Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->POLÍTICOS E POLÍTICA -- 09/10/2009 - 07:53 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








POLÍTICOS E POLÍTICA



Padre João Modesti




Os dicionários dão muitas definições de política. Entre elas julgo a mais completa dada por Rui Barbosa. Política é “A ARTE de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis”.



Os políticos são esses artistas.



Ora quando assistimos a um espetáculo ou na TV, ou nas novelas ou em qualquer diversão em que entram artistas nós fazemos logo um juízo sobre cada um deles. Assim, como os críticos literários desses espetáculos, podemos dividir os políticos como dividimos os artistas. Há de toda a qualidade.



a) Há os grandes artistas que deixam um nome e muitas vezes saudades. Assim os políticos. Houve, máxime no passado, mas também existem vários no presente.



São grandes homens. Entram na política visando UNICAMENTE o bem comum. Não lhes interessa nem a popularidade, nem a demagogia e nem a semostração. Quantos deles trabalharam nas Constituições do passado e do presente. Por meio deles, verdadeiros líderes de suas bancadas, nos deram ótimas leis. São artistas que deixaram fama e desejaríamos que tivessem deixado imitadores nesses campos.



b) Há os artistas medíocres. Estão na política em cima do muro, como se costuma dizer. Pendem para o lado mais forte. Querem popularidade. Votam em qualquer projeto de lei, basta que a maioria ou um grupo de pressão queira assim.



Não têm convicções. O que lhes interessa é o cargo com todas as mordomias.



Quantos temos desse naipe!



c) Há os artistas maus. São os políticos que sempre querem o bem particular de um grupo ou de si próprios. Mudam de partido porque um seu pedido não foi atendido. Votam em leis que antes defendiam, mas por uma quizília pessoal, atacam essas mesmas leis por um desforço pessoal. Para eles não existe o bem da nação, mas somente o seu e do seu grupo. O resto que se avenha.



Que a nação vai mal com aquelas leis, se os cidadãos, máxime os mais humildes (haja visto os pobres aposentados), sofrem duras conseqüências, eles não têm nada a ver. O seu EGO está satisfeito e isto basta. Pobres artistas!



Pobre a nação, que os têm! Não são muitos no palco da política, mas o barulho que promovem, o destaque que têm na mídia, fazem com que sejam uma força poderosa.



Que Deus (dizem que é brasileiro) dê à nossa pobre pátria artistas, como os queria o grande Rui Barbosa, que foi um dos grandes políticos que nosso Brasil teve.



NOTA: Quando se fala dos políticos se entende não somente os da esfera federal, também da esfera estadual e municipal. O palco é o mesmo. Idem a política.



Os artistas são os políticos quer o palco seja grande ou pequeno. A divisão em ótimos, medíocres e maus, continua...





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui