Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES GERAL - QUESTÕES VESTIBULARES - JULHO 2009 -- 07/10/2009 - 08:56 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ATUALIDADES HISTÓRIA GERAL . QUESTÕES DE VESTIBULAR JULHO DE 2009.



COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL







1. ENEN 2009 COOPERATIVISMO

A economia solidária foi criada por operários, no início do capitalismo industrial, como resposta à pobreza e ao desemprego que resultavam da utilização das máquinas, no início do século XIX.

Com a criação de cooperativas (de produção, de prestação de serviços, de comercialização ou de crédito), os trabalhadores buscavam independência econômica e capacidade de controlar as novas tecnologias, colocando-as a serviço de todos os membros da empresa. Essa idéia persistiu e se espalhou: da reciclagem ao microcrédito, já existem milhares de empreendimentos desse tipo hoje em dia, em várias partes do mundo. Na economia solidária, todos os que trabalham são proprietários da empresa. Trata-se da possibilidade de uma empresa sem divisão entre patrão e empregados, sem busca exclusiva pelo lucro e mais apoiada na qualidade do que na quantidade de trabalho, em convivência com a economia de mercado.

SINGER, Paul. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil.

Disponível em: .

Acesso em: 23 mar. 2009. (com adaptações).

A economia solidária, no âmbito da sociedade capitalista, institui complexas relações sociais, demonstrando que

(A) a fraternidade entre patrões e empregados, comum no cooperativismo, tem gerado soluções criativas para o desemprego desde o início do capitalismo.

(B) a rejeição ao uso de novas tecnologias torna a empresa solidária mais ecologicamente sustentável que os empreendimentos capitalistas tradicionais.

(C) a prosperidade do cooperativismo, assim como a da pirataria e das formas de economia informal, resulta dos benefícios do não pagamento de impostos.

(D) as contradições inerentes ao sistema podem resultar em formas alternativas de produção.

(E) o modelo de cooperativismo dos regimes comunistas e socialistas representa uma alternativa econômica adequada ao capitalismo.







2 ENEN 2009 CONTROLE SOCIAL

Normalidade II – Quino

Disponível em: .

Acesso em: 26 mar. 2009.

“Eu não vou mais precisar de muita força, vou usar todas as que tenho agora” – ele pensou. E ele se lembrou das moscas que rebentam suas perninhas ao tentarem escapar do mata-moscas.

KAFKA, Franz. O processo. Porto Alegre: L & PM Pocket, 2007. p. 258. (Fragmento).

O Controle Social pode ser tomado como um conjunto de penalidades e aprovações, chamadas também de sanções. Estas são aplicadas aos indivíduos pela sociedade para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos. A imagem e o texto destacam aspectos relativos

(A) à garantia de liberdade coletiva pelo uso da força.

(B) aos anseios idealistas utópicos perante as convenções sociais.

(C) à natureza imitadora da maioria dos indivíduos diante das instituições sociais.

(D) à possibilidade de reação e reversão de processos condicionantes.

(E) às relações de poder presentes nas sociedades.





3 UNESP JULHO 2009 A NOVA ORDEM MUNDIAL

No cenário da Nova Ordem Mundial, as questões se tornam cada vez mais globais e cada vez menos estritamente locais. Esse cenário foi construído a partir de modificações filosóficas que influenciaram também as questões ambientais, de grande interesse dos cidadãos.

Assinale a alternativa que expressa essa nova filosofia.

a) Consciência de que a destruição ambiental traz conseqüências a todo o planeta, e não somente a uma determinada região ou pais.

b) Intensificação da rede de fluxos que conecta os lugares, objetivando um maior uso do meio ambiente.

c) Utilização dos elementos do meio ambiente de maneira compartilhada dentro da sociedade.

d) Não utilização dos recursos naturais a fim de assegurar matéria-prima para as gerações futuras.

e) Consumo de bens oriundos apenas de matérias-primas sintetizadas em laboratório, objetivando a conservação da natureza.



4 UNESP JULHO 2009 PROTOCOLO DE KYOTO



No ano de 2008, foi retomada a discussão sobre o Protocolo de Kyoto, entre os países que haviam celebrado sua assinatura. Os debates principais destacaram as negociações sobre como enfrentar o aquecimento global e as formas de reduzir as emissões de gases nos próximos anos. No que tange a este último problema, alguns países em desenvolvimento e um desenvolvido estão sendo pressionados a contribuir com as metas de redução da poluição.

Nomeie os dois países em desenvolvimento que estão sendo alvos dessa pressão. Indique o país desenvolvido e comente quais impasses/conflitos ele vem criando com relação ao protocolo.





5 FATEC 2009 SALINIZAÇÃO DOS SOLOS



A salinização dos solos ocorre quando a concentração de sais se eleva a ponto de afetar a germinação e a densidade das culturas, bem como seu desenvolvimento vegetativo, reduzindo sua produtividade e, nos casos mais sérios, levando à morte generalizada das plantas.

Aproximadamente 30% das áreas com projetos públicos no Nordeste brasileiro apresentam problemas de salinização; algumas dessas áreas já não produzem.

(Adaptado de http://www.codevasf.gov.br – acesso em agosto/2008).

Identifique a alternativa que contenha corretamente o fator causador principal e o tipo de região do mundo em geral mais suscetível à salinização dos solos.

Fator causador principal Tipo de região mais suscetível

a) Desmatamento abusivo Fronteiras agrícolas

b) Erosão dos solos agrícolas Encosta de morros em ambientes

tropicais

c) Ação dos mares e ventos Planícies costeiras

d) Irrigação e drenagem malfeitas Com baixo índice pluviométrico

e) Uso e abuso de agrotóxicos Com agricultura mecanizada







6 ENEN 2009 AQUECIMENTO GLOBAL

O efeito estufa não é fenômeno recente e, muito menos, naturalmente maléfico. Alguns dos gases que o provocam funcionam como uma capa protetora que impede a dispersão total do calor e garante o equilíbrio da temperatura na Terra. Cientistas americanos da Universidade da Virgínia

alegam ter descoberto um dos primeiros registros da ação humana sobre o efeito estufa. Há oito mil anos, houve uma súbita elevação da quantidade de CO2 na atmosfera terrestre. Nesse mesmo período, agricultores da Europa e da China já dominavam o fogo e haviam domesticado cães e

ovelhas. A atividade humana da época com maior impacto sobre a organização social e sobre o ambiente foi o começo do plantio de trigo, cevada, ervilha e outros vegetais. Esse plantio passou a exigir áreas de terreno livre de sua vegetação original, providenciadas pelos inúmeros grupos humanos nessas regiões com métodos elementares de preparo do solo, ainda hoje, usados e condenados, em razão dos problemas ambientais decorrentes.

Aquecimento global e a nova geografia de produção no Brasil.

Disponível em: .

Acesso em: 23 jun. 2009. (com adaptações).

Segundo a hipótese levantada pela pesquisa sobre as primeiras atividades humanas organizadas,

o impacto ambiental mencionado foi decorrente

(A) da manipulação de alimentos cujo cozimento e consumo liberavam grandes quantidades de calor e gás carbônico.

(B) da queima ou da deterioração das árvores derrubadas para o plantio, que contribuíram para a liberação de gás carbônico e poluentes em proporções significativas.

(C) do início da domesticação de animais no período mencionado, a qual contribuiu para uma forte elevação das emissões de gás metano.

(D) da derrubada de árvores para a fabricação de casas e móveis, que representou o principal fator de liberação de gás carbônico na atmosfera naquele período.

(E) do incremento na fabricação de cerâmicas que, naquele período, contribuiu para a liberação de material particulado na atmosfera.







7 MACKENZIE JULHO 2009 “Aquecimento Global”

“Entre as conseqüências decorrentes de mudanças climáticas drásticas provocadas pelo aquecimento global estão a escassez de água potável, a redução de áreas de cultivo, o desaparecimento de espécies vegetais e animais e o recrudescimento de doenças típicas de climas

tropicais, atualmente controladas ou de incidência localizada.”

Considerando o texto acima e os seus conhecimentos a respeito dos efeitos do aquecimento global para o planeta, julgue as afirmações abaixo.

I. A acidificação do semi-areado e a savanização do leste da Amazônia estão entre os prognósticos elencados para o Brasil.

II. Os cientistas reunidos pela ONU avaliam que a America Latina experimentara significativa redução de chuvas e encolhimento das terras agricultáveis.

III. Algumas culturas agrícolas, praticadas no Nordeste brasileiro, perceberão um impacto positivo. As estiagens prolongadas favorecem o cultivo da cana-de-açúcar e da mandioca, raiz considerada base alimentar da população regional.

IV. Em áreas do Sul do Brasil, o cultivo será beneficiado, já que ocorrera uma diminuição no risco de geadas, garantindo uso prolongado do solo.

Estão corretas,

a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I, II e III, apenas.

d) I, II e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.



8 MACKENZIE JULHO 2009BSEQUESTRO DE CARBONO



O efeito estufa, de grande preocupação atual, decorre da emissão exagerada de certos gases na atmosfera, principalmente o CO2. Em dezembro de 1997, representantes de 160 nações, reunidos em Kyoto, no Japão, concordaram em reduzir, ate 2012, as emissões de CO2 a níveis inferiores aos de 1990.

Dentre as propostas apresentadas, esta o chamado seqüestro de carbono, que consiste em aumentar o consumo de CO2 na biosfera. Para isso, a melhor maneira seria

a) manter florestas maduras, como a Amazônica, pois elas consomem, pela fotossíntese, mais CO2 do que produzem no processo de respiração.

b) aumentar a pratica do reflorestamento, porque as florestas em crescimento aumentam a sua massa, incorporando mais carbono e, assim, utilizam mais CO2 do meio.

c) aumentar a quantidade de algas clorofíceas, pois são elas as principais consumidoras do CO2 tanto do ambiente terrestre quanto do ambiente aquático.

d) aumentar as áreas de lavoura, como as de cana-de-açúcar, que permitem a reciclagem rápida do CO2.

e) plantar mais arvores em áreas urbanas, locais que apresentam maior concentração do CO2.





9 MACKENZIE JULHO 2009 TEORIA DA EVOLUÇÃO



Em abril, o Mackenzie homenageou o grande pesquisador Charles Darwin, promovendo ciclo de debates e de reflexões a respeito das teorias da evolução.

Segundo a teoria de Darwin, considere as afirmações abaixo.

I. A espécie humana leva vantagem sobre as outras espécies, pois a medicina garante a sobrevivência de indivíduos com características desvantajosas.

II. O homem descende diretamente do macaco, ou seja, um ancestral deu origem ao macaco e este deu origem ao homem.

III. Darwin, na, sua teoria original, não soube explicar que as diferenças entre os indivíduos ocorrem, principalmente, por mutações genéticas.

IV. Todos os seres vivos, incluindo o homem, tiveram um ancestral comum.

Estão corretas, apenas,

a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) II e IV.





10 UNESP JULHO 2009 EVOLUCIONISMO



A charge retrata um naturalista inglês (cabeça de naturalista, com corpo de macaco) que auxiliou no entendimento sobre o que somos e de onde viemos através de uma teoria muito importante para a ciência geográfica, notadamente nas teorias biogeográficas.

(www.cienciahoje.uol.com.br acesso 12.05.2009)

Qual o nome desse cientista, dessa teoria e do principal movimento oposicionista a suas idéias?





11. MIGRAÇÃO INTERNACIONAL

Observe esta charge: Ponte formada por uma nota de cem dólares está quebrada.

Fonte: Disponível em: http://www.geografiaparatodos.com.br/img/

humor/imigracao1_out.jpg, acesso em 25/05/2009

Seu autor estava querendo fazer uma leitura critica dos fluxos migratórios no mundo atual. Tendo isso em consideração, identifique a afirmação correta:

a) E uma critica indevida de um modo geral, pois uma situação como a retratada ocorre somente na fronteira EUA e México.

b) Trata-se de uma critica sobre os perigos que os imigrantes correm para chegar aos destinos onde há trabalho, algo que não atinge os imigrantes para países europeus.

c) E uma critica sobre o tratamento dado ao imigrante da Europa do leste que vai trabalhar na Europa ocidental, visto que imigrantes de outra origem não passam por isso.

d) E uma critica ultrapassada, pois, embora ainda haja problemas, o fluxo de imigrantes internacionais para trabalhar esta se humanizando, e as situações de clandestinidade desapareceram.

e) E uma critica pertinente, pois na denominada globalização ha demanda para imigrantes trabalhadores, porem os problemas de regularização e legalização desses fluxos ainda são graves.



12 PUC JULHO2009

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO E RECURSOS NATURAIS

Uma questão fundamental para a discussão do crescimento populacional e até que ponto a natureza suporta.

Os recursos naturais para sustentar populações crescentes são eternos? Escolha a alternativa que trata corretamente desse tema:

a) Os recursos naturais são praticamente infinitos se levarmos em conta o quanto desses recursos e utilizado pelos seres humanos.

b) Os recursos naturais não são eternos, mas a população mundial ainda tem margem de crescimento, porque os recursos naturais podem ser usados de forma mais eficiente.

c) Em algumas regiões do planeta, a população pode crescer a vontade, porque ha recursos suficientes para todos, sem distinção.

d) O problema de a natureza não suportar afeta somente alguns países que chegaram a esse limite, mas ainda não e um problema mundial.

e) A natureza certamente suporta muito mais uso dos recursos, mas o problema e que não se sabe o limite, não ha como calcular.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui