Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RELIGIÃO -- 09/10/2009 - 08:04 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








RELIGIÃO



Padre João Modesti




Entre muitas definições com que brindaram o homem temos aquela que “ele é um animal religioso”. A palavra religião tem muitos sentidos, mais a sua essência indica aquele vínculo que liga o homem à uma divindade ou a um Ser Supremo ou à determinadas forças superiores ao homem. Cada pessoa religiosa julga que a sua é a verdadeira. Feliz dele se viver os ensinamentos dela. Então pode ser considerado religioso. Outros há que dizem religiosos, acreditam no Ser Supremo, mas não praticam nenhum ou quase nenhum dos seus ensinamentos. Chamaria a esses religiosos de ocasionais.



Outros há enfim que não admite nada além da matéria e para eles somente as leis humanas é que põem freios aos seus instintos bestais e aos desregramentos nos quais queriam viver.



Sempre em todas as épocas da historia, entre os povos, mesmo os mais atrasados, da época da idade da pedra, há esse sentimento religioso. Somente alguns “civilizados e iluminados pelo progresso” é que destroem esse sentimento ou o deixam sepultado debaixo da avalanche de suas conveniências.



Um escritor inglês usa uma belíssima comparação, para nos ensinar o respeito que cada um deve ter pela religião do seu próximo. Diz lá: O céu, felicidade suprema de quem pratica a sua religião, é uma grande sala. Nela temos a portas e janelas. Cada um julga que a sua religião é a porta. Mas também pelas janelas se pode entrar na sala e não somente pela porta.



O verdadeiro religioso nunca injuria a religião dos outros, não debocha, não calunia. Sempre um grande respeito. Religião, pátria, família é um triângulo intocável. Dizia um velho professore da Universidade: Religião não se discute, mas se pratica. Dói e tem-se o direito de duvidar de uma religião quem prega o desprezo para os seguidores das outras.



Não os cumprimenta, não lhes têm amizade, enfim não os considera nem sequer como pessoas humanas. Isto é fanatismo, uma das coisas mais nojentas que serpeiam entre muitas pessoas.



Ao dirigirmos nossas preces ao Deus de cada um, lembremos da palavra do Cristo, aos inumeráveis seguidores: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Isto é a religião, aquele liame que nos liga docemente ao Ser Supremo e aos seus ensinamentos.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui