoio do Estado nacional, enfatizando um planejamento econômico e ambiental para essa região.

Cite duas medidas tomadas no meio rural da Região Nordeste, que estão contribuindo para minimizar os efeitos adversos da seca e aumentar a produtividade.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui