Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LIVROS -- 05/10/2009 - 08:06 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








LIVROS



Padre João Modesti




Cantava o poeta:





“Oh! Benedito o que semeia.

Livros... livros à mão cheia

E manda o povo pensar.

O livro caindo n’alma

É gérmen que faz a palma

É chuva que faz o mar”.




Em poucas palavras o vate diz a finalidade de um livro: ensinar o povo a pensar e daí sairá como resultado uma geração ativa e verdadeiramente patriota que procurará o BEM da própria pátria. Mas atenção: não é qualquer livreco que produz esse resultado, quando a sua mensagem é somente o sexo, a exaltação da sem-vergonhice, a profanação do amor, os falsos heróis, os demagogos, etc.



Infelizmente na nossa pátria há poucos daqueles livros que formam um homem, digno desse nome, mas pululam os livrecos que reduzem o homem ao estado animalesco. Infelizmente constatamos que são poucos os lêem pelo gosto de aprender a abrir mais o seu horizonte.



Algumas vezes se vêem estudantes nas bibliotecas; mas estão somente procurando algo que lhes sirva para cumprirem unicamente uma obrigação de escola e não para assimilarem os ensinamentos do livro.



Infelizmente na imensa produção literária que temos há tantos livros que não merecem o papel em que foram escritos.



Diz lá o poeta italiano, Dante Aleghieri a respeito de certos livros: “Galeotto fù il libro e chi lo ha scritto” anatematizando a ruína de uma jovem. Não foi alcoviteiro (galeotto) que fora a causa da ruína, mas sim o mau livro e seu autor.



Quantos livros dos quais se poderia dizer que foram escritos não com tinta, mas sim com excrementos dos mais imundos.



E quando a cabeça do leitor não é bem formada, infelizmente esses livros são os que têm maior número de leitores. São livros que “não fazem a palma e nem a água que faz o mar”. Antes, são livros que fazem a coroa fúnebre e fazem o depósito do esgoto.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui